Várias ferramentas simples podem ajudar a melhorar a gestão da empresa. Uma delas é a 5W2H — uma metodologia famosa, que pode ser usada em projetos, no desenvolvimento de produtos e serviços, além de outros processos dentro da organização.
Descubra como o 5W2H pode dar um UP na gestão da sua empresa e te ajudar a resolver vários problemas na organização!
O que é o 5W2H e para que serve?
A produtividade é uma das questões que mais preocupam empreendedores, gestores e colaboradores em milhões de empresas. Com tantas demandas e o aumento da competitividade no mercado, é natural que alguns projetos acabem ficando pelo caminho ou até sejam concretizados — mas não gerem as respostas desejadas.
Existem diversas soluções desenvolvidas para melhorar os resultados de uma empresa, como metodologias para tornar os colaboradores mais produtivos ou o uso de tecnologia para otimizar alguns processos, por exemplo. Porém, uma ferramenta simples e que pode impactar o desempenho do seu negócio é a 5W2H.
Esse método é, em resumo, uma lista de etapas que são fundamentais para realizar um projeto, como desenvolver um produto ou serviço, criar ou otimizar um processo, entre outras atividades e ações de planejamento.
De forma prática, a 5W2H pode ser adotada em todos os setores de uma empresa — das vendas ao estratégico —, pelos funcionários envolvidos nos projetos e por negócios de todos os portes e segmentos de mercado. Essa ferramenta ajuda as equipes a desenvolverem ações de forma organizada e efetiva, tudo para alcançar os resultados desejados.
Em vez de perder tempo ou desperdiçar recursos com ações desconexas ou esquecer tarefas importantes para concretizar o projeto, adotar o 5W2H irá facilitar a vida dos funcionários e gestores ao oferecer um guia simples para a realização de todas as etapas das ações da empresa.
Como funciona o 5W2H na prática?
Basicamente, essa metodologia é baseada em 7 perguntas centrais:
Os 5 Ws.
- What (o que)
- Why (por quê)
- Where (onde)
- When (quando)
- Who (quem)
E os 2 Hs.
- How (como)
- How much (quanto custa)
Mas, o que significa cada um desses pontos?
1- What — O que?
Esse “o que” se refere ao que será feito no projeto: um novo produto? Serviço? Processo? Tarefa? Nesse ponto é listado tudo que deverá ser realizado na ação — da criação de uma solução, montagem de um treinamento corporativo a elaboração de mimos para os clientes, por exemplo.
2- Why — Por quê?
Todo projeto precisa ter um motivo, um objetivo a ser conquistado. Quais são os benefícios que esta ação trará para a empresa? Um treinamento comercial para aumentar as vendas? Um produto que sane uma dor do público-alvo e que é inovador no mercado? Uma ação para fidelizar a clientela?
3- Where — Onde
Toda ação tem um local de realização e que deverá ser definido na estratégia. Um treinamento pode ser feito em uma sala da própria empresa, em um hotel localizado a quilômetros do trabalho ou feito em uma plataforma EAD, por exemplo.
Cada escolha tem seus benefícios, limitações e objetivos — e a mesma lógica deve ser feita em outros casos, como lançamento de produtos, atividades de fidelização, entre outras, envolvidas no projeto.
4- When — Quando
Algo fundamental em qualquer estratégia é a definição de quando as ações irão ocorrer. Na próxima semana? Mês? Semestre? Ano? Até quando irá a ação? Este cuidado impacta diretamente no planejamento e orçamento, otimizando o uso dos recursos, esforços e tempo dos colaboradores e empresa.
5- Who — Quem
É importante definir quem são as pessoas que estarão envolvidas no projeto, quais são suas responsabilidades e limites na atividade. Isso ajudará a evitar problemas e conflitos durante o processo, além de otimizar o processo.
6- How — Como
Quais são as atividades e etapas necessárias para alcançar o objetivo da ação? Essa tarefa pode parecer mais complexa do que aparenta. Por exemplo, um programa de treinamento precisa ser:
- Planejado — o que implica conhecer as lacunas nas competências e saberes dos colaboradores, além de seu perfil e preferências; definir os conteúdos e metodologia educacional usadas;
- Executado — montar as atividades ou contar com a ajuda de uma empresa especializada e aplicar a ação;
- Aprimorado — avaliando o desempenho e identificando pontos de melhoria.
Passos como este devem estar esquematizados para ajudar os responsáveis pela ação a organizar e executar cada atividade com eficiência.
7- How Much — Quanto Custa
Montar um orçamento é fundamental para evitar gastar mais do que o esperado (ou até possível) e para alocar os recursos da melhor forma, trazendo mais resultados sem prejudicar o financeiro da empresa.
Todos estes tópicos formam um roteiro para desenvolver um projeto e estratégia de forma eficiente e bem planejada, não deixando questões importantes passarem despercebidas — ao menos até impactarem negativamente a ação.
Os responsáveis pelo projeto podem montar um documento ou planilha compartilhada, ou mesmo usar um quadro físico, com cada item e resposta referente à atividade. Assim, todas as etapas e compromissos se tornam claros e objetivos para os envolvidos na estratégia — reduzindo uma série de riscos, de ruídos na comunicação a problemas de agenda.
Produtividade: um segredo para aumentar os resultados do negócio
A 5W2H é uma ferramenta que pode ajudar bastante na produtividade de uma empresa. No entanto, existem outras situações além da organização das atividades que podem impactar o desempenho do negócio.
Funcionários que tenham defasagem de conhecimentos técnicos e não possuam as habilidades subjetivas importantes para o cargo dificilmente irão produzir, e com a mesma qualidade, do que colaboradores bem treinados, por exemplo. Um simples fato como este já gera impactos na cadeia inteira, reduzindo ou aumentando os resultados e lucro de uma organização.
Por isso as empresas devem se atentar a diversas questões para melhorar sua produtividade e qualidade do serviço, tendo funcionários competentes e processos eficientes. E algo que pode ajudar nessa dinâmica é investir em tecnologia.
O uso de algumas ferramentas tecnológicas contribui para otimizar operações, reduzindo o tempo e riscos de erros, além de permitir com que os colaboradores usem seus talentos em áreas mais importantes.
Essa é apenas uma das vantagens de se adotar as inovações na empresa. Quer saber mais? Confira o artigo Produtividade e Tecnologia: uma relação estratégica e necessária e transforme os resultados do seu negócio!