O treinamento de vendas pode ser aprimorado ao adotar metodologias inovadoras como a gamificação. Essa estratégia é altamente eficaz para engajar, motivar e capacitar os vendedores, fortalecendo a equipe e aumentando os lucros da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
A Importância da Gamificação no Treinamento de Equipes de Vendas
Apenas contar com os melhores produtos, serviços e processos internos não garante maior lucratividade para o negócio. É preciso investir em um treinamento especial para os vendedores conseguirem conquistar os clientes e fechar mais vendas.
Mas não adianta investir em qualquer treinamento: adotar métodos como a gamificação ajuda a tornar as ações de educação empresarial mais eficazes — e há vários motivos para isso.
Engajamento e Motivação: O Papel da Gamificação
A gamificação é uma metodologia aplicada em diversos processos e estratégias de uma empresa, como recrutamento e seleção, onboarding de novos funcionários, treinamento corporativo, desenvolvimento de pessoas, comunicação interna, plano de carreira e até mesmo nas tarefas cotidianas.
E em todas essas áreas a gamificação traz um grande benefício: sua grande capacidade de atrair e reter a atenção do público-alvo, despertando o engajamento das pessoas mesmo nas atividades mais complexas ou pouco interessantes.
Ao usar elementos, lógica e design de jogos, a gamificação consegue manter a motivação dos profissionais ao longo dos diferentes programas, tornando-os mais produtivos e eficazes ao incentivar com que os funcionários aproveitem-nos ao máximo — algo fundamental em ações como os treinamentos corporativos.
Imagine então como a gamificação pode impulsionar uma ação estratégica como o treinamento de vendas: vendedores mais capacitados e engajados são capazes de fechar mais negócios e, assim, aumentar o lucro da empresa.
Elementos de Gamificação no Treinamento de Vendas
Diversos elementos usados na gamificação podem ser adotados para tornar um treinamento de vendas mais engajador e produtivo. Storytelling, avatares, pontuação, ranking, medalhas, ranking, conquistas, entre outros, ajudam a despertar e manter o interesse dos vendedores ao longo das atividades educativas.
Porém, esses elementos precisam ser usados de forma estratégica para equilibrar diversão com capacitação — e, quando isso é realizado com eficiência, todos saem ganhando.
Casos de Sucesso: Empresas que Utilizaram Gamificação em Treinamentos de Vendas
Ao adotar uma solução gamificada qualificada, é possível conquistar resultados concretos no setor de vendas.
Resultados Tangíveis: A Experiência de Empresas na Utilização da Gamificação
Existem diversos casos de sucesso do uso da gamificação por empresas, ainda mais nas estratégias de educação corporativa e nos treinamentos de vendas.
A Decathlon, gigante varejista de artigos esportivos, precisava melhorar o atendimento nas lojas e o relacionamento com os clientes. Por isso, em parceria com a Ludos Pro, foi criada uma solução gamificada para que os vendedores conhecessem em profundidade vários esportes e os produtos comercializados pela companhia, sendo capazes de encantar os compradores. A ação capacitou mais de 1.500 colaboradores e resultou em uma performance acima de 95% nos cursos oferecidos na plataforma.
Já a Saint-Gobain, uma das maiores fábricas de materiais de infraestrutura e construção civil do Brasil e do mundo, buscou a Ludos Pro para engajar os vendedores e fortalecer os treinamentos relacionados às mercadorias da companhia. Para isso, foi criado um guia prático e interativo gamificado com todos os conteúdos técnicos necessários para os vendedores. Mais de mil funcionários foram impactados pela ação, com uma performance de mais de 82% nos módulos.
Enquanto isso, a Coopesp, maior grupo nacional de Ópticos do Brasil, queria ampliar e otimizar os treinamentos dos vendedores e gerentes de suas unidades no país inteiro. Usando técnicas como storytelling, microlearning e mecânicas de jogos, a Ludos Pro promoveu uma ação para capacitar esses profissionais: mais de mil pessoas participaram das atividades, com uma taxa superior a 94% de conclusão e de mais de 85% de engajamento.
Todos esses casos comprovam como a gamificação pode fazer a diferença no treinamento de vendas em empresas de diferentes segmentos de mercado.
Dicas para Implementar a Gamificação no Treinamento de Vendas
Entretanto, para se atingir resultados como estes e fortalecer a equipe de vendedores, é fundamental investir no planejamento e na qualidade das ações que serão feitas. Não é qualquer gamificação ou treinamento que irá gerar impactos positivos como os que foram relatados.
Primeiramente é preciso descobrir quais são as lacunas de conhecimento e habilidades que os vendedores possuem e que precisam ser resolvidas para aumentar seu desempenho: é necessário reforçar o treinamento em certos produtos e serviços? Capacitar os funcionários para lidar com as objeções de vendas? Educá-los a como encantar e engajar os clientes?
Também é importante conhecer o perfil dos vendedores para além de suas necessidades profissionais, entendendo quais são seus desejos, expectativas, referências, rotinas, entre outras informações. Esses dados são fundamentais para se desenvolver uma ação gamificada que realmente desperte e mantenha seu interesse ao longo dos treinamentos.
Mas, não são somente essas questões que fazem um treinamento gamificado ser bem sucedido.
Escolha de Mecânicas de Jogo Adequadas
Ter um domínio sobre a metodologia e as tecnologias relacionadas à ela é fundamental para desenvolver uma ação gamificada que impulsione o treinamento de vendas. Algumas das questões importantes neste sentido são:
Definição de Metas e Recompensas
Toda ação precisa de metas para gerar impactos positivos concretos. Tanto a estratégia geral de educação empresarial e a gamificação quanto cada vendedor devem ter seus alvos bem definidos: quantos profissionais serão beneficiados pela atividade? Quais os ganhos de produtividade e qualidade que devem ser atingidos pela equipe? E quanto cada participante deve alcançar nas tarefas e avaliações?
Mas, ao incorporar a gamificação, há algo a mais nessa dinâmica: assim como todo jogador ganha pontos ao se sair bem no jogo, deve-se pensar em formas lúdicas de se recompensar o esforço dos vendedores nos treinamentos. Recursos como pontuação, ranking, medalhas, níveis e itens especiais são alguns dos mais aplicados, oferecendo um agrado para motivar os funcionários a investirem na sua evolução profissional.
Acompanhamento e Feedback Contínuo
Para saber se as metas estão sendo atingidas, é preciso ter um acompanhamento contínuo das ações e do desempenho dos vendedores nas atividades, além de buscar e promover feedbacks para os participantes e para a própria dinâmica.
Felizmente, as plataformas gamificadas usam mecanismos de inteligência e gestão de dados para coletar, organizar e analisar informações da performance dos funcionários nas tarefas. Dessa forma, a empresa tem, de forma prática e ágil, um relatório da evolução dos vendedores nas capacitações, verificando quais temas eles estão tendo mais dificuldade e quais conhecimentos foram bem assimilados — ajudando o RH e as lideranças a saber como aprimorar toda estratégia e obter melhores resultados.
Entretanto, para se ter os benefícios relatados ao longo do artigo, é preciso investir em uma solução gamificada realmente engajadora e eficiente. Fortaleça sua equipe de vendas com a Ludos Pro e aumente os resultados da sua empresa!