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Home / Blog / Comportamento / 10 estratégias para motivar sua equipe em tempos difíceis

10 estratégias para motivar sua equipe em tempos difíceis

10 estratégias para motivar sua equipe em tempos difíceis
29 abr 2022

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Tempos de crise são difíceis para todos dentro das empresas. O clima pesado impacta a diretoria, lideranças e até mesmo os colaboradores, que podem desanimar com o cenário negativo e, desta forma, acaba não produzindo com a mesma qualidade e quantidade de antes. Ainda mais em um panorama desafiador, é preciso motivar a sua equipe para virar esse jogo e melhorar os resultados da organização.

O que você vai ver neste artigo:

  • Como motivar sua equipe em tempos de crise
  • Importância de uma equipe motivada
  • Vantagens de motivar sua equipe

Está com problemas para levantar o ânimo dos funcionários em tempos difíceis? Confira neste artigo dicas sobre como motivar sua equipe mesmo nos piores momentos e garantir um bom desempenho da sua empresa. 

Como motivar sua equipe em tempos de crise

Como motivar sua equipe em tempos de crise

Aumentar a motivação dos colaboradores é sempre um desafio para o RH, mas, em períodos de recessão econômica, esse trabalho é essencial para alavancar os resultados da empresa e não deixá-la se afundar no mar de pessimismo. 

Quando os funcionários perdem a motivação, eles não são tão produtivos como antes e nem trabalham com a mesma qualidade. Isso acaba impactando no desempenho da organização e na entrega ao cliente, prejudicando assim toda a cadeia. Além disso, a desmotivação do pessoal está ligada a questões ainda mais complicadas, como o aumento do absenteísmo e da rotatividade.

Em tempos de crise, esses problemas podem agravar ainda mais o cenário da empresa, dificultando sua recuperação. Por isso, é fundamental que o RH e os líderes promovam ações para motivar os colaboradores e, desta forma, melhorar o desempenho da equipe.

A boa notícia é que não é preciso um grande investimento para fazer isso: algumas estratégias são eficientes e também econômicas, ajudando a empresa a motivar os funcionários e sair da crise sem precisar deslocar recursos essenciais ao seu funcionamento.

Confira agora algumas dicas de como motivar sua equipe e levantar os resultados da sua empresa.

1 - Espírito otimista

1 - Espírito otimista

Ninguém na empresa irá se motivar se os líderes e gestores agirem com negativismo durante uma situação já difícil. Apesar de ser trabalhoso manter o otimismo, ter esse espírito de esperança irá ajudar a levantar a moral da equipe.

Evite pressionar demais seus colaboradores, pois essa conduta pode gerar o efeito contrário e desmotivá-los ainda mais: há outras formas de motivá-los a melhorar seu desempenho, sem arriscar aumentar o estresse da equipe. 

Além disso, passa uma imagem de confiança e otimismo para os funcionários, despertando o espírito de virada na empresa. Um bom clima organizacional irá fazer a diferença, especialmente em momentos difíceis. 

2 - Cultura do feedback construtivo

2 - Cultura do feedback construtivo

Feedback é um método que consiste em avaliar o desempenho do funcionário e, a partir dessa avaliação, direcionar o colaborador para novas práticas e atitudes, de modo que ele consiga alcançar seu potencial máximo e, assim, atingir seus objetivos.

Quando realizado de forma efetiva, o feedback é uma ferramenta que pode agregar diferentes vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Para a empresa, a troca ajuda no desenvolvimento do profissional, que irá melhorar sua atuação. 

Para o colaborador, essa prática gera um sentimento de importância. Ele entende que a corporação se preocupa com ele e o quer ver crescer como profissional e pessoa e, consequentemente, se sente mais valorizado e se torna mais engajado.

Por as empresas não saberem trabalhar esse conceito corretamente, ele passou a ter uma conotação ruim, como se correspondesse a um momento para ressaltar os defeitos de seus colaboradores, quando, na verdade, não é.

Como motivar e engajar as gerações Y e Z no ambiente de trabalho

O grande segredo, portanto, é convencer os profissionais de que o feedback não está relacionado a uma espécie de bronca, e sim de uma ferramenta que busca ajudar no crescimento profissional. E, a partir disso, implementar a cultura do feedback construtivo no ambiente de trabalho.

No feedback construtivo, o processo consiste em ressaltar os pontos fortes do trabalhador, inspirar a agir corretamente, encontrar soluções para possíveis problemas e ter uma troca de mão-dupla.

Nesse cenário, o profissional vai ver o feedback como um ato positivo, ele ficará motivado em utilizar os pontos positivos comentados como ferramenta para melhorar ainda mais seu desempenho. Já os pontos de atenção, ele buscará por alternativas para mudar e sairá da conversa motivado a fazer isso.

3 - Conheça sua equipe

3 - Conheça sua equipe

Cada pessoa é motivada por estímulos diferentes. Um profissional pode se animar ao receber um elogio do líder, enquanto outro iria se sentir mais valorizado com uma folga de aniversário, por exemplo.  

É preciso identificar o que vai despertar a motivação nos colaboradores antes de investir em alguma ação mais concreta, pois há o risco dessa tentativa não trazer os resultados desejados.

Isso só será feito com a aproximação do líder com seus funcionários, descobrindo os gostos, preferências, expectativas e anseios, para saber o que motiva ou até desanima a equipe. Uma forma de adotar essa conduta é por meio da gestão humanizada, uma postura que pode transformar os relacionamentos na organização. Esse interesse, por si só, já auxilia na valorização dos profissionais da empresa.

4 - Reconhecimento dos colaboradores

4 - Reconhecimento dos colaboradores

Após conhecer melhor as pessoas que atuam na equipe, é possível identificar quais recompensas iriam ajudar a aumentar a sua motivação. O reconhecimento do bom trabalho pode gerar efeitos positivos na empresa, animando e engajando os colaboradores para que eles trabalhem com maior dedicação e energia. 

Esse incentivo não precisa custar caro: pode ser um elogio ou bom feedback vindo da liderança, uma folga, um brinde com temática especial, uma homenagem, uma festa de aniversário, entre outras atividades. Essa ação parece simples, mas traz vários benefícios, como melhorar o clima interno, engajar os colaboradores e até mesmo ajudar a reduzir a rotatividade na empresa. 

5 - Proporcione um ambiente de trabalho saudável

5 - Proporcione um ambiente de trabalho saudável

Fomentar um ambiente de trabalho saudável deve ser outra preocupação se sua empresa objetiva motivar a equipe em tempos difíceis, até porque um ambiente saudável influencia não só nisso, mas nos resultados da empresa.

De acordo com estudos, a satisfação dos colaboradores resulta em um aumento de 12% na produtividade e melhora em até 37% nas vendas da organização, o que comprova como é imprescindível investir no clima organizacional não só para motivar a equipe como para gerar outros resultados positivos.

Há diversas práticas que você pode adotar na sua empresa para criar um ambiente de trabalho saudável, você vai precisar investir principalmente:

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  • Na comunicação interna;
  • Em tecnologias que tragam clareza aos processos e na rotina empresarial;
  • na implementação da cultura de feedback;
  • E no engajamento do time;

As estratégias que você tem visto por aqui não só impactam na motivação dos profissionais, elas também conversam entre si, uma prática impacta no desenvolvimento da outra.

6 - Senso de propósito

6 - Senso de propósito

Uma das maneiras de motivar os colaboradores é mostrar os motivos deles estarem lá, reforçando o seu senso de propósito no trabalho. Todo mundo gosta de se envolver com atividades que façam sentido e que estejam alinhadas aos seus valores pessoais — e isso também vale para a vida profissional. 

Muitas pessoas acabam saindo de seus empregos por não verem mais sentido em atuar naquela empresa, cargo ou área, ou então se desmotivam com o trabalho e não produzem mais como alguém que sente que tem propósito na carreira. 

Essa questão passa pelo âmbito particular, mas a empresa pode ajudar o colaborador a ver o sentido em seu trabalho ao estimulá-lo em práticas como o job crafting ou até mesmo remanejando o funcionário para áreas que sejam mais do seu interesse — claro, com uma análise do seu perfil para a vaga e treinamento para que desempenhe bem as novas funções. 

7 - Exemplo da liderança

7 - Exemplo da liderança

O líder tem um papel fundamental na motivação da equipe. Como já dissemos, uma postura mais humanizada e próxima da liderança faz a diferença na dinâmica interna da equipe e ajuda o colaborador a se sentir valorizado.

Além disso, o líder deve ser o primeiro a fazer a coisa certa dentro da empresa. E, em um cenário desfavorável, deve ser exemplo de persistência, otimismo, inovação e bom trabalho na organização. Assim, seus liderados irão se espelhar em sua postura, se esforçar para melhorar o resultado do departamento e, consequentemente, do negócio.

8 - Aceite sugestões

8 - Aceite sugestões

Uma empresa é composta por pessoas. A criação de estratégias motivacionais tem como foco pessoas, logo não existe melhor lugar para encontrar respostas sobre isso a não ser nas pessoas. Se sua empresa está com dificuldade de manter os colaboradores motivados em tempos difíceis, porque não perguntar a eles quais práticas podem solucionar esse problema?

Faça uma enquete anônima para que os profissionais se sintam mais à vontade em ser verdadeiros; invista no relacionamento entre líderes e liderados; se preocupe em melhorar o clima organizacional; chame os colaboradores para participar mais ativamente na empresa. 

Essas práticas vão dar espaço para que sugestões surjam e, ainda, já vão influenciar em uma melhora no clima, pois quanto mais o colaborador se sente valorizado, mais ele se sente motivado.

9 - Treinamento e desenvolvimento

9 - Treinamento e desenvolvimento

Apesar de requerer um certo grau de investimento, essa estratégia pode ajudar bastante na melhora dos resultados da empresa. Imagine ter vendedores mais eficientes na hora da compra, um marketing mais assertivo para encontrar o público-alvo, um atendimento mais preciso e humanizado: tudo isso vai fazer a diferença no desempenho da organização, ainda mais em tempos difíceis. 

O treinamento aumenta as competências técnicas dos colaboradores, enquanto as ações de desenvolvimento contribuem para as habilidades sociais — como persuasão, resiliência e otimismo. Assim, sua equipe estará mais preparada para lidar com a crise e isso irá ajudá-los em sua confiança para enfrentar os desafios de cabeça erguida.

10 - Compartilhe e define metas para os colaboradores

10 - Compartilhe e define metas para os colaboradores

Ao definir e compartilhar metas para os colaboradores, eles passam a ter uma visão clara de onde precisam ir e como devem utilizar os recursos (tempo, energia, competências e habilidades) para alcançar as metas e, assim, chegar em um objetivo maior.

É importante lembrar que o conceito de meta é diferente do objetivo. Cada meta corresponde a um passo a passo que deve ser traçado para atingir um objetivo, que é maior e de médio-longo prazo. Em outras palavras, as metas são pequenas ações que geram resultados que vão contribuir para alcançar um objetivo maior.

Digamos que o objetivo da empresa seja “ser líder no segmento de bicicletas”, as metas precisam garantir que isso aconteça. Elas podem ser focadas, por exemplo, em melhorar a satisfação dos clientes, gerar uma nova percepção de marca para o público, reduzir desperdícios e erros. Todas essas mudanças vão possibilitar que a empresa alcance o objetivo maior: ser o número 1 na sua área. 

Nessa estratégia, seu negócio pode adotar o método das metas SMART, que se baseia em cinco fatores para desenvolver uma boa meta: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

No entanto, não adianta investir em qualquer método de educação empresarial e achar que irá trazer os resultados desejados.

Importância de uma equipe motivada

As empresas hoje entendem que a remuneração salarial não é o suficiente para atrair e, muito mesmo, motivar os colaboradores. É preciso apostar em diferentes outras práticas para construir a motivação explícita e facilitar o surgimento da motivação implícita.

A nível de contextualização, a motivação intrínseca é aquela cujo colaborador decide realizar determinada tarefa por satisfação própria, sem que haja uma recompensa por trás. Enquanto a motivação extrínseca acontece quando o sujeito sabe que ao realizar determinada ação, ele terá uma recompensa.

No ambiente de trabalho, a motivação pode ser o reconhecimento social, o bônus salarial, os prêmios que ele receberá ao atingir uma meta ou ao desempenhar determinada tarefa com êxito.

Apesar de ser bastante desafiador identificar elementos e práticas que sejam motivacionais para o seus colaboradores, essa é uma tarefa que não pode ser negligenciada pelo RH e os gestores, porque tem potencial para impactar em diferentes contextos da empresa, como no clima organizacional, na marca empregadora, na produtividade, no índice de turnover e, consequentemente, nos resultados.

Clima organizacional

O conceito de clima organizacional pode ser resumido como um conjunto de práticas e valores que influenciam a percepção das pessoas com relação à organização. Em uma explicação mais dinâmica, pode-se dizer que ele é semelhante à personalidade de uma pessoa, porque são as características que tornam a empresa única.

A motivação é elemento essencial para melhorar o clima organizacional porque estimula os colaboradores a darem o melhor de si. Ela também aumenta o entusiasmo e produtividade dos funcionários, tornando o ambiente de trabalho mais colaborativo e positivo.

Marca empregadora

Ser uma empresa que se preocupa com a motivação dos colaboradores, automaticamente promove sua marca empregadora. Este termo é adotado para se referir a uma estratégia de marketing criada com objetivo de melhorar a percepção da empresa como local de trabalho. É a soma de diferentes práticas com objetivo de atrair e reter os melhores talentos do mercado. 

Pensando que os colaboradores são o diferencial de uma empresa, pois são os responsáveis por gerar os resultados da organização, ter uma marca empregadora forte para atrair os melhores profissionais é fundamental para garantir os resultados almejados pela organização.

Produtividade

A motivação também melhora a produtividade dos colaboradores porque profissionais felizes e satisfeitos tendem a trabalhar melhor, impactando na qualidade e na quantidade de serviço prestado. A motivação causa, especificamente:

  • aumento da energia e disposição;
  • maior concentração e atenção;
  • maior compromisso.

Índice de turnover

Alto índice de rotatividade significa insatisfação, e uma das causas é a falta de motivação. Logo, ao engajar seus colaboradores, a tendência é que essa métrica diminua. É importante lembrar que o alto índice significa muito desligamento ou troca de atividade.

O que impacta negativamente na rotina dos profissionais que ficam e que geram custos altos para a empresa, que precisa pagar o acerto deste funcionário e desenvolver outro processo de recrutamento e seleção para substituí-lo.

Vantagens de motivar sua equipe

A seguir, confira alguns dos benefícios que você alcançará ao promover ações que instiguem a motivação na sua equipe.

Você terá uma equipe com melhor autoestima

Uma equipe com autoestima é sinônimo de uma equipe confiante, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Essa característica reflete em vários aspectos, principalmente na maneira como os colaboradores enxergam o trabalho e se dedicam a ele.

Carga horária de trabalho mais produtiva

Nem sempre as mesmas 8 horas rendem a mesma quantidade de trabalho, isso porque há diferentes variáveis que interferem na produtividade de uma pessoa. Se um profissional está insatisfeito com a empresa, uma atividade de 2 horas pode ser realizada com o dobro do tempo. Garantir que os colaboradores da empresa estejam motivados é uma maneira de garantir maior produtividade.

Crescimento pessoal dos colaboradores

Quando um colaborador está satisfeito com o trabalho e encontra oportunidades para desenvolver suas habilidades, sua autoconfiança é fortalecida. Essa autoconfiança, por sua vez, pode impulsionar seu crescimento profissional e pessoal.

Embora as estratégias organizacionais sejam voltadas para o ambiente de trabalho, é comum e saudável que os colaboradores apliquem esse conhecimento em suas vidas pessoais, resultando em um ciclo de desenvolvimento constante. 

Esse ciclo pode trazer benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa, gerando uma relação mais positiva e produtiva.

Melhora o relacionamento interpessoal

A melhora no relacionamento interpessoal também é uma das consequências de implementar medidas para garantir a motivação no trabalho em equipe. Isso porque, através das diferentes práticas adotadas pela empresa, os colaboradores passam a se sentir mais à vontade para se comunicar e colaborar com os colegas, trocando ideias e conhecimentos. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais colaborativo e produtivo, além de aumentar a eficiência da equipe.

Melhora os resultados

Não só os colaboradores são afetados positivamente, mas a empresa também, quando ela decide apostar em estratégias para motivar seus funcionários. Dentre os principais benefícios está a melhora dos resultados.

Neste artigo você entendeu quão vantajoso é adotar práticas para motivar seus colaboradores, viu também 10 estratégias para implementar na sua empresa hoje mesmo. Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar ainda mais neste assunto, confira o artigo “Como melhorar a motivação no trabalho? Entenda!”. Nele você confere outras dicas preciosas e que levarão sua empresa a outro patamar.

Perguntas Frequentes:

Como motivar sua equipe em tempos de crise?

1- Espírito otimista;
2- Cultura do feedback construtivo;
3- Conheça sua equipe;
4- Reconhecimento dos colaboradores;
5- Proporcione um ambiente de trabalho saudável;
6- Senso de propósito;
7- Exemplo da liderança;
8- Aceite sugestões;
9- Treinamento e desenvolvimento;
10- Compartilhe e define metas para os colaboradores.

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