Com conceito amplo, a accountability no ambiente empresarial pode ser considerada um método de controle interno ou mesmo o comprometimento organizacional de um profissional
Accountability, em uma tradução livre para o português, significa contabilidade; prestação de contas. No âmbito corporativo, accountability é a prática de prestar conta a todos de forma transparente, sempre pautada na ética e na responsabilidade, uma virtude moral essencial para o mercado.
O que você vai ver neste artigo:
Accountability é um termo adotado em diversos contextos, em todos eles - esfera pública, privada ou pessoal -, ele é considerado uma virtude moral que significa adotar o “papel de dono” e tomar como responsabilidade os processos em que está inserido. Ele também é utilizado para se referir a um método de prestação de contas. Apesar de se referir a isso, ele não se limita a essas características.
Accountability está relacionada ao comprometimento organizacional como um todo, tanto por parte de líderes como de liderados para alcançar bons resultados, com transparência nos atos, responsabilidade e protagonismo na realização de suas próprias tarefas.
Na sequência você irá conferir mais sobre accountability.
O que é accountability?
Accountability tem sido cada vez mais adotado nas organizações de diversas áreas para se referir a uma inteligência emocional de colaboradores e gestores para executar suas tarefas de trabalho. Diz respeito à prática de assumi-las com responsabilidade, como se fosse o próprio dono do empreendimento e trabalhando com maior transparência possível.
Accountability tem como objetivo garantir que todas as atividades sejam realizadas de forma transparente, detalhando como, quando, porquê e por quem foi feita. Ele também está relacionado a atribuir aos colaboradores a responsabilidade pelos resultados alcançados, para gerar um senso de comprometimento e engajamento forte.
Na prática, a função da accountability nas empresas é promover a cultura da proatividade e do comprometimento com os resultados.
Por que desenvolver o accountability nas empresas?
Há alguns anos o cenário de competição no ambiente corporativo era bem significativo. Com isso, um profissional desenvolvia suas atividades sem se preocupar em como a entregaria ao seu colega de trabalho. Se houvesse um erro, era normal que as justificativas fossem pouco coerentes, como “eu não sei”.
Accountability começou a ser adotada nas empresas como um recurso para os gestores, para que eles conseguissem motivar e engajar seus funcionários, bem como estimular a cooperação com os demais colaboradores, de modo que todos desenvolvessem suas atividades por um objetivo final, se preocupando com a qualidade.
Através desse recurso, as organizações começaram a perceber mudança entre as equipes, possibilitando que todas se sentissem responsáveis pelo sucesso da organização, promovendo maior transparência e relacionamento com todos os stakeholders.
Passo a passo para adotar accountability na sua organização
Em cinco passos simples e práticos, sua empresa consegue implementar a accountability. Confira quais são eles.
1. Tenha uma conversa clara com a equipe
Antes de tudo é necessária clareza. A empresa precisa compartilhar com os colaboradores quais são os resultados que devem ser alcançados, como será avaliado se o time está indo para o caminho certo e quais as responsabilidades de cada um para que aquele resultado seja atingido.
Uma conversa sincera e, claro, bidirecional com a equipe é tudo que sua empresa precisa fazer nesse primeiro momento. E para garantir que os profissionais tenham entendido de fato, você pode pedir que eles pontuam os principais assuntos conversados, ou enviar por e-mail resumindo tudo o que foi conversado. Use a criatividade e leve em consideração o perfil da sua empresa. Se quiser colocar um quadro visível a todos, também é possível.
2. Mapeie as competências e habilidades necessárias
Só é possível trabalhar com a accountability quando os colaboradores possuem as competências e habilidades necessárias. Para saber quais são elas, sua empresa deve ter claro qual o objetivo ela possui e fazer um mapeamento de quais recursos as pessoas envolvidas devem dominar para alcançá-lo.
Se sua empresa encontrar alguma gap, o próximo passo deve ser criar um treinamento ou desenvolvimento que contribua na formação do colaborador e que permita que ele atinja os resultados que precisa.
3. Pense na avaliação
A avaliação é outro processo que se deve ter certo de como será. É fundamental esclarecer quais serão as regras que definirão o sucesso ou insucesso do processo. As regras precisam ser mensuráveis e objetivas, além de serem acompanhadas semanalmente.
Se no meio do processo, você identificar que existe algo fora do esperado, você pode aplicar um brainstorming a fim de encontrar uma solução ou redesenhar o cronograma feito inicialmente.
4. Não se esqueça do feedback!
O feedback é uma importante ferramenta para alinhar os objetivos da empresa com as práticas do colaborador. Isso porque através dele os colaboradores sabem como estão com relação à expectativa da empresa. Se estão cumprindo ou não seus compromissos. Se estão engajados. Se há necessidade de melhorar alguma competência, entre outras questões.
O feedback também pode ser destinado ao gestor, com isso a empresa consegue alinhar essa expectativa tanto com colaboradores quanto para os gestores.
Quando o feedback é destinado aos gestores, os funcionários que compartilham suas perspectivas No feedback, eles compartilham se existe algo que o líder possa melhorar ou mudar para facilitar todo o processo.
5. Crie recompensas
Até aqui você viu como ser estratégico e definir de forma inteligente os processos para que a accountability seja real na sua empresa.
Depois de colocá-los em prática e obter os resultados, a jornada continua. O próximo passo deve ser criar recompensas adequadas para as pessoas que atinjam os objetivos estabelecidos.
Essa recompensa pode ser um reconhecimento, uma promoção, uma bonificação financeira, o que sua empresa desejar. O importante é que ela seja inserida.
Se os objetivos não forem cumpridos, então você deve mudar os papéis ou fazer algumas substituições. Cabe avaliar a situação e ver o que melhor se enquadra na sua organização.
Gostou de descobrir como desenvolver accountability na sua empresa? Agora é partir para a prática. Se você ficou na dúvida de algum processo, então pode entrar em contato com a gente para esclarecer.
Perguntas Frequentes:
Accountability é um termo adotado em diversos contextos, em todos eles - esfera pública, privada ou pessoal -, ele é considerado uma virtude moral que significa adotar o “papel de dono” e tomar como responsabilidade os processos em que está inserido.
1. Tenha uma conversa clara com a equipe;
2. Mapeie as competências e habilidades necessárias;
3. Pense na avaliação;
4. Não se esqueça do feedback!;
5. Crie recompensas.