A educação corporativa é uma estratégia essencial para aumentar a produtividade, qualidade e resultados dos funcionários. No entanto, nem todas as empresas e RHs sabem como implementá-la da melhor forma: descubra como aproveitar o melhor dessa ferramenta e fortaleça os talentos do seu negócio!
O que você vai ver neste artigo:
Como implementar educação corporativa na sua empresa?
Investir na capacitação dos profissionais é algo que faz toda a diferença nos resultados de uma empresa. Porém, muitas organizações cometem alguns equívocos ao adotar a educação corporativa e, em vez de obterem impactos positivos, acabam tendo desperdícios de recursos, tempo e esforços.
Para aproveitar o melhor desta estratégia e fortalecer as equipes da organização, algumas condutas são indispensáveis. Confira 5 dicas para implementar com sucesso a educação corporativa na sua empresa:
Dica 1- Entender as necessidades dos profissionais
Toda estratégia busca aproveitar uma oportunidade ou sanar uma lacuna e não é diferente nesse caso: as diversas ações de educação corporativa devem contemplar alguma dessas duas esferas, ajudando a resolver problemas internos ou a aproveitar chances para potencializar os resultados.
Os vendedores estão com dificuldades para converter vendas do novo produto/serviço ofertado? Falta alguma competência específica nos profissionais de T.I da organização? Há dificuldade no trabalho em equipe em algum departamento? Algum colaborador domina uma técnica que seria benéfica para seus colegas?
Em todos esses casos, e em vários outros, as ações de educação corporativa podem contribuir para fortalecer o desempenho dos funcionários em diferentes frentes. Porém, antes de mais nada, é fundamental saber qual exatamente é esse problema ou oportunidade.
Nesse sentido, é importante adotar ferramentas como o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) e as avaliações de desempenho para identificar as lacunas de conhecimento, habilidades e aptidões dos funcionários e de seus setores no geral. Esses estudos permitem desenvolver estratégias e atividades mais assertivas e gerar impactos positivos concretos no negócio.
Dica 2- Investir em planejamento
Descobrir as necessidades e oportunidades na capacitação dos colaboradores é apenas um passo para desenvolver as ações de educação empresarial. Existem outros aspectos dessa situação que devem ser avaliados antes de montar as atividades.
A partir do estudo sobre as lacunas de conhecimentos e competências dos funcionários, pode-se definir os objetivos e metas dessa estratégia. Por exemplo: ensinar a técnica de spin selling para seus vendedores? Despertar habilidades de liderança em determinados colaboradores para que eles se tornem os próximos gestores? Fortalecer a cultura organizacional em todas as equipes?
A definição das metas também ajuda a estabelecer os indicadores da ação — ferramentas essenciais para acompanhar o desempenho das estratégias e saber se elas estão gerando impactos positivos ou não e em quais processos é preciso intervir para melhorar os resultados.
Mas, além desses elementos, há outro que é fundamental para o sucesso ou não da educação corporativa: o público-alvo. Deve-se considerar suas necessidades, desejos, dores, expectativas, referências, preferências e hábitos antes de materializar as ações.
Caso contrário, corre-se sérios riscos de desenvolver uma estratégia que não atraia ou seja capaz de manter a atenção dos participantes, tornando-se assim pouco eficiente.
Outras decisões que devem ser feitas referentes às ações de educação corporativa são definir o orçamento e o cronograma das atividades. Somente com esses controles é possível otimizar os recursos e aproveitar melhor essa ferramenta.
O planejamento é essencial para maximizar os impactos positivos e reduzir os desperdícios em qualquer estratégia — e o mesmo vale para a gestão de pessoas e educação corporativa.
Dica 3- Ter continuidade e frequência
A educação corporativa não é algo pontual, mas sim uma estratégia completa e ampla. Isso significa que ela gera mais impactos positivos quando realizada de forma contínua e com frequência.
Por isso, é importante não abandonar as ações no meio do caminho ou não pensar no planejamento a longo prazo, sabendo otimizar os recursos, identificar falhas e oportunidades de melhoria rapidamente e explorar os bons resultados para continuar tendo sucesso com a estratégia.
Dica 4- Abarcar outros públicos
A educação corporativa não se limita a realização de treinamentos empresariais para os colaboradores: essa estratégia é ampla e pode ser aplicada em diversos públicos relevantes para a empresa, como parceiros, fornecedores, clientes e sociedade em geral.
Pensar em outros grupos é algo que pode beneficiar a companhia ao promover a aprendizagem e engajamento de pessoas que também são importantes para o negócio. É possível desenvolver atividades para orientar as organizações que tenham interesse em se tornarem parceiras ou até ações especiais para fortalecer o relacionamento com os clientes.
Em cada caso deve-se definir objetivos e metas específicas, além de pensar no perfil do público-alvo e suas necessidades, antes de se desenvolver a estratégia e suas atividades.
Dica 5- Variar os formatos das atividades
Independentemente do público-alvo, é fundamental investir em diferentes ferramentas, formatos e estímulos para promover atividades engajadoras e eficientes. Essa variedade enriquece a aprendizagem dos participantes e ajuda a atrair e reter sua atenção nas ações.
São várias as metodologias que podem ser aplicadas na educação empresarial: palestras; workshops; estudo de caso; projetos; dinâmicas diversas; EAD; realidade virtual; gamificação… cada uma dessas opções tem suas vantagens e limitações.
É importante entender o perfil do público-alvo para decidir quais ferramentas adotar e em quais momentos — tudo para engajar os participantes e estimulá-los a aproveitar o melhor das atividades.
Mas, entre todas essas opções, a gamificação é uma das que mais se mostra como uma metodologia eficiente e inovadora, contribuindo para potenciar as estratégias educativas com diferentes públicos.
Educação corporativa e a gamificação
A gamificação pode ajudar a potencializar os resultados da educação corporativa ao tornar suas atividades mais dinâmicas e, assim, eficientes. Essa ferramenta oferece uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, atraindo e retendo o interesse dos público ao longo das ações. Dessa forma, aumenta-se o engajamento e aproveitamento na estratégia.
Além disso, as plataformas gamificadas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades. Isso significa que a empresa terá informações estratégicas a respeito de grupos relevantes, ajudando assim a melhorar a tomada de decisão e a otimização de diversos processos.
Ficou curioso sobre essa metodologia? Descubra as vantagens da gamificação aplicada aos negócios e saiba como essa estratégia pode fortalecer diversas ações da sua empresa — inclusive a educação corporativa.
A gamificação pode ajudar a potencializar os resultados da educação corporativa ao tornar suas atividades mais dinâmicas e, assim, eficientes. Essa ferramenta oferece uma experiência imersiva e interativa de aprendizagem, atraindo e retendo o interesse dos público ao longo das ações. Dessa forma, aumenta-se o engajamento e aproveitamento na estratégia, e além disso, as plataformas gamificadas são capazes de coletar, organizar e analisar os dados do desempenho dos participantes nas atividades.