O ChatGPT vem causando burburinho no mundo inteiro. A solução de inteligência artificial vem sendo usada na produção de textos diversos, inspirando promotores e detratores em diferentes segmentos. Mas, uma das áreas mais impactadas por essa inovação é o marketing.
O que você vai ver neste artigo:
Desvende neste artigo as diferentes facetas e possibilidades do ChatGPT no marketing e fique por dentro das novidades do mundo corporativo.
Como a Inteligência Artificial está mudando o mundo?
Se por um tempo a Inteligência Artificial era apenas ficção científica, atualmente ela está presente no dia a dia de bilhões de pessoas: em pesquisas científicas; em softwares e sistemas diversos e até mesmo no diagnóstico de doenças.
Essa ferramenta vem facilitando e otimizando várias operações, agilizando tarefas e aumentando o seu grau de confiabilidade. Para as empresas, esse tipo de solução também está contribuindo para fortalecer sua competitividade e oferecer experiências melhores para diversos públicos — dos colaboradores aos clientes.
Mas, de tantas soluções que foram lançadas recentemente, uma das que mais vem chamando a atenção e mudando diversas áreas é o ChatGPT, disponível livremente desde novembro de 2022.
E o ChatGPT, como está influenciando o marketing?
Basicamente, o ChatGPT é um programa criado pela OpenAI que usa inteligência artificial para interagir com usuários, especialmente criando textos com base nos pedidos dos indivíduos que utilizam sua solução. Esse tipo de tecnologia busca assimilar comportamentos humanos, respondendo as questões propostas de forma mais próxima a uma comunicação entre pessoas.
Por meio da ferramenta, é possível gerar textos de diferentes gêneros, fazer traduções em vários idiomas, responder perguntas, além de resolver problemas lógicos. Por esse motivo, diversas áreas têm um maior interesse na solução — como o marketing.
Os profissionais desse segmento estão avaliando como aproveitar os recursos do sistema em suas estratégias, inclusive adotando-o em canais de atendimento ao cliente ou para auxiliar na produção de conteúdo. Enquanto outras soluções de IA ofereciam serviços semelhantes, o ChatGPT se mostra uma alternativa mais sofisticada e amigável para os usuários.
Quais as vantagens e os riscos do ChatGPT?
O surgimento do ChatGPT gerou uma série de discussões a respeito dos benefícios, problemas e limites da aplicação dessa ferramenta. No entanto, agora que a tecnologia está disponível de forma livre — e outras empresas como Meta e Google já anunciaram o lançamento de projetos semelhantes —, é fundamental estudá-la para avaliar quais serão seus impactos em diferentes realidades.
Vantagens do ChatGPT
Não é à toa que a plataforma vem ganhando os holofotes: o ChatGPT oferece uma forma de agilizar a consulta de informações e a produção de conteúdos para as estratégias de marketing, obtendo uma quantidade significativa de materiais em questões de segundos e em um sistema mais fácil de se usar e mais sofisticado do que outras alternativas.
Assim, ele pode auxiliar os profissionais da área em suas atividades, usando-o como base de apoio no desenvolvimento de materiais e no atendimento ao cliente. Alguns especialistas já apontam a possibilidade de usar a ferramenta para analisar palavras-chave e contribuir nas otimizações de diferentes estratégias, como e-mail marketing e descrição de sites.
Além disso, como o sistema está em constante aprendizado, é possível notar melhorias a cada acesso à plataforma — e muitos benefícios de sua utilização ainda serão descobertos e aprimorados eventualmente.
Riscos do ChatGPT
Apesar dos benefícios, toda tecnologia recém-lançada também tem suas limitações e pontos de debate.
A base usada pelo ChatGPT em seu serviço se origina de bancos de dados, publicações e outros materiais disponíveis na internet. No entanto, se tais pesquisas vierem de fontes questionáveis, há um grande risco em ocorrer propagação de informações equivocadas e até mesmo de fake news.
Já há testes que indicam que a plataforma ainda não é capaz de identificar conteúdos falsos e pode sim gerar textos que causem desinformação, inclusive indicando matérias jornalísticas que não foram encontradas mais tarde. No entanto, a própria plataforma aceita o envio de feedbacks sobre a qualidade e confiabilidade de suas respostas, dando abertura para atenuar esse problema.
Além disso, ao contar com informações de terceiros, abre-se também toda uma discussão a respeito da propriedade intelectual de quem produziu os conteúdos originais — um debate que eclodiu com outras soluções de IA e que pode desencadear desdobramentos no futuro.
No fim das contas, por mais avançada que seja a plataforma, até o momento é necessária a participação de profissionais humanos para validar as informações geradas e sua confiabilidade. Mas, como o projeto está em constante aprendizado, muitas possibilidades em seu uso ainda serão descobertas e exploradas.
Assim como tantas tecnologias, a união do poder das ferramentas e a experiência humana são capazes de gerar grandes impactos positivos nas ações da empresa e do marketing, se adotadas com inteligência.
Como diferentes setores estão sendo impactados?
Além do marketing, outras áreas estão de olho no ChatGPT para otimizar suas operações e oferecer experiências mais amigáveis ao seu público-alvo.
Por meio dele, é possível automatizar algumas tarefas como responder dúvidas de clientes, auxiliar no planejamento financeiro, entre outras demandas. A ferramenta pode, por exemplo, ser usada para traduzir materiais vindos de unidades e parceiros de outros países.
Também há, em seu início, uma discussão a respeito de como a tecnologia irá impactar nos postos de trabalho, facilitando o cumprimento de algumas atividades e remanejando os talentos humanos para outras funções.
A tendência é que cada vez mais setores e empresas abracem a Inteligência Artificial em seus processos, inclusive adotando soluções como o ChatGPT no cotidiano. E uma dessas ferramentas que pode ter ainda mais usos no marketing são os chatbots.
Quais os futuros impactos dos chatbots no setor de marketing?
A sofisticação do ChatGPT oferece uma oportunidade de melhorias para os chatbots, dando pistas de como torná-los ainda mais inteligentes, eficientes e com uma comunicação mais humana. Se essa ferramenta já era apontada como o futuro das estratégias do marketing, essa inovação a torna ainda mais valiosa para as ações da área.
Os chatbots podem oferecer uma experiência mais eficiente e ágil no atendimento ao cliente, respondendo dúvidas, dando suporte e organizando demandas. Assim, o público tem uma experiência satisfatória com a marca e os talentos humanos podem usar sua expertise em outros pontos mais críticos de suas funções.
Entretanto, é possível obter ainda mais resultados com ferramentas como estas ao adotar as soluções tecnológicas não como ações pontuais — mas, sim como parceiras estratégicas dos negócios.
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Basicamente, o ChatGPT é um programa criado pela OpenAI que usa inteligência artificial para interagir com usuários, especialmente criando textos com base nos pedidos dos indivíduos que utilizam sua solução. Esse tipo de tecnologia busca assimilar comportamentos humanos, respondendo as questões propostas de forma mais próxima a uma comunicação entre pessoas.
O ChatGPT pode auxiliar os profissionais da área em suas atividades, usando-o como base de apoio no desenvolvimento de materiais e no atendimento ao cliente. Alguns especialistas já apontam a possibilidade de usar a ferramenta para analisar palavras-chave e contribuir nas otimizações de diferentes estratégias, como e-mail marketing e descrição de sites. Além disso, como o sistema está em constante aprendizado, é possível notar melhorias a cada acesso à plataforma — e muitos benefícios de sua utilização ainda serão descobertos e aprimorados eventualmente.