Braving é um conceito que pode ser aplicado por lideranças, colaboradores e pessoas envolvidas na empresa para criar um relacionamento saudável e aumentar a confiança entre a equipe. Por meio de pequenas ações no dia a dia, pode-se cultivar relações e um ambiente de trabalho positivo para todos na organização.
Descubra neste artigo o que é e como funciona o Braving e fortaleça os laços na sua empresa!
O que você vai ver neste artigo:
A Importância de um Relacionamento Saudável
Um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença em uma empresa. Um clima organizacional positivo contribui para que os colaboradores sejam produtivos, tenham qualidade no serviço, se esforcem ao máximo, gerem resultados e cultivem uma relação amigável com seus colegas e gestores — além de continuarem na empresa.
Considerando que são os funcionários que fazem as engrenagens de um negócio se moverem, é fundamental investir no relacionamento da organização com sua equipe, construindo uma relação de confiança e respeito mútuo. Essa é uma excelente forma de se ter colaboradores engajados e de reter os profissionais competentes.
Muitos talentos estão deixando seus empregos por terem perdido o engajamento e a confiança em suas organizações. Quantas vezes você já viu um profissional pedir demissão, pois sente que os valores internos ou atitudes corporativas não correspondem aos seus pessoais? Devido a um gestor problemático, que não é um bom exemplo, estimula uma disputa insalubre entre os funcionários ou é excessivamente rígido? Devido a colegas que “puxam o tapete” uns dos outros ou lhe faltam habilidades interpessoais?
Ainda mais com as gerações mais novas, há o desejo das pessoas de terem melhor equilíbrio na vida pessoal e profissional — e isso passa pela necessidade de se trabalhar em um lugar com ambiente saudável, motivador e engajador, que permita que o funcionário dê o seu melhor, mas também seja valorizado. E que ele tenha confiança em sua liderança, equipe e organização.
Nesse sentido, algo que pode ajudar a fortalecer os relacionamentos internos e resolver problemas como estes é investir no conceito de Braving na empresa.
O que é Braving?
O conceito de B-R-A-V-I-N-G foi desenvolvido por Brené Brown, professora pesquisadora na Universidade de Houston e autora de diversos livros sobre liderança, coragem, vulnerabilidade e outros assuntos da área.
Basicamente, esse conceito traz 7 elementos que podem contribuir para construir um sentido de confiança nas pessoas. A nomenclatura forma um acrônimo e cada letra da sigla significa:
- Boundaries / Limites
- Reliability / Confiabilidade
- Accountability / Responsabilidade
- Vault / Discrição
- Integrity / Integridade
- Non-Judgment / Não Julgamento
- Generosity / Generosidade
Cada uma dessas palavras reflete os valores do conceito — e que devem ser praticados em pequenas ações do dia a dia pelas lideranças, colaboradores, profissionais e envolvidos em geral com a empresa.
Uma breve explicação ajuda a entender como cada um desses elementos contribui para despertar a confiança nos relacionamentos interpessoais em uma organização:
1- Boundaries / Limites
Todo relacionamento saudável envolve pessoas que sabem respeitar os limites umas das outras. Isso serve para qualquer tipo de relação e independentemente do nível de intimidade. Por isso, é preciso ter um diálogo aberto entre todos da empresa: quais são os limites de cada um? O que pode e o que não se pode fazer no dia a dia?
Um exemplo simples: imagine se um dos colaboradores tem o costume de fazer comentários sobre a aparência física de outro funcionário, como se fossem “brincadeiras”, mas esse segundo profissional se sente desconfortável com essas falas. Ao saber desse incômodo, o primeiro deve respeitar esse limite do colega e evitar com as palavras danosas que vão, aos poucos, envenenando o relacionamento dos dois e a dinâmica interna .
2- Reliability / Confiabilidade
Saber que se pode confiar em alguém é um grande valor — e que faz toda a diferença na empresa. Uma liderança que faz microgerenciamento, por exemplo, é completamente diferente de uma que confia que seus colaboradores darão conta do recado e respeita sua autonomia; enquanto funcionários que confiam que seus gestores irão atuar para cultivar um ambiente de trabalho saudável atuam de uma forma bem distinta do que se não tivessem respeito por seus líderes.
Esse item também pensa no outro lado da moeda: os colaboradores precisam se dedicar para cumprirem suas demandas e ganharem a confiança de seus gestores, enquanto as lideranças devem ter competências sociais para lidar com a pressão e as dinâmicas internas. Somente com a credibilidade de todos os lados é possível construir laços verdadeiros na equipe.
3- Accountability / Responsabilidade
Essa qualidade é fundamental e valorizada em qualquer profissional, especialmente naqueles que estão em posição de chefia. Mas, no fim, ela serve para todos e faz toda a diferença na dinâmica interna.
Todos cometem equívocos e isso é inevitável: o importante é reconhecê-los, pedir desculpas e fazer o que for possível para corrigi-los. Esse tipo de conduta ajuda a criar um ambiente mais saudável dentro da organização, em que as pessoas lidam melhor com suas falhas e também com as dos outros.
4- Vault / Discrição
A tradução literal desse item é “cofre”, mas a realidade é mais palpável: quem confia em alguém que conta tudo para os outros, especialmente espalhando algo que foi confiado em segredo? Quantas vezes pessoas já foram prejudicadas ou abalaram sua relação por conta dessa falta de lealdade e, de certa forma, discrição?
Pode ser algo pessoal ou profissional — se foi contado em segredo, deve continuar um segredo. Imagine se a liderança resolve partilhar com toda a equipe algo que um dos colaboradores lhe confiou em sigilo durante um one-on-one: o relacionamento entre ambos não seria abalado com essa quebra de confiança? Esse funcionário não poderia perder o respeito e a boa opinião por seu gestor?
Assim como um cofre guarda bens de valor, neste caso deve-se trancar aquilo que foi compartilhado em confiança e se guardar bem a chave. Isso serve para as lideranças, profissionais e pessoas envolvidas com a empresa.
5- Integrity / Integridade
Ser fiel aos princípios éticos e morais, mesmo em situações desafiadoras, é algo que faz a diferença em qualquer pessoa. A integridade é uma qualidade necessária em todos os envolvidos em uma empresa, promovendo um ambiente justo e uma organização de credibilidade.
Além disso, ser íntegro ajuda a despertar o respeito e admiração dos pares, consequentemente aumentando a confiança na pessoa.
6- Non-Judgment / Não Julgamento
Ter um relacionamento honesto e aberto, com o bônus do respeito às diferenças, contribui para se manter uma dinâmica saudável e positiva dentro da empresa.
Esse item trabalha bastante com os valores da empatia e da diversidade: os colaboradores devem se colocar no lugar dos colegas para construir uma relação sólida na equipe.
7- Generosity / Generosidade
Quem não tem uma imagem favorável de alguém que sempre ajuda os outros, tem uma palavra amiga e um gesto generoso? Essa qualidade ajuda a aproximar pessoas e a criar um vínculo afetivo que impacta toda a dinâmica.
No fim das contas, todos esses 7 elementos são habilidades sociais que podem ser despertadas em qualquer pessoa: basta usar as estratégias corretas para se trabalhar essas competências em suas lideranças, colaboradores e demais envolvidos na organização.
Quer fazer isso na sua companhia? Entenda a importância do processo de desenvolver pessoas e fortaleça os talentos da sua empresa!
Braving é um conceito que pode ser aplicado por lideranças, colaboradores e pessoas envolvidas na empresa para criar um relacionamento saudável e aumentar a confiança entre a equipe. Por meio de pequenas ações no dia a dia, pode-se cultivar relações e um ambiente de trabalho positivo para todos na organização.
Um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença em uma empresa. Um clima organizacional positivo contribui para que os colaboradores sejam produtivos, tenham qualidade no serviço, se esforcem ao máximo, gerem resultados e cultivem uma relação amigável com seus colegas e gestores — além de continuarem na empresa.