A universidade corporativa é diferente da universidade tradicional. Confira quais as soluções que essa prática busca trazer para o âmbito empresarial!
Universidade corporativa é uma ferramenta usada por diversas empresas para capacitar seus funcionários ou fornecedores. É uma alternativa para instituições que buscam melhorar seus resultados por meio do desenvolvimento de pessoas, já que esse é um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio.
Existem muitos aspectos do dia a dia de trabalho que não são abordados pelo ensino acadêmico, e uma das grandes vantagens da universidade corporativa é preencher essa lacuna.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é uma universidade corporativa?
- Qual a diferença entre a universidade corporativa e a universidade tradicional?
- Como criar uma universidade corporativa na sua empresa?
- Quais as vantagens de investir em uma universidade corporativa?
- Indícios de que sua empresa está - ou não - acertando na universidade corporativa
Nesse modelo, os cursos são completamente alinhados às necessidades da empresa e contam com uma abordagem mais prática que teórica. As aulas ajudam os alunos a compreender mais rapidamente os objetivos e valores da organização, melhorando suas habilidades técnicas e gerando mais engajamento.
Para aproveitar todas as vantagens que uma universidade corporativa tem a oferecer, a organização deve planejar bem os cursos e fazer os investimentos corretos.
Pensando nisso, detalharemos neste post os principais passos necessários para você desenvolver um plano de ensino eficiente para os colaboradores da sua empresa. Interessado?
Confira a seguir!
O que é uma universidade corporativa?
Universidade corporativa, também conhecida como universidade empresarial, é nome dado para um programa que busca desenvolver um conjunto de práticas, metodologias e ferramentas para promover conhecimentos técnicos, inteligência emocional e demais habilidades aos profissionais de uma corporação.
O objetivo é disponibilizar todas as ferramentas necessárias para que os profissionais sejam mais qualificados e desempenhem suas atividades de trabalho da melhor forma possível, que venham de encontro às necessidades da empresa e as demandas do mercado.
É muito comum hoje em dia que empresas já tenham conhecimento da importância que o treinamento e o desenvolvimento tem para uma empresa, inclusive algumas têm investidos em seus próprios programas, para dispor de uma cultura de aprendizagem contínua.
Com isso, eles treinam e otimizam a capacitação de acordo com o quadro de talentos da empresa. Nesse contexto, a universidade corporativa ajuda significativamente porque oferece um programa completo de aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional.
Através dela, os treinamentos, cursos e demais práticas de aprendizagem ficam totalmente relacionados aos interesses da empresa, e são coerentes com suas estratégias e objetivos.
Portanto, a universidade corporativa vai além do desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências de acordo com os desafios empresariais, ela também faz uma abordagem segmentada, promove conhecimento específico acerca do nicho de atuação e disponibiliza ferramentas certas para que os colaboradores se transformem em profissionais de alta performance.
Qual a diferença entre a universidade corporativa e a universidade tradicional?
Universidade corporativa é um programa diferente da universidade tradicional. Veja quais as principais divergências existentes.
Vinculação à empresa
A universidade corporativa surgiu de uma insatisfação do mercado. As empresas estavam sentindo falta de mão de obra qualificada para realizar as atividades e lidar com os desafios empresariais.
Foi nesse contexto que criaram cursos e treinamentos com objetivos específicos, que estão relacionados à estratégia e necessidades da empresa.
Custos
Os cursos de uma universidade corporativa são menores do que o de uma universidade convencional. Criar e aplicar um treinamento interno, que vá de encontro com as regras da empresa, além de diminuir os cursos também são mais eficazes, sem contar que geram mais agilidade em todo processo de ensino e aprendizagem.
Regulamentação dos cursos
As universidades tradicionais ofertam cursos de graduação e pós-graduação. Eles são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) e fornecem o diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo ao estudante.
Agora a universidade corporativa promove cursos livres, que não têm nenhuma conexão com o MEC. Ora, o certificado recebido não confere nenhum grau de formação ao colaborador.
Corpo docente
Os professores dos cursos promovidos nas universidades corporativas quase sempre não estão vinculados ao mundo acadêmico.
São especialistas, altos executivos, palestrantes com diversas experiências profissionais, ou seja, que são fontes de conhecimento e experiência sobre o assunto.
Apesar disso, é possível também que docentes de instituições de ensino tradicionais participem de ocasiões como essa, a fim de ajudar na formação profissional dos colaboradores de uma empresa.
Como criar uma universidade corporativa na sua empresa?
Agora que você já domina o conceito de universidade corporativa e também já entende qual a diferença dela com a universidade tradicional de ensino, confira quais práticas você pode adotar para criar uma versão na sua empresa.
Mapeie as necessidades de capacitação
Antes de desenvolver uma universidade corporativa, é preciso descobrir quais assuntos devem ser abordados no plano de ensino. Para isso, reúna as lideranças da empresa e faça um levantamento dos principais temas que precisam ser comunicados ou reforçados entre o time de colaboradores.
Cursos de liderança, gestão de pessoas, cultura organizacional e uso de ferramentas específicas são alguns exemplos de demandas recorrentes de capacitação profissional nas empresas.
O importante é que os assuntos sejam escolhidos de acordo com as necessidades da organização, para que sejam relevantes para os funcionários e garantam resultados reais para o negócio.
Atribua responsáveis para os cursos
Depois de planejar os cursos, é hora de atribuir os responsáveis por cada um deles. Os professores podem ser funcionários de destaque da própria organização, ou até mesmo profissionais contratados que sejam especialistas no assunto.
Escolha pessoas carismáticas e com boa capacidade de transmitir conhecimento, além de terem amplo domínio do assunto em questão. Esse é o perfil ideal para inspirar os demais funcionários e conferir credibilidade às aulas.
Com os responsáveis definidos, basta detalhar o conteúdo dos cursos e detalhar o plano de aulas. Vale ressaltar que o projeto só terá sucesso se houver uma cultura de compartilhamento de conhecimento na organização.
Caso contrário, será preciso estimular esse hábito entre os colaboradores antes de colocar em prática uma universidade corporativa. Ter disposição para ensinar e ser ensinado é essencial para a capacitação profissional de toda a equipe.
Escolha um método de ensino eficiente
Quando se fala em ensino empresarial, logo pensamos em plataformas on-line, que estimulem o estudo a distância e sejam de fácil acesso a todos os funcionários.
Usar a tecnologia a favor da empresa realmente é importante, mas não deve ser o único ponto a ser levado em consideração. O método de ensino é outro aspecto fundamental para desenvolver uma universidade corporativa eficaz.
Muitas empresas investem em treinamentos contínuos e, mesmo assim, não têm sucesso na capacitação de seus profissionais. O problema, nesses casos, está na abordagem do conteúdo. Apenas transmitir conhecimento não basta: é preciso fazer isso de modo que o aluno realmente absorva o que está sendo passado.
Uma boa forma de atingir esse objetivo é investir em cursos gamificados, ou seja, que utilizem mecânicas de jogos para transmitir conhecimento. Esse tipo de ferramenta conta com storytelling, níveis de dificuldade e recompensas por conquistas, o que coloca o aluno em um verdadeiro sistema de imersão no conteúdo.
O método dialoga com situações práticas e auxilia o colaborador a encontrar soluções para problemas simulando a realidade. Prender o interesse do funcionário e estimular a busca por objetivos individuais dentro do jogo faz com que ele se divirta e se sinta desafiado ao mesmo tempo, o que melhora a experiência de aprendizado.
Portanto, por mais que a tecnologia seja importante na construção da sua universidade corporativa, é essencial que ela seja aliada a didáticas interessantes para o aluno. Do contrário, todo o planejamento e investimento não surtirão efeitos positivos para o negócio, apenas gasto de tempo e prejuízo financeiro.
Contrate um community manager
Contar com um community manager para administrar a plataforma on-line é uma medida importante na implementação da universidade corporativa. Afinal, esse tipo de projeto requer vários passos: seleção dos professores, elaboração das aulas, produção do conteúdo e divulgação interna.
O papel do community manager é garantir que todas essas atividades sejam bem coordenadas. É ele o responsável por intermediar todas as relações na plataforma, publicar conteúdo e gerar engajamento com os colaboradores.
Além disso, universidades corporativas com plataformas gamificadas contam com um feed de notícias, no qual os colaboradores podem comentar os conteúdos publicados pelos gestores. Também é função do community manager interagir com os funcionários nessas postagens, garantindo que todas as dúvidas e opiniões sejam respondidas.
Por mais que o ensino seja a distância, é necessário aproximar ao máximo professores e alunos, para criar um bom relacionamento e fazer com que todas as dúvidas sejam sanadas. Portanto, nada melhor que um profissional contratado especialmente para estimular isso.
Esse profissional também deve estabelecer métricas e analisar os resultados dos cursos, avaliando quais conteúdos estão fazendo mais sucesso. Dessa forma, será possível sugerir ajustes para versões posteriores dos cursos, o que garante o aperfeiçoamento contínuo da universidade corporativa.
Recompense o desempenho dos colaboradores
Além de capacitar os colaboradores, a universidade corporativa também pode servir para motivá-los. Para fazer isso, basta recompensá-los por sua dedicação nas aulas oferecidas. Garantir certificações reconhecidas pelo CEO ao final dos cursos, por exemplo, é uma ótima maneira de fazer o funcionário se sentir valorizado pela alta gestão da empresa.
Outra ideia interessante é atrelar a universidade corporativa ao plano de carreira, transformando o aprendizado em um passo essencial para crescer na carreira e na hierarquia da organização. Bonificações por aplicação das aulas no dia a dia, aumento salarial e prêmios diversos também são boas sugestões para incentivar o engajamento no projeto.
Em plataformas gamificadas, o sistema de recompensas está naturalmente inserido na mecânica dos cursos, o que torna o modelo ainda mais completo. A cada etapa cumprida, o usuário é recompensado com novos níveis ou desbloqueio de novas atividades, podendo até mesmo trocar os pontos adquiridos por bonificações reais, como brindes.
Desse modo, o empenho do colaborador é avaliado em tempo real e ele percebe que seu esforço está valendo a pena.
Quais as vantagens de investir em uma universidade corporativa?
São vários os benefícios de adotar a UC na estratégia de treinamento e desenvolvimento dos profissionais de uma empresa. Você já tem visto por aqui que com a universidade corporativa, é possível implementar nos cursos o DNA da empresa e torná-lo ainda mais personalizado.
Agora, se você quer ver outras vantagens, é só continuar com a leitura!
Treinamento contínuo e específico
O programa de universidade corporativa é contínuo, ou seja, promove treinamentos e desenvolvimento de forma constante. Um curso termina, outro inicia, dando ao profissional a possibilidade de sanar com todas as suas gaps e, ainda, melhorar aquilo que já é bom.
Além disso, ele também é específico, todos os cursos e demais práticas educacionais são voltadas para necessidades próprias dos profissionais da empresa. E todas elas, ainda, respeitam os valores e a cultura organizacional da corporação.
Modernização do treinamento na empresa
Todo mercado vem sendo revolucionado com o surgimento de novas tecnologias que vem integrando cada vez mais o mundo real com o digital.
Antes, novidades como inteligência artificial e gamificação eram ferramentas acessíveis somente às grandes empresas, mas agora médias e pequenas empresas já têm acesso a essas novidades do mercado.
A universidade corporativa é um dos recursos digitais que também estão disponíveis para qualquer negócio e que gera grande transformação para a educação corporativa.
Flexibilidade
Com uma rotina cheia de prioridades, é difícil encontrar tempo para treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores. A universidade corporativa vem como alternativa para facilitar essa prática, já que, na maioria das vezes, ele é disponibilizado on-line.
Fica a critério e agenda do profissional, o momento e local mais adequado para fazer o treinamento, já que ele está na nuvem e pode ser acessado em qualquer lugar. Ou seja, o colaborador não precisa estar na empresa.
Cada um pode reservar uma parte do seu dia para dedicar aos estudos, levando em consideração a sua rotina. Dessa maneira, todos saem beneficiados, a empresa porque o profissional está adquirindo novos conhecimentos que serão aplicados e o profissional, que terá mais bagagem para adicionar ao seu currículo.
Indícios de que sua empresa está - ou não - acertando na universidade corporativa
Para saber se sua empresa está de fato acertando na criação e desenvolvimento da universidade corporativa, ela pode observar três principais questões que podem indicar isso. Veja, a seguir, quais são.
Planejamento estratégico
O primeiro indicador é o planejamento estratégico, se sua empresa tem um, então ela está no caminho, caso contrário, é preciso dar atenção para esse ponto.
O planejamento estratégico é responsável por direcionar as ações e encontrar ferramentas e soluções de acordo com as necessidades da empresa.
Baixo engajamento dos colaboradores
O segundo indicador que revela se a universidade corporativa anda precisando de atenção, é o baixo engajamento dos colaboradores.
Se métricas como rotatividade e absenteísmo continuam altas, então é sinal de que sua empresa precisa reavaliar o trabalho que tem desenvolvido na universidade corporativa.
Geralmente, essa é uma consequência da organização não se preocupar em consultar os colaboradores quando decide criar a universidade corporativa.
Os profissionais precisam estar envolvidos desde o começo para que a universidade empresarial seja efetiva.
Falta de interesse pela educação corporativa
Há a possibilidade de os colaboradores de fato não terem interesse em crescer e contribuir para o desenvolvimento da empresa. Porém, essa situação bastante grave revela problemas maiores do que erros na universidade corporativa.
A falta de interesse pela educação corporativa pode ser consequência de uma má gestão de pessoas, benefícios e até salários.
Talvez, o ambiente de trabalho não ofereça alguma condição crucial para que o aprendizado aconteça. É fundamental investigar.
Chegamos ao fim do nosso post sobre universidade corporativa! Agora que você já entendeu o conceito e sua importância para o sucesso dos negócios, basta seguir as dicas e aplicar o que aprendeu na sua empresa!
Temos certeza de que, com o planejamento e os métodos adequados, você verá rapidamente os resultados aparecerem na sua equipe!
Gostou do artigo? Se quiser saber mais sobre os métodos mais eficientes de ensino corporativo, entre em contato conosco. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Perguntas Frequentes:
Universidade corporativa é uma ferramenta usada por diversas empresas para capacitar seus funcionários ou fornecedores. É uma alternativa para instituições que buscam melhorar seus resultados por meio do desenvolvimento de pessoas, já que esse é um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio.
- Mapeie as necessidades de capacitação;
- Atribua responsáveis para os cursos;
- Escolha um método de ensino eficiente;
- Contrate um community manager;
- Recompense o desempenho dos colaboradores.