O uso da inteligência artificial nos recursos humanos vêm transformando positivamente a rotina do setor. Com essa ferramenta, diversas tarefas do RH podem ser otimizadas ou ganharem uma ajuda extra para obterem resultados melhores, fortalecendo assim a gestão de pessoas da empresa.
Descubra como a inteligência artificial pode contribuir com os recursos humanos e aproveite o melhor dessa tecnologia no RH!
O que você vai ver neste artigo:
O que é Inteligência Artificial?
De forma resumida, IA é uma solução tecnológica que visa replicar o raciocínio humano para executar tarefas de forma automatizada. Essa ferramenta é alimentada com dados diversos e, a partir desses estímulos, ela aprende a organizar as informações, descobrir padrões e resolver problemas.
Parece complicado? Na prática é simples entender esse conceito: o algoritmo do serviço de streaming que avalia os conteúdos mais acessados pela conta e oferece produtos semelhantes; o sistema de navegação do carro que avalia o caminho mais rápido; o software de gestão adotado na organização… todos eles usam, de certa forma, a inteligência artificial para facilitar a vida dos usuários.
Assim, diversas soluções de IA já estão presentes em atividades cotidianas e vem ganhando cada vez mais força no dia a dia. Inclusive, muitas empresas vêm aproveitando seus recursos nas mais variadas áreas, da sua gestão administrativa às ações de recursos humanos.
Quais as vantagens da Inteligência Artificial no Recursos Humanos?
Não é à toa que essa tecnologia vem chamando a atenção de diferentes áreas de uma empresa, ainda mais dos recursos humanos. Se adotada da forma correta, com planejamento e consciência, essa ferramenta é capaz de grandes contribuições para a rotina do RH.
Primeiramente, é possível automatizar uma série de demandas do setor, especialmente as ações manuais e que exigem tempo e paciência. Em vez dos profissionais terem que lidar com algumas atividades mais monótonas — como avaliar o currículo de centenas de candidatos, um por um —, a IA pode realizar as tarefas enquanto os talentos focam em questões mais estratégicas e que precisem de habilidades mais “humanas”, como criatividade e negociação, por exemplo.
Nesse sentido, diversas tarefas podem ser otimizadas com o uso da inteligência artificial, tornando-se mais ágeis e práticas, além de ser minimizado o risco de erros e a necessidade de retrabalho com essa automatização. Assim, é possível aumentar os resultados de alguns processos e reduzir os custos de determinadas ações.
Além disso, as ferramentas podem ajudar a coletar e organizar dados diversos referentes à gestão de pessoas, oferecendo assim informações estratégicas para a tomada de decisões da área. Dessa forma, é possível fortalecer o planejamento e as atividades dos recursos humanos, tornando-as mais assertivas.
Sendo assim, a IA pode ser uma grande aliada dos profissionais de RH de uma empresa, oferecendo recursos para facilitar sua vida e melhorar os resultados do setor.
Como a inteligência artificial é utilizada pelo RH?
Existem várias formas de se aplicar a inteligência artificial nas demandas dos recursos humanos. Alguns dos usos mais comuns são:
- Triagem de currículos e de testes de candidatos nos processos seletivos;
- Sistema de gestão, realizando atividades como controle de ponto e cálculo da folha de pagamento;
- Coleta, organização e análise dos dados dos profissionais nos treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoas;
- Coleta, organização e análise dos dados dos profissionais para outras estratégias do RH, como gestão comportamental e melhora do clima organizacional;
- Entre outros.
Dessa forma, é possível adotar a IA em diferentes processos: desde nas tarefas burocráticas do RH até para fortalecer ações como recrutamento, seleção, aproveitamento de talentos e melhora do ambiente de trabalho.
Como implementar Inteligência Artificial no Recursos Humanos?
Assim como qualquer estratégia, é preciso seguir alguns passos básicos para implementar a IA nas ações de recursos humanos de uma organização.
Antes de mais nada é importante montar um planejamento: entender os motivos de se adotar a inteligência artificial no RH. Por isso, deve-se definir os objetivos e metas da ação, além do orçamento disponível para se investir nessa ferramenta. Isso é fundamental para se ter um norte ao implementar essa estratégia, permitindo com que resultados concretos e esperados sejam alcançados.
A partir disso, deve-se também conhecer a fundo as possibilidades que a IA oferece para a área de recursos humanos. Saber como aproveitar as ferramentas da melhor forma contribui para extrair o melhor dessa estratégia e não acabar desperdiçando tempo e esforços em recursos que não serão tão úteis às necessidades do departamento.
Nesse sentido, pode-se considerar contar com empresas parceiras para desenvolver soluções eficientes voltadas para as necessidades do RH da empresa. Elas têm expertise para aplicar a IA com assertividade nas ações de gestão de pessoas, tornando o processo ainda mais prático, ágil e produtivo para a organização.
Mas, algo também importante em toda operação é acompanhar o desempenho da estratégia, mesmo quando realizada pela parceira, para saber se os resultados desejados estão se concretizando ou se é preciso aprimorar a ação. Para isso, deve-se definir alguns indicadores e métricas para avaliar a produtividade e qualidade dos processos que usam IA — assim como qualquer estratégia precisa de controle para gerar impactos positivos cada vez maiores.
3 aplicações de Inteligência Artificial no RH
Existem vários casos práticos da aplicação da IA nos recursos humanos em empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Alguns exemplos que podem facilitar a vida do setor e aprimorar seus resultados são:
1- Tarefas burocráticas
É possível automatizar algumas atividades mais manuais e burocráticas com sistemas de IA, como o cálculo da folha de pagamentos e o controle de ponto. Adotar a ferramenta nestes contextos ajuda a reduzir erros e a tornar esses processos mais ágeis e práticos. Às vezes o profissional de RH precisa apenas conferir se as informações estão corretas e dar o seu ok.
2- Processo de recrutamento e seleção
Muitas organizações contam com plataformas para realizar o seu recrutamento e seleção e, na maioria dos casos, elas trabalham com mecanismos de inteligência artificial. Geralmente, os sistemas fazem uma triagem dos currículos e testes diversos dos candidatos de forma automatizada, ajudando a identificar os profissionais que mais se enquadram no perfil definido pela empresa e, desta maneira, agilizando toda a operação.
3- Análise de dados
Diversos sistemas de IA podem coletar, organizar e analisar dados dos colaboradores em diferentes contextos. No treinamento, por exemplo, esse tipo de estratégia ajuda a identificar pontos que precisam ser aprimorados em todo o processo, saber quais funcionários necessitam de maior reforço nos conhecimentos e se as capacitações estão engajando o público-alvo ou se as ações estão tendo pouca adesão.
Assim, é possível obter informações que se tornam indispensáveis para uma tomada de decisões mais acertada nas mais variadas estratégias do RH.
Quer entender melhor como funciona essa dinâmica? Descubra como a gestão e inteligência de dados funcionam na prática em uma solução gamificada e confira como a tecnologia pode fortalecer seus recursos humanos!
De forma resumida, IA é uma solução tecnológica que visa replicar o raciocínio humano para executar tarefas de forma automatizada. Essa ferramenta é alimentada com dados diversos e, a partir desses estímulos, ela aprende a organizar as informações, descobrir padrões e resolver problemas.
É possível automatizar uma série de demandas do setor, especialmente as ações manuais e que exigem tempo e paciência. Em vez dos profissionais terem que lidar com algumas atividades mais monótonas — como avaliar o currículo de centenas de candidatos, um por um —, a IA pode realizar as tarefas enquanto os talentos focam em questões mais estratégicas e que precisem de habilidades mais “humanas”, como criatividade e negociação, por exemplo. Além disso, as ferramentas podem ajudar a coletar e organizar dados diversos referentes à gestão de pessoas, oferecendo assim informações estratégicas para a tomada de decisões da área. Dessa forma, é possível fortalecer o planejamento e as atividades dos recursos humanos, tornando-as mais assertivas.
Existem várias formas de se aplicar a inteligência artificial nas demandas dos recursos humanos. Alguns dos usos mais comuns são: Triagem de currículos e de testes de candidatos nos processos seletivos; Sistema de gestão, realizando atividades como controle de ponto e cálculo da folha de pagamento; Coleta, organização e análise dos dados dos profissionais nos treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoas; Coleta, organização e análise dos dados dos profissionais para outras estratégias do RH, como gestão comportamental e melhora do clima organizacional...Entre outros.