Analisar o fit cultural dos candidatos é um recurso que visa minimizar o desafio de recrutar, selecionar e contratar novos colaboradores e, assim, garantir que o processo seja efetivo. Isso porque ele ajuda a identificar se o candidato visado para a contratação é compatível com a cultura da organização.
Sabemos que quando a visão, os valores e os objetivos do candidato se enquadram no perfil da empresa, as chances de o novo colaborador não se adaptar ao ambiente de trabalho, ter problemas com a equipe ou resistência aos processos e metodologias utilizadas na instituição são relativamente mais baixas.
Mas analisar o fit cultural não é sobre desenvolver perguntas-chave sobre a perspectiva do candidato, o que ele espera da empresa e mais, existe todo um processo por trás para identificar de fato as informações que precisa. Sendo assim, desenvolvemos este artigo para você descobrir 5 dicas fundamentais sobre o processo de análise do fit cultural de um candidato.
O que você vai ver neste artigo:
O que é fit cultural
Fit cultural é uma ação que pode ser acrescentada ao método tradicional de contratação, pois diminui os riscos envolvidos no processo de admissão. Com o fit cultural, a empresa consegue identificar os candidatos que se enquadram na cultura empresarial da instituição, aumentando as chances de a contratação ser certeira.
Quando falamos sobre fit cultural, tratamos sobre a necessidade de um candidato estar alinhado às perspectivas da empresa. Ou seja, de crenças, linguagem, atitudes, valores, propósito de vida e comportamentos estarem sintonia com as características da instituição.
O compilado desses atributos são benéficos tanto para a empresa como para o candidato. Efeitos como rendimento acima da média, atuação de forma inteligente e tomadas de decisões certeiras são efeitos que a escolha coerente de um candidato pode propiciar.
Outras consequências previstas nesse tipo de ação é a economia de recursos, a otimização de diversos processos e um funcionário engajado que propiciará melhores resultados. Fit cultural, portanto, requer que o posicionamento da empresa com relação a suas crenças, seus valores e mais, estejam bem definidos. Veja a seguir um pouco sobre cultura empresarial.
Qual a cultura organizacional da sua empresa?
A cultura organizacional é um conjunto de valores, princípios e formas subentendidas de se relacionar em uma empresa. Logo, ela está atrelada aos colaboradores que fazem parte da corporação.
Em síntese, a cultura organizacional significa a maneira que as ações são realizadas dentro do contexto empresarial.
Para identificar qual é a cultural organizacional da sua empresa, é preciso analisar algumas características, como por exemplo: Sua instituição é mais rígida e possui horários pré-estabelecidos? Ou o ambiente é informal e com horários flexíveis?
Essas são respostas que estão diretamente relacionadas à cultura organizacional de sua empresa e que influenciam nela. Veja a seguir algumas outras características que você deve ter estabelecidas para definir sua cultura organizacional:
- Missão;
- Valores;
- Visão;
- Normas de conduta;
- Código de ética;
- Tradições e crenças;
- Tomada de decisões;
- Comunicação interna;
- Estilo de lideranças;
- Políticas internas;
- Mapeamento de perfil; e
- Organograma.
Se essas características ainda não estão bem definidas, é importante que haja uma investigação e auto análise. Como todos esses atributos são atrelados a pessoas, então as melhores ações que garantirão respostas eficazes são questionários, pesquisa de clima, entrevistas e reuniões com os colaboradores.
Quais os benefícios em avaliar o fit cultural?
Ao entender a importância de analisar o fit cultural e implementar medidas na prática, o ambiente corporativo se depara com inúmeros benefícios. A seguir, você confere os principais.
Contratações mais efetivas
Muito provavelmente você tenha feito uma contratação que não foi para frente. Os motivos podem ser diversos, mas o colaborador não compartilhar dos mesmos valores, crenças, atitudes, linguagens e comportamentos das empresas são uma das principais queixas.
Ao avaliar corretamente o fit cultura de um candidato, as atitudes, culturas e demais características do profissional contratado conversam melhor com os atributos da organização, o que aumenta consideravelmente a efetividade da contratação.
Lembrando que um profissional com fit elevado gera uma série de benefícios para a sua equipe e para a empresa no geral.
Desempenho e produtividade acima da média
Fazer mais com menos recursos é um objetivo comum entre as empresas e isso é possível ao encontrar e contratar colaboradores engajados com os mesmos valores do negócio.
É simples, ao partilhar visões semelhantes, os profissionais se sentem pertencentes ao lugar onde trabalha e isso reflete de forma positiva no desempenho e na produtividade.
Baixo índice de turnover
Turnover nada mais é do que um indicador que evidencia a quantidade de funcionários que foram desligados ou pediram demissão em um determinado período de tempo, geralmente de um ano. Ou seja, é a taxa de rotatividade dos funcionários, levando em consideração contratações e desligamentos.
Essa taxa diminui quando os colaboradores estão engajados e se identificam com a cultura organizacional, benefícios os quais estão diretamente relacionados ao fit cultural alinhado.
Aumento da coesão de equipes
Provavelmente você já tenha escutado que uma empresa é um organismo vivo, pois bem, ela também é dinâmica e só funciona quando as equipes estão em sintonia. Em outras palavras, quando os funcionários estão alinhados com os valores, cientes dos processos e têm liberdade de tomar decisão.
Dicas para analisar o fit cultural de um candidato
Elabore um esboço do perfil ideal
O processo de contratação deve iniciar com a elaboração de um esboço do perfil ideal. Nele você deve descrever quais as características que busca no profissional que deseja contratar. Não estamos falando sobre a formação, competências e habilidades, isso quase toda empresa faz.
O objetivo aqui é definir algo mais a fundo e que seja para consulta interna. Estabeleça a personalidade do candidato, como temperamento, valores, comportamento, interesses e motivações. É interessante também completar o esboço com características que não devem fazer parte desse perfil, para ajudar a filtrar melhor os resultados.
Determine locais estratégicos para recrutar o perfil buscado
Agora que você já tem traçado quais as características do candidato que você atrair para a seleção, é possível ter uma noção dos eventos que fazem parte da rotina desse profissional, como por exemplo quais redes sociais ele utiliza, uma informação importante, visto que a atração de candidatos atualmente é feita, principalmente, nesses recursos de comunicação.
Crie situações contextuais
Na entrevista faça perguntas estratégicas que estejam relacionadas ao contexto que o candidato possa se deparar na empresa para identificar quais seriam as atitudes dele frente às situações.
Cite circunstâncias complexas que já ocorreram na organização e o questione, assim você saberá como ele agiria; essa é uma excelente forma de descobrir traços da identidade do candidato que o currículo não revela.
Promova testes de perfil comportamental
Há ferramentas efetivas para auxiliar nessa jornada de descoberta do fit cultural de um candidato e uma delas é o teste comportamental. Considere-o um complemento a ferramenta anterior, sabe por quê?
Assim como você recrutador se prepara para o momento da entrevista, os candidatos também. Pode ser que algumas das respostas recebam respostas mais comumente aceitas, falas ensaiadas porque apresentam características que o entrevistador deseja ouvir.
O teste de perfil comportamental é, então, uma ferramenta que auxilia a validar as informações obtidas nas etapas anteriores, desde que aplicado pelo profissional formado em psicologia e sem interferências de estímulos externos.
Aplique uma dinâmica de grupo
Em uma dinâmica de grupo, os candidatos mostrarão na prática aquilo que foi mapeado até então. Sendo uma outra maneira de validar as informações coletadas a respeito dos perfis dos participantes da seleção.
Nessas situações, você poderá analisar pontos como qual dos candidatos se sai melhor no papel de líder, quem enfrenta melhor a pressão que a função exerce, o mais resiliente, aquele que mais de destaca como criativo e outras características.
Depois de todo o processo, você deverá comparar as informações dos perfis apresentados com aquele perfil ideal que traçou no primeiro momento dessa jornada. Quem melhor se encaixar com a cultura da organização, significa ser o perfil ideal.
Outra estratégia que auxilia no processo de recrutamento de talentos com alta performance é o employer branding. Você já ouviu falar sobre? Confira no artigo: O que é employer branding? Conheça essa estratégia fundamental! e veja outras mudanças que você pode implementar na sua empresa hoje para reter colaboradores engajados com a cultura de sua empresa.
Como implementar na sua empresa?
Agora que já entende um pouco da teoria sobre o que é fit cultural e como ele é importante para o contexto corporativo, chegou a hora de entender como é na prática, ou seja, quais ações e medidas precisa tomar a fim de trabalhar de forma estratégica o fit cultural.
Quais os principais atributos culturais da organização?
A cultura organizacional representa a identidade de uma empresa, é tudo aquilo que contribui e forma seus valores, crenças, visões e comportamentos. Pode-se afirmar então que trata-se da essência da organização e reflete em diferentes cenários desde como a empresa trata seus funcionários até o modelo de gestão.
Mesmo não determinando no início quais atributos culturais sua empresa deseja transmitir, eles existem. Portanto, é preciso sentar e avaliar quais são os principais deles e, melhor, avaliar se eles fazem sentido e estão de acordo com o que você gostaria de transmitir.
Como são as lideranças? Os colaboradores participam das tomadas de decisões da empresa? A comunicação interna pode ser considerada eficiente? Há abertura para inovação? Sua empresa recebe fácil as mudanças? Ela se importa e implementa ações de treinamento e desenvolvimento de colaboradores? Todas essas perguntas vão te dar um norte quanto ao fit cultural atual.
Defina quais são os valores que sua empresa quer alcançar
Conhecer os valores da sua empresa é parte fundamental da jornada para implementar um fit cultural, mas tão importante quanto é ter clareza de quais valores almeja alcançar.
Pesquise referências, converse com todas as lideranças e colaboradores; eles fazem parte da empresa e tratarão uma visão que talvez você não tenha, enriquecendo ainda mais o processo.
Mapeie e identifique lacunas
O próximo passo é avaliar as lacunas ou pontos de falhas identificados até então. Você pode fazer isso observando atitudes, crenças e comportamentos de todos da empresa, avaliando se tais práticas estão atrapalhando o desenvolvimento de uma cultura organizacional saudável, que atenda às necessidades da empresa e dos funcionários.
Documente sua cultura
Os passos anteriores são definitivos para este momento: documentar sua cultura empresarial. A partir deles, você terá clareza de atitudes e atividades ligadas à cultura, informações que possibilita criar um cultura code, em português código de cultura.
Uma vez criado, este documento torna mais palpável, valores, missão e outros atributos do negócio e ajudam a identificar o fit cultural importante - principalmente - para e durante o processo de recrutamento e seleção.
Não é necessário um software específico ou ferramentas tecnológicas para avaliar e documentar a cultura organizacional; papel e caneta, ou talvez uma apresentação de PowerPoint sejam suficientes para tal. Só é importante se atentar às informações que esse documento precisa ter, sendo elas:
- Os valores que norteiam a empresa;
- A missão;
- Tradições e crenças compartilhadas;
- Formas de trabalhar e conviver que evidenciam os valores da organização;
- Novos valores a serem implementados.
Quem são seus líderes?
A liderança exerce um papel essencial nesse momento, já que são responsáveis por influenciar e orientar os demais profissionais que trabalham na empresa. São eles as pessoas encarregadas por implementar os valores e inspirar os colaboradores a seguirem o mesmo caminho.
Os líderes, portanto, são a porta de entrada na criação e implementação de uma cultura organizacional, bem como do fit cultural de uma empresa. Como peças-chave, a liderança deve trabalhar como verdadeiros promotores dos valores organizacionais.
Inclua o fit cultural no recrutamento e seleção
Agora você terá uma nova ferramenta em suas mãos para encontrar talentos qualificados e com perspectiva semelhante à sua empresa. Afinal, o fit cultural não serve somente para alinhar os colaboradores da casa, mas também para o processo de recrutamento e seleção, que vai filtrar perfis de acordo com essas novas necessidades observadas.
Mas, para isso, é preciso ter múltiplos canais e comunicação assertiva, só assim sua empresa chamará atenção dos talentos certos.
É preciso se preocupar, principalmente, com a página de carreiras e com a descrição da vaga. Por um acaso nela são mencionadas as soft skills que a empresa procura? Esse fator é muito relevante na construção de um bom fit cultural.
Outra estratégia que auxilia no processo de recrutamento de talentos com alta performance é o employer branding. Você já ouviu falar sobre?
Confira no artigo: O que é employer branding? Conheça essa estratégia fundamental! e veja outras mudanças que você pode implementar na sua empresa hoje para reter colaboradores engajados com a cultura de sua empresa.