Promover a comunicação assertiva dentro da empresa é uma excelente maneira de tornar o clima organizacional mais saudável e aumentar a produtividade da equipe, além de evitar problemas, retrabalho e atritos entre os colaboradores.
O que você vai ver neste artigo:
- Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente corporativo
- Como desenvolver a comunicação assertiva e melhorar a produtividade
- Oratória e comunicação assertiva: como superar barreiras no trabalho
- Dicas práticas para aplicar a comunicação assertiva no dia a dia
- Como a comunicação assertiva contribui para um clima organizacional positivo
- O papel da liderança na promoção da comunicação assertiva
Infelizmente, algumas organizações e gestores ainda desconhecem ou não valorizam essa habilidade em seu dia a dia. Descubra como a comunicação assertiva pode transformar a dinâmica interna da sua empresa!
O que é comunicação assertiva e como ela difere de outros estilos?
Basicamente, a comunicação assertiva é a capacidade de transmitir informações, ideias, opiniões e relatos em geral de forma clara e compreensiva. Essa habilidade não significa ser apenas direto ou até mesmo rude e agressivo — é preciso também praticar a empatia e o respeito para se alcançar os objetivos desejados e abraçar esse modelo.
O conceito parece simples, mas na prática tudo se complica: quantas vezes você achou que entendeu ou que transmitiu as informações sobre determinada demanda corretamente, mas o resultado foi diferente do esperado? Quantas vezes presenciou alguém interpretando ou pronunciando uma fala que gerou desentendimentos e conflitos?
Isso ocorre porque muitas vezes as pessoas envolvidas praticam estilos de comunicação que não são adequados para o contexto, como a passiva, agressiva e a passiva-agressiva, gerando falta de clareza nas informações e até mesmo atritos entre as partes.
Em vez de omitir, relevar ou agir com rudez, a comunicação assertiva impulsiona as pessoas a se expressar com eficiência ao praticar a empatia e maior consciência nesse processo.
Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente corporativo
Uma palavra equivocada ou a dificuldade em comunicar algo de forma clara pode gerar uma série de problemas, como erros nas tarefas, a necessidade de retrabalho e até mesmo desgastar o relacionamento entre os colegas.
A comunicação assertiva ajuda a reduzir problemas como estes e, mesmo quando um conflito já está instaurado, ela permite resolvê-lo da forma mais eficiente e equilibrada possível. Assim, evita-se que as situações negativas escalem, se tornem grandes bolas de neve e prejudiquem a empresa.
Mais do que isso, essa habilidade ajuda a transmitir as informações com clareza e de forma respeitosa, permitindo uma melhor compreensão de todas as partes e a manutenção de um clima organizacional saudável.
Tudo isso estimula o trabalho em equipe ao tornar os relacionamentos internos mais amigáveis. Junto com as estratégias como a comunicação empresarial e a gamificação, por exemplo, pode-se aumentar o engajamento dos funcionários e fazê-los se sentirem parte de um verdadeiro time.
Como desenvolver a comunicação assertiva e melhorar a produtividade
Promover a comunicação assertiva é algo que toda a empresa deve praticar. Mas, por onde começar?
Primeiramente, é possível fazer um diagnóstico do clima organizacional, dos funcionários e das lideranças para verificar como estão suas percepções uns dos outros, identificando problemas e oportunidades de melhoria nessas dinâmicas.
Ao encontrar esses problemas, suas origens e profundidade, o RH então pode adotar treinamentos específicos voltados para essa área, educando os profissionais a como se comunicarem melhor.
Além disso, pode-se também investir em ações para despertar outras habilidades sociais na equipe, como a inteligência emocional, paciência, liderança, trabalho em equipe, entre outros, que irão contribuir para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e com seus gestores.
Oratória e comunicação assertiva: como superar barreiras no trabalho
Por mais competentes que sejam, algumas lideranças e funcionários podem ter dificuldades em habilidades como oratória e comunicação interpessoal — algo que vai acabar impactando negativamente no seu trabalho e na dinâmica da equipe. Por isso, para o benefício desses talentos e de todo o departamento, é fundamental o esforço para superar esses obstáculos e travas.
Felizmente, assim como qualquer habilidade, é possível que esses profissionais desenvolvam essas e outras competências para aplicar a comunicação assertiva no seu dia a dia, melhorando assim seu desempenho e relacionamentos.
Dicas práticas para aplicar a comunicação assertiva no dia a dia
Existem algumas atitudes eficientes para se adotar a comunicação assertiva no cotidiano e que servem para todos — funcionários, gestores e público em geral:
1- Planejamento e preparação para a conversa
Antes de conversar com alguém é importante definir previamente a mensagem que será transmitida, as palavras mais adequadas para o contexto, o tom de voz que será utilizado e até mesmo a postura física. Afinal, a expressão, o corpo e o silêncio também comunicam.
Esse cuidado ajuda a evitar equívocos, mal entendidos e atritos no geral, especialmente quando a mensagem é importante, complexa ou delicada.
2- Escuta ativa
Toda comunicação é um processo de duas vias: não adianta só falar, é preciso também saber escutar.
Estar atento ao que o outro diz, sem projeções ou interpretações extras, é fundamental para evitar desentendimentos ou atritos desnecessários. Não interromper, ter mente aberta e evitar especulações são condutas essenciais para o bom entendimento de todas as partes.
É preciso também fazer perguntas e até mesmo repetir o que a outra pessoa disse como forma de esclarecer qualquer ponto que não tenha sido inteiramente compreendido e evitar problemas depois.
3- Focar nos objetivos e soluções
Muitos problemas de comunicação ocorrem porque os envolvidos deixam de focar no que é mais importante. Ao iniciar, manter e finalizar uma conversa é fundamental jamais esquecer dos objetivos da transmissão da mensagem e, se for o caso, em promover uma solução para a situação.
Já esteve em uma reunião em que os profissionais estavam mais preocupados em apontar culpados, erros e problemas do que em, juntos, encontrarem respostas e resultados? Qual postura entre essas duas é a mais produtiva e benéfica para a empresa?
Como a comunicação assertiva contribui para um clima organizacional positivo
Considerando todos os os impactos positivos que essa habilidade gera na dinâmica interna, consequentemente os relacionamentos dentro da empresa serão mais saudáveis e o clima organizacional mais agradável.
Em vez de conflitos que acarretam em estresse e problemas interpessoais, os colaboradores irão comunicar com clareza e respeito suas necessidades e mensagens — permitindo a criação de laços de confiança e colaboração entre a equipe.
O papel da liderança na promoção da comunicação assertiva
Uma liderança que sabe se expressar, orientar, monitorar e motivar seus colaboradores de forma eficiente é um tesouro para o negócio — e um excelente exemplo para seus funcionários.
Os gestores devem abraçar essa habilidade e estimulá-la com seus liderados, inclusive mediando conflitos para que não escalem, e inspirando todos ao seu redor. Porém, para isso, é preciso também treinar e fortalecer esses profissionais para que assumam essa responsabilidade com toda competência necessária.
Promova um programa de liderança eficiente e transforme os líderes da sua empresa!