A transformação digital não é uma tendência, e sim uma realidade para diversas empresas. Quem não embarcar nesse movimento vai acabar ficando para trás: deixando de investir em estratégias que irão reduzir despesas, otimizar processos e melhorar os resultados da organização — tudo graças à tecnologia.
Você ainda não adotou a transformação digital na sua empresa? Descubra o que e por que adotar esta inovação no seu negócio.
O que é a Transformação Digital e quais são suas vantagens?
A tecnologia já faz parte de nossas vidas: não é mais tão simples imaginar como seria o nosso dia a dia sem os aplicativos de mobilidade, de serviços financeiros, portais jornalísticos, streaming de música ou vídeo.
Os avanços tecnológicos das últimas décadas abriram um universo de possibilidades nas nossas vidas pessoais, e também influenciaram muito no mundo corporativo e dos negócios. Empresas se todo o planeta foram impactadas.
Nesse sentido surgiu a transformação digital: o conceito de que a tecnologia não é apenas um instrumento ou coadjuvante, e sim um elemento fundamental para o progresso.
Adotar a transformação digital é mais do que incluir aparelhos eletrônicos de última geração na empresa ou investir em redes sociais. Incorporar este conceito significa aproveitar tudo que a tecnologia tem a oferecer de uma forma completa em sua realidade.
Se implementada com planejamento, investir nessa mudança traz diversos benefícios para a organização:
- Otimização de processos;
- Redução de custos;
- Agilidade de operações;
- Aumento da produtividade;
- Uso estratégico dos talentos internos;
- Aprimoramento do recrutamento e seleção;
- Melhora da experiência do cliente;
- Decisões mais corretas, baseadas em dados;
- Maior acerto na mensuração de resultados e desempenho;
- Fortalecimento da educação corporativa;
- Ganho de vantagem competitiva.
Essas são apenas algumas possibilidades que a transformação digital pode oferecer às empresas. No entanto, muitos empreendedores têm dúvidas em como adotar este conceito no dia a dia.
Como adotar a Transformação Digital na prática?
A tecnologia pode ser incorporada em diversos processos de uma organização— do recrutamento ao contato com o público externo —, ganhando destaque estratégico.
Atendimento ao cliente
Os avanços tecnológicos permitiram criar uma melhor experiência com o consumidor. Primeiro é possível usar estratégias do marketing digital para atrair e reter os clientes: tenha um site e blog próprio da empresa, invista em redes sociais e conteúdo, landing pages, inbound e mídia paga — isso ajudará as pessoas a conhecerem e ter um relacionamento melhor com sua marca.
Outra ideia é adotar chatbots e atendentes virtuais para o público na internet e telefone, ajudando-os com as situações mais comuns e fazendo uma triagem do atendimento antes de repassá-los aos colaboradores. Muitas dúvidas e problemas podem ser resolvidas com estas soluções, permitindo com que mais pessoas sejam respondidas.
Além disso, a tecnologia oferece algo incrível: conseguir capturar os dados do comportamento dos clientes nas plataformas. Essas informações ajudam a entender o perfil do público-alvo, mapeando os seus gostos, rejeições e interações com as páginas.
Um e-commerce, por exemplo, pode saber a porcentagem de pessoas que abrem a página mas não efetuam a compra. É possível aprofundar a análise e descobrir se a cor do botão pode não ter muito contraste com o resto do layout, se perdendo no meio das informações; se o design está muito poluído ou se faltam detalhes sobre o produto… essas são apenas algumas considerações que podem ser feitas com os dados colhidos.
Processos internos
A tecnologia pode ser usada para otimizar diversas operações da empresa. A adoção de um SaaS (software como serviço) pode automatizar tarefas como controle do estoque, pagamento de contas e emissão de notas fiscais, por exemplo. Assim, reduz-se o tempo para completar as atividades e o risco de erros, além de permitir com que os seus colaboradores usem suas competências em questões mais estratégicas do que manuais.
Mesmo soluções simples como a digitalização da papelada podem trazer consequências significativas, evitando o acúmulo de arquivos não tão urgentes nas gavetas e reduzindo o gasto com impressão. Nesse sentido, outra ideia é apostar em softwares de produtividade, que ajudarão as equipes a se organizarem melhor com suas tarefas e prioridades.
Além disso, a adoção de aparelhos e aplicativos também pode contribuir com a redução de alguns custos e para a melhora no ambiente de trabalho. Como usar telas para que os colaboradores visualizem determinadas informações importantes para o seu cotidiano.
Gestão de pessoas
Uma das áreas que tem muito a ganhar com a transformação digital é os Recursos Humanos. A tecnologia pode otimizar diversas estratégias da gestão de pessoas, usando dados e até mesmo a atração natural dos indivíduos pelas inovações para ter resultados melhores.
O recrutamento pode se beneficiar com as redes sociais e plataformas específicas para atrair os melhores candidatos aos processos. É possível aproveitar facilidades como testes online e vídeos para fazer uma pré-seleção, otimizando o tempo e esforços do RH.
Outra estratégia que funciona nessa etapa é a gamificação — que usa elementos comuns aos jogos para objetivos que não se resumem ao entretenimento. No recrutamento essa metodologia ajuda a mapear o perfil dos candidatos com maior assertividade, usando dinâmicas para identificar seus comportamentos verdadeiros, como postura de liderança, espírito de colaboração e observação das regras.
Após a contratação, a gamificação também pode ser adotada para o treinamento de integração. Na educação corporativa esta ferramenta contribui para criar uma experiência imersiva e interativa de aprendizado, motivando os colaboradores a realizarem as tarefas e, desta forma, melhorando os resultados.
A mesma lógica se aplica com os treinamentos corporativos e desenvolvimento de pessoas. A gamificação ajuda a reduzir a abstenção nas tarefas e a aumentar o aproveitamento dos conteúdos ao tornar essa atividade engajadora. Desta forma, essa estratégia consegue ser mais efetiva, aprimorando a capacitação técnica e habilidades sociais dos colaboradores.
Descubra o que mais a gamificação pode fazer por sua empresa! Converse conosco e saiba como melhorar os resultados da sua gestão de pessoas com esta estratégia.