Tem perfil analítico a pessoa que consegue analisar e trabalhar com diferentes informações e, a partir delas, encontrar uma solução mais adequada às necessidades da empresa e do cliente. Além disso, é aquele sujeito que se destaca por ser organizado, assertivo e atento aos detalhes.
O que você vai ver neste artigo:
- O que é análise de perfil comportamental?
- Para que serve a análise comportamental?
- Quais são as vantagens em implementar esse tipo de análise?
- Quais são os 4 perfis comportamentais?
- Como funciona a análise de perfil comportamental?
- Então qual é o melhor teste de perfil comportamental?
- Como fazer uma análise de perfil comportamental assertiva?
A análise de perfil comportamental é utilizada pelo setor de Recursos Humanos para identificar e associar os colaboradores de uma instituição pelos seus traços de personalidade de comportamentos. É um teste que busca reconhecer a conduta frente às diferentes circunstâncias do ambiente corporativo.
Cada profissional tem diferentes habilidades e competências que são adquiridas conforme as experiências e vivências ao longo da vida. Com a mesma influência, surgem as formações acadêmicas e técnicas e todas elas são responsáveis por moldar o perfil comportamental no âmbito profissional.
Devido a isso, a gestão de pessoas se torna um desafio para empresas e gestores responsáveis pela tarefa. Eles precisam identificar os talentos que dispõem na corporação, observando os pontos fortes e limitações e ajudar de maneira que cada um dê o melhor de si para levar a instituição aos resultados esperados.
Esse processo de conhecer a equipe se dá de diversas formas, inclusive pela análise de perfil comportamental, uma opção exponencial quando se trata de conhecer e respeitar os diferentes perfis profissionais existentes na empresa.
Através deste texto, você entenderá melhor o significado da análise de perfil comportamental, quais são suas características e como ele funciona exatamente. Se ficou interessado em saber mais a respeito, então é só continuar com a leitura deste artigo!
O que é análise de perfil comportamental?
A análise de perfil comportamental é feita através de testes que decodificam a postura de um profissional diante determinado acontecimento. Em outras palavras, é avaliado a reação do colaborador em uma situação específica que pode acontecer no ambiente de trabalho.
Levando em consideração que cada pessoa reage de forma diferente às situações, porque a reação tem a ver com a sua personalidade, conhecer como os colaboradores da sua empresa irão enfrentar as circunstâncias inquiridas no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso da empresa.
Por exemplo: determinada função requer que o profissional funcione sob pressão, no entanto seu perfil reage mal a ambiente como esses, nesse cenário dificilmente esse profissional conseguirá entregar seu potencial máximo.
Sempre há aqueles que são mais produtivos sob pressão e aqueles que optam por estar em um ambiente mais calmo para realizar suas tarefas diárias, assim como há aqueles com perfil de liderança e outros que não.
Neste exemplo, a personalidade é o fator de influência sobre como o profissional vai reagir a determinado ambiente ou circunstância. Porém não somente ela impacta nisso, suas experiências profissionais, conhecimentos (hard skills e soft skills) também influenciam. Portanto é a soma de diversos elementos que se intercalam.
Profissionais deslocados tendem a ficarem desmotivados, serem improdutivos, realizarem seus trabalhos sem qualidade e como consequência taxas como de turnover aumentam e o profissional não consegue entregar bons resultados para a empresa, tais malefícios só demonstram a importância de conhecer a fundo os colaboradores da empresa.
Há diversas maneiras de mapear o perfil profissional de cada colaborador, mas a análise de perfil comportamental é o primeiro passo para transformar a realidade do trabalho e, assim, criar uma equipe de alta performance.
Para que serve a análise comportamental?
A análise comportamental geralmente é usada em processos de seleção de talentos, mas também pode ser aplicada nos profissionais já contratados, colaboradores que visam a evolução na empresa ou consideram mudar de área, isso porque, no geral, a análise comportamental gera autoconhecimento.
Então, traçar o perfil comportamental dos profissionais faz com que eles se auto conheçam e pensem em suas atitudes, em como elas influenciam nos resultados alcançados e, ainda, que entendam o motivo de terem certas atitudes ou escolhas.
Entender sobre características e comportamentos predominantes auxilia no processo de desenvolvimento humano, ajustando práticas inadequadas, através de treinamento comportamental. Por isso, mapear tais comportamentos e encontrar estímulos que melhorem isso, é fundamental. Assim, tanto a empresa como o colaborador são atingidos pelas transformações positivas.
Quais são as vantagens em implementar esse tipo de análise?
Destacamos 4 principais vantagens que sua empresa tem acesso a partir do momento que decide implementar a análise de perfil comportamental.
Ser assertivo na admissão e gestão de pessoas
Mesmo uma empresa que adota no processo de recrutamento e seleção diferentes etapas (dinâmica, teste, entrevista com o RH, entrevista com o gestor) está suscetível a não conhecer alguns aspectos e características do candidato, o que pode propiciar surpresas não tão agradáveis no futuro.
Ao adotar a técnica de analisar o perfil comportamental do candidato, a empresa consegue mapear o comportamento dele de forma mais detalhada e precisa. Como resultado, a organização tem um profissional alinhado aos parâmetros e necessidades da empresa, não somente ao que tange as hard skills, mas também as soft skills.
Esse conhecimento possibilita criar uma gestão de pessoas mais eficaz, considerando as características e o perfil de seus colaboradores. A partir disso, estratégias e ações conseguem engajar melhor esses profissionais.
Treinamentos estratégicos e econômicos
Contratar profissionais alinhados com as reais necessidades da empresa diminui os riscos de uma demissão futura, e de ter que investir em novos processos seletivos. Assim, a análise de perfil comportamental contribui também no contexto financeiro de um negócio.
Como se todos esses benefícios não bastassem, essa ferramenta facilita também na identificação de habilidades e tendências comportamentais que devem ser aperfeiçoadas, além das melhores metodologias para implementar com seus funcionários.
Dessa maneira, o negócio consegue poupar tempo e custos com treinamentos ineficazes.
Redução do turnover
É comum que os altos índices de turnover seja por incompatibilidade entre profissionais e suas funções. Logo, ter uma ferramenta capaz de identificar qual função combina mais com o perfil do profissional, impacta na redução de rotatividade de uma empresa.
Mapeamento de lideranças
A análise de perfil comportamental é uma ferramenta que ajuda a prever o comportamento de um funcionário em diferentes situações.
É um recurso muito adotado para fazer o mapeamento de lideranças, por exemplo, para identificar possíveis colaboradores que possam assumir um cargo desse nível.
Desse modo, a empresa pode trabalhar melhor nesses profissionais que tenham maiores condições para se tornar líder.
Quais são os 4 perfis comportamentais?
É possível classificar os profissionais em quatro perfis comportamentais padrões: executor, idealizador, comunicador e organizador.
Todo indivíduo possui características de todos os perfis, porém um é mais predominante na personalidade. Veja a respeito de cada um.
Executor
O perfil executor é característico ao profissional que tem como foco o resultado. Ele gosta de desafios, possui senso de urgência e se dá bem ao desenvolver diversas atividades em simultâneo. Qualquer tarefa entregue a ele será feita com rapidez e qualidade.
Por outro lado, o executor acredita ser autossuficiente e, por isso, tem problemas para se relacionar com os colegas e delegar tarefas. Sem contar que alguns optam por atalhos para realizar suas atividades.
Idealizador
São pessoas criativas e inovadoras que buscam sempre "fazer diferente”. Para elas, o foco deve estar no futuro, por isso são caracterizados como indivíduos intuitivos e visionários.
Se busca por funcionários que vão dedicar seus esforços para deixar sua empresa sempre relevante e competitiva no mercado, então deve encontrar pessoas com perfil idealizador.
Em contrapartida, esses profissionais têm certa dificuldade de prestar atenção no presente. Isso acontece por conta das diversas ideias e informações que passam por sua mente.
Comunicador
O comunicador se sente à vontade ao trabalhar em equipe, geralmente são aqueles indivíduos que promovem a harmonia entre os colegas. São extrovertidos, sabem se comunicar e possuem persuasão em seu discurso.
O grande desafio de um profissional com características de comunicador predominante, é com relação às regras e processos fechados. Eles têm certa dificuldade de lidar com essas questões.
Organizador
Também conhecido como analista, esse profissional tem alta capacidade de planejamento e organização. São colaboradores que se dão melhor com regras e metodologias, e realizam suas atividades de forma metódica.
No entanto, esses indivíduos têm dificuldade em se adaptar às mudanças, apresentar muito carisma e assumir riscos.
Como funciona a análise de perfil comportamental?
Como funciona a análise de perfil comportamental dependerá de qual metodologia a empresa aplicará. Aqui, você conhecerá as características de 3 delas, as mais populares no âmbito empresarial.
DISC
O método DISC é considerado um dos mais utilizados e conhecidos no mercado. Trata-se de uma análise de perfil comportamental bastante simples que não requer de muito para ser desenvolvido e aplicado.
Basicamente, o teste é estruturado em quatro palavras que representam características e traços de personalidade. O nome da metodologia, inclusive, vem do acrônimo de cada palavra: dominance, influence, steadiness e conscientiousness.
O teste funciona da seguinte forma: o indivíduo é submetido a uma série de atributos e cada um corresponde a um perfil comportamental. Ao final do teste, a pontuação é somada e se obtêm quatro resultados distintos. Aquele de maior incidência é o perfil comportamental mais evidente.
São os perfis comportamentais:
- Dominante / dominance (D): são profissionais determinados e ousados, por isso lidam melhores com desafios;
- Influente / influence (I): são colaboradores que têm habilidade da comunicação e sabem persuadir. Além disso, eles são entusiasmados;
- Estável / steadiness (S): são profissionais mais tranquilos e confiáveis, têm paciência com as situações e pessoas e desenvolvem melhor seu trabalho quando se há uma rotina a seguir;
- Cauteloso / conscientiousness (C): são colaboradores metódicos e analíticos, eles gostam de seguir regras e se adaptam bem aos processos.
STAR
STAR também é um acrônimo das palavras situação (S), tarefa (T), ação (A) e resultado (R). Esse teste visa traçar o perfil comportamental a partir de experiências prévias vividas pelo profissional.
Ou seja, ele tem como finalidade prever, de acordo com o passado, como o indivíduo irá se comportar e agir em circunstâncias do presente ou do futuro.
Esse teste é realizado através de perguntas como "quais foram os desafios em determinada circunstância?", "o que você sentiu?", "como agiu?", "quais foram os resultados atingidos?", entre outras.
Dominância cerebral
A dominância cerebral busca entender os comportamentos predominantes do colaborador. Segundo Ned Herrmann, o criador da metodologia, o cérebro está dividido em quadrantes e cada um está relacionado a uma característica:
- Superior direito: relacionado ao perfil analítico;
- Superior esquerdo: perfil organizador;
- Inferior direito: perfil comunicativo;
- Inferior esquerdo: perfil inovador.
Dos métodos aqui citados, este é o mais complexo, pois contempla cerca de 120 perguntas para identificar qual é a predominância cerebral da pessoa. Nessa visão, portanto, mesmo que cada pessoa seja única, há padrões de condutas que podem ser encontrados.
Então qual é o melhor teste de perfil comportamental?
Não existe um teste de perfil comportamental melhor do que outro, há o que melhor se adequa a necessidade atual da empresa.
Mesmo que sejam geralmente adotados em processos de recrutamento e seleção, eles podem ser implementados em diversas situações, então é importante levar em consideração qual objetivo, para então decidir qual melhor se enquadra.
Os testes podem ser aplicados ao longo da trajetória do profissional. Quando há processo de recrutamento interno para a criação de uma equipe para um projeto específico. Ele também pode ser adotado para uma promoção hierárquica ou para remanejamento de colaboradores.
Então antes de fazer sua escolha, pense qual ferramenta será mais estratégica e direcionará sua empresa da melhor forma possível. O importante é identificar o objetivo para em seguida analisar qual se encaixa nele.
Claro, existe aquele que mais faz sucesso entre as empresas, no caso o método DISC. Mas para que de fato gere benefícios, leve em consideração o contexto.
Como fazer uma análise de perfil comportamental assertiva?
Como já dito por aqui, para realizar uma análise de perfil comportamental da melhor forma possível, é essencial escolher uma ferramenta específica que concorde com as necessidades e objetivos da sua organização.
Ao escolher um modelo, é preciso estudá-lo, entender a fundo suas características, como deve ser implementado e outras informações pertinentes.
Gostou de compreender o que é e como funciona a análise de perfil comportamental? Comente com a gente, queremos saber sobre a sua opinião!
A análise de perfil comportamental é feita através de testes que decodificam a postura de um profissional diante determinado acontecimento.
A análise comportamental geralmente é usada em processos de seleção de talentos, mas também pode ser aplicada nos profissionais já contratados, colaboradores que visam a evolução na empresa ou consideram mudar de área.