Montar um bom planejamento de carreira para seus funcionários é uma forma de explorar melhor os talentos internos e motivá-los a crescer profissionalmente. No entanto, muitas empresas ainda não sabem como desenvolver esse plano com eficiência e eficácia.
O que você vai ver neste artigo:
Como montar um bom planejamento de carreira?
Um plano de carreira bem construído considera diversos elementos: as atividades desempenhadas na organização; as responsabilidades atreladas a cada tarefa; a remuneração e benefícios corporativos satisfatórios para os cargos e suas demandas; competências, habilidades, conhecimentos e experiências exigidas para executar com qualidade as funções; qualificações extras, entre outros pontos interessantes.
Uma forma de se estruturar tudo isso, é seguindo os seguintes passos:
1- Escutar e conhecer os funcionários
O primeiro passo é focar no público-alvo da ação: os colaboradores. O planejamento de carreira tem que ser construído levando em consideração os desejos dos profissionais para ser algo engajador e que incentive a sua evolução na companhia.
RH e lideranças devem se aproximar e conversar com cada trabalhador para conhecê-lo e entender melhor os seus objetivos profissionais: quais são suas ambições de carreira? Como se imaginam daqui um, cinco e dez anos? Gostaria de mudar de função ou até de setor/área? Desejaria se tornar liderança em seu departamento? Assumir projetos mais ousados?
Todas essas informações são essenciais para se começar a desenhar essa estratégia.
2- Definir os objetivos e metas organizacionais
Um bom planejamento de carreira também deve considerar as necessidades e a visão de futuro da empresa. Por isso, deve-se definir os objetivos e metas organizacionais e usá-los na hora de desenvolver o plano de crescimento dos funcionários.
Onde seu negócio quer chegar? Quer se destacar no mercado por seus produtos inovadores ou por oferecer um atendimento impecável para os clientes? Quer expandir para todo o país ou focar no local? Quais são as metas a curto, médio e longo prazo? Como cada colaborador e profissional pode contribuir para que a companhia alcance esses objetivos?
3- Alinhar os objetivos organizacionais e os dos profissionais
Após compreender esses dois lados, é a hora de ligá-los: o planejamento de carreira deve ser algo benéfico tanto para os funcionários quanto para a empresa. Por isso, deve considerar tanto os objetivos e metas profissionais de cada trabalhador como também os da organização.
Essa tarefa não é fácil, mas é a melhor maneira de se montar um projeto que seja atraente para os colaboradores e que norteie suas atividades em favor da companhia.
4- Definir cargos e critérios
Um planejamento de carreira traz um desenho do caminho que o funcionário pode percorrer para crescer na empresa. Assim, é importante que a organização defina quais são os cargos e funções ao longo dessa trajetória e quais são os critérios e exigências para se alcançar cada um.
Além de permitir um maior controle da empresa nesse processo, esse cuidado também torna a estratégia mais transparente para os colaboradores, mostrando claramente o que eles precisam fazer para evoluírem em suas carreiras.
5- Considerar os pontos fortes e fraquezas dos colaboradores
Outra informação importante a ser levada em conta no momento de elaborar o planejamento de carreira é os pontos fortes e os passíveis de aprimoramento de cada funcionário. Pode-se escolher valorizar as qualidades mais destacadas dos profissionais ou então trabalhar suas fraquezas nesse plano: tudo depende da estratégia adotada e dos desejos e necessidades da empresa e do colaborador.
6- Avaliar os diferentes tipos de plano de carreira
Existe mais de um modelo dessa estratégia. A carreira em Y, por exemplo, permite com que o profissional decida se irá se especializar em determinada função/área ou se irá assumir uma posição de liderança na equipe e empresa.
Já a carreira em W considera que é possível escolher uma terceira opção que una as duas realidades, tornando assim o profissional mais completo.
Além desses dois, existem outros tipos carreira:
- Linha: em que os cargos são predefinidos e alcançados de forma linear;
- Rede: com uma estrutura mais flexível e oferecendo maior liberdade para os funcionários;
- Horizontal: no qual não há diferenças hierárquicas entre os profissionais;
- Paralelo: em que o trabalhador ocupa um cargo hierárquico diferente do tradicional, como no caso dos trainees, por exemplo.
7- Acompanhar e aprimorar o processo
Assim como qualquer estratégia, é preciso definir metas e indicadores para saber se as ações estão atingindo os resultados desejados, quais pontos estão dando certo e quais precisam ser aprimorados.
É importante avaliar com frequência se o planejamento de carreira atual está sendo vantajoso para a empresa e para os funcionários, além de se há oportunidades de melhoria ao longo do processo.
Investir em benefícios, recompensas e ações motivacionais, por exemplo, é uma ótima estratégia para alimentar o engajamento dos colaboradores nessa dinâmica. Por meio desses incentivos — tanto tangíveis quanto simbólicos — é possível aumentar o interesse dos funcionários em entender como funciona o plano de carreira, para que se esforçem continuamente para atingir os cargos/funções desejadas e, desta forma, evoluir profissionalmente e gerar mais valor para a organização.
E uma das metodologias que pode ajudar nessa estratégia é a gamificação.
Como a gamificação pode ajudar no planejamento de carreira dos seus funcionários?
Evoluir profissionalmente não é uma corrida rápida de 100 metros, mas sim uma maratona. É preciso investir continuamente em aprimoramento: realizando os treinamentos corporativos e ações de desenvolvimento; lendo livros; se atualizando na área; fazendo cursos diversos; incentivando o despertar de habilidades que sejam importantes para o trabalho cotidiano…
Não é algo que ocorre da noite para o dia. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em estratégias para manter os funcionários motivados ao longo dessa maratona, estimulando-os para que se dediquem a cada passo até alcançar a linha de chegada.
Nesse sentido, a gamificação faz toda a diferença: essa metodologia usa elementos comuns aos jogos para atrair e reter a atenção das pessoas em diversas atividades, ajudando-as a completar objetivos e até mesmo a mudarem comportamentos.
Adotar um planejamento de carreira gamificado é uma excelente ideia para manter os colaboradores engajados nessa estratégia mesmo nos momentos mais desafiadores, incentivando os trabalhadores a se aprimorarem no dia a dia até evoluírem profissionalmente — e, assim, trazer mais resultados para o negócio.
Quer saber mais sobre como essa metodologia pode beneficiar sua educação empresarial? Descubra porque a gamificação é tendência nos treinamentos corporativos atuais e dê um UP na capacitação dos seus funcionários!