Agile Marketing é uma transformação das metodologias ágeis surgidas no âmbito de softwares e adaptadas para a área de marketing. Ela se refere a um conjunto de práticas, princípios e valores que estruturam as estratégias da área de marketing para que sejam mais flexíveis às mutações do mercado.
O mercado de hoje é muito imprevisível, qualquer elemento ou circunstância pode influenciar na mudança dele, portanto desenvolver estratégias de marketing uma vez por ano se tornou inviável para as empresas que querem se manter competitivas no mercado.
O que você vai ver neste artigo:
Mas o processo de análise e desenvolvimento de estratégias demanda bastante tempo para que seja feito com eficiência. Pensando nessa problemática, observaram na área de desenvolvimento de softwares, uma ferramenta que poderia ser adaptada ao marketing para solucionar essa questão, surgindo, assim, o Agile Marketing.
Venha entender o conceito de Agile Marketing, seus princípios e como essa metodologia pode influenciar na agilidade e eficiência dos profissionais de marketing.
O que é Agile Marketing?
Agile Marketing tem como foco trazer maior agilidade na área de marketing das empresas, principalmente às business agility. Para isso, ela propõe metodologias que mudam a forma de trabalho do setor. Pode-se dizer então que Agile Marketing é uma metodologia de gestão de projetos que foca em ciclos curtos de trabalho com objetivo de melhorar as estratégias do setor.
Com o Agile Marketing, as equipes identificam as etapas de um processo e concentram seus esforços no desenvolvimento delas para que tudo seja concluído com agilidade e eficiência que o mercado atual exige. A cada etapa finalizada, os impactos do projeto são analisados e novas melhorias são realizadas e inseridas nas próximas etapas para que falhas sejam eliminadas.
Nessa perspectiva, a análise de dados é utilizada como base para solução de problemas em tempo real. Por meio de informações são feitos testes, interpretados resultados e implementadas práticas quantas vezes forem necessárias, com o objetivo de trazer aperfeiçoamento constante.
10 princípios do Agile Marketing
Existe um manifesto do Agile Marketing que traz 10 princípios que ajudam a nortear a implementação dessa ferramenta nas empresas. A partir de uma tradução livre do documento, é possível resumi-los em:
- Em termos de entrega, focar na satisfação do cliente, para que ela seja rápida e contínua de modo que resolva o problema do cliente;
- Ver as mudanças como oportunidade para gerar vantagem competitiva, respondendo rapidamente a elas;
- Mudar os ciclos de entrega de projeto de marketing para que eles sejam mais curtos;
- Alinhar a área de marketing com a de negócios, vendas e desenvolvimento;
- Cuidar do clima organizacional para que a equipe esteja sempre motivada. Crie programas para dar suporte que os profissionais precisam para se desenvolver;
- Ver o aprendizado (implementar - mensurar - aprender) como um caminho para o crescimento;
- Manter o ritmo de desenvolvimento de maneira constante e contínua;
- Entender que o fracasso e o aprendizado com falhas são comuns, o que não pode acontecer é repetir o mesmo erro;
- Dispor de atenção contínua aos fundamentos de marketing e ao design para melhorar a agilidade;
- Simplificar para dispor de mais eficiência.
Benefícios do Agile Marketing
Está explícito que uma das vantagens do Agile Marketing é gerar agilidade para as estratégias de marketing, sem que a equipe perca a qualidade exigida. Mas essa não é a única qualidade que a ferramenta dispõe, há uma série de benefícios que, quando implementado o conceito de maneira eficiente, é possível observar.
Porém, é preciso entender que as mudanças não acontecem tão rápido, assim como os benefícios não aparecem da noite para o dia. Para adotar o Agile Marketing é preciso que haja transformação na postura, mentalidade e na forma de organização da empresa.
Mais produtividade
O Agile Marketing possibilita que a equipe alcance mais resultados em menor período de tempo, gerando consequentemente maior produtividade na empresa. Sabe porquê?
Com maior rapidez nos processos, a equipe não perde tempo com afazeres desnecessários, como uma reunião que poderia ser resolvida com um e-mail ou um projeto que não tem como ponto central a resolução de problemas e satisfação do cliente. O foco sempre estará em trazer soluções que geram resultados para o negócio.
Eficiência
Outro benefício evidente quando se implementa o Agile Marketing é a eficiência. Eficiência no âmbito empresarial se trata de realizar as práticas empresariais da melhor forma possível.
Como o Agile Marketing cria pequenos experimentos e campanhas interativas, é possível identificar mais rápido falhas e oportunidades de melhoria, gerando melhores resultados e, ainda, diminuindo o desperdício de recursos.
Foco no consumidor
Nos dias atuais, os consumidores estão mais informados e exigentes com relação à compra de produtos e serviços. É comum que eles considerem em suas escolhas de compra mais do que a qualidade, pense também, por exemplo, se os valores da marca são os mesmos que acreditam.
Como o Agile Marketing mantém o foco no consumidor, a criação de campanhas passa a contemplar estratégias que evidenciem essas informações que o cliente tem buscado.
Adapta-se às mudanças
O Agile Marketing foi criado justamente com o objetivo de dar a equipe de marketing condições para se adaptar de maneira rápida às inevitáveis mudanças do mercado.
A partir dele, ao invés de a empresa desenvolver planos para 6 meses ou 1 ano – como é feito no marketing tradicional –, as equipes passam a criar planos flexíveis que podem ser mudados a qualquer momento.
Assim, ao invés de ignorar as mudanças ou vê-las como problemas, o Agile Marketing ajuda a empresa a encontrar oportunidades no novo cenário, de modo que ela realoque suas prioridades, adapte suas campanhas e se garanta no mercado competitivo.
Aumenta o alinhamento dos profissionais
Profissionais que trabalham com o Agile Marketing se reúnem de forma constante para reavaliar os planos, dividir tarefas, realizar testes e analisar resultados.
São reuniões rápidas que têm como objetivo manter a equipe alinhada entre si e com as demais áreas da corporação. Com isso, há maior transparência no processo, a comunicação interna se sobressai e o projeto fica visível a todos os participantes.
Quer conhecer outro conceito criado para ajudar a otimizar os processos da empresa? Aconselhamos que leia sobre a Metodologia Lean que busca acabar com os desperdícios da empresa.
Agile Marketing tem como foco trazer maior agilidade na área de marketing das empresas, principalmente às business agility. Para isso, ela propõe metodologias que mudam a forma de trabalho do setor. Agile Marketing é uma metodologia de gestão de projetos que foca em ciclos curtos de trabalho com objetivo de melhorar as estratégias do setor.
- Mais produtividade
- Eficiência
-Foco no consumidor
-Adapta-se às mudanças
-Aumenta o alinhamento dos profissionais