Alinhar a expectativa do colaborador na empresa é algo fundamental para que todos trabalhem em sincronia para atingir os objetivos. Mas, existe outro ponto a se considerar nessa questão: esse trabalho é essencial para reter os talentos na organização.
O que você vai ver neste artigo:
Uma grande disparidade entre o que o funcionário deseja e a realidade do dia a dia pode desmotivar e até mesmo contribuir para sua saída. Quer saber como evitar esse ruído no relacionamento entre empresa, líder e colaborador? Descubra como alinhar as expectativas da sua equipe!
A Importância do Alinhamento das Expectativas do Funcionário
As pessoas são o principal ativo de uma empresa. São elas as maiores responsáveis por produzir os produtos, realizar os serviços, supervisionar os projetos e processos, atender os clientes e elaborar as estratégias de todas as áreas da organização.
Mas, se uma dessas pessoas não conseguiu entender corretamente o que é esperado de seu trabalho ou tem uma visão distinta, muita coisa pode dar errado: o produto ou serviço sair diferente do que o cliente gostaria; a estratégia não ser executada como se imaginava ou os resultados ficarem longe dos desejados.
Em um grupo, não importa sua finalidade, é importante que todos caminhem juntos na mesma direção. Cada pessoa tem sua visão e individualidade — que devem ser valorizadas e respeitadas —, porém, sem o alinhamento entre as expectativas dos participantes, dificilmente os objetivos serão alcançados.
O mesmo acontece com as empresas. A união dos esforços dos colaboradores, gestores e outros envolvidos, em ações pautadas pelo planejamento, é o melhor caminho em direção ao sucesso.
Além de prejudicar os esforços coletivos, existe outro ponto fundamental nessa questão: quando o colaborador espera ou deseja algo da empresa, mas a realidade se mostra diferente, é normal que essa quebra de expectativas acabe reduzindo a motivação profissional.
Entretanto, essa desmotivação pode se tornar um grande problema, caso não seja momentânea. O funcionário não irá produzir com a mesma qualidade e frequência de antes e, nos piores casos, pode querer sair da empresa — e o aumento da rotatividade de pessoal gera prejuízos intelectuais, produtivos e financeiros para qualquer organização.
Alinhar as expectativas do colaborador na empresa é importante para garantir que seu trabalho corresponda aos objetivos organizacionais e para que ele se sinta motivado, ajudando a reter esse talento na equipe.
Porém, na correria e pressões do dia a dia, como fazer isso?
Estratégias Para Alinhar a Expectativa do Colaborador na Empresa
Lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, são elas que movem a empresa no dia a dia, e é dever do RH e lideranças desenvolver um relacionamento saudável com as equipes — inclusive fazendo a chamada gestão de expectativas.
Existem algumas estratégias que podem ser usadas para se fazer o alinhamento de visões, desejos e objetivos dos funcionários e que funcionam em empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado:
Estabelecer um Diálogo
Melhorar a comunicação entre as pessoas envolvidas na organização é algo imprescindível. É preciso que os gestores saibam explicar o que esperam do trabalho de cada funcionário, justamente para que ele se esforce e aplique as ideias do planejamento corretamente e alcance as metas desejadas.
Além disso, essa conversa pode contribuir para o lado subjetivo da questão. Quando um profissional entra em uma empresa, ele traz suas expectativas, sonhos e desejos consigo. Se a realidade for muito distante e essas ideias forem rompidas de forma negativa, claro que a frustração virá — seguida pela desmotivação.
É importante criar um relacionamento de confiança e abertura entre o líder e colaborador, entre funcionários e RH, estimulando o diálogo sincero e respeitoso entre as partes. Dessa forma é possível descobrir fatores que estejam gerando incômodo nos profissionais, causando ruídos no seu entendimento sobre o trabalho, entre outras barreiras que prejudiquem a dinâmica.
Esse diálogo pode ser informal ou aplicando algumas estratégias mais específicas, como o One-on-One — do líder com o colaborador — e a Avaliação de Desempenho, geralmente feita pelo RH.
Nesse contexto também é importante desenvolver um ambiente saudável para todos. Uma equipe que atua em um clima organizacional ruim dificilmente consegue se abrir com o gestor ou RH, ou mesmo encontrar motivações para se manter na organização.
Criar um Plano de Carreira
Uma ferramenta que ajuda bastante em relação às expectativas dos funcionários é o plano de carreira. Adotar esse modelo permite com que os profissionais saibam exatamente o que precisam fazer para alcançar determinada posição e promoção na empresa, estabelecendo condições objetivas e claras para isso. Assim, os colaboradores saberão que tem chances de crescimento dentro da organização, algo que é importante para a retenção dos talentos.
Existe também uma boa opção chamada Carreira em Y, em que o colaborador pode decidir entre uma posição de liderança ou um cargo de especialista — dependendo dos seus desejos e competências.
Cultura da Empresa
Outra ideia que pode contribuir para alinhar as expectativas entre a organização e o funcionário é buscar fortalecer a cultura interna. Os valores e identidade da empresa devem fazer parte do seu dia a dia, impactando o trabalho de todos.
Um negócio que valoriza a inovação precisa incentivar esse comportamento em seus colaboradores, certo? Essa questão deve estar clara a todos os envolvidos, sabendo o que esperar do cargo em relação à cultura interna.
Recrutamento e Seleção
Uma forma de evitar grandes divergências entre as expectativas dos colaboradores e da empresa é resolvendo este problema lá na ponta: realizando um ótimo trabalho de recrutamento e seleção.
Atrair e escolher os profissionais mais adequados ao cargo é fundamental. Porém os candidatos também precisam estar de acordo com a cultura organizacional e o que a empresa planeja para o futuro.
Esses novos funcionários devem ter claro o que lhes é esperado no cargo e dia a dia, evitando assim que tenham ideias que não correspondem à realidade da função e da organização — o que iria gerar uma grande quebra de expectativa.
Por tudo isso: é fundamental investir em um processo que realmente atraia e selecione os profissionais mais adequados ao cargo e a empresa. Quer uma dica de estratégia que pode otimizar essa operação? Descubra como a gamificação pode melhorar o recrutamento e seleção da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
As pessoas são o principal ativo de uma empresa. São elas as maiores responsáveis por produzir os produtos, realizar os serviços, supervisionar os projetos e processos, atender os clientes e elaborar as estratégias de todas as áreas da organização.
- Estabelecer um Diálogo;
- Criar um Plano de Carreira;
- Cultura da Empresa;
- Recrutamento e Seleção.