Soft skills é um termo do dicionário inglês para se referir às habilidades comportamentais dos colaboradores de uma empresa, consideradas competências subjetivas difíceis de se avaliar pelos profissionais de recursos humanos. Elas também são conhecidas como people skills e interpersonal skills.
O que você vai ver neste artigo:
- O que são Soft Skills?
- Hard Skills x Soft Skills
- Quais são as principais soft skills?
- As soft skills mais desejadas nas empresas
- Importância dessas habilidades
- Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?
- Qual é a melhor maneira de melhorar suas soft skills?
- Como desenvolver as soft skills na empresa?
- Exemplos de Soft Skills
O que são Soft Skills?
O Soft Skill também é conhecido como habilidade comportamental, trata-se de comportamentos e traços pessoais que afetam a forma como uma pessoa interage por meio da comunicação e comportamento, no caso, como ela trabalha e se desenvolve dentro da empresa nos seus afazeres individuais ou em equipe.
Essas habilidades estão relacionadas ao conhecimento técnico específico, mas são essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal.
Essas habilidades variam de aspectos, podendo ser, por exemplo, a capacidade de: uma comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas, pensamento crítico, adaptabilidade, empatia, inteligência emocional, capacidade de negociação e vendas, gerenciamento de tempo, ética profissional e afins.
A valorização dentro das empresas com relação ao Soft Skills aumentou, pois, muitas reconhecem a importância no ambiente de trabalho, que elas são fundamentais para o crescimento profissional, além de também contribuir para a produtividade, inovação, satisfação no trabalho e a construção de relacionamentos de base sólidas com os clientes e colegas de equipe.
Logo, desenvolver e aprimorar as soft skills é de grande importância para o crescimento pessoal e profissional, independente de qual seja o campo de atuação.
Hard Skills x Soft Skills
Estes termos ficaram populares nos recursos humanos estrangeiros e, um pouco depois, começaram a serem conhecidos e aplicados também aqui no Brasil. A palavra Skill significa habilidade em inglês e, segundo o conceito aplicado mundialmente, existem dois tipos: as hard e soft skills.
As hard skills são as capacidades técnicas que o profissional apresenta (como familiaridade com alguma ferramenta, diploma de graduação ou curso específico e domínio de língua estrangeira, por exemplo) usados especialmente para determinado cargo. Este tipo de característica é desenvolvido principalmente a partir de treinamentos e cursos.
Já as soft skills são as habilidades pessoais que colaboram para um bom relacionamento entre os profissionais, equipe e outros públicos da empresa. São comportamentos e posturas individuais que influenciam a estrutura e qualidade do trabalho realizado na organização. Entram nessa categoria aptidões como trabalho em equipe, criatividade e boa comunicação, além de outras qualidades que impactam positivamente a dinâmica interna da companhia.
As soft skills não são conhecimentos técnicos aprendidos em cursos e educação formal pelos colaboradores, e sim aptidões formadas com o tempo e com determinados estímulos. São habilidades subjetivas, o que significa que são mais difíceis de serem desenvolvidas e de serem medidas em comparação às competências objetivas.
Por um grande período, as empresas só consideravam as capacidades técnicas e experiências profissionais no momento da contratação dos empregados. No entanto, a falta de habilidades pessoais acabava - mais cedo ou mais tarde - impactando negativamente o trabalho dos funcionários, da equipe e até mesmo da organização.
Imagine as seguintes situações: problemas de comunicação na equipe; falta de um posicionamento mais claro da liderança; dificuldade de relacionamento entre colegas; timidez do empregado ao falar com clientes e parceiros ou seu desinteresse em evolução profissional. Todas essas características, de uma forma ou outra, prejudicam o trabalho dos colaboradores e o funcionamento de toda a empresa.
Mesmo que a tendência das empresas seja de priorizar o hard - na contratação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores - investir também em soft skills é fundamental para o bom funcionamento das equipes e da organização em geral. Essas habilidades fazem a diferença no dia a dia, contribuindo para que todos façam seu trabalho da melhor forma possível e para criar um clima organizacional mais harmonioso.
O correto é que tanto as hard quanto as soft skills sejam desenvolvidas nos colaboradores, complementando os conhecimentos objetivos com os subjetivos. Nesse sentido, os treinamentos e atividades oferecidas pelo RH podem despertar diferentes habilidades, dependendo do objetivo das dinâmicas.
Quais são as principais soft skills?
Essas são algumas habilidades comportamentais que você pode encontrar em qualquer que seja o seu ramo de atuação.
Comunicação
A habilidade de se comunicar de forma clara, eficaz, objetiva e assertiva é imprescindível, tanto na fala quanto na escrita.
Essa habilidade também inclui uma escuta ativa, pacífica e de atenção, para ser capaz de gerar boa comunicação, expressão de ideias, entre outras questões que envolvam a comunicação.
Trabalho em equipe
Essa capacidade está envolvida na competência de colaborar ativamente e de forma eficaz com os demais. Isso envolve compartilhar responsabilidades, saber respeitar opiniões diversas, lidar com conflitos e resolvê-los da melhor maneira para que seja construtivo para todos os envolvidos.
Liderança
Trata-se de ter capacidade de motivar, inspirar, apoiar, influenciar e encorajar outras pessoas da empresa, mostrando a direção e orientando quais os melhores passos a seguir.
Essa habilidade consiste em tomadas de decisões, delegação, solução de problemas e outras competências.
Inteligência emocional
É a habilidade de reconhecer os sentimentos, compreendê-los e gerenciar as emoções pessoais e o relacionamento interpessoal de modo correto e eficaz.
No caso, essa habilidade está relacionada a empatia, autoconsciência, controle emocional e comunicação também, mas interpessoal.
Saber lidar com as pessoas e suas culturas pode ser uma tarefa difícil para muitos e, por isso, a inteligência emocional consiste em administrar da melhor forma possível os comportamentos dos seres humanos.
Adaptabilidade
Essa capacidade está relacionada em se adaptar de modo fácil e rápido a novas situações, ambientes e as demandas de trabalho que apresentem mudanças.
Essa habilidade desenvolve outra capacidade que é a flexibilidade, tornando-se alguém resiliente capaz de lidar com pressão e estresse por sua alta performance de novas ideias e mente aberta para mudanças repentinas e adaptação de serviço.
Resolver problemas
É a habilidade que consiste em identificar o problema, analisá-lo da melhor forma, desenvolver as soluções necessárias, pensar de modo criativo e muitas das vezes rápida, para implementar ações eficazes em suas demandas complexas e tomadas de decisões que requerem pensamento analítico e habilidade ágil com foco em solução.
Habilidade de comunicação
Capacidade de comunicação é uma habilidade necessária para enfrentar costumes, culturas, credos e vícios de trabalhos que o colaborador possa ter, portanto, essa habilidade é uma ferramenta necessária para resolver confrontos e também para tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível.
Diferente apenas da comunicação, essa diz respeito a possuir o “tato”, de saber o que falar na hora certa, no momento certo e com a pessoa certa. Não significa apenas falar ou escrever muito bem, mas de lidar com o outro.
Pensamento criativo
É a habilidade de pensar de forma inovadora, ser capaz de criar novas ideias, abordar problemas de modo não convencional e buscar soluções criativas para os desafios da empresa.
Gestão do tempo
É a habilidade de organização, saber quais são as tarefas que precisam ser priorizadas, resolvidas a curto ou longo prazo, bem como aquelas que necessitam de reforma e aprimoramento, para aplicar uma revisão ou atualização da atividade.
Organizar e equilibrar as demandas de trabalho de forma eficiente, lógica e prática.
Essas são algumas das principais soft skills que podem ser encontradas nas habilidades profissionais e que podem ajudar o colaborador a ter sucesso em sua carreira e se destacar no ambiente de trabalho.
Lembrando que a importância da soft skill pode sofrer variação de acordo com o setor e o cargo ocupado. Logo, é fundamental identificar o perfil correto e implementar estratégias para que o colaborador possa agregar ainda mais valor à empresa e desenvolver o lado pessoal.
Com as correções, o texto está mais claro e preciso. Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais ajuda, sinta-se à vontade para perguntar! Estou aqui para auxiliar.
As soft skills mais desejadas nas empresas
Cada vez mais as organizações estão percebendo as vantagens de se apostar no desenvolvimento pessoal dos funcionários para ter melhores resultados. Por isso o tema das soft skills começaram a estar mais presentes nas companhias, eventos empresariais e mídia. Nesse sentido, discute-se bastante quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas, pensando nos benefícios que essas características agregam para seu sucesso.
Vamos conhecer algumas das soft skills que fazem a diferença no dia a dia da empresa?
• Boa comunicação;
• Colaboração/trabalho em equipe;
• Resiliência;
• Solução de problemas;
• Capacidade de adaptação;
• Boa gestão de tempo;
• Organização;
• Atitude positiva;
• Criatividade;
• Vontade de aprender;
• Empatia;
• Liderança;
• Pensamento crítico;
• Ética no trabalho.
Importância dessas habilidades
As soft skills são a força vital de qualquer trabalho bem-sucedido. Elas podem aumentar ou diminuir suas chances de conseguir a posição dos sonhos, ou conquistar outros objetivos não relacionados à vida profissional. Isso porque elas são essenciais em todos os aspectos da vida. Aqui estão 2 razões pelas quais você deve investir em suas soft skills:
- Soft skills podem lhe dar uma vantagem na força de trabalho. Eles permitem que você se comunique de forma eficaz, colabore bem e resolva problemas com eficiência. Essas habilidades são valiosas, independentemente da carreira que você seguir, e o ajudarão a se destacar da concorrência.
- Soft skills podem levar a uma carreira de sucesso. Se você tem boas habilidades de comunicação e resolução de problemas, por exemplo, pode usá-las para encontrar um novo emprego ou desenvolver uma nova carreira. Além disso, fortes soft skills geralmente se traduzem em experiências de trabalho positivas que os empregadores valorizam muito.
Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?
As empresas estão buscando cada vez mais formas e ferramentas que tragam benefícios e investimentos com retornos positivos e, com isso, descobrindo o quanto é importante investir em seus funcionários, pois são eles que trarão o maior retorno dentro do mercado de trabalho.
E a importância das soft skills no mercado de trabalho é por permitir que os profissionais se destaquem e tenham sucesso em suas carreiras.
As empresas reconhecem que esse avanço é crucial para ter bons profissionais com habilidades comportamentais bem desenvolvidas, além de ajudar no crescimento de seu negócio, pois as soft skills capacitam os indivíduos a se relacionarem de forma positiva e edificantes com os colegas, clientes e os demais no ambiente colaborativo.
No mercado de trabalho atual, as soft skills são fundamentais para o sucesso profissional, pois são elas que impulsionam o desempenho excepcional, a colaboração eficaz e o crescimento pessoal.
Portanto, investir em soft skills é um melhoramento para a empresa e a carreira do colaborador, pois o funcionário que possui equilíbrio entre habilidades técnicas e habilidades comportamentais trará resultados com certeza satisfatórios seja qual for o ramo profissional.
Qual é a melhor maneira de melhorar suas soft skills?
Muitas pessoas acreditam que uma das melhores maneiras de melhorar suas habilidades interpessoais é por meio da aprendizagem experiencial. Isso significa assumir novos desafios e aprender com eles.
Além disso, o voluntariado também pode ser uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades sociais, pois oferece a oportunidade de aprender sobre diferentes áreas, conhecer novas pessoas e desenvolver novas habilidades.
Por fim, manter-se ativo e acompanhar as tendências atuais também é importante para melhorar suas habilidades interpessoais. Ao manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no mundo, você estará mais bem equipado para lidar com qualquer situação desafiadora que surja em seu caminho.
Muitas pessoas pensam que não precisam melhorar suas soft skills porque acham que já são boas nelas. No entanto, sempre há o que aprimorar para se tornar uma pessoa bem-sucedida.
Uma maneira de melhorar suas habilidades interpessoais é aprendendo a fazer networking
Ao interagir com as pessoas, você poderá construir relacionamentos e conexões que serão benéficos para ambos os negócios. Além disso, ao aprender a fazer networking, você também poderá aprender sobre novas oportunidades e fazer conexões com pessoas que podem ajudá-lo a crescer em sua carreira.
Outra maneira pela qual você pode melhorar suas habilidades interpessoais é aprendendo a se comunicar de forma eficaz.
Os benefícios de aprender soft skills
Todo mundo sabe que as soft skills são importantes para qualquer trabalho, mas, às vezes, pode ser difícil dedicar tempo e esforço para aprendê-las. Aqui estão alguns dos benefícios de aprender soft skills para se motivar a desenvolvê-las:
- São transferíveis. Se você puder se comunicar bem e trabalhar com outras pessoas sem problemas, poderá fazer em qualquer ambiente.
- São versáteis. Quer esteja à procura de uma nova carreira ou apenas queira melhorar a atual, as soft skills irão ajudá-lo a enfrentar qualquer desafio que surja no seu caminho.
- Eles tornam você mais simpático. Como as pessoas com soft skills sabem como lidar com situações difíceis sem recorrer à raiva ou a ataques pessoais, elas se tornam mais acessíveis e simpáticas - o que é ótimo se você deseja uma promoção ou uma nova clientela.
Há algum benefício em ter fortes soft skills em sua carreira?
Há muitos benefícios em ter fortes habilidades interpessoais em sua carreira. Primeiro, eles o tornam mais versátil e capaz de trabalhar em uma variedade de configurações. Em segundo lugar, eles lhe dão a capacidade de lidar com situações difíceis de forma eficaz. E, finalmente, eles o tornam mais comercializável e promovível.
Portanto, se você está procurando maneiras de melhorar suas perspectivas de carreira, considere investir em algumas habilidades interpessoais fortes!
Como desenvolver as soft skills na empresa?
Como visto, essas habilidades pessoais não são simples ou fáceis de serem desenvolvidas nos colaboradores. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a despertar e fortalecer essas aptidões na sua equipe.
Recrutamento
O processo seletivo tradicional costuma focar apenas nas hard skills, dando pouco valor às habilidades subjetivas. Por isso é importante considerar desde o início o lado pessoal do candidato: quais são seus pontos fortes? Quais características o definem? E o que precisa ser melhorado? Alguns testes de personalidade podem ajudar o RH a conhecer melhor esse indivíduo, facilitando assim que seja contratado não somente o profissional tecnicamente mais adequado, como também aquele que melhor se encaixa na cultura da empresa e irá trazer forças positivas para a dinâmica da sua equipe.
Desta forma investe-se nos benefícios das soft skills logo no início, montando assim um time de profissionais com boa inteligência emocional que dará uma vantagem competitiva para a organização.
Autoconhecimento
Quando é necessário encorajar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores que já estão na empresa, pode-se começar esse trabalho ao incentivar o autoconhecimento e a reflexão. Esses processos ajudam o funcionário a analisar, de forma autônoma e proativa, suas características pessoais, seus pontos fortes e as atitudes que podem ser aprimoradas.
Feedback com terceiros
Outra forma de estimular as soft skills se baseia na estratégia de avaliação de desempenho. Neste modelo o colaborador tem uma conversa com o RH ou com seu líder para analisar como está sua performance na empresa. Essa troca também pode considerar as habilidades pessoais do liderado, e não apenas se está cumprindo as metas e sendo produtivo.
Treinamento corporativo
Mesmo os treinamentos corporativos podem ter como objetivo desenvolver as soft skills nos funcionários: essa estratégia utiliza métodos de aprendizagem para capacitar os colaboradores, tornando-os profissionais mais eficientes. É possível montar cursos, oferecer palestras e workshops ou realizar dinâmicas para estimular essas capacidades subjetivas, para ajudar o autoconhecimento do empregado sobre suas habilidades e para que o RH mapeie mais claramente quais são as deficiências das equipes e seus pontos fortes.
Gamificação
Essa é uma estratégia inovadora que pode ser usada na gestão de pessoas de uma empresa e para aprimorar os processos de aprendizagem. Aliando elementos comuns aos jogos com objetivos concretos, a gamificação é um método que usa da própria natureza e repertório humano para motivar as pessoas a atingirem uma meta e realizarem determinadas tarefas.
A gamificação pode ser usada no treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários e até mesmo nas tarefas cotidianas, criando uma experiência imersiva e interativa para tornar essas atividades mais engajadoras e eficientes.
Saiba mais como a gamificação pode ajudar no desenvolvimento das soft skills dos seus colaboradores
Conheça aqui mais benefícios desta metodologia!
Exemplos de Soft Skills
As soft skills abrangem uma ampla gama de comportamentos e atitudes que podem tornar as pessoas mais eficazes em seus empregos e relacionamentos.
Aqui estão alguns exemplos de soft skills:
- Ser educado: ser respeitoso, cortês e agradável ao se comunicar com os outros.
- Comunicação eficaz: ser capaz de expressar suas ideias de forma clara e persuasiva.
- Resolver conflitos: ser capaz de encontrar uma solução que agrade a todos.
Todo mundo tem soft skills, mesmo que você ache que não. Soft skills são o tipo de habilidade que não aparece em um currículo ou formulário de emprego, mas é essencial para o sucesso em qualquer situação.
Eles incluem coisas como ser capaz de ouvir, entender e ter empatia. Aqui estão alguns exemplos de soft skills que podem ajudá-lo quando você está procurando um emprego, em relacionamentos ou em sua vida pessoal.
Se você quer ter sucesso em qualquer situação, incluindo melhorar a posição em sua atual relação de trabalho, ou se dar bem com outras pessoas, é importante saber ouvir com atenção e prestar atenção ao que as pessoas estão dizendo
Soft skills é um termo do dicionário inglês para se referir às habilidades comportamentais dos colaboradores de uma empresa, consideradas competências subjetivas difíceis de se avaliar pelos profissionais de recursos humanos.
As Soft Skills podem fazer uma grande diferença em como as pessoas são vistas e tratadas, tanto no trabalho quanto em suas vidas pessoais. Não há dúvida de que as soft skills estão se tornando mais importantes do que nunca. No mercado de trabalho competitivo de hoje, é essencial ter a capacidade de se comunicar de forma eficaz, resolver problemas e construir relacionamentos fortes. Além disso, as soft skills podem ajudá-lo a se destacar da multidão e conseguir o emprego que deseja.