Competências são capacidades, técnicas e habilidades interpessoais que, no contexto empresarial, ajudam no desenvolvimento da carreira de um indivíduo e na conquista de objetivos da empresa. Elas são determinantes para o sucesso dos colaboradores e das instituições.
Alguns conceitos dessa questão consideram os aspectos da visão de negócios, enquanto outras focam no papel do colaborador nos resultados da organização.
O que você vai ver neste artigo:
- O que são as Competências Organizacionais?
- Competências Organizacionais Básicas
- Competências Organizacionais Essenciais
- Competências dos Colaboradores
- Como Desenvolver Competências Organizacionais Vencedoras?
- Desenvolver a Competência Organizacional Básica
- Desenvolver a Competência Organizacional Essencial
- Desenvolver a Competência Organizacional dos Colaboradores
Seja qual for, trabalhar as competências organizacionais pode contribuir para sua empresa ter uma vantagem competitiva, se destacar da concorrência e aumentar seus resultados. Descubra nesse artigo o que é, quais são as definições e como adotar essa estratégia na sua realidade.
O que são as Competências Organizacionais?
De forma geral, esse conceito significa tudo aquilo que torna a sua empresa única em relação aos seus concorrentes. As competências organizacionais formam a identidade da companhia, reunindo os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da equipe e da marca. Isso pode englobar questões relacionadas ao modelo de negócios, estratégia competitiva e até mesmo gestão de pessoas, considerando as qualidades e diferenciais dos seus colaboradores.
Nesse sentido, podemos citar 3 definições de competências organizacionais. Vamos conhecer cada conceito?
Competências Organizacionais Básicas
Esse elemento é aquilo que mantém a empresa ativa no mercado. Sem ele, dificilmente o negócio irá lucrar ou ficar em pé. Essa competência pode ser aplicada pelas organizações do mesmo ramo de serviços, pois não algo exclusivo de uma ou outra.
Quer um exemplo para entender melhor esse conceito? Uma mercearia precisa vender itens desejados/necessários pelos moradores da região, assim como oferecer um bom atendimento. Imagine um estabelecimento de um bairro comercializando produtos que não se encaixam no consumo da população ou, pior, tratando com grosseria todos que entram na loja. Você acha que, mantendo essa postura, o negócio irá longe? Dificilmente… Agora pense quais pontos permitem que a sua empresa continue no mercado - localização? Preços? Mercadorias/serviços exclusivos?
Competências Organizacionais Essenciais
O que faz a sua empresa se diferenciar dos concorrentes? O que você oferece que a torna única a seus clientes? Essa é a sua competência organizacional essencial: algo que gera valor ao consumidor e que seja difícil de ser copiado pela concorrência.
Claro, ter algo que te destaque de inúmeras organizações não é fácil. Por isso, para adquirir essa característica, é imprescindível muita pesquisa de mercado, planejamento e constante aprimoramento e inovação - justamente para se manter diferente das outras empresas do setor.
Vejamos mais um exemplo para esclarecer qualquer dúvida:
Uma empresa que oferece um método inovador, como a gamificação, para fazer o treinamento corporativo pode ganhar vantagem competitiva ao capacitar seus colaboradores com estratégias eficientes. Ao investir na educação empresarial, os funcionários terão mais conhecimentos técnicos e habilidades sociais que impactarão positivamente o seu trabalho.
Isso se torna um diferencial para esta empresa. Mas, caso os concorrentes descubram essa estratégia e passem a implementá-la, essa competência organizacional deixa de ser essencial e se caracteriza como básica: pois não é mais algo único desta primeira companhia.
Sendo assim, para manter a empresa em um patamar único no mercado é fundamental buscar o aprimoramento contínuo, pesquisando, testando e adotando ações inovadoras para que sua organização sempre tenha algo de único a oferecer (e a se diferenciar da concorrência).
Competências dos Colaboradores
Pesquisando sobre competências e empresas você vai acabar se deparando com informações ligadas a gestão de pessoas. Isso porque esse tema também pode envolver seus colaboradores, e não só o modelo de negócios.
Os conhecimentos, habilidades e atitudes do seu público interno formam as competências da sua equipe. Essas características acabam influenciando no trabalho dos colaboradores, seja impactando o clima interno, a produtividade e até a motivação dos profissionais envolvidos.
Essas competências podem estar, ou não, alinhadas aos objetivos estratégicos da sua empresa. Uma organização que quer se destacar no mercado por ser inovadora deverá, obviamente, ter funcionários que apresentem essa característica em sua equipe. Caso contrário, dificilmente esta meta será alcançada.
Como Desenvolver Competências Organizacionais Vencedoras?
Todos esses conceitos apresentados até agora influenciam, de uma forma ou outra, o desempenho da empresa - seja para ganhar uma boa vantagem competitiva, como também para perder espaço e não aproveitar as oportunidades de negócio.
Para vencer no mercado é preciso saber trabalhar essas e outras questões, especialmente considerando as mudanças rápidas que estão acontecendo atualmente no mundo dos negócios. E você não quer que sua empresa fique para trás, não é mesmo?
Vamos explicar como desenvolver cada competência organizacional para que a sua empresa consiga seu espaço no mercado:
Desenvolver a Competência Organizacional Básica
Antes de abrir um negócio é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado e de planejamento estratégico. Essas ferramentas ajudam o empreendedor em questões básicas, mas que são importantes para que a empresa tenha sucesso - como a definição do público-alvo -, pois permitem compreender melhor a realidade do segmento de atuação.
Essas duas ferramentas também podem ser adotadas por empresas que já estão na ativa, usando-a para entender novas oportunidades de negócio, implementar mudanças e aumentar o rendimento da organização.
Desenvolver a Competência Organizacional Essencial
Este item é mais difícil de ser realizado, mas encontrar o diferencial da sua empresa é fundamental para que ela abra espaço e até se mantenha no mercado. A pesquisa é parte integrante dessa questão, sendo uma das mais importantes o benchmarking: analisar outras empresas é algo positivo para a sua, ajudando a conhecer boas práticas de mercado, inovações e até mesmo falhas dos outros. Esse estudo não se restringe apenas às suas concorrentes, como engloba organizações de outros segmentos (e até do exterior) que, de uma forma ou outra, tem alguma ligação com a sua. Como, por exemplo, partilham um público-alvo parecido.
Outra sugestão que contribui para desenvolver essa competência organizacional é dar liberdade de criação aos colaboradores e estimular uma cultura de inovação. Seus funcionários podem enxergar coisas que você não conseguiu ver ainda ou então trazer ideias, pequenas e grandes, com impacto positivo na empresa.
Desenvolver a Competência Organizacional dos Colaboradores
Esse trabalho pode ser feito em duas frentes:
Investir em treinamentos e desenvolvimento de pessoas: irão despertar habilidades nos seus colaboradores que impactam o ambiente interno e a produtividade da equipe, além de capacitar tecnicamente seus funcionários.
Implantar uma gestão de pessoas por competências: uma mudança na maneira de administrar a organização, privilegiando algumas características dos colaboradores e alinhando-as aos objetivos estratégicos da empresa.
Adotar essas ferramentas ajuda a melhorar a qualidade do trabalho e até mesmo a produtividade dos colaboradores, consequentemente trazendo mais resultados para a empresa. Conheça mais estratégias para aprimorar a sua gestão de pessoas com os artigos do nosso blog!
As competências organizacionais formam a identidade da companhia, reunindo os conhecimentos, habilidades e atitudes específicas da equipe e da marca.
Competências Organizacionais Básicas
Competências Organizacionais Essenciais
Competências dos Colaboradores