Montar um treinamento de liderança é fundamental para capacitar e fortalecer os gestores de uma empresa. O líder tem um papel central no desempenho dos funcionários e da equipe como um todo — por isso, nenhum negócio pode negligenciar sua formação e aprimoramento contínuo.
Saiba como montar um treinamento de liderança eficiente e eleve o desempenho de todo o time!
O que você vai ver neste artigo:
Quais os tipos de treinamento para liderança?
O treinamento dos líderes é um tema extenso, ainda mais devido sua importância na dinâmica de uma equipe. Por isso, pode-se categorizar essa estratégia de diferentes formas. Mas, geralmente os dois principais tipos dessa capacitação são:
Treinamento de gestão de pessoas
Todo líder tem a responsabilidade de gerir uma equipe. Por isso, ele deve conhecer as várias possibilidades de se conduzir o seu departamento — como o tipo de gestão horizontal ou vertical, para citar alguns estilos —, adotando aquela que for mais adequada para a realidade do time.
Somente assim o gestor conseguiria extrair o melhor de cada profissional e da equipe como um todo, usando as estratégias mais eficientes para organizar e guiar seus liderados.
Treinamento técnico
Toda liderança deve ser um bom exemplo de competência técnica para os seus colaboradores, usando seus conhecimentos para orientar os trabalhos dos funcionários, monitorar o seu desempenho e até inspirar seu aprimoramento.
Não é necessário que o gestor domine todas as técnicas, estratégias e ferramentas, mas ele deve ter uma boa visão geral da área para saber quais decisões tomar e quais critérios seguir para alinhar o serviço e esforços de todo o time.
Além desses dois tipos, existe uma série de outras temáticas que podem ser incluídas nas ações de educação empresarial direcionadas aos líderes, como um treinamento de cultura organizacional, por exemplo — e existem competências e habilidades que são fundamentais para qualquer estratégia realizada com esse público.
O que não pode faltar em um treino de liderança?
Para criar uma ação verdadeiramente efetiva, há alguns temas e abordagens que não podem ficar de fora do treinamento dos líderes:
Soft skills
Um gestor não pode apenas ter competências técnicas para ser bem sucedido. Um verdadeiro líder possui uma série de habilidades sociais para lidar com o emocional dos seus funcionários e com as relações interpessoais no departamento, sabendo gerir cada perfil de liderado sob sua responsabilidade.
Por meio das social skills, o líder é capaz de orientar, motivar, engajar e extrair o melhor de cada profissional, estimulando assim com que eles sejam mais produtivos, dedicados e explorem seus talentos em favor da empresa e do time.
Algumas dessas habilidades são essenciais para quem assume uma posição de liderança — como boa comunicação, empatia, inteligência emocional e a capacidade de delegar tarefas, por exemplo —, fazendo toda a diferença na dinâmica interna.
Além disso, as competências certas ajudam o gestor a conseguir apaziguar atritos e solucionar conflitos na equipe, atenuando situações que poderiam evoluir como bolas de neve e gerar uma série de problemas para o departamento.
Competências técnicas e estratégicas
Mas, um líder também precisa ser capaz de guiar a sua equipe para o sucesso. É importante que o gestor tenha habilidades técnicas que o ajudem a colocar o departamento no caminho certo, aproveitando as oportunidades, corrigindo falhas e lacunas e planejando ações efetivas para conduzir o time a atingir seus objetivos e ter um ótimo desempenho.
Ter ao menos um bom panorama dos conhecimentos técnicos da área e se manter atualizado nela, tendo visão estratégica e capacidade de tomar decisões certeiras, é fundamental para qualquer gestor.
Motivação e engajamento
O líder deve ser o primeiro na equipe a ser motivado no trabalho e engajado na empresa. Essas qualidades o ajudam a se manter dedicado, animado e perseverante mesmo diante dos maiores desafios, além de contribuir para inspirar o mesmo espírito nos colaboradores.
Assim, deve-se aproveitar o treinamento para fortalecer os laços da organização com seus gestores, para que eles sejam capazes de replicar a mesma postura com os seus liderados.
Como estruturar um treino de liderança? Passo a passo
Montar um treinamento para os líderes não é tão diferente de se desenvolver outras ações de educação corporativa. Porém, existem alguns detalhes que devem ser reforçados nos gestores para que atuem com eficiência e sejam capazes de inspirar e conduzir seus liderados.
Nesse sentido, o passo a passo para se estruturar um treino de liderança é:
1- Fazer um diagnóstico
Antes de mais nada é preciso avaliar os atuais gestores da empresa e sua dinâmica com a equipe. Verificar quais são seus pontos fracos, fortes e as lacunas e oportunidades na gestão de pessoas é fundamental para saber o que é necessário trabalhar nos treinamentos para se ter um impacto concreto positivo no departamento e na relação dos líderes com seus funcionários.
Uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), que permite identificar quais são os temas que precisam ser trabalhados com o público-alvo da ação educativa.
2- Planejamento
Ter um planejamento robusto é um dos segredos de qualquer estratégia bem sucedida. Usando as informações obtidas no diagnóstico, pode-se definir objetivos, metas e indicadores que irão guiar as ações e decisões do treinamento de líderes.
Além disso, é preciso estabelecer o cronograma, orçamento, metodologia e conteúdos a serem abordados previamente para otimizar os recursos e o tempo empregados nessa dinâmica. Também é importante conhecer bem o perfil dos líderes que vão participar dos treinamentos, promovendo atividades que sejam engajadoras, mas que também supram as necessidades dos gestores de forma individualizada.
3- Aplicação
Aplicando todas as informações e decisões adquiridas anteriormente, deve-se desenvolver as ações educativas para capacitar e fortalecer os gestores da empresa. Elas devem ser capazes de educar, mas também de engajar os participantes, oferecendo conhecimentos e habilidades que sejam importantes para assumir as responsabilidades dessa posição.
4- Aprimoramento
Toda estratégia pode ser melhorada, e todo profissional pode se aprimorar e ter resultados ainda maiores em sua função — mesmo os gestores. Por isso, é interessante estipular metas e até mecanismos para avaliar o desempenho dos líderes (inclusive buscando o feedback dos liderados) para saber quais pontos ainda precisam ser trabalhados nos chefes e nos treinamentos em si.
E uma das formas de se potencializar os resultados dessa ação é adotando metodologias inovadoras neste contexto. Descubra como a gamificação ajuda na formação de lideranças nas organizações e tenha gestores eficientes e inspiradores em sua empresa!