A retenção de talentos é um dos maiores desafios de um RH. Existem várias estratégias que podem ser adotadas para aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores, fidelizando-os na empresa para que não saiam e levem consigo sua expertise e produtividade — e uma delas é a gamificação.
Descubra nesse artigo como a gamificação pode ser aproveitada nas estratégias de retenção de talentos e tenha uma equipe de sucesso em seu negócio!
O que você vai ver neste artigo:
O que é retenção de talentos?
Basicamente, a retenção de talentos é uma estratégia usada para manter os melhores profissionais no quadro da empresa. Nesse conceito, o RH e as lideranças adotam ações, metodologias e posturas para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, promovendo uma maior satisfação no trabalho para que eles não acabem indo embora e, assim, gerem uma série de impactos negativos.
Um colaborador pede demissão por diversos motivos: desde insatisfação com a organização, com os gestores e o trabalho em si a problemas com o clima organizacional e colegas. Por isso, muitas empresas investem em uma série de estratégias contínuas para resolver lacunas na dinâmica e evitar a debandada de talentos em suas equipes.
No entanto, é sempre um desafio manter os bons profissionais na organização, ainda mais com uma certa tendência à rotatividade em determinados segmentos de mercado. Mas, em todos os casos, não é à toa que esse assunto é uma das maiores preocupações de qualquer RH.
Qual é a importância de investir na retenção de talentos?
Toda empresa tem um funcionário que faz a diferença no dia a dia: ele é produtivo; prestativo; faz um serviço de qualidade superior à média; tem um relacionamento saudável com a liderança e com seus colegas; traz boas ideias para a mesa; sabe resolver problemas; tem jeito com os clientes… O que aconteceria se esse colaborador pedisse as contas e fosse embora amanhã? Quais seriam os impactos desse desligamento na produção, nas entregas e na dinâmica interna?
Há toda uma perda produtiva, intelectual, financeira e até emocional quando um bom colaborador sai. Não é fácil estancar esse sangramento e, muitas vezes, ele leva consigo os conhecimentos e expertise conquistado em todo o seu tempo de serviço.
Encontrar um novo profissional para assumir as funções, treiná-lo e esperar com que amadureça na atividade é algo que demanda tempo e custos — é bem melhor manter os talentos na empresa do que constantemente ter que buscar outros no mercado, que nem sempre serão tão qualificados ou alinhados à cultura organizacional e perfil da equipe.
E, lembrando, os funcionários são os maiores ativos de uma empresa: são eles os responsáveis por executar uma série de tarefas essenciais para o funcionamento do negócio, atuando desde a produção, passando pelo atendimento ao cliente ao planejamento de estratégias. Por isso, contar com verdadeiros talentos na equipe garante com que a produtividade e qualidade desejadas sejam atingidas ou até superadas.
Por isso, todas as organizações, RHs e lideranças devem se preocupar com a retenção dos talentos, ainda mais quando atuam em mercados competitivos.
Estratégias de retenção de talentos
Existem vários métodos e ações adotadas para incentivar que os bons profissionais continuem na empresa. Antes de mais nada, é importante conhecer o perfil dos colaboradores (informações como seus desejos, expectativas, dores e hábitos, por exemplo) para identificar qual estratégia seria mais eficiente com a equipe.
Algumas ações que podem ser implementadas para reter os talentos são:
- Remuneração e benefícios atraentes: incentivos financeiros tem um grande impacto na decisão de sair ou continuar em um trabalho, mas também existem bônus que ajudam nessa balança — um auxílio-creche pode ser um grande diferencial para profissionais que sejam responsáveis por cuidar de crianças pequenas, por exemplo;
- Plano de carreira: esse programa ajuda os profissionais a terem maior clareza e estímulo para crescerem profissionalmente, vendo um futuro na organização;
- Flexibilidade no trabalho: oferecer vantagens como home office, trabalho híbrido e maleabilidade de horários pode fidelizar os funcionários, especialmente aqueles que buscam um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
- Bons gestores: contar com lideranças inspiradoras e eficientes é fundamental para manter a motivação dos colaboradores e um clima interno saudável, elementos que influenciam diretamente na permanência ou não dos talentos;
- Metodologias de motivação e engajamento: há uma série de métodos que ajudam a aumentar o ânimo dos funcionários e a fortalecer o seu relacionamento com a empresa — como dinâmicas, palestras, mentorias e gamificação, por exemplo.
Combinar essas diferentes estratégias pode ser uma boa ideia para contemplar os profissionais com objetivos e realidades distintas, garantindo com que os talentos fiquem na empresa.
Como a gamificação pode ajudar na retenção de talentos?
Uma das metodologias que pode auxiliar nas ações para fidelizar os bons profissionais é a gamificação — essa estratégia usa elementos, lógica e design de jogos em certas atividades para torná-las mais engajadoras, mas ainda sim gerando resultados positivos práticos no contexto em que ela é aplicada.
Por meio de recursos como storytelling, pontuação e ranking, pode-se ajudar os funcionários a ter uma relação mais saudável com seu trabalho: a gamificação no RH oferece uma experiência mais imersiva e interativa nas atividades, aumentando a motivação e engajamento dos participantes.
Adotar essa ferramenta nas tarefas do dia a dia, por exemplo, permite com que os colaboradores tenham mais disposição para completar suas demandas cotidianas, trazendo mais leveza a essa dinâmica. Isso melhora a sua produtividade e qualidade do serviço — e, ao ser recompensado por essa evolução, os funcionários se sentirão valorizados pela organização.
Assim, seu relacionamento com a empresa e suas lideranças será mais sadio, aumentando o seu engajamento e motivação no trabalho e incentivando a sua permanência na companhia.
Mas, os impactos da gamificação nesse contexto também podem ocorrer na outra ponta do processo, porém que também impacta na retenção de talentos — o recrutamento e seleção da empresa.
É possível usar essa ferramenta para contratar profissionais mais alinhados às necessidades e expectativas da organização, reduzindo as chances deles saírem posteriormente por não terem se ajustado à rotina ou por não se encaixarem na cultura interna.
O uso dessa metodologia para atrair e reter talentos é somente um dos benefícios de adotá-la em uma companhia: descubra onde mais aplicar a gamificação empresarial e fortaleça várias estratégias do seu negócio!
Basicamente, a retenção de talentos é uma estratégia usada para manter os melhores profissionais no quadro da empresa. Nesse conceito, o RH e as lideranças adotam ações, metodologias e posturas para aumentar a motivação e engajamento dos funcionários, promovendo uma maior satisfação no trabalho para que eles não acabem indo embora e, assim, gerem uma série de impactos negativos.
Toda empresa tem um funcionário que faz a diferença no dia a dia: ele é produtivo; prestativo; faz um serviço de qualidade superior à média; tem um relacionamento saudável com a liderança e com seus colegas; traz boas ideias para a mesa; sabe resolver problemas; tem jeito com os clientes... E, lembrando, os funcionários são os maiores ativos de uma empresa: são eles os responsáveis por executar uma série de tarefas essenciais para o funcionamento do negócio, atuando desde a produção, passando pelo atendimento ao cliente ao planejamento de estratégias
Uma das metodologias que pode auxiliar nas ações para fidelizar os bons profissionais é a gamificação — essa estratégia usa elementos, lógica e design de jogos em certas atividades para torná-las mais engajadoras, mas ainda sim gerando resultados positivos práticos no contexto em que ela é aplicada. Por meio de recursos como storytelling, pontuação e ranking, pode-se ajudar os funcionários a ter uma relação mais saudável com seu trabalho: a gamificação oferece uma experiência mais imersiva e interativa nas atividades, aumentando a motivação e engajamento dos participantes.