Conheça as 6 etapas do treinamento e desenvolvimento

03 out 2023

Para estruturar a área de Treinamento e Desenvolvimento da sua empresa, você precisa identificar as principais necessidades e criar ações alinhadas aos objetivos da empresa. É importante, também, avaliar regularmente os resultados e adaptar o conteúdo de acordo com o que as métricas diagnosticarem.

O treinamento busca ensinar habilidades, conhecimentos e informações a fim de aperfeiçoar o desempenho dos colaboradores de uma empresa. O objetivo do treinamento é capacitar os indivíduos para que possam desempenhar as atividades rotineiras do trabalho.

Adotar a educação empresarial não precisa ser algo complicado. É possível dividir o trabalho em 6 etapas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, cobrindo desde o início – com o planejamento – até a mensuração dos resultados.

Confira neste artigo como montar essa estratégia na sua empresa, seguindo alguns passos.

Mas afinal, o que é treinamento e desenvolvimento (T&D)?

É comum confundir o conceito de treinamento e desenvolvimento, achando que ambos têm o mesmo significado, mas não. O treinamento é voltado para a educação profissional, são práticas que possibilitam que ele execute seu trabalho da melhor maneira possível.

Agora o desenvolvimento é voltado para aprimorar as habilidades comportamentais, capacidades, competências subjetivas e motivações dos funcionários. Ou seja, treinamento prepara o profissional para executar suas tarefas e o desenvolvimento melhora habilidades e comportamentos deles.

Treinamento e desenvolvimento: por que investir?

Apesar de trazer diversos benefícios, muitas empresas ainda não investem ou disponibilizam poucos recursos para o treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. Isso é um equívoco, pois a ação pode ajudar a melhorar os resultados da organização e garantir uma boa vantagem competitiva.

Investir nos treinamentos é investir na qualidade do trabalho de seus colaboradores. Funcionários bem capacitados produzem mais e melhor, pois sabem aplicar no seu cotidiano as boas práticas da sua função e tendências de mercado. Empregados que passam pelas ações de desenvolvimento aprendem a se relacionar bem com os colegas e a ter comportamentos positivos no trabalho, aprimorando o clima organizacional.

E, ao se sentirem valorizados com as ações de treinamento e desenvolvimento, os colaboradores se motivam e se engajam mais com a empresa, vestindo a camisa e batalhando por seu sucesso como se fosse o seu. 

Desta forma, a educação corporativa se torna essencial: especialmente considerando o mercado altamente competitivo da época atual, em que qualquer detalhe pode fazer a diferença para o cliente escolher entre uma empresa e outra.

Mas, montar um treinamento e desenvolvimento contínuo – para garantir que os benefícios sejam permanentes e cada vez melhores – não é a tarefa mais difícil do mundo. Aliás, pode-se resumir esse trabalho em 6 passos.

6 etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores

É possível montar uma ação de educação corporativa efetiva seguindo a mesma sequência de planejamento que iremos mostrar abaixo:

1- Levantamento das necessidades

Toda estratégia dentro da empresa nasce de uma necessidade: é preciso saber antes quais são os problemas de gestão de pessoas que estão prejudicando a organização para saber como resolvê-los. São problemas comportamentais – como falta de engajamento, dificuldade no trabalho em equipe, falha na liderança – ou defasagem de conhecimentos técnicos – em determinado software, processos e ideias obsoletas, etc? 

Isso tudo (e outras questões) são pesquisadas por meio do Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), uma ferramenta que busca investigar quais são as lacunas, falhas e oportunidades de negócio dentro da gestão de pessoas, ajudando a estratégia de educação corporativa ser mais assertiva e trazer os resultados desejados. 

Sem esta etapa, o treinamento e desenvolvimento podem acabar abordando questões e técnicas já conhecidas e despertadas nos empregados. 

Como tentar estimular o trabalho em equipe para o funcionário que mais colabora com os colegas ou ensinar marketing digital em seu contexto geral para o profissional que fez cursos específicos da área? Todos esses exemplos mostram como uma falta de planejamento pode acabar gerando desperdícios de tempo, esforços e dinheiro.

2- Perfil dos colaboradores

A próxima etapa é mapear o perfil de cada colaborador que trabalha na empresa. Essa prática visa identificar que tipo de metodologia de ensino que vai maximizar a efetividade do treinamento ou do desenvolvimento. Em outras palavras, essa ação possibilitará que o conteúdo compartilhado seja de fato assimilado e posteriormente utilizado pelo funcionário no ambiente de trabalho.

É importante que leve em consideração os diferentes estilos de aprendizagem e trabalhe com o conteúdo explorando o máximo de formato possível para, assim, tornar os processos mais atrativos para os colaboradores. 

Quando se trabalha apenas com um tipo de aprendizagem, você não consegue atingir todos os profissionais da instituição porque cada um tem seu modo de aprender, logo é preciso adequar os conteúdos e as metodologias de ensino para contemplar o máximo de perfis possível.

Nessa avaliação individual que precisa realizar para identificar os formatos de conteúdo que mais se adequam às características dos seus colaboradores, é importante considerar também a rotina de trabalho, a função, o horário que ele mais está disposto a receber novos conhecimentos e como é seu horário fora do ambiente de trabalho. Não adianta promover um treinamento e ele ser implementado em um horário não comercial se o profissional não tiver tempo para realizá-lo.

3- Planejamento das ações

Após entender o que realmente é necessário trabalhar na gestão de pessoas, é preciso pensar como será feito o treinamento e ações de desenvolvimento. Nesta etapa, é fundamental considerar as seguintes questões:

  • Perfil do público: quem são os colaboradores/setores que precisam de treinamento e desenvolvimento? Quais são os seus gostos, referências, necessidades e expectativas? Quais técnicas seriam mais efetivas com este grupo? Qual linguagem utilizar? Dificilmente um funcionário da geração Z terá as mesmas preferências de um da X – e esse exemplo mostra o recorte com apenas uma diferença, imagine agora segmentar por função, estilo de vida e outras categorias.
  • Orçamento disponível: é preciso analisar qual será a verba destinada para as ações de treinamento e desenvolvimento para planejar bem os gastos. Não adianta realizar uma atividade com ferramentas caras e não conseguir dar sequência ao projeto de educação empresarial depois. Saber gerir o orçamento e como dividi-lo entre as próximas etapas é fundamental para garantir o sucesso e continuidade dessa estratégia.
  • Escolha da Metodologia: Pensando nas necessidades, orçamento e perfil do público da ação, é importante decidir qual método será mais adequado à realidade da empresa. Faça uma pesquisa sobre as melhores técnicas educativas e novidades do setor para conhecer aquela que mais vai se encaixar nas possibilidades da organização. Um grupo de gerações anteriores provavelmente irá precisar de ajuda ao lidar com meios mais tecnologicamente avançados, como o EAD em sua versão 100% digital – mas é possível implementar um modelo híbrido, que mescla o ensino a distância com o presencial, facilitando essa migração de um para outro.

Todas essas considerações são importantes para tornar o treinamento e desenvolvimento mais assertivos, alcançando os objetivos propostos na etapa anterior.

4- Desenvolvimento das estratégias

Na etapa de desenvolvimento de estratégias sua empresa deve trabalhar com as informações até então reunidas para elaborar o curso, a capacitação ou qualquer outra estratégia voltada para a educação de seus colaboradores.

Nessa parte do processo talvez sua organização sinta ou não a necessidade de contar com profissionais externos para a criação dos programas de aprendizagem. Também pode ser que tenha que contar com a participação de profissionais adequados para ensinar as técnicas e funções identificadas como vitais para melhorar o desempenho dos funcionários.

Ao aderir a tecnologia as estratégias de treinamento e desenvolvimento tornam-se mais eficientes porque facilitam a gestão e acompanhamento de todo o progresso, por isso nesse momento é importante pesquisar ferramentas que possam contribuir com a sua empresa. 

5- Execução do projeto

Após todas as pesquisas e planejamento feitos, é a hora de colocar tudo em prática e implementar o projeto. Isso envolve algumas tarefas:

  1. montar os treinamentos com o conteúdo desejado ou então contratar uma empresa especializada para produzi-los, sempre levando em consideração as necessidades e preferências do público-alvo da ação;
  2. preparar os ambientes (sejam físicos ou digitais) para as ações, agendando horários, organizando os materiais e verificando a disponibilidade e qualidade dos equipamentos que serão utilizados;
  3. Explicar aos colaboradores como serão as ações e qual sua importância, tanto para a empresa quanto para o funcionário em si.

Desta forma, tudo ficará em ordem para aplicar as ações de educação corporativa, sem atropelar nenhum processo importante e acabar prejudicando a estratégia inteira.

6- Mensuração e avaliação dos resultados

O trabalho do RH não termina com a aplicação do treinamento e desenvolvimento. Esta última etapa é fundamental para manter toda a estratégia funcionando corretamente e trazendo os resultados desejados para a empresa. 

É fundamental desenvolver mecanismos de controle para verificar o desempenho dos colaboradores nas atividades, vendo se elas estão obtendo os efeitos esperados, o que precisaria ser aprimorado e o que está dando certo. Isso ajuda o RH a melhorar constantemente a educação empresarial e a justificar – especialmente com dados – os investimentos feitos na estratégia.

Os principais tipos de treinamento e desenvolvimento

Há diversas opções de treinamento e desenvolvimento. Confira, abaixo, alguns deles.

Rodízio de papéis

Como o próprio nome já sugere, nesse tipo de treinamento ou desenvolvimento os colaboradores trocam suas atividades de trabalho por um período de tempo determinado. Assim eles passam a entender melhor a responsabilidade de cada um dentro da instituição.

Programa de mentoria

Os colaboradores mais experientes assumem a função de mentores dos mais novos, então eles passam a ajudar esses profissionais em seus desenvolvimentos. São feitas reuniões, compartilhado sobre as normas e cultura da empresa, além dos conhecimentos técnicos.

Gamificação

São utilizados elementos dos jogos em contextos em que geralmente não são trabalhados, como no caso de treinamento e desenvolvimento empresarial. A gamificação surge para motivar ou tornar essa tarefa mais prazerosa.

Coaching executivo

É voltado para o aperfeiçoamento de líderes e executivos através do desenvolvimento de competências específicas (novas e antigas). Seu objetivo é aprimorar a performance desses profissionais para que o desempenho se maximize. 

Compartilhamento de conhecimentos

Profissionais experts em assuntos específicos podem ser convidados para compartilhar esse conhecimento com os profissionais que trabalham na instituição.

EAD

Os conteúdos são disponibilizados em um ambiente virtual, ou seja, podem ser acessados em diferentes locais e a qualquer momento, só necessitando de um aparelho (notebook, celular, computador, tablet) e internet.

Algumas metodologias inovadoras – como o EAD e as plataformas gamificadas – oferecem relatórios detalhados do desempenho dos funcionários nas dinâmicas – isso de forma ágil e fácil. 

Nesse sentido, a tecnologia se mostra uma grande parceira do RH, tornando seu trabalho mais prático e eficiente. Saiba mais como usar as inovações tecnológicas no treinamento e desenvolvimento da sua empresa e baixe o e-book gratuito Transformação Digital na Educação Corporativa!

Como estruturar a área de treinamento e desenvolvimento?

O setor de Treinamento e Desenvolvimento é responsável por construir uma força de trabalho produtiva, motivada e competitiva. Mas essa tarefa só é cumprida quando a área está bem estruturada, o que é um desafio para todas as empresas, independente de seu porte, ou seja, da quantidade de colaboradores e de recursos que dispõem. 

Ao pensar em como desenvolver práticas de Treinamento e Desenvolvimento, é preciso ter em mente que é necessário definir estratégias para garantir que os profissionais adquiram ou aperfeiçoem habilidades e competências importantes para cumprir com suas tarefas diárias e, consequentemente, impulsionar o sucesso da empresa.

A seguir, você confere algumas dicas de como estruturar a área de Treinamento e Desenvolvimento de forma eficiente.

Conheça as necessidades de treinamento

Diariamente, surgem novas tecnologias para aprimorar e simplificar as atividades cotidianas no ambiente de trabalho. Um exemplo disso é o ChaGPT, que, embora seja uma novidade, já faz parte da rotina de diversos profissionais.

Uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado precisa contar com colaboradores de alto desempenho. Para isso, é fundamental prepará-los, garantindo que dominem as melhores ferramentas e tecnologias para executar suas tarefas.

Nesse sentido, o setor de Treinamento e Desenvolvimento deve ser capaz de identificar as necessidades de treinamento essenciais para que os funcionários desempenhem suas atividades diárias com eficácia.

Essa escolha exige cuidado e uma análise precisa do que será mais benéfico. Em outras palavras, a decisão de quais treinamentos implementar deve estar alinhada com as metas da empresa e as lacunas de conhecimento dos colaboradores.

Assim, esse é um trabalho que requer a coleta e avaliação de materiais a fim de identificar lacunas no nível individual, em grupos ou em departamentos inteiros da empresa.

Elabore um planejamento das ações de treinamento

Para ser eficaz, o setor de Treinamento e Desenvolvimento deve definir quais programas pretende implementar, considerando as ações a serem realizadas, os recursos necessários e o número de colaboradores que participarão de cada projeto.

Além disso, é fundamental garantir que os recursos e canais utilizados sejam acessíveis a todos os profissionais, estejam alinhados com o perfil dos colaboradores e estejam em sintonia com a cultura da empresa.

Outra prática importante para assegurar a eficácia do setor e de suas ações é identificar as lacunas de treinamento e como essas ações as resolverão, especificando as metas que precisam ser alcançadas e os indicadores que podem ser utilizados para avaliar o aprendizado.

Seminários, workshops, e-learning, palestras, simulações e gamificação são algumas das possibilidades que podem ser exploradas para aplicar essas estratégias.

Realização do Projeto

É fundamental que os colaboradores se envolvam nas ações de treinamento, seja em treinamentos presenciais ou a distância. Para alcançar isso, busque estimular a participação de todos, pois isso garantirá o sucesso do processo de aprendizagem.

Uma maneira de atingir esse engajamento é criar materiais atrativos e implementar estratégias de gamificação para envolver ainda mais os colaboradores, entre outras práticas desenvolvidas com esse propósito.

No entanto, lembre-se sempre de considerar os interesses de sua equipe e oferecer treinamentos que verdadeiramente acrescentem conhecimento e promovam o crescimento.

Avalie os resultados

A estruturação do setor de Treinamento e Desenvolvimento de uma empresa também inclui a avaliação de resultados. Essa etapa envolve a mensuração dos resultados alcançados e, com base nessa análise, a reflexão e implementação dos ajustes necessários para aprimorar os processos.

Neste momento, os profissionais responsáveis pelo processo avaliam a eficácia do treinamento, ou seja, se ele foi efetivamente absorvido pelos colaboradores.

Essa análise pode ser realizada de várias maneiras, com base em dados quantitativos e qualitativos. Além disso, existem aplicativos e softwares que podem auxiliar nesse processo.

Uma prática comum, por exemplo, é a adoção do feedback contínuo. Pode-se criar um formulário para coletar a opinião dos colaboradores, participantes e da equipe organizadora, contendo perguntas relacionadas ao conteúdo, metodologia, aprendizado e outros fatores que possam influenciar o processo de aprendizagem.

Como a tecnologia pode auxiliar na implementação?

Hoje em dia é comum que cursos, reuniões, palestras e outros eventos sejam realizados no ambiente on-line. Isso porque a tecnologia proporciona uma experiência bastante semelhante ao presencial, e com benefícios que só ele pode proporcionar.

Então, além do ambiente presencial - a sala de aula que bem conhecemos -, as tendências e inovações viabilizam outros formatos de aprendizagem tão eficazes quanto. 

Conheça, a seguir, alguns dos formatos mais conhecidos e utilizados no contexto do treinamento corporativo.

E-learning

E-learning é uma modalidade de ensino a distância realizada a partir de um ambiente virtual. Nele, todos os materiais de aprendizado são disponibilizados, e as interações entre alunos e professores também ocorrem.

No E-learning, é possível utilizar aulas em vídeo, webinars, quizzes interativos, fóruns de discussão e outros recursos digitais.

Os benefícios ao adotar essa estratégia de aprendizagem no ambiente corporativo são diversos, que vão desde a otimização do tempo dos colaboradores até a flexibilidade e autonomia.

Microlearning

A ideia por trás da metodologia de aprendizagem Microlearning é oferecer pequenas doses de conhecimento em um curto período de tempo. Isso significa que o método se caracteriza pelo uso de linguagem simples, aulas com duração máxima de 5 minutos e a adoção de diversos recursos multimídia para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Mobile Learning

O método Mobile Learning foca em melhorar a experiência de aprendizagem da pessoa que utiliza dispositivos móveis como a principal ferramenta para adquirir novos conhecimentos.

Quando a empresa identifica que seus colaboradores acessam os treinamentos e desenvolvimentos por meio de smartphones e tablets, por exemplo, é possível adotar essa metodologia para adaptar os conteúdos a esse formato e tornar o processo mais acessível para os profissionais.

Gamificação

A gamificação é uma metodologia de aprendizagem que tem revolucionado os treinamentos e desenvolvimentos nas empresas. Essa técnica consiste em incorporar elementos de jogos para engajar e motivar os colaboradores.

Por meio dela, são utilizados diferentes elementos dos jogos para tornar o treinamento e desenvolvimento mais atrativo. Nesse contexto, é comum o uso de recursos como barra de progresso, conquistas, moedas ou medalhas, níveis e classificações.

Os principais benefícios da gamificação no contexto corporativo são a motivação, a competição saudável e o engajamento.

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Quais são as 6 Etapas de Treinamento e Desenvolvimento de Colaboradores?

1- Levantamento das necessidades
2 - Perfil dos colaboradores
3 - Planejamento das ações
4- Desenvolvimento das estratégias
5- Execução do projeto
6- Mensuração e avaliação dos resultados

O que é treinamento e desenvolvimento (T&D)?

Treinamento é voltado para a educação profissional, são práticas que possibilitam que ele execute seu trabalho da melhor maneira possível.
Agora o desenvolvimento é voltado para aprimorar as habilidades comportamentais, capacidades, competências subjetivas e motivações dos funcionários.

Treinamento e desenvolvimento: por que investir?

Investir nos treinamentos é investir na qualidade do trabalho de seus colaboradores. Funcionários bem capacitados produzem mais e melhor, pois sabem aplicar no seu cotidiano as boas práticas da sua função e tendências de mercado.

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