O treinamento de colaboradores busca melhorar uma habilidade que o profissional já tenha certa afinidade. É o aprimoramento de habilidades necessárias para cumprir suas funções no trabalho. Ele também é adotado para diminuir as chances de o colaborador cometer erros.
O que você vai ver neste artigo:
As empresas bem-sucedidas sabem que investir nos seus colaboradores é fundamental para obter resultados positivos. Ter uma equipe capacitada, produtiva e engajada faz a diferença no dia a dia do negócio, cumprindo suas funções com qualidade e trazendo novas ideias para a companhia. Neste sentido, o treinamento para funcionários é uma estratégia importante para dar maior vantagem competitiva a uma organização.
Sua empresa ainda não tem um treinamento estruturado para seus colaboradores? Não se preocupe! Neste artigo vamos explicar como começar esse processo na sua companhia e apresentar um método inovador para melhorar seus resultados.
A importância do Treinamento para Funcionários
Uma empresa que valoriza seus colaboradores tem vantagem competitiva - e os treinamentos corporativos são uma boa aposta nesse sentido. Eles não se resumem a cursos ou palestras esporádicas, e sim são um processo contínuo de aprimoramento da equipe pensando nos objetivos específicos da organização. Essas atividades educativas são um conjunto de ações com o objetivo de capacitar os funcionários, tanto para seu desenvolvimento profissional como pessoal.
Alguns até podem pensar equivocadamente que os treinamentos são desperdício de recursos e tempo, ainda considerando que no modelo presencial é necessário tirar o funcionário das suas tarefas cotidianas para participar das formações.
Pelo contrário, o treinamento corporativo é um investimento na qualidade do trabalho de sua equipe. Essa estratégia permite que os colaboradores se atualizem em suas áreas, conheçam tanto as boas práticas como situações a serem evitadas em suas funções e fortalecem suas capacidades pessoais, além de os ajudar a mudar determinados comportamentos. Isso tudo significa ter funcionários mais especializados tecnicamente e despertar as potencialidades do seu quadro para que contribuam ainda mais para o sucesso da empresa.
Além disso, os colaboradores se sentem valorizados ao perceber que a organização se importa com seu desenvolvimento - isso aumenta o seu engajamento profissional e sua motivação, fatores que os tornam mais produtivos e fiéis à empresa.
Ou seja, apostar no treinamento corporativo traz resultados concretos para sua companhia, melhorando a qualidade da sua equipe e criando um ambiente de aprimoramento contínuo. Então, por que não adotar essa política nos processos de RH da sua empresa?
O treinamento é o mesmo que capacitação de funcionários?
Para ser um profissional em qualquer área, é necessário treinamento e qualificação. Isto é especialmente verdadeiro se alguém quiser entrar em uma carreira ou profissão específica. Há muitas maneiras de se qualificar para uma determinada profissão. Algumas pessoas podem frequentar uma faculdade ou universidade e receber um diploma, enquanto outras podem ir às escolas ou cursos especializados. Há também muitos profissionais que são autodidatas.
Nas empresas, o treinamento é definido como um processo de fornecer a funcionários novos ou existentes as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas tarefas de trabalho. A capacitação de funcionários, por outro lado, é um processo de ensino aos funcionários como trabalhar juntos como uma equipe e como melhorar seu desempenho individual no trabalho.
Existem várias diferenças importantes entre treinamento corporativo e capacitação de funcionários. O treinamento corporativo se concentra em ensinar aos funcionários as questões mais administrativas e até mesmo informações necessárias sobre a corporação. A capacitação, por outro lado, concentra-se em algo mais específico e que diz respeito basicamente às atribuições individuais.
Outra diferença fundamental entre o treinamento e a capacitação de funcionários é que o treinamento de negócios normalmente é fornecido por especialistas externos, enquanto o treinamento de funcionários geralmente é realizado por gerentes ou supervisores dentro da empresa. Finalmente, o treinamento de negócios é muitas vezes obrigatório para todos os funcionários, enquanto a capacitação de funcionários é normalmente voluntária.
Treinamento corporativo
O treinamento corporativo é projetado para melhorar o desempenho dos funcionários dentro de uma empresa. Abrange uma ampla gama de tópicos, desde atendimento ao cliente e habilidades de vendas até habilidades de informática e treinamento de gerenciamento. O treinamento corporativo pode ser ministrado internamente ou por meio de fornecedores externos.
A maioria dos programas de treinamento corporativo são projetados para melhorar as habilidades dos funcionários para que possam ser mais produtivos e contribuir para o resultado final. No entanto, alguns programas também são usados para ajudar os funcionários a fazer a transição para novas funções ou se preparar para promoções. O treinamento corporativo pode ser um investimento importante para as empresas, pois pode levar ao aumento da satisfação e retenção dos funcionários, além de melhorar o desempenho.
Capacitação de funcionários
A capacitação de funcionários é o processo de ensinar aos funcionários novos ou existentes as habilidades necessárias para realizar seu trabalho. O treinamento pode ser dividido em três categorias principais: treinamento no trabalho, treinamento fora do trabalho e e-learning.
O treinamento local é um tipo de treinamento de funcionários que ocorre no local de trabalho. Pode ser formal ou informal. O treinamento formal no trabalho geralmente ocorre durante o período de experiência de um funcionário e geralmente é registrado em um manual do funcionário. O treinamento informal no trabalho acontece quando um funcionário experiente mostra a um novo funcionário como fazer seu trabalho.
Muitas empresas veem o treinamento de funcionários como um investimento em seu ativo mais valioso – seu pessoal. Embora o treinamento e o desenvolvimento de funcionários sejam frequentemente usados de forma intercambiável, vimos anteriormente que há uma diferença entre os dois.
Apesar de treinamento e desenvolvimento de funcionários serem importantes para as empresas, muitos especialistas acreditam que o desenvolvimento é mais importante no cenário de negócios em constante mudança de hoje. Isso ocorre porque o desenvolvimento ajuda os funcionários a se tornarem mais adaptáveis e resilientes, que são qualidades essenciais na força de trabalho de hoje.
Quais os tipos de treinamento para funcionários?
O sucesso de uma organização depende de seus funcionários. O treinamento de funcionários é um processo que ajuda os funcionários a aprender as habilidades necessárias para realizar seu trabalho. O treinamento pode ser realizado de forma interna ou externa. O treinamento externo costuma ser caro e demorado. O treinamento interno é mais barato e pode ser adaptado às necessidades da organização. No entanto, ambos os tipos de treinamento são essenciais para o sucesso de uma organização.
Como vimos anteriormente, quando se trata de treinamento de funcionários, existem alguns tipos diferentes que as empresas podem escolher. O tipo mais comum de treinamento de funcionários é o treinamento no local de trabalho, que é quando os novos funcionários são treinados por funcionários mais experientes dentro da empresa. Esse tipo de treinamento é frequentemente visto como o mais eficaz, pois permite que os funcionários obtenham experiência e conhecimento em primeira mão de quem já conhece a rotina.
Outro tipo de treinamento de funcionários é o treinamento formal em sala de aula. Esse tipo de treinamento geralmente ocorre fora do local de trabalho, em um ambiente mais formal, como uma sala de aula ou sala de conferências. O treinamento formal em sala de aula pode ser benéfico, pois permite que os funcionários aprendam em um ambiente estruturado e recebam informações de um instrutor especializado.
Como fazer um bom treinamento de funcionários? 5 dicas
No início é normal ter dúvidas sobre como implementar novos processos na empresa, especialmente quando se refere aos colaboradores. Por isso, montamos essa lista para te ajudar a iniciar o treinamento para funcionários da sua organização:
1 - Defina os objetivos do treinamento
Antes de tudo é importante fazer o planejamento da atividade, estipulando quais são os objetivos da ação e os resultados esperados. Não adianta investir em um bom conteúdo se ele não educa sobre aquilo que a empresa e o cargo específico precisam - senão a dinâmica torna-se uma perda de tempo e recursos.
Neste sentido, defina qual é a necessidade da atividade: é apresentar uma nova ferramenta de trabalho? Fortalecer a cultura organizacional? Estimular determinados comportamentos, como habilidade de negociação, liderança ou organização de tempo? Capacitar sobre as novidades da área daquele setor?
Considerar essas questões e o público-alvo específico de cada treinamento é o primeiro passo para criar uma estratégia verdadeiramente efetiva.
2 - Identifique os pontos fracos da sua equipe
Além desses objetivos centrais, é importante fazer uma análise da performance dos seus funcionários, processos e outras situações que podem ser melhorados.
Verifique como está o desempenho dos seus colaboradores, o cumprimento das metas, histórico de avaliações e reclamações e as considerações dos gestores para mapear as forças e fraquezas dos funcionários, além das questões que precisam ser aprimoradas e modificadas. Isso ajuda a evitar problemas futuros e a aumentar a qualidade da equipe.
3 - Monte os treinamentos
Após essas avaliações e estudos já é possível saber o que precisa ser melhorado e quais temas devem ser abordados para atingir esse objetivo. Agora é a hora de pensar qual estratégia tomar para alcançar os resultados.
Neste sentido é possível adotar diversas metodologias, como atividades e práticas para estimular os colaboradores, universidade corporativa ou EAD, oferecer cursos, palestras e workshops presenciais ou investir em métodos ainda mais inovadores, como a gamificação. É importante escolher o modelo que mais supra as necessidades e objetivos da ação e, quanto mais interativa e motivadora a formação for, mais eficiente será a assimilação dos conteúdos expostos e o engajamento dos colaboradores na dinâmica.
4 - Treine as lideranças
Os gestores são o contato mais direto da empresa com seus colaboradores. Por isso, para se ter uma boa equipe, é necessário que os líderes saibam extrair o melhor de cada funcionário, motivando-os e sendo um bom exemplo de conduta e profissionalismo.
Planeje treinamentos específicos para as lideranças, desenvolvendo suas habilidades interpessoais e fortalecendo seu papel na empresa. Um líder habilidoso e capacitado impactará positivamente o relacionamento e produção dos seus funcionários.
5 - Avalie os resultados
Não basta apenas adotar as metodologias de treinamento para funcionários e deixar que a dinâmica aconteça sozinha. É fundamental analisar constantemente o desempenho e resultados obtidos pelas atividades para saber quais pontos devem ser melhorados e quais métodos estão sendo mais eficientes. Desta forma, esse processo educacional se torna cada vez mais eficiente e, assim, os objetivos e benefícios do aprendizado são atingidos e toda a empresa ganha!
Métodos inovadores de Treinamento para Funcionários
Existem várias metodologias que podem ser adotadas no treinamento corporativo, cada uma com suas particularidades. No entanto, quando se alia esse processo à tecnologia, um novo leque de possibilidades se abre.
Ao adotar opções tecnológicas como o EAD, é possível reduzir os custos com o treinamento, pois as formações são feitas remotamente, sem ser preciso deslocar os colaboradores e instrutores de lugar, nem ter que alugar um espaço físico. Além disso, a flexibilidade do modelo permite que o funcionário acesse o conteúdo a qualquer hora para reforçar seus conhecimentos.
Essas vantagens também são vistas na gamificação - uma estratégia que vai além do ensino a distância. Essa metodologia une elementos lúdicos a atividades com objetivos concretos, como a assimilação de conteúdos e a realização de tarefas. Assim, operações que poderiam ser maçantes tornam-se experiências engajadoras e dinâmicas.
A gamificação pode ser adotada no treinamento corporativo, onboarding de novos funcionários e até mesmo nas tarefas cotidianas dos funcionários, aumentando sua motivação e eficiência. Converse conosco e saiba como a essa estratégia pode contribuir com o treinamento para funcionários da sua empresa!
Treinamento presencial ou virtual, qual o melhor?
O treinamento presencial ou o treinamento virtual é mais eficaz? Esta é uma questão com a qual muitas organizações estão lutando no clima de negócios de hoje. Com os avanços da tecnologia, o treinamento virtual tornou-se mais realista e acessível para as empresas. Existem prós e contras em ambos os tipos de treinamento, por isso é importante considerar as necessidades de sua organização e funcionários ao tomar uma decisão.
Treinamento presencial
Quando se trata de desenvolvimento de funcionários, nada supera a boa e velha interação cara a cara. O treinamento corporativo que ocorre pessoalmente pode ser mais envolvente e eficaz do que os módulos de aprendizado on-line ou os webinars.
São várias as vantagens do treinamento corporativo presencial. Primeiro, permite feedback e perguntas imediatas.
- Os instrutores podem avaliar se os funcionários estão entendendo o material e ajustar rapidamente, se necessário.
- Em segundo lugar, a linguagem corporal e as expressões faciais podem adicionar significado e contexto às informações apresentadas.
- Terceiro, a interação face a face simplesmente parece mais pessoal, o que pode ajudar a construir um relacionamento entre o treinador e o trainee.
É claro que o treinamento corporativo presencial nem sempre é possível ou prático.
Treinamento virtual
As organizações estão recorrendo ao treinamento corporativo virtual para fornecer aos funcionários as habilidades necessárias para o sucesso. O treinamento corporativo virtual permite que os funcionários aprendam em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo. Com o treinamento corporativo virtual, os funcionários podem acessar materiais de treinamento de qualquer lugar do mundo.
O treinamento corporativo virtual é uma maneira eficaz de treinar funcionários. É flexível, conveniente e econômico. O treinamento corporativo virtual oferece aos funcionários a oportunidade de aprender novas habilidades e melhorar seu desempenho.
Converse conosco e saiba como essa estratégia pode contribuir com o treinamento para funcionários da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
Os colaboradores se sentem valorizados ao perceber que a organização se importa com seu desenvolvimento - isso aumenta o seu engajamento profissional e sua motivação, fatores que os tornam mais produtivos e fiéis à empresa.