Promover campanhas de incentivo para os colaboradores da empresa é uma excelente ideia para estimular a melhora na produtividade, qualidade e motivação na equipe. No entanto, nem todas as organizações sabem como adotar essa ferramenta em suas ações de RH e marketing interno.
Aproveite o melhor dessa ferramenta: descubra como criar campanhas de incentivo bem sucedidas na sua empresa e fortaleça o engajamento dos seus funcionários!
O que você vai ver neste artigo:
O que é e para que serve as Campanhas de Incentivo?
Todo empreendedor sabe que as pessoas são o maior ativo de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que negócios de todos os portes e segmentos invistam em estratégias para valorizar os colaboradores e extrair o melhor de cada talento, aumentando assim o desempenho da companhia.
Entre tantas ações que podem ser adotadas para se alcançar esse objetivo, as campanhas de incentivo são opções que têm muito a agregar à gestão de pessoas para mudar a dinâmica na equipe e fortalecer a performance dos profissionais.
As campanhas de incentivo são ferramentas usadas para estimular os funcionários a atingir uma determinada meta. É possível montar uma ação para encorajar os colaboradores de um setor específico a ter maior produtividade, por exemplo, definindo uma recompensa caso eles atinjam esse objetivo no período estipulado.
Essa estratégia é um recurso extra para motivar os trabalhadores trazerem mais resultados para o negócio, seja em relação a sua produtividade, qualidade do serviço, no atendimento ao cliente, desenvolvimento de projetos, engajamento e em outras atividades que gerem impactos positivos para a organização.
As campanhas de incentivo são ferramentas de endomarketing, também chamado de marketing interno — uma estratégia que busca fortalecer os laços da empresa com os funcionários, criando uma imagem positiva e um ambiente saudável na organização.
Assim, essa ação é resultado de um trabalho em conjunto do RH e Marketing para aumentar o engajamento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, estimular sua produtividade e qualidade no trabalho. Dessa forma, essa simples ação pode fazer uma grande diferença no dia a dia do negócio.
Benefícios das campanhas de incentivos para colaboradores
Investir nessa estratégia pode gerar vários impactos positivos na empresa:
- Conquista de metas
Uma campanha de incentivo sempre tem objetivos a serem cumpridos — aumentar as vendas ou a produtividade de determinado departamento? Reduzir a rotatividade e absenteísmo na equipe? Melhorar o atendimento ao cliente? Incentivar a criação de projetos inovadores na empresa? São várias as possibilidades de metas a serem alcançadas por meio dessa ação, dando uma motivação extra para o esforço dos colaboradores.
- Aumento do engajamento
Um benefício indireto que essa ação gera é o aumento do engajamento dos funcionários com a empresa. Essa dinâmica estimula a melhora profissional e ainda conta com recompensas que realmente sejam interessantes para os colaboradores: esses elementos acabam ajudando os trabalhadores a se envolverem mais na organização, fortalecendo o seu senso de pertencimento.
- Aprimoramento do clima interno
A melhora no desempenho, somado ao aumento do engajamento, acabam contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e positivo. Cultivar um bom clima organizacional é fundamental para reduzir conflitos na equipe, além de incentivar a produtividade, qualidade e motivação dos profissionais.
Dicas para desenvolver um campanha de incentivo de sucesso
Investir em uma campanha de incentivo não é algo extremamente complexo. No entanto, algumas condutas fazem a diferença para tornar a ação bem sucedida ou não:
Oferecer incentivos atraentes
Não adianta criar toda uma proposta de campanha criativa, mas escolher recompensas que não realmente atraiam o desejo dos colaboradores. Se a contrapartida não é interessante, por que os profissionais iriam se esforçar em alcançar os objetivos da ação?
Nesse sentido, é fundamental conhecer os funcionários da empresa: quais são os seus gostos? Quais são suas expectativas profissionais e com a empresa em si? O que precisam na sua vida pessoal? O que desperta o seu ânimo na correria cotidiana?
Uma dica especial nesse sentido é incluir os colaboradores nesse processo de decisão, escutando sua opinião a respeito de quais recompensas lhe seriam mais atrativas e elaborando a estratégia a partir desse feedback.
Neste sentido, algumas opções que podem ser adotadas como recompensa da campanha de incentivo são:
- Folga;
- Brindes;
- Dinâmicas especiais;
- Bônus financeiros;
- Benefícios corporativos inovadores;
- Bolsa de estudos;
- Viagens;
- Entre outros.
Ter transparência
Existe outro ponto importante a ser considerado nessa questão: ter transparência em todo o processo é essencial para que os colaboradores não se sintam injustiçados ou então que desentendimentos ocorram e acabem prejudicando ainda mais a relação dos trabalhadores com a organização.
Todas as regras e condições da campanha de incentivo tem que estar claras para os funcionários antes da ação começar. Deve-se elaborar os critérios de recompensa com objetividade, inclusive usando métricas e indicadores quantitativos para tornar a operação menos subjetiva — reduzindo assim o risco de problemas na dinâmica.
Além disso, promover feedbacks com os colaboradores, inclusive de forma individual, é uma ótima ideia para ajudá-los a entenderem como estão se saindo nesse processo e onde podem se aprimorar para alcançar os objetivos e fortalecer sua carreira.
Exemplos de campanhas de incentivo para colaboradores
Empresas de todos os portes e segmentos vem usando essa estratégia para motivar e engajar seus funcionários, estimulando-os a cumprirem metas predeterminadas.
Existem vários exemplos de sucesso desse tipo de campanha: a marca de produtos de beleza Mary Kay há mais de 50 anos tem um projeto que premia diretoras e vendedoras com os seus memoráveis carros cor de rosa; a empresa do ramo alimentício Vigor promoveu a campanha “Missão 20 mil” para premiar os melhores resultados em volumes de vendas e espaço no PDV; enquanto a Bosch realizou diversas atividades na ação “Seleção de especialistas”, usando o conceito de futebol para alavancar vendas e o engajamento na equipe.
Além desses exemplos, também é possível adotar métodos mais inovadores nessa estratégia para obter ainda mais resultados, inclusive combinando metodologias para que uma fortaleça a outra. Um exemplo desse caso é usar uma plataforma gamificada para promover uma ação diferenciada: mais imersiva, divertida e engajadora.
A gamificação usa elementos de jogos para atrair e reter a atenção das pessoas, motivando-as a realizarem determinadas atividades. Aproveitar essa metodologia nas campanhas de incentivo ajuda a aumentar o interesse dos funcionários na proposta, melhorando ainda mais o seu desempenho.
Descubra o poder dessa ferramenta no engajamento dos seus colaboradores. Confira cases de sucesso do uso da gamificação nas empresas e fortaleça sua gestão de pessoas!