Existem várias metodologias voltadas a aprimorar o aprendizado, especialmente se tratando de educação empresarial. A 6Ds (6 disciplinas) é um método usado por diversas organizações para focar os treinamentos corporativos naquilo que realmente vai trazer resultados para a instituição.
O que você vai ver neste artigo:
Quer saber mais o que é a 6Ds? Vamos explicar como aplicar essa metodologia na sua empresa!
O que é a 6Ds (6 disciplinas)?
As 6 disciplinas são uma metodologia de aprendizado aplicada especificamente na educação empresarial. Ela é usada como guia para planejar os treinamentos corporativos, particularmente aqueles com foco em resultados.
Basicamente, a 6Ds faz um processo inverso: é preciso definir quais são os impactos que o treinamento deve conquistar, para depois estipular os comportamentos despertados nos colaboradores e, por último, qual ação se encaixa nesses parâmetros.
Ou seja, o fim do processo - o resultado - é a primeira coisa a ser considerada, e servirá de base para todos os outros passos. Assim, prioriza-se os ganhos que serão alcançados com o treinamento corporativo, focando naquilo que realmente se alinha com o objetivo da empresa.
Enquanto as outras metodologias dão resultado sim, fortalecendo questões como motivação e engajamento - que também influenciam a produtividade e resultados da organização, a 6ds tem um foco diferente. Esse método ajuda a planejar, aplicar e mensurar os treinamentos corporativos e seu impacto na empresa - otimizando esse processo.
Assim, as ações de educação corporativa corresponderão melhor aos objetivos organizacionais, trazendo os resultados esperados e mostrando que investir no aprendizado dos colaboradores verdadeiramente traz impactos positivos e palpáveis à empresa.
Como o nome indica, são 6 os passos dessa estratégia:
1- Determinar os resultados para o negócio;
2- Desenhar uma experiência completa;
3- Direcionar a aplicação para a prática;
4- Definir a transferência do aprendizado
5- Dar apoio à performance;
6- Documentar resultados.
Cada uma dessas ações compõe a metodologia completa, impulsionando o treinamento a trazer os resultados desejados pela empresa.
Na prática, o que é a Metodologia 6Ds?
A Metodologia 6Ds é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para ajudar as organizações a alcançar os resultados desejados. Ao usar essa metodologia, as empresas podem planejar e executar seus projetos de forma eficaz.
Esta metodologia tem sido utilizada por muitas instituições de sucesso e pode ser um grande trunfo para qualquer uma que pretenda melhorar os seus processos de gestão de projetos.
Quais os benefícios em adotar a Metodologia 6Ds?
No mundo dos negócios de hoje, ser eficiente e maximizar a produtividade é a chave para o sucesso. A Metodologia 6Ds é uma ferramenta que pode ajudar as organizações a atingirem esses objetivos. Cada elemento da Metodologia 6Ds é projetado para ajudar as organizações a não somente entender a sua essência como ampliar horizontes em termos de negócios.
A Metodologia 6Ds tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a mudança organizacional. Ela pode ajudar as organizações a melhorar sua eficiência e produtividade e, finalmente, alcançar os resultados desejados.
Ela é uma abordagem de engenharia de sistemas desenvolvida por pesquisadores com a finalidade de entregar trabalhos cada vez mais adequados ao escopo organizacional. Os 6Ds significam:
- Determinar;
- Desenhar;
- Direcionar;
- Definir;
- Dar apoio;
- Documentar.
A metodologia é usada para garantir que os produtos e serviços sejam adequados à finalidade e atendam às expectativas dos clientes. Os benefícios da Metodologia 6Ds incluem melhor qualidade do produto, custos de desenvolvimento reduzidos e prazos de desenvolvimento mais curtos.
Há muitos benefícios em adotar a Metodologia 6Ds. Talvez o benefício mais óbvio seja ajudar as organizações a serem mais eficientes e eficazes em seu trabalho. Além disso, a Metodologia 6Ds fornece uma estrutura para pensar sobre problemas e suas possíveis soluções. Isso pode ajudar as organizações a evitar cometer erros, ou pelo menos a aprender com eles mais rapidamente.
Finalmente, a Metodologia 6Ds pode colaborar na construção moral da equipe e melhorar a comunicação dentro de uma organização. Todos esses fatores podem levar ao aumento da produtividade e lucratividade das empresas que a adotam.
O que a metodologia 6Ds pode fazer por sua empresa
O 6Ds é uma metodologia de resolução de problemas que pode ser usada em muitas situações diferentes. É uma forma simples e eficaz de abordar problemas, podendo ser utilizada por indivíduos ou equipes. Esta metodologia pode ser usada para resolver problemas grandes e pequenos.
A metodologia 6Ds pode ajudá-lo a ser mais eficiente e eficaz em seu trabalho. Também pode auxiliá-lo a melhorar suas habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, a metodologia 6Ds pode ajudá-lo a desenvolver uma melhor compreensão de seus clientes e suas necessidades.
No clima de negócios de hoje, a capacidade de pensar fora da caixa e encontrar novas soluções para os problemas é mais importante do que nunca. A metodologia 6Ds é uma ótima ferramenta para as empresas usarem para incentivar a inovação.
Essa abordagem pode ser usada de várias maneiras, mas seu principal objetivo é ajudar as empresas a estimular a criatividade e a ter novas ideias.
Há muitos benefícios em usar a metodologia 6Ds. Por um lado, ajuda as empresas a incentivar os funcionários a pensar de forma diferente e a ter novas ideias. Além disso, pode ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro criando maneiras mais eficientes de fazer as coisas.
Por fim, também pode ajudar as empresas a melhorar a relação direta e feedbacks passados para seus colaboradores, de forma ampla e direta.
Por que você deve usar a Metodologia 6Ds
A metodologia 6Ds é uma ferramenta que pode ser usada para ajudar as organizações a identificar e resolver problemas. Ele pode ser utilizado para avaliar problemas, planejar resoluções e acompanhar o progresso. Cada dimensão tem seu próprio conjunto de perguntas que podem ser usadas para ajudar as organizações a identificar e resolver problemas.
A metodologia 6Ds é uma abordagem completa para a solução de problemas que pode ser usada em uma variedade de indústrias e situações. É uma maneira simples, mas eficaz, de identificar e resolver problemas e pode ser adotada por pessoas com qualquer nível de instrução, desde que haja um incentivo para isso.
Como você tem visto, a metodologia 6Ds consiste em seis etapas. Essas etapas podem ser aplicadas de forma individual. Mas antes de tudo, é necessário entender o problema e seu escopo. Esta etapa é importante porque prepara o cenário para o resto do processo.
Dentro da metodologia também é possível diagnosticar e até mesmo analisar esse problema. Esta etapa é importante porque ajuda você a entender porque o problema existe para que possa desenvolver uma solução que o corrija permanentemente. Por fim, a metodologia permite que você possa tratar do desenvolvimento de um plano de ação.
Como aplicar as 6Ds?
Para adotar esse método nos seus treinamentos e otimizar o processo de aprendizagem na sua empresa, é preciso seguir cada uma das disciplinas. Vamos entender uma por uma?
1D - Determinar os resultados para o negócio
Assim como dissemos, o primeiro passo é saber quais são os resultados que seu treinamento deve atingir. O RH deve pensar em questões como: quais necessidades da empresa serão sanadas com a ação? O que vai melhorar no desempenho dos colaboradores? E, além da educação corporativa, quais estratégias poderão ajudar a alcançar esse objetivo?
Defina qual o retorno que o treinamento deve trazer para valer o investimento, já pensando em como essa meta poderá ser mensurada mais tarde.
Além de ajudar o treinamento a ter resultados concretos, essa etapa vai facilitar com que o colaborador que está fazendo a atividade enxergue os benefícios que ela trará verdadeiramente a sua função e tarefas do dia a dia. Assim, ele estará mais motivado a participar do processo.
Aliás, toda a hierarquia irá perceber como os treinamentos impactarão positivamente a produção, valorizando ainda mais essa estratégia.
2D - Desenhar uma experiência completa
O aprendizado não é uma ação pontual que começa no início da aula (ou quando o colaborador acessa o conteúdo online no caso do EAD), e termina quando todos saem da sala (ou fecham o navegador/aplicativo).
Essa disciplina mostra que o treinamento é uma operação mais complexa e completa do que isso. Tão importante quanto o momento com o colaborador e a exposição do conteúdo, é o que acontece antes e depois do treinamento. Por isso, preste atenção nessas etapas:
- Preparação: escolha dos participantes, que mais vão se beneficiar e impactar a empresa, e o planejamento das atividades;
- Aprendizagem: o treinamento em si e os ganhos que serão conseguidos com cada conteúdo;
- Transferência: reforço e estímulo à prática de tudo que foi aprendido;
- Realização: reconhecimento do colaborador pelos bons resultados trazidos.
Ou seja, para otimizar o treinamento e alcançar os objetivos definidos, é importante trabalhar bem toda a experiência de aprendizado do colaborador.
3D - Direcionar a aplicação para a prática
Todo conhecimento que é aplicado na prática é melhor gravado na memória das pessoas. Por isso é fundamental criar ações para que os colaboradores usem efetivamente a bagagem de aprendizado que adquiriram no treinamento e que estejam motivados para entender a importância de todo o processo.
O treinamento só será efetivo se os participantes conseguirem aplicar o conhecimento no seu dia a dia e verem claramente os benefícios conquistados pela estratégia.
4D - Definir a transferência do aprendizado
Um dos problemas que pode acontecer na educação corporativa é a falta de acompanhamento do aprendizado do participante. Geralmente o RH fica encarregado do momento do treinamento, mas não há continuidade desse trabalho no dia a dia do colaborador, ainda mais por parte das lideranças.
Existem várias práticas que ajudam nessa tarefa, como lembretes a respeito do treinamento, coaching, feedbacks, balanço de resultados, entre outras ferramentas. Assim, o conhecimento adquirido no treinamento é reforçado continuamente, mantendo os bons resultados.
5D - Dar apoio à performance
Nesse passo também se consideram outras ações para manter os benefícios conquistados pelo treinamento e alimentar a motivação dos colaboradores.
O funcionário sempre deve ter apoio para aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridas na educação corporativa. Alguns exemplos de ações nesse sentido são disponibilizar os conteúdos online, montar um guia de boas práticas relacionadas ao assunto, trabalho de coaching (também nessa etapa) e o reforço positivo vindo da liderança.
6D - Documentar resultados
Agora é a hora de medir os resultados do treinamento corporativo. Como no início foram definidos os objetivos e metas, é o momento de analisar de forma mensurável (com dados) se eles foram alcançados ou não.
O treinamento corporativo, nessa estratégia, deve trazer impactos concretos e valor para a organização. Por isso essa etapa é fundamental para saber se o trabalho valeu a pena ou não, o que deve ser aprimorado ou está correto e o que fazer nas ações futuras.
6Ds, treinamento corporativo e outras estratégias
Adotar a metodologia do 6Ds é uma excelente forma de otimizar o treinamento e focá-lo em trazer resultados concretos a empresa.
No entanto, apesar de suas inúmeras qualidades, o treinamento corporativo por si só não irá resolver todos os problemas e necessidades da sua gestão de pessoas. Por isso é importante combiná-lo com outras estratégias, como desenvolvimento de pessoas, dinâmicas e gamificação.
Cada uma delas traz focos e benefícios diferentes. A gamificação, por exemplo, é uma ótima ideia para engajar os funcionários nos treinamentos corporativos e outros processos não tão atraentes (como recrutamento, onboarding de novos funcionários, comunicação interna e até mesmo as tarefas cotidianas), tornando a experiência mais interativa e imersiva.
Quer saber mais como essa metodologia pode beneficiar sua educação corporativa? Leia nosso artigo Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar e conheça mais vantagens em se adotar essa estratégia!
As 6 disciplinas são uma metodologia de aprendizado aplicada especificamente na educação empresarial.
1D - Determinar os resultados para o negócio
2D - Desenhar uma experiência completa
3D - Direcionar a aplicação para a prática
4D - Definir a transferência do aprendizado
5D - Dar apoio à performance
6D - Documentar resultados