Escuta ativa é a habilidade de, como o nome já indica, prestar total atenção ao que está sendo dito, ao invés de ouvir de forma passiva a mensagem que está sendo dita. Para o mundo corporativo, essa ferramenta pode ser uma maneira de entender o mercado, os clientes e as vendas da empresa.
O que você vai ver neste artigo:
Apesar de a comunicação oral parecer algo simples, são poucas as pessoas que realmente dominam esta arte, como a escuta ativa é uma habilidade social indispensável para construir relacionamentos, torna-se essencial trabalhar esse aspecto nos colaboradores para que consiga chamar atenção do público e gerar vendas.
Por isso, neste artigo você verá:
- O que é escuta ativa?;
- Princípios da escuta ativa;
- Quais são os benefícios da escuta ativa;
- Melhora a relação interpessoal;
- Maior confiança;
- Melhora a empatia;
- Redução dos conflitos organizacionais;
- Incentiva o trabalho em equipe;
- Gera sentimento de segurança;
- Proporciona informações relevantes.
O que é escuta ativa?
A escuta ativa é uma técnica que ajuda a sustentar um diálogo interessante, através dela, o ouvinte é capaz de interpretar e entender todo o conteúdo que é compartilhado pelo interlocutor, ou seja, ele passa a ouvir com os ouvidos e os demais sentidos, tornando a comunicação muito mais eficaz.
No processo de comunicação, a pessoa geralmente não assimila todas as informações expressadas pelo interlocutor, isso muitas vezes acontece pelo excesso de conteúdo manifestado ou pela dificuldade de se concentrar, analisar ou interpretar aquilo que está sendo dito.
A escuta ativa busca melhorar essa dificuldade de interpretação, através do desenvolvimento de habilidades de comunicação que assegurem uma conversa eficiente, técnicas essas que podem ser utilizadas tanto na vida pessoal como profissional.
No âmbito profissional, o colaborador consegue usar a escuta ativa para, por exemplo, melhorar sua relação com clientes e consumidores em potencial, assim como em reuniões com a equipe e feedbacks.
Ao aderir à escuta ativa e executá-la de forma correta, a empresa passa a estreitar seu relacionamento com o público e com os profissionais que trabalham nela. Isso acarretará diferentes consequências positivas, como uma comunicação clara e capacidade de reduzir conflitos internos e externos.
Princípios da escuta ativa
A escuta ativa dispõe de 3 princípios: empatia, perguntas investigativas e validação da compreensão. Veja um pouco sobre cada uma delas.
- Empatia: Ela se constrói através do compartilhamento de experiências similares e a técnica de espelhamento;
- Perguntas investigativas: Podem ser baseadas em metodologias como SPIN Selling e BANT;
- Validação do entendimento: É o ato de parafrasear o que foi ouvido.
Quais são os benefícios da escuta ativa?
No ambiente empresarial, a escuta ativa traz benefícios diversos. Veja alguns deles.
Melhora a relação interpessoal
A partir da escuta ativa é notável uma melhora na relação interpessoal, que se torna mais completa. Ou seja, o colaborador que adere à escuta ativa passa a se comunicar com maior clareza e eficiência.
Ele consegue absorver melhor as informações de uma conversa e utilizar esses conteúdos para melhorar a relação com os demais profissionais e no relacionamento com prospects e clientes.
Maior confiança
Outra consequência positiva da escuta ativa é a confiança, que passa a ser maior. Isso acontece porque no processo de troca de informações, as partes envolvidas demonstram interesse genuíno no que o outro tem a dizer. O relacionamento é melhorado e o ouvinte começa a demonstrar que está preocupado com o que o outro.
Nesse cenário, perguntas mais relevantes são geradas, a comunicação passa a ser consultiva em todo o processo. Como resultado, a empresa passa a ter mais sucesso em suas vendas de produtos e/ou serviços.
Melhora a empatia
Como você tem lido por aqui, apesar de a escuta ativa ser uma técnica, ela precisa ser desenvolvida e trabalhada com base no interesse genuíno. Em outras palavras, o profissional deve verdadeiramente se interessar pelo que o outro tem a dizer, sendo necessário melhorar a empatia.
Empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, compreendendo aspectos afetivos, cognitivos e emocionais da outra pessoa. Nesse sentido, a escuta ativa entra como uma ferramenta que auxilia na criação desse pensamento empático. A partir disso, a pessoa passa a ouvir o que o outro tem a dizer sem permitir que demais questões venham interferir nesse relacionamento.
Redução dos conflitos organizacionais
Como consequência da melhora da empatia e da clareza na comunicação, os conflitos organizacionais internos e externos que geralmente estão presentes no dia a dia de uma empresa diminuem.
Isso porque quanto mais atenção é dado ao processo de comunicação, mais informação o sujeito consegue absorver e menores são as chances de desentendimentos acontecerem.
Incentiva o trabalho em equipe
O trabalho em equipe também é estimulado no processo de escuta ativa. Como essa ferramenta possibilita que o profissional aperfeiçoe sua comunicação e a arte de entender melhor o outro, trabalhar com o próximo se torna uma tarefa muito menos estressante e com pouca discussão.
Gera sentimento de segurança
Com a melhora na comunicação, os colaboradores passam a sentir mais segurança em suas ações, o que aumenta a performance de todos os envolvidos.
Proporciona informações relevantes
Através de um diálogo efetivo, um colaborador consegue extrair diversos dados e informações que podem ser úteis no processo de vendas.
Quando o profissional não pratica a escuta ativa, é comum que ele não absorva quase nada do que é dito, porque ele não tem o costume de se concentrar de fato no interlocutor. Agora, quando o profissional é ensinado a usar essa ferramenta, ele passa a absorver melhor as informações e filtrar aquelas que são relevantes e que podem ser usadas para convencer o cliente sobre o produto e serviço que a empresa oferece.
O mesmo pode acontecer no ambiente interno de trabalho, com os demais colaboradores. A escuta ativa pode auxiliar no momento do feedback, por exemplo. Um profissional bem preparado saberá como utilizar essa ferramenta de forma estratégica para garantir o bom desempenho tanto interno como externo da empresa.
Perguntas Frequentes:
A escuta ativa é uma técnica que ajuda a sustentar um diálogo interessante, através dela, o ouvinte é capaz de interpretar e entender todo o conteúdo que é compartilhado pelo interlocutor, ou seja, ele passa a ouvir com os ouvidos e os demais sentidos, tornando a comunicação muito mais eficaz.
Melhora a relação interpessoal;
Maior confiança;
Melhora a empatia;
Redução dos conflitos organizacionais;
Incentiva o trabalho em equipe;
Gera sentimento de segurança;
Proporciona informações relevantes.