5 Frases que todo RH já ouviu pelo menos uma vez na vida

24 ago 2020

Todas as áreas possuem seus ditados famosos. Sabe aqueles que estampam mensagens motivacionais nas redes sociais e em lemas de empresas do mundo inteiro? Não seria diferente com a gestão de pessoas: existem milhares de frases de RH que foram ouvidas e proclamadas nos cursos e durante a vivência profissional de quem atua no ramo.

Por mais batidos que pareçam ser, sempre há um motivo para esses ditados terem tocado o coração e mente das pessoas, tornando-se altamente populares. 

Quer saber que frases de RH são essas e por que elas são importantes? Confira esses 5 ditados:

5 Frases de RH que todo mundo ouviu — Mas que ainda são importantes

5 Frases de RH que todo mundo ouviu

Cada profissão tem seus ditados populares: “Fidelizar um cliente é mais barato do que adquirir um novo”; “O cliente sempre tem razão”; “Quem não se comunica, se trumbica”... Frases como estas condensam ensinamentos importantes, mas que podem ser esquecidos na pressão e demandas do dia a dia. 

Algumas podem soar batidas, no entanto, não é à toa que são famosas: seja para inspirar; motivar; ou dar uma puxada de orelha — no fim, todos precisam escutar, ao menos uma vez na vida, o que estes ditados tem a dizer.

Inspire-se ou repense suas condutas com estas 5 frases de RH:

1- "Não deixe que alguém saia da sua presença sem se sentir melhor e mais feliz." —  Madre Teresa de Calcutá

Um profissional de RH nunca deve se esquecer de que está lidando com pessoas. Seja no recrutamento e seleção a entrevista de desligamento, cada indivíduo que se entra em contato traz seus sonhos, expectativas, inseguranças e desafios pessoais.

Mesmo aquele colaborador com dezenas de reclamações tem seus dias bons e qualidades; mesmo o funcionário mais amigável e produtivo tem seus defeitos e dias péssimos. E todos merecem ser tratados com igual respeito. 

Por isso é fundamental que todo profissional de recursos humanos, independente da situação, seja capaz de lidar com pessoas em ânimos e realidades diferentes, tornando sua experiência com a empresa a mais positiva positiva possível.

2- “Contrate caráter, treine habilidades” — Peter Schutz

Quem nunca escutou essa frase? O processo de recrutamento e seleção e o treinamento corporativo são dois dos trabalhos mais importantes do RH, porém muitas empresas falham ao implementar em ambos. 

Algumas organizações ainda consideram apenas as experiências formais e as competências técnicas dos candidatos nos processos seletivos, esquecendo-se de que há excelentes profissionais que podem não se encaixar na cultura organizacional ou dinâmica interna, não se adaptando ao trabalho e acabando saindo da empresa depois. 

Enquanto existem profissionais com um incrível potencial e que irão gerar resultados impressionantes para a empresa: mas que precisam de alguém que acredite neles e os ajude nesse processo de lapidação. 

Além disso, muitas empresas ainda não implantam treinamentos corporativos contínuos na sua realidade, não aproveitando os talentos internos e melhorando sua eficiência. 

Até mesmo mentes célebres do empreendedorismo, como Steve Jobs, reconheciam a importância de uma boa seleção e treinamento. Tá aí um ótimo argumento para sua organização investir mais nas duas estratégias. 

3- “É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas.” — Jim Collins

A importância de um bom recrutamento também é reiterada por Collins, um autor de livros famosos de gestão como Good to Great — Empresas feitas para Vencer. Saber escolher os profissionais mais alinhados às necessidade da organização, de tantos currículos enviados, é fundamental para se ter uma empresa produtiva, eficiente e inovadora. 

Um recrutamento e seleção inadequados podem prejudicar o negócio, trazendo profissionais despreparados que não conseguem se alinhar a cultura organizacional e, além de tudo, acabar gerando desperdícios de tempo, esforços e recursos com a sua eventual saída. 

Por isso é importante investir em métodos eficientes de recrutamento e seleção, que mostrem as verdadeiras competências e posturas dos candidatos e ajudem o RH a pinçar os melhores talentos. 

4- “O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” — Ronald Reagan

Um dos elementos principais em qualquer equipe é o líder: ele não precisa ser o Hércules da empresa, sim ajudar a despertar o melhor que há em cada colaborador que lhe é confiado. Uma boa liderança estimula, orienta, corrige (com cuidado) e inspira as pessoas ao redor. 

Já um líder mal treinado pode causar diversos problemas: desmotivar; gerar um clima de insegurança ou exagerada competitividade; podar a criatividade e habilidades dos liderados; aumenta a pressão e estresse de todos ao redor e, nos piores casos, ser um dos motivos principais para a saída de um ou mais talentos da empresa. 

Além de fazer uma boa escolha de quem será o gestor, é preciso investir em treinamentos constantes especiais para quem assume este importante papel. Essa ação não deve somente atualizar o líder nas melhores e inovadoras práticas da sua área, como também contribuir para desenvolver habilidades sociais que serão fundamentais na sua função, como excelente comunicação, empatia e responsabilidade. 

5- “Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação”. — Dalai Lama

Todo mundo já escutou alguma frase do atual Dalai Lama. E, no caso do RH, igualmente deve ter escutado sobre a importância da motivação. Esse elemento é fundamental para a vida, seja no aspecto pessoal quanto profissional. 

Funcionários desmotivados não produzem, nem se dedicam a qualidade do serviço como antes. E, nos piores casos, acabam saindo da empresa e aumentando o índice de rotatividade de pessoal. 

Além de simplesmente monitorar se os colaboradores apresentam algum sinal de mudança de comportamento e de produtividade, o RH deve implantar estratégias para aumentar a motivação das equipes

Esse cuidado irá ajudar a melhorar a produtividade, qualidade do trabalho, engajamento profissional, além de estimular a permanência dos talentos na empresa. 

A Importância do RH

A Importância do RH

As pessoas são o principal ativo de uma empresa: vai falar que nunca ouviu essa frase? Assim como as de cima, esse ditado reforça a importância de se ter um RH qualificado e estratégico em qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou segmento de mercado.

É preciso ficar de olho nas novidades da gestão de pessoas para deixar sua empresa sempre atualizada nas melhores práticas e oportunidades do setor. Quer conhecê-las? Confira nosso artigo 5 Tendências e oportunidades no RH para 2019 — mais que ainda valem agora!

teste por 14 dias grátis
Quais as melhores frases de RH?

- “Contrate caráter, treine habilidades” — Peter Schutz
- “É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas.” — Jim Collins

Qual a Importância do RH?

As pessoas são o principal ativo de uma empresa: vai falar que nunca ouviu essa frase? Assim como as de cima, esse ditado reforça a importância de se ter um RH qualificado e estratégico em qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou segmento de mercado. 

Engaje, incentive e inspire: Gamifique.

A Ludos Pro foi desenvolvida com os recursos que você precisa para oferecer treinamentos gamificados rápidos, eficientes e muito mais dinâmicos. Tudo em um único lugar!

  • Impulsione o engajamento da sua equipe
  • Potencialize a performance com foco em resultados
  • Revolucione o processo de aprendizagem e desenvolvimento

Nossas conquistas

  • Selo Startup destaques liga insights edtechs
  • Selo GESAwards
  • Selo top 10 ranking edtechs
  • Selo top 100 ranking open startups
  • Selo boostlab
Pular para o conteúdo