A Gestão de Treinamento é um conjunto de ações adotadas para que a educação corporativa seja mais eficiente. Investir na capacitação dos funcionários é sempre uma ótima forma de aumentar o desempenho da empresa e, assim como qualquer estratégia, precisa estar bem estruturada para trazer resultados.
Quer melhorar a performance dos seus funcionários? Invista na Gestão de Treinamento e fortaleça a capacitação dos talentos do seu negócio!
O que é a Gestão de Treinamento?
Os treinamentos corporativos são ações estratégicas para a gestão de pessoas de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de mercado. Por meio dessa metodologia, é possível capacitar os funcionários nas melhores práticas de suas funções, atualizá-los nas novidades do setor, despertar habilidades sociais importantes, fortalecer a cultura organizacional e lhes dar todos os instrumentos para que cumpram suas atividades da melhor forma.
Tudo isso contribui para melhorar a produtividade, qualidade no serviço e engajamento dos colaboradores com a companhia, além de ajudar a reter os talentos ao valorizá-los e investir em sua formação.
No entanto, para gerar os resultados desejados, não se pode desenvolver os treinamentos de qualquer jeito e esperar que façam efeito: assim como qualquer ação da empresa e de RH, é importante ter planejamento, estratégia, métricas e organização para elaborar, monitorar e aprimorar as atividades promovidas, garantindo que tudo ocorra da melhor forma e os resultados sejam alcançados.
E é nesse sentido que a Gestão de Treinamento se mostra uma ferramenta necessária para explorar o melhor da educação corporativa e do potencial dos funcionários. Basicamente, esse instrumento é um conjunto de ações para planejar, executar, monitorar e aprimorar os treinamentos adotados na organização.
Por pensar no treinamento de forma completa, essa estratégia ajuda a empresa e RH a desenvolverem todo o processo de forma mais eficiente e integrada, aumentando a chance de resultados positivos e otimizando o investimento nessa ferramenta.
Então, por que adotar a educação corporativa de maneira incompleta ou isolada? Realizar a Gestão de Treinamento pode contribuir para fortalecer as competências e habilidades dos colaboradores, melhorando os resultados do RH e organização.
Como Fazer uma Gestão de Treinamento Eficiente na Empresa
Pensar na educação corporativa de forma mais completa não é uma tarefa tão complexa quanto possa parecer. Existem algumas práticas fundamentais para fazer a Gestão de Treinamento e aprimorar os indicadores dessa estratégia na companhia.
Basicamente, pode-se dividir a ferramenta em 5 etapas:
- Diagnóstico
Antes de mais nada, é fundamental entender quais são os problemas enfrentados na gestão de pessoas, especialmente em relação às competências técnicas e habilidades subjetivas dos colaboradores. Conhecer o tamanho do problema é sempre o primeiro passo para resolvê-lo.
Ferramentas como o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) são próprias para realizar essa etapa, ajudando o RH a identificar quais são as lacunas nos conhecimentos e aptidões dos colaboradores para solucioná-los diretamente e tornar as ações mais assertivas.
Além dessa ferramenta, pode-se usar os dados do desempenho dos funcionários e outras informações estratégicas relacionadas a eles para descobrir quais são essas lacunas e complementar as considerações apontadas no LNT.
- Planejamento
Após descobrir quais são as necessidades de conhecimento e habilidades dos funcionários e equipes é a hora de começar a planejar o que será feito para sanar essas lacunas e fortalecer o capital humano da empresa.
É importante definir com objetividade os objetivos do treinamento corporativo para desenvolver ações assertivas, que realmente atinjam o alvo, além de outros elementos essenciais para executar essa estratégia da melhor forma.
Um desses elementos é o público-alvo: deve-se conhecer não apenas as suas necessidades profissionais e pessoais, mas também se aprofundar no seu perfil, expectativas, dores, hábitos e anseios. Informações como estas ajudam o RH a desenhar ações que realmente engajem os funcionários, em vez de montar atividades que não despertem o interesse dos participantes e, dessa forma, não gerem os resultados desejados.
Nessa questão também é importante definir tópicos mais burocráticos, como o orçamento disponível para se desenvolver os treinamentos. Somente assim é possível investir em estratégias eficientes, mas sem prejudicar o financeiro do negócio.
- Produção
Com todas as informações estratégicas em mãos pode-se pensar em como transformar o conhecimento e habilidades em materiais acessíveis para os funcionários, levando em consideração o seu perfil e necessidades.
Nesse sentido, é preciso desenvolver o conteúdo dos treinamentos e definir as metodologias adotadas. Isso significa pensar em quais recursos serão usados, o formato, tempo, entre outros itens importantes. Pode-se usar mais de um método para que cada um complemente o outro e, desta forma, melhores resultados sejam atingidos.
Existem diversas metodologias que podem ser integradas na educação empresarial, como EAD, simulações, projetos e gamificação, por exemplo. Deve-se escolher as que sejam engajadoras para motivar os funcionários a completarem o treinamento e, ao mesmo tempo, eficientes para transmitirem o conhecimento e despertar as habilidades desejadas nos participantes.
- Implementação
É a hora de colocar em prática todo o planejamento. Organizar o cronograma das atividades, em equilíbrio com as atividades rotineiras dos funcionários, é algo importante para evitar perdas consideráveis na produtividade e aproveitar o tempo dos colaboradores no dia a dia.
Além disso, deve-se garantir que tudo saia de acordo com o desejado — ou o mais próximo dele. Verificar se os conteúdos estão adequados, os materiais e recursos preparados, palestrantes e instrutores confirmados, entre outros elementos que formam o treinamento corporativo, é fundamental para que todo o esforço anterior se concretize.
- Avaliação
O treinamento não acaba quando a última atividade é feita. Assim como toda estratégia, é importante acompanhar sua realização e monitorar os resultados para descobrir se a ação foi efetiva ou não, além de identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados nas próximas vezes.
Definir indicadores de desempenho é fundamental para se ter essas informações. A partir delas é possível descobrir o que pode ser melhorado e, desta forma, implementar treinamentos cada vez mais eficientes — até porque é fundamental se investir continuamente nessa estratégia para obter resultados ainda maiores.
Nesse sentido, as métricas também podem apontar se a metodologia adotada está sendo eficiente ou não. Alguns métodos podem trazer conteúdos importantes, mas não conseguem atrair e reter a atenção dos colaboradores nas atividades: assim, eles não aproveitam os conhecimentos passados e não melhoram o seu desempenho, consequentemente jogando fora o investimento e esforço na estratégia.
Por isso, é importante descobrir as opções de ferramentas e escolher com sabedoria. Conheça 4 metodologias de treinamento realmente eficazes e tenha melhores resultados com a educação corporativa na sua empresa!
Basicamente, esse instrumento é um conjunto de ações para planejar, executar, monitorar e aprimorar os treinamentos adotados na organização.
Pode-se dividir a ferramenta em 5 etapas:
1- Diagnóstico
2- Planejamento
3- Produção
4- Implementação
5- Avaliação