A integração de novos funcionários é um processo importante para acolher, orientar e preparar os recém-contratados para assumir suas funções. Apesar disso, muitas empresas não sabem como aproveitar o melhor dessa estratégia e acabam oferecendo um onboarding pouco engajador ou produtivo aos colaboradores.
O que você vai ver neste artigo:
Não desperdice a oportunidade de fortalecer e engajar os profissionais: saiba como oferecer uma ótima integração para os seus novos funcionários!
O que é integração e para que serve?
A integração ou onboarding de novos colaboradores é uma estratégia na qual a empresa oferece um treinamento especial para os recém-contratados. Essa ação busca preparar os novatos para assumir suas novas funções, facilitando a adaptação dos profissionais a sua rotina e às exigências da organização.
A verdade é que todo começo em uma nova empresa é desafiador — e tornar esse momento mais amigável e produtivo é benéfico para o novo funcionário, sua equipe e companhia. Nesse sentido, a integração pode ser adotada com diversas finalidades:
- Orientar os novos colaboradores a respeito das boas práticas aplicadas na organização;
- Educá-los sobre como aproveitar as ferramentas usadas em suas atividades e departamento;
- Orientá-los sobre as regras, normas, metas e objetivos do setor;
- Sensibilizá-los sobre o código de ética profissional e as políticas internas da empresa;
- Trabalhar a cultura organizacional e seus valores;
- Informá-los sobre questões diversas e que sejam pertinentes a sua função, equipe e para a empresa;
- Acolhê-lo em sua nova equipe.
Todos esses detalhes ajudam a tornar o processo de iniciar em um novo trabalho mais tranquilo, preparando o profissional para as obrigações e desafios que lhe esperam. A integração é um dos primeiros contatos dos colaboradores com a empresa, sendo assim, é uma excelente oportunidade para despertar seu engajamento e torná-lo mais fiel à organização.
Desta forma, um onboarding eficiente é capaz de ajudar a reduzir índices negativos como o turnover, pois consegue auxiliar o funcionário nesse período de adaptação e alinhá-lo com as expectativas da empresa, suas próprias e com as demandas de sua função, evitando enganos que possam causar a saída do profissional mais tarde.
Mas, para que os impactos positivos aconteçam, a integração deve ser feita de forma cuidadosa para atender às necessidades dos participantes e da companhia.
Como fazer um bom processo de integração de funcionários?
Assim como qualquer estratégia, tudo começa no planejamento: primeiramente deve-se pensar quais informações são importantes e necessárias para cada funcionário novo nesse início e como elas facilitarão seu processo de adaptação.
Não é recomendado exagerar nesse contexto e acabar soterrando o profissional em calhamaços de papel ou expô-lo a milhares de informações e esperar que assimile tudo — é preciso saber dosar a quantidade de material e de dados apresentados, inclusive adotando métodos para que essa atividade não seja maçante e pouco produtiva.
Nessa questão, também é importante ter organização em todo o processo. Isso ajuda a evitar confusões ou desgastes, como esquecer de agendar uma sala para realizar as atividades de onboarding ou então apresentar materiais e informações desatualizadas. Esse tipo de situação acaba passando uma imagem negativa do negócio para os novos funcionários, além de causar problemas desnecessários.
Outro ponto fundamental para se ter uma boa integração na empresa é investir em treinamentos. Esse formato é próprio para educar os profissionais em questões estratégicas do onboarding, preparando-os para assumir cada uma de suas obrigações e fortalecendo suas competências técnicas e comportamentais.
Além disso, assim como qualquer estratégia, deve-se adotar métricas e métodos de acompanhamento dos resultados da ação. Pode-se aplicar questionários, entrevistas e outros mecanismos para avaliar se a integração está sendo capaz de orientar os novatos, se as atividades são realmente engajadoras e se os participantes percebem maior facilidade e acolhimento ao começar no novo trabalho.
Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria no onboarding, tornando-o cada vez mais produtivo e encantador para os recém-contratados.
3 dicas para melhorar o seu processo de integração
Existem maneiras de aprimorar essa estratégia além dessas noções iniciais, pensando em questões pontuais, mas que podem ajudar a oferecer uma experiência mais agradável para os novos funcionários.
1- Adotar métodos diversos nas atividades
Dificilmente as pessoas têm paciência ou a capacidade de absorver 100% das informações ao passar horas apenas escutando e copiando o que alguém fala. Oferecer apenas metodologias expositivas nos treinamentos e nas ações de onboarding é algo que pode prejudicar a estratégia ao impactar negativamente a absorção de conhecimento dos novos colaboradores e reduzir o seu engajamento nas atividades, podendo criar um momento monótono, maçante e pouco produtivo.
Dessa forma, não só os recém-contratados não receberão a capacitação necessária para iniciar seu trabalho como também terão uma experiência ruim com a empresa logo de cara — tudo o que se deve evitar nos processos de integração.
Para evitar isso, deve-se investir em metodologias diversas para enriquecer a aprendizagem e tornar o momento mais divertido e dinâmico. Workshops, estudos de caso, simulações, atividades práticas… são várias as possibilidades de inovar nesse processo e, assim, potencializar seus resultados. É possível até mesmo adotar a gamificação no onboarding dos novos funcionários, usando uma estratégia lúdica e eficiente para engajar os participantes e fortalecer seu aprendizado.
2- Pense no lado humano
Um novo funcionário não vai se sentir acolhido somente com treinamentos técnicos. É importante também investir em ações que considerem o lado humano dos profissionais para que eles realmente façam parte da empresa e de sua equipe.
É possível fazer kits personalizados de boas vindas, com itens básicos (como caneta, bloco de anotações, caneca, camiseta ou algo que tenha ligação com o negócio) para oferecer um mimo ao novato. Essa prática é bastante adotada por diversas companhias para que o novo funcionário se sinta valorizado desde o primeiro dia.
Também é interessante promover celebrações ou eventos mais descontraídos (inclusive um happy hour) com a equipe para quebrar o gelo e aproximar o recém-contratado de seus colegas e liderança.
3- Dar espaço para feedbacks e dúvidas
No programa de integração é importante que o novo funcionário tenha oportunidade para dar feedbacks sobre a atividade ou sobre como está sendo o seu processo de adaptação na organização, inclusive disponibilizando profissionais para responder quaisquer dúvidas que surgirem mais tarde. Esse cuidado faz a diferença para os trabalhadores, garantindo com que eles continuem sendo valorizados mesmo após o término oficial das ações de onboarding.
Mas, nesse sentido, tem algo essencial a ser lembrado: o treinamento dos funcionários não acaba na integração. É fundamental que as empresas invistam nessa estratégia de forma contínua para fortalecer ainda mais as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, além de atualizá-los sobre as melhores práticas em suas áreas.
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A integração ou onboarding de novos colaboradores é uma estratégia na qual a empresa oferece um treinamento especial para os recém-contratados. Essa ação busca preparar os novatos para assumir suas novas funções, facilitando a adaptação dos profissionais a sua rotina e às exigências da organização.
Assim como qualquer estratégia, tudo começa no planejamento: primeiramente deve-se pensar quais informações são importantes e necessárias para cada funcionário novo nesse início e como elas facilitarão seu processo de adaptação. também é importante ter organização em todo o processo. Isso ajuda a evitar confusões ou desgastes, como esquecer de agendar uma sala para realizar as atividades de onboarding ou então apresentar materiais e informações desatualizadas.