Atualizar o treinamento corporativo ofertado aos colaboradores é essencial para continuar tendo resultados positivos com a estratégia, fortalecendo a produtividade, qualidade e motivação dos talentos da empresa. Porém, alguns RHs e organizações podem acabar ignorando a importância desse cuidado na correria cotidiana, prejudicando assim as ações de educação empresarial.
Tenha os profissionais mais qualificados no seu negócio: invista na atualização dos treinamentos corporativos!
O que você vai ver neste artigo:
4 sinais que sua empresa precisa atualizar os treinamentos corporativos
Não basta adotar uma estratégia de educação corporativa e não pensar em formas de aprimorá-la constantemente — esse descuido só iria gerar treinamentos desatualizados, improdutivos, pouco engajadores e, assim, ineficientes. Em vez de melhorias, a empresa gastaria dinheiro, esforços e tempo em ações com resultados baixos.
Mas, existem alguns sinais que ajudam o RH a perceber que há problemas na suas ações de educação empresarial e que podem ser resolvidos por meio de uma atualização dos treinamentos corporativos:
Sinal 1 - Redução da produtividade e qualidade
Implementar treinamentos corporativos atualizados e eficientes ajuda a impactar diretamente a produtividade, qualidade e até mesmo a motivação dos funcionários. Quando os resultados nestas áreas não estão melhorando, mesmo adotando essa estratégia, há um claro sinal de que alguma intervenção precisa ser feita para mudar este cenário.
Atualizar os conteúdos, estratégias e metodologias utilizadas é uma forma de aprimorar as atividades de educação empresarial e obter impactos maiores com essa ação. Assim, é possível aumentar o desempenho dos colaboradores e do negócio como um todo.
Sinal 2 - Resultados baixos nos treinamentos
Uma ação de educação empresarial eficiente utiliza mecanismos de controle para acompanhar a aprendizagem dos funcionários e sua adesão a esta atividade. Indicadores, métricas e outras ferramentas são aplicadas neste contexto, ajudando o RH a identificar problemas nos treinamentos para aprimorá-los constantemente.
Assim, se os níveis de aprendizagem e desempenho dos colaboradores nas capacitações não são satisfatórios, é a hora de intervir e atualizar diversos pontos do treinamento — usando os indicadores para saber exatamente o que precisa ser melhorado.
Sinal 3 - Aumento da competitividade dos concorrentes
Toda empresa precisa ficar de olho no ambiente externo para não perder oportunidades e ficar para trás. Ferramentas essenciais como o planejamento estratégico prevêem um estudo da concorrência justamente para ajudar a organização a ser mais competitiva e garantir seu espaço.
Mas, quando percebe-se que os concorrentes estão implementando estratégias e atividades diferentes, é preciso analisar se essas escolhas não são tendências que irão impulsionar sua presença no mercado e na sociedade. E também considerar se elas não têm relação com os treinamentos corporativos aplicados internamente.
Em áreas como tecnologia, marketing e outras, estar atento às novidades e inovações é fundamental para não perder negócios, oportunidades e resultados ao deixar de acompanhar a onda. Por isso, os treinamentos corporativos destes profissionais devem ser constantemente atualizados para manter os talentos da sua empresa a par das mais novas e melhores práticas em suas funções.
Imagine um profissional de marketing que não sabe que mudou o algoritmo das plataformas ligadas ao seu trabalho: ele fará todo um planejamento e esforço pensando no modelo antigo e acabará gastando o tempo e recursos do departamento e tendo resultados menores com essa situação. Mas, se ele estiver a par dessa mudança, será capaz de lidar com todos os impactos que ela trará na sua rotina.
Sinal 4 - Alto nível de rotatividade de pessoal
Um turnover alto é uma das grandes dores de cabeça de qualquer RH. Esse problema pode ter origem em diferentes fontes: liderança tóxica; falta de motivação e engajamento dos funcionários; remuneração e benefícios considerados insuficientes ou até mesmo pelos profissionais apresentarem baixa produtividade e qualidade no serviço.
Neste último caso é fundamental investir na educação empresarial para capacitar os funcionários e, assim, melhorar seu desempenho — e não precisar dispensá-los e ter que promover todo um processo de recrutamento e seleção para substituí-lo.
Porém, se a organização já aplica treinamentos na equipe e essa situação ainda não se resolveu, é porque são as capacitações que demandam um aprimoramento. Dessa forma, atualizar as ações de educação corporativa também é uma das tantas soluções adotadas para atenuar a alta rotatividade de pessoal.
Mesmo nos casos em que a fonte dessa situação é a baixa motivação e engajamento, investir nessa estratégia é benéfico nesta situação, pois os colaboradores irão se sentir valorizados ao saber que a empresa está interessada em seu crescimento profissional e até ao ver sua melhora no trabalho.
Sendo assim, a atualização dos treinamentos corporativos contribui para combater a desmotivação e o baixo engajamento nas equipes, que é mais um sinal de que algo precisa ser mudado na forma com que a organização lida com seus profissionais.
Dicas para atualizar o treinamento corporativo da sua empresa
Investir no planejamento e qualidade das capacitações é sempre uma das melhores formas de se ter bons resultados nesta estratégia. Porém, uma medida que pode fazer toda a diferença na educação corporativa e enriquecer a aprendizagem dos funcionários é adotar formatos e metodologias diferentes nas atividades.
Infográficos, vídeos, podcasts, workshops, estudos de caso, projetos, realidade virtual, gamificação… são várias as possibilidades de materiais e métodos que contribuem para tornar as capacitações mais interativas, dinâmicas e eficientes. E, no último exemplo, oferecer ainda mais vantagens para a educação corporativa.
Como a gamificação pode ajudar?
Não é à toa que a gamificação é tendência nos treinamentos corporativos: essa metodologia vem ajudando empresas de diversos segmentos ao oferecer experiências mais engajadoras de aprendizagem e, assim, atrair e reter o interesse dos funcionários nas capacitações.
Algumas organizações já notaram impactos positivos como a redução no abandono dos treinamentos e até mesmo um aumento no tempo que os colaboradores passam nas plataformas após a adoção desse método.
E esse exemplo mostra outro ponto positivo da gamificação: geralmente os sistemas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades. Dessa forma, o RH terá — com praticidade e agilidade — informações estratégicas para atualizar e aprimorar os treinamentos corporativos aplicados na empresa.
Mas, esses são apenas alguns exemplos de como essa metodologia pode contribuir com as ações de educação empresarial: saiba como utilizar a gamificação no treinamento corporativo e dê um UP na capacitação dos seus funcionários!
Geralmente os sistemas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades. Dessa forma, o RH terá — com praticidade e agilidade — informações estratégicas para atualizar e aprimorar os treinamentos corporativos aplicados na empresa.