Aprenda como motivar os funcionários com métodos inovadores

09 out 2024

Motivar funcionários é uma prática desafiadora para qualquer empresa, mas não é impossível. Antes de tudo é preciso entender que os colaboradores podem ser motivados por circunstâncias pessoais (por se sentirem úteis) e por questões externas (por receber bons benefícios).

Trabalhar com gestão de pessoas é um processo contínuo. Não basta contratar os melhores colaboradores, treiná-los e depois deixá-los por conta própria: é importante acompanhar seu desenvolvimento e avaliar como anda sua motivação - para que eles estejam engajados na organização e sejam mais eficientes e produtivos. 

Entretanto, muitas empresas sentem dificuldade em fazer este trabalho e, assim, acabam perdendo seus talentos. Para evitar este problema, neste artigo vamos te explicar como motivar seus funcionários usando métodos inovadores. 

O que é Motivação? 

Primeiramente, é importante definir o que é motivação e entender como esse fenômeno acontece. Em
resumo, podemos explicá-la como uma força que impulsiona alguém a realizar determinada ação. Ela é fundamental em nossas vidas, nos ajudando a fazer tarefas que nem sempre são as mais divertidas, porém que sabemos que haverá algum tipo de recompensa no final. 

Como ficar horas de pé em uma fila para assistir o show da sua banda favorita, ficar estudando um
assunto em sua profundidade em vez de sair com os amigos ou enfrentar o frio e chuva para ir trabalhar - para tudo isso existe um motivo que faz as pessoas realizarem essas ações: isto é a motivação. 

Outro ponto importante é que possível dividir a motivação em duas categorias:          

Motivação intrínseca:

Aquela que vem do próprio indivíduo e geralmente está ligada a questões internas como caráter, gostos, habilidades e hábitos, onde a pessoa busca seu desenvolvimento pessoal; 

              
Motivação extrínseca:

Aquela que parte do ambiente e de situações externas, que não estão sob o controle do indivíduo, porém ainda influenciam suas decisões. Geralmente este tipo está ligado a questões como ego, recompensas e status. 

É fundamental conhecer esta classificação para analisar qual tipo de motivação deve ser despertada nos profissionais. Ambas as categorias são benéficas, desde que exista um equilíbrio entre os estímulos, evitando que a pessoa pese demais para o lado altruísta ou egoísta. 

A importância da motivação na empresa 

Como deu para perceber, a motivação é essencial em nossas vidas e afeta até mesmo o lado profissional.
Um funcionário motivado busca realizar suas atividades da melhor forma possível, sendo produtivo, proativo e dedicado, trazendo assim mais resultados para a empresa. Geralmente este funcionário também é engajado, pois se sentir parte da instituição pode ser um grande estímulo a sua motivação. 

O caso oposto - um colaborador desmotivado - acaba realizando seu trabalho de forma mediana, está
acomodado em sua função, não busca aprimoramento pessoal e profissional e não veste a camisa da organização. Normalmente, ele não pensa em sua carreira a longo prazo, podendo até trocar de emprego e acabar prejudicando sua antiga empresa. Esta questão, em larga escala, traz consequências ruins para o negócio, pois há os custos financeiros e produtivos com a alta rotatividade dos funcionários. 

Por isso é fundamental que o RH esteja atento aos sinais de desmotivação dos colaboradores como falta de interesse no aprimoramento profissional e pessoal, queda de produtividade, faltas e doenças frequentes e até mesmo conflitos com os colegas. É importante ter uma estratégia de acompanhamento do desempenho dos funcionários, e métricas adequadas para identificar esses sintomas logo em seu início, evitando que o problema se torne uma bola de neve. 

Entre as ações que o RH pode tomar para contornar esta situação estão: treinar as lideranças, que são o contato direto da empresa com o funcionário, para que conheçam bem cada colaborador e suas motivações intrínsecas e extrínsecas; investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e criar uma cultura que valoriza os bons resultados, seja com recompensas financeiras ou com simples feedbacks que levantem a moral e autoestima. 

Todas essas atitudes já causam um impacto positivo na equipe. Porém, algumas empresas estão
investindo em métodos inovadores para motivar ainda mais seus colaboradores e ter melhores resultados na sua gestão de pessoas. 

Como motivar funcionários com métodos inovadores? 

Além das estratégias tradicionais, é possível adotar ações inovadoras para quebrar um pouco a rotina
da empresa e reforçar os relacionamentos dos colaboradores entre si e com a própria instituição. Tudo isso ajuda a manter o funcionário mais motivado, mesmo ao longo do ano. 

Gamificação 

Um método para tornar as atividades cotidianas mais engajadoras é a gamificação. Esta estratégia usa a lógica dos jogos para incentivar determinados comportamentos e a realização de certas ações. 

Por exemplo: é possível transformar as tarefas do dia a dia em pequenas e saudáveis competições entre os membros de uma equipe, que disputarão pontos, medalhas e a primeira posição no ranking de acordo com a realização de suas atividades. Isso os estimula a serem mais produtivos e eficientes em sua função - fortalecendo assim sua motivação no trabalho. 

A gamificação também pode ser usada no treinamento corporativo e na integração de novos funcionários, tornando os conteúdos mais densos em informações mais acessíveis e fáceis de memorizar. 

Ambiente mais descontraído 

As pessoas passam boa parte do seu tempo no trabalho. As pressões, metas e correrias do cotidiano
podem fazer o ambiente ficar pesado e, assim, desmotivador. Por que não tentar criar um espaço mais confortável e alegre para tirar um pouco essa tensão? 

Para isso existem várias ideias: algumas empresas permitem que os colaboradores levem seus animais de estimação ao trabalho, tornando o ambiente mais amigável e feliz; outras até mesmo criam um dia para trazer seus familiares, fortalecendo o sentimento de pertença dos funcionários em relação à instituição. Também é possível investir em uma decoração mais animada, pensando em espaços de breve descanso e convívio para relaxar e acalmar os ânimos da equipe. 

Chief Happiness Office 

Outra ideia nesse sentido é delegar um funcionário para ser um Chief Happiness Officer - um gestor responsável por tornar os colaboradores mais felizes e, assim, mais produtivos e engajados. 

Este colaborador do RH tem como função pensar em estratégias com o objetivo de aumentar a
felicidade de todos na empresa. Seu trabalho não é feito de forma individual, e sim analisando o panorama geral da organização, diagnosticando sua situação com base em pesquisa e métricas e desenvolvendo processos e ações para atingir sua meta. 

Este cargo é uma tendência no mercado internacional, especialmente nas grandes corporações. No
entanto, ainda é possível adaptar essa ideia para diferentes realidades e portes de empresas.   

Atividades especiais 

Uma forma de quebrar a tensão é planejar eventos e festas de integração, comemorações de datas
especiais, dia da pizza ou pão, entre outras ideias. Estas ações ajudam a fortalecer os relacionamentos dentro da organização, fator que auxilia a motivação pessoal dos profissionais. É possível aliar esta ideia com o incentivo à produtividade: tem algumas empresas que fazem um happy hour nas semanas e meses que batem a meta, por exemplo. 

Outra estratégia é fazer atividades surpresas, como sorteios de folgas e premiações, para encantar seus
colaboradores e, assim, motivá-los ainda mais.

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