O papel da tecnologia no processo de aprendizagem é ampliar o acesso ao conhecimento e disponibilizar recursos interativos e personalizados, tornando o aprendizado um processo ativo, no qual o aluno é o próprio responsável pela aquisição de conhecimento. Ela facilita a aquisição de conhecimento.
Apesar de o ensino-aprendizagem mudar de acordo com a evolução da sociedade, nunca houve tantas alterações como nas duas últimas décadas. E essas transformações só ocorreram por conta da Revolução Digital. A Revolução Digital trouxe smartphones, computadores, notebooks e tablets, que facilitaram, e muito, o acesso a conteúdos, agora disponibilizados em diversos formatos, outra consequência dessa evolução.
O que você vai ver neste artigo:
Neste artigo, vamos entender sobre a importância da tecnologia no processo de aprendizagem e como a tecnologia influencia uma drástica mudança nesse processo, contribuindo para que ele se torne mais democrático.
Tecnologia no processo de aprendizagem
A evolução do mundo transforma as relações e o modo com que elas acontecem. E não é diferente quando se trata de ensino-aprendizagem. Foi-se o tempo em que o processo de aprendizagem era realizado apenas na forma mecânica, com quadro negro, giz, mediador à frente, alunos quietos. Este não é o modelo que a sociedade atual requer e necessita.
Novas relações, novo mercado de trabalho, antigas profissões sendo exterminadas e novas profissões sendo criadas. Este é o cenário que a revolução digital criou e que irá perpetuar às demais gerações que estão por vir.
Isso significa que o processo de aprendizado também precisou mudar, para garantir que mais competências e habilidades fossem desenvolvidas, e que o profissional atual seja independente, tenha a capacidade de lidar e resolver os problemas, seja autodidata para executar suas tarefas e adquira conhecimentos que, antes da tecnologia, não eram requeridos.
Pode-se então afirmar que a tecnologia no processo de aprendizagem é crucial para preparar as pessoas para a nova realidade presente.
Para constatar essa afirmação, é preciso entender mais acerca do cenário em que vivemos, qual o papel de um aluno e de um professor nesse ambiente.
O cenário
A Primeira Revolução Industrial trouxe diversas mudanças, mas a maior foi a implementação de máquinas no processo de trabalho. Depois desse marco, novos níveis de industrialização foram surgindo, na Segunda Revolução Industrial, por exemplo, surgiu a produção em massa, trabalhos foram automatizados, novos processos criados e a eletricidade implementada.
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Informacional, aconteceu após a Segunda Guerra Mundial (1930-1945) e ocorre até os dias de hoje. Essa revolução simboliza um grande período de desenvolvimento tecnológico, que apresentou as modernidades as quais conhecemos e nos relacionamos atualmente.
Foi na Terceira Revolução Industrial que a tecnologia começou a ser importante no processo de aprendizagem. O mundo passou a requerer pessoas com habilidades e competências para lidar com as novas máquinas, que ainda começaram a ser ferramenta para aquisição dessas e de outras aptidões. Portanto, no ambiente educacional, a tecnologia se tornou um conector.
A relação tecnologia e professor
Ao pensar que a tecnologia possibilita o acesso a qualquer conteúdo através da internet, é normal pensar na situação do professor nesse ambiente. Será que a tecnologia substituirá esse profissional?
Bem, antes da Revolução Informacional, o professor era visto como aquele que detinha todo o conhecimento e os alunos frequentavam as instituições de ensino para aprender com ele. Como a tecnologia possibilitou que novas fontes de conhecimentos fossem acessadas, o professor precisou repensar em qual seria seu papel nesse cenário. Mas não, essa não é uma profissão que será extinta com a tecnologia.
Atualmente, o docente em sala de aula deve instigar a busca por novos conhecimentos, colocar o estudante em posição de questionador, de modo que ele expresse suas perspectivas, emoções e sentimentos.
Dessa forma, ele se torna o mediador nesse processo de descoberta. A tecnologia passa a ser um recurso facilitador desse conhecimento, que possibilita o desenvolvimento de aulas contextuais, dinâmicas, diferentes e práticas, que vão ao encontro das necessidades do novo público e mercado.
Qual é o papel da tecnologia no processo de aprendizagem?
A tecnologia está cada vez mais presente no processo de aprendizagem, impactando positivamente a educação de diferentes formas. Confira, a seguir, quais papéis ela assume neste contexto.
- Acesso à informação
As tecnologias digitais juntamente com a internet facilitam o acesso à informação. Para se ter uma ideia da proporção de dados gerados hoje em dia, o mundo cria 2,5 quintilhões de informações todos os dias. E de acordo com o IBM (International Business Machines Corporation), 90% das informações disponíveis na internet hoje foram geradas nos últimos 3 anos.
Esse número expressivo de informações só existe porque a tecnologia tornou possível a criação de um ambiente digital onde diferentes tipos de dados pudessem ser reunidos, criados e acessíveis de qualquer lugar.
Para o contexto educacional, o acesso fácil a uma grande quantidade de informações é bastante relevante, já que assim os alunos têm liberdade para pesquisar e aprender por conta própria. Neste caso, localização geográfica ou mesmo a língua nativa deixam de ser um empecilho para o aprendizado porque as ferramentas disponíveis hoje solucionam essas e outras problemáticas.
2. Personalização da aprendizagem
A tecnologia no processo de aprendizagem também pode ser utilizada para criar ambientes de aprendizagem personalizados. Os softwares de hoje em dia têm algoritmos capazes de avaliar o desempenho dos estudantes e ajustar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem conforme suas necessidades.
3. Recursos educacionais digitais
Há diversos recursos digitais que oferecem uma série de materiais de ensino, como simulações, tutoriais, jogos educacionais e vídeos. Plataformas on-line, recursos digitais e aplicativos são alguns exemplos que possibilitam uma aprendizagem mais enganadora e acessível.
4. Colaboração e comunicação
A tecnologia também facilita a interação entre os estudantes, docentes e colegas de todo o mundo. Isso porque as plataformas de ensino a distância estão equipadas com chats, comunidades e outros recursos utilizados na interação on-line.
Há ainda outras opções que não estão diretamente relacionadas ao ensino, mas que também são excelentes alternativas para este propósito, como é o caso das redes sociais e de ferramentas de videoconferência que possibilitam a interação e colaboração de qualquer um em tempo real.
5. Flexibilidade no aprendizado
Outro aspecto facilitador quando se trata de usar a tecnologia em pró da educação é a possibilidade de os estudantes acessarem conteúdos educativos e participarem de aulas sem estar fisicamente presente em uma sala de aula.
Por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem assistir aula tanto síncronas como assíncronas, o que torna o processo de aprendizagem mais flexível e acessível, comparado ao formato de ensino tradicional.
6. Análise de dados
A possibilidade de coleta de dados nunca antes foi tão grande como nos dias atuais. No contexto educacional, os aplicativos voltados para o ensino são programados para gravar o histórico de todo progresso do aluno e avaliar possíveis pontos de melhoria.
Ao dispor dessas informações, é possível adaptar a trilha de aprendizagem do aluno para que seja a melhor possível, de acordo com as reais necessidades que dispõe, tornando, assim, as decisões mais assertivas.
Esses são os principais motivos pelos quais a tecnologia é importante no processo de ensino e aprendizagem. Mas apesar de se mostrar um pilar para a construção do conhecimento, ela também apresenta alguns desafios que não podem ser ignorados.
Veja, a seguir, os principais deles.
Os desafios de implementar a tecnologia na educação
Treinamento de professores
Antes o professor era conhecido por ser o principal detentor do conhecimento. Os alunos iam para as instituições de ensino para adquirir todo conhecimento que ele tinha para compartilhar, pois ele era a principal fonte.
Com o acesso a internet, o conhecimento se materializa de diferentes formas, ou seja, deixou de estar centralizada na figura do professor. Hoje em dia, quando alguém está interessado em aprender algo , basta acessar o conhecido Google e facilmente terá acesso a uma série de informações sobre o assunto de interesse.
Ainda sim, o docente é uma figura importante nesse processo, pois ele é o responsável por mediar o processo de ensino aprendizagem. Nos tempos atuais, o professor só consegue desempenhar este papel com efetividade caso tenha domínio dos recursos e ferramentas tecnológicas que precisa usar.
Logo, existe o grande desafio de fornecer treinamento contínuo a esses profissionais para que se familiarizem com as ferramentas tecnológicas e saibam explorar o melhor que elas tem a oferecer.
Neste caso, o conhecimento sobre as ferramentas vai além do conhecimento técnico, está relacionado também ao entendimento de como ela pode ser uma aliada para os objetivos de aprendizagens existentes.
Acessibilidade
Apesar de não parecer, a tecnologia ainda não está acessível a todos os alunos, portanto, este é outro desafio quando se trata de usar a tecnologia para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Entram aqui tanto locais com difícil acesso a internet e dispositivos como as necessidades de estudantes com deficiências que requerem adaptações e soluções específicas.
Segurança on-line
Outro desafio gerado pela utilização da tecnologia no contexto do ensino é a segurança on-line. Ao adotar essa ferramenta, é essencial definir políticas e práticas de segurança, conscientizar os estudantes sobre as ameaças on-line e ensinar maneiras de proteger seus dados e suas informações pessoais.
Equilíbrio entre tecnologia e interação humana
Como você tem visto ao longo deste artigo, a tecnologia é um recurso importante para o processo de ensino aprendizagem hoje, apesar disso, ela não pode substituir completamente a interação face a face, porque ela tem sua relevância na construção social e emocional dos envolvidos. Logo, é preciso haver um equilíbrio entre o presencial e o digital.
Objetivos de aprendizagem
A tecnologia deve ser utilizada de maneira estratégica para alcançar os objetivos de aprendizagem. Para isso, é importante fazer um estudo de quais ferramentas e recursos tecnológicos são adequados para determinado contexto e como as ações irão garantir que os objetivos de aprendizagens sejam alcançados.
Como usar a tecnologia no processo de aprendizagem?
A tecnologia no âmbito da aprendizagem é utilizada de diversas formas. É possível, por exemplo, perceber que este recurso funciona como ferramenta de apoio e extensão da sala de aula. Isso porque ela pode entregar desde o acesso à referências, o que intensifica o conteúdo original, até esclarecer dúvidas em potenciais no momento de estudo.
Tornar o processo mais interativo e divertido
Qualquer conteúdo pode ser ensinado de forma mais interativa e divertida, mesmo os mais técnicos e densos. Na verdade, essa é até mesmo uma necessidade do mercado atual, onde o público prefere conteúdos mais dinâmicos, e a tecnologia é um recurso fundamental para essa nova realidade.
Alguns exemplos que podemos citar e agregam tecnologia ao processo de aprendizagem de forma mais lúdica é o uso de jogos ou gamificação. Essas alternativas são possibilidades para qualquer tipo de ambiente de aprendizado, desde salas de aula à treinamentos corporativos.
Possibilitar novas experiências
A tecnologia no processo de aprendizagem também pode ser utilizada para possibilitar novas experiências. Plataformas de chamadas de voz e vídeo via internet, por exemplo, proporcionam contato com pessoas do mundo inteiro.
Essa alternativa se torna interessante quando há um especialista de interesse para contribuir com o assunto que será abordado, visto que ele pode ser chamado para tornar a aula mais interessante.
Contextualizar o conteúdo
Por muito tempo o aprendizado se dava através das palavras, poucas imagens inseridas no livro didático e, às vezes, por meio de música. Hoje, são inúmeras as formas que um único conteúdo pode ter.
Imagens, vídeos, palestras, artigos, filmes, jornais, blogs e até mesmo os famosos “memes” são algumas das alternativas que a tecnologia apresentou ou facilitou o acesso. E, por serem ferramentas utilizadas no mundo todo, trazer esses recursos para o ambiente de aprendizado é torná-lo mais contextual e os estudantes mais suscetíveis a absorvê-lo.
Facilitar a comunicação
A última Revolução Industrial mudou, principalmente, a forma com que nos comunicamos. Foi nesse ambiente que surgiram as redes sociais, os aplicativos de compartilhamento de informação e outros.
Com esse recurso, os estudantes podem desenvolver um ambiente de contato só deles, para compartilhar outros materiais que possam auxiliar no processo de aprendizagem: criar trabalhos em conjunto e em tempo real, realizar encontros on-line para discussão de projetos e mais.
Quer saber mais sobre a importância da tecnologia no processo de aprendizagem? Descubra mais no nosso artigo: Professor 3.0: como vencer os desafios na era digital?
Para o contexto educacional, o acesso fácil a uma grande quantidade de informações é bastante relevante, já que assim os alunos têm liberdade para pesquisar e aprender por conta própria. Neste caso, localização geográfica ou mesmo a língua nativa deixam de ser um empecilho para o aprendizado porque as ferramentas disponíveis hoje solucionam essas e outras problemáticas.