Além de ser uma atividade prazerosa, ler é sempre uma fonte de aprimoramento pessoal e profissional, ampliando a visão de mundo e ensinando soluções novas para lidar com os problemas. Por isso, escolher as obras certas é fundamental para transformar sua realidade também na empresa: descubra nesse artigo 5 livros sobre produtividade que vão mudar a sua carreira e organização.
Produtividade e Rotina
A vida dentro das empresas não é fácil. Sempre há mil coisas para se fazer: e-mails que precisam ser respondidos com urgência, ligações a serem realizadas, reuniões, relatórios, planilhas… No meio de tantos compromissos e pressões, é normal que a produtividade dos colaboradores seja abalada, especialmente em uma rotina estressante.
Porém, esse problema acaba gerando diversas consequências negativas, afetando a entrega para os clientes, o clima organizacional e até mesmo contribuindo para desmotivar os funcionários. Afinal, quando parece que uma montanha de tarefas vai te engolir, é difícil não se sentir sobrecarregado.
Para resolver essa situação, existem uma série de ferramentas que ajudam a administrar o tempo para fazer mais com menos e também a não se deixar abater diante de tantos compromissos. Muitas dessas soluções partiram de livros sobre produtividade, que ganharam fama ao transformar a vida pessoal e profissional de milhares de pessoas no mundo.
Livros sobre Produtividade
A leitura é um hábito essencial para quem quer aprimorar sua vida pessoal e profissional, entretendo e trazendo novas informações para a construção de conhecimento. Os livros podem ensinar desde novos modelos de negócios a habilidades fundamentais como liderança e produtividade.
Mesmo na correria do dia a dia, é possível separar uns 15 minutos para ler obras interessantes, ainda mais com a facilidade dos e-books — que permitem carregar centenas de livros na palma da mão.
Confira agora 5 livros sobre produtividade e mude a sua rotina e de sua empresa!
1- Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland
O Scrum é um método de gestão, especialmente de projetos, que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo dos negócios. Jeff Sutherland, cocriador da metodologia, percebeu como o conceito não se aplicava somente a softwares e desenvolvimento de produtos, e sim poderia ser adaptado para outros contextos.
Nesse livro, o autor traz de forma prática e simples um modelo ágil para otimizar a produtividade da empresa, baseado em um processo que divide grandes projetos em pequenos ciclos de produção. Assim, é possível atingir resultados de forma mais rápida ao focar naquilo que pode ser resolvido no momento.
Sutherland se tornou um dos maiores especialistas em Scrum no mundo, atuando como consultor para diversas empresas como SAP, Johnson & Johnson, 3M, Paypal, Microsoft, Harvard Business School e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Algumas organizações que implementaram o método chegaram a ter um aumento de 1.200% na produtividade.
2- O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios — Charles Duhigg
Mesmo sendo lançado em 2012, esse livro conseguiu estar na lista de mais vendidos no Brasil em 2018 e ainda faz aparições na lista de 2019. Nele, o jornalista americano Charles Duhigg investiga como os hábitos funcionam e são criados, teorizando sobre como é possível alterá-los — quando necessário — para melhorar a vida pessoal e profissional.
As ideias do livro podem ser adotadas para aumentar desde a produtividade até a felicidade, inclusive impactando de forma positiva a estabilidade financeira. Por meio da mudança de alguns hábitos, especialmente os nocivos, é possível gerar resultados impressionantes na vida e carreira das pessoas.
3- O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas) — Hal Elrod
Um dos livros mais comprados no Brasil nos últimos dois anos, essa obra de autoajuda traz ideias que podem também ajudar com a produtividade na empresa e vida profissional. Hal Elrod ensina 6 exercícios para se fazer na parte da manhã com o objetivo de se desenvolver pessoalmente: silêncio; afirmações; visualizações; exercícios físicos; leitura e escrita. Cada etapa possui suas atividades e propósito.
Seguindo esses 6 exercícios a cada manhã, de acordo com a obra, é possível mudar os hábitos para tornar uma pessoa mais bem sucedida em diversas áreas, como pessoal, financeira e profissional. Tudo por meio de ações saudáveis que também irão impactar a produtividade em geral.
4- A Arte de Fazer Acontecer: o método GTD - Getting Things Done — David Allen
Um dos livros mais famosos sobre produtividade, essa obra trouxe para mundo a metodologia GTD: uma ferramenta prática para administrar melhor o tempo e evitar a angústia da sensação de sobrecarga. A primeira versão foi publicada em 2001, porém há uma edição mais recente — de 2016 — revisada e atualizada.
O autor da metodologia é David Allen, um consultor e coach executivo da área de produtividade com mais de 35 anos de experiência e que atualmente orienta o ensino do GTD em instituições e cursos pelo mundo.
Basicamente, no livro Allen teoriza que a mente foi feita livre para criar, e não para se preocupar em reter informações. Nisso, ele desenvolveu a metodologia GTD para ajudar as pessoas a organizar o tempo e tarefas, reavaliando suas metas, mantendo o foco e controlando a ansiedade.
5- A Técnica Pomodoro: o sistema de gerenciamento de tempo que transformou o modo como trabalhamos — Francesco Cirillo
Essa é outra metodologia de produtividade bastante conhecida e que está ganhando cada vez mais adeptos. A Técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo quando estava na Universidade e precisava se concentrar nos estudos.
Basicamente, a metodologia funciona assim: a pessoa passa 25 minutos focada nas suas tarefas e por 5 minutos faz uma pausa para descansar — esses 30 minutos são chamados de pomodoro, formando assim um ciclo de trabalho/estudo e relaxamento, que permite a produtividade e um espaço para recuperar a concentração.
Além desse esquema, o livro mostra algumas etapas para organizar as tarefas do dia a dia e melhorar o processo de atividades.
A técnica Pomodoro promete benefícios como ajudar a aliviar a ansiedade, aumentar a concentração, impulsionar a motivação e aprimorar os processos de estudo ou trabalho.
Conclusão
Anotou todas as obras da lista? Ter livros sobre produtividade na estante — seja de casa ou da empresa — é o primeiro passo para estimular a mudança dos hábitos que prejudicam o trabalho e começar uma rotina mais proveitosa.
Quer transformar o trabalho dos colaboradores e melhorar o desempenho da sua organização? Baixe nosso e-book gratuito Guia para aumentar a produtividade de seus funcionários!