A gamificação em processos seletivos é adotada como estratégia para dinamizar todas as etapas. Através dela, a empresa consegue testar conhecimentos, e mensurar competências técnicas e comportamentais para filtrar os melhores talentos, aqueles que mais se encaixam na cultura organizacional.
O que você vai ver neste artigo:
Contratar os melhores profissionais é fundamental para o bom desempenho da empresa. Atrair talentos com capacidades técnicas e que também partilham dos mesmos valores organizacionais é o sonho de todo RH: porém, isso não é uma tarefa fácil.
Felizmente existem métodos inovadores que podem ajudar nesse processo e torná-lo mais assertivo e dinâmico. Descubra neste artigo como utilizar a gamificação em processos seletivos para formar uma equipe de excelência. Vamos lá?
A importância de um bom processo seletivo
Investir na qualidade dos colaboradores é uma estratégia fundamental para que uma empresa produza bem, conquiste clientes, destaque-se da concorrência e, consequentemente, tenha sucesso.
Não é fácil, nem rápido encontrar os profissionais adequados para as oportunidades oferecidas - indivíduos que tenham capacidades técnicas, mas que, ao mesmo tempo, tenham habilidades pessoais que combinem com a cultura interna e se adaptem a sua realidade.
Por mais desafiador que seja, esse processo é extremamente necessário para montar uma equipe de alta performance que trará os resultados desejados para a organização. Portanto, é fundamental ter um cuidado especial com o desenvolvimento do processo seletivo. Quando há essa preocupação e os melhores profissionais passam a fazer parte do quadro de funcionários, a empresa tem muito a ganhar.
Primeiramente, os colaboradores serão competentes para assumir as obrigações do cargo, realizando as tarefas com excelência e trazendo bons resultados. Mas, também poderão enxergar além do cotidiano: analisando o trabalho de forma estratégica e pensando em maneiras de aprimorar os processos e, assim, tornar tudo ainda mais eficiente.
Já com as soft skills adequadas, esses profissionais irão se adaptar bem ao ambiente organizacional - se é necessário criatividade, eles serão inovadores; se é comum agir colaborativamente, saberão trabalhar em equipe; se é importante ser proativo, irão tomar frente de suas atividades; se é fundamental saber solucionar problemas, eles irão dar conta do recado.
Por isso é preciso enxergar os candidatos além de seu currículo, suas formações e experiências: ao realizar o processo seletivo é essencial identificar as características pessoais necessárias para agregar forças à equipe e ter um bom relacionamento com a empresa.
Essa pessoa precisa estar de acordo com os valores e identidade organizacional, caso contrário, não ficará na instituição por muito tempo. E este é um dos problemas que um processo seletivo não executado corretamente causa: o aumento do turnover.
Se os funcionários não se adequam à realidade da função ou não se adaptam à empresa, o resultado costuma ser sua saída. Além do tempo e recursos gastos com o recrutamento mal sucedido, o desligamento também gera mais perdas financeiras e produtivas - por isso uma grande taxa de rotatividade na equipe é um sinal vermelho para a gestão.
Diversas empresas apostam em métodos diferenciados para evitar problemas e contratar os melhores profissionais, desenvolvendo dinâmicas, investindo em divulgação e até contratando instituições especializadas para realizarem esta tarefa. Entretanto, existem estratégias inovadoras que podem ajudar nessa situação e trazer resultados surpreendentes, como a gamificação.
O que é gamificação?
Antes de compreender como se dá a gamificação nos processos seletivos, primeiro é importante entender o conceito. A palavra gamificação vem de "gamification", e, de modo geral, é a prática de usar mecanismos e técnicas dos jogos em outros contextos, que não sejam voltados para o entretenimento.
Dentre os lugares em que a gamificação pode ser trabalhada, o setor de recursos humanos é uma opção, principalmente nos processos de recrutamento e seleção. Neste contexto, esse recurso desafia os candidatos, além de testar e mensurar seus softs e hards skills.
De acordo com Raul Inácio Busarello, autor do livro Gamification: princípios e estratégias, a proposta dessa ferramenta é usar características do universo de jogos para resolver problemas e gerar motivação no indivíduo.
No contexto empresarial, mais especificamente no processo seletivo, a gamificação pode ser implementada através de rankings e recompensas. Os candidatos que mais se destacarem podem ser colocados no topo de uma lista, com objetivo de gerar ainda mais interesse por parte deles.
Ela também pode ser aplicada através de dinâmicas que contemplam os mais diferentes níveis. Nessa versão, o profissional avança de acordo com sua habilidade de resolver os desafios propostos, assim como acontece na maioria dos jogos.
Gamificação em processos seletivos
Essa estratégia é utilizada em diversas áreas, como saúde, educação e até em empresas para tornar alguns processos mais dinâmicos e eficientes. Em linhas gerais, gamificação é aplicar elementos comuns aos jogos em contextos que não se resumem ao entretenimento.
Recursos como pontuações, storytelling e recompensas são usados de forma estratégica para motivar os participantes a realizarem determinadas ações ou desenvolverem certos comportamentos - tudo em uma atividade lúdica e engajadora.
Ao criar uma experiência imersiva e interativa, essa metodologia pode ajudar com soluções para o RH como identificar habilidades e posturas dos candidatos que não seriam descritas no currículo ou comprovadas com certificados. É possível testar as competências dos profissionais por meio de desafios e avaliar os resultados com os dados oferecidos pelas plataformas, tornando a análise mais assertiva e analítica.
Essa avaliação de competências é realizada de forma ágil e prática, especialmente com o modelo eletrônico de gamificação, que gera imediatamente os resultados e proporciona feedback instantâneo.
Desta forma o processo seletivo se torna mais rápido, o que beneficia tanto o RH e empresa quanto os candidatos que aguardam o retorno de seu desempenho. Além disso, o elemento lúdico da gamificação ajuda a descontrair esse momento que pode ser angustiante e estressante mesmo para as pessoas mais qualificadas.
O jogo proporciona que o candidato se sinta mais à vontade para mostrar suas verdadeiras habilidades e, desta forma, permite que o RH entenda melhor seu perfil comportamental e escolha o profissional que mais se enquadra no cotidiano da organização.
A gamificação ainda se torna um diferencial da empresa, impressionando os profissionais e demonstrando sua postura de investimento em inovação e tecnologia - o que atrai bastante as gerações mais novas, como a Y e Z. Neste momento já é possível educar os futuros colaboradores a respeito da cultura interna, ajudando-os a entender e se adaptar aos valores organizacionais.
Ou seja, adotar a gamificação em processos seletivos torna essa tarefa mais amigável aos candidatos, mais esclarecedora ao RH (que irá conhecer novas habilidades dos profissionais e ter mais segurança ao escolher o novo funcionário), mais eficiente para a empresa (que terá um colaborador não somente tecnicamente mais indicado, como também uma pessoa mais adequada a sua cultura e funcionamento interno) e para o futuro empregado, que terá mais confiança de que está na organização mais correta ao seu perfil profissional e pessoal.
Quais são as vantagens da gamificação no processo seletivo?
A gamificação quando utilizada no processo seletivo gera diversos benefícios. Separamos os principais deles para você conferir.
Processo seletivo mais dinâmico
A gamificação pode ser adotada em todo processo de recrutamento e seleção de uma empresa. Com ela, entrevistas tradicionais se transformam em um jogo personalizado. Neste modelo, o candidato precisa passar em todas as fases para ser contratado.
Por ser uma dinâmica diferente da tradicional, os profissionais participantes do processo seletivo ficam mais confortáveis em expor suas habilidades e competências, bem como sua identidade. Além disso, a empresa consegue simular o ambiente de trabalho e entender como eles realmente sairiam no dia a dia do trabalho.
De todas as opções tradicionais ou inovadoras que buscam solucionar as gaps de um processo de recrutamento e seleção, a gamificação é uma das poucas alternativas que possibilitam que o candidato seja imerso na cultura da empresa antes mesmo de fazer parte da equipe.
Economia de tempo
Geralmente no processo de recrutamento e seleção tradicional, a empresa precisa organizar um cronograma que respeite a agenda dos profissionais que estão envolvidos, como o psicólogo, o RH e o gestor.
Além de ter que conciliar as datas, o RH ainda tem o desafio de levar em consideração todas as fases da triagem: teste, dinâmica, entrevistas, entre outros. Esse processo exige muito tempo e pode frustrar vários planos da empresa, principalmente quando ela precisa do novo talento com certa urgência.
Adotar a gamificação ajuda a economizar tempo porque todas essas fases podem ser otimizadas em uma plataforma, com a dinâmica de um jogo. Inclusive o período de experiência pode ser encurtado, já que sua empresa consegue testar o profissional ainda no processo de seleção.
Triagem mais eficaz
Com a gamificação, a empresa consegue testar um conjunto de habilidades, competências ou aptidões específicas. Se a vaga disponível exige criatividade, intraempreendedorismo, inglês e pensamento inovador, é possível avaliar todas essas características em simultâneo, ao contrário do que acontece nos outros modelos.
Sem contar que o candidato pode ser avaliado através de cenários simulados que levem em conta as necessidades da empresa, podendo, assim, avaliar as competências comportamentais que o ambiente exige.
Atenta às tendências
A partir do momento que sua empresa decide investir na gamificação em processos seletivos, você passa a comunicar que está atenta às tendências e às necessidades dos empregadores atuais, chamando atenção de talentos exigentes e que valorizam a modernidade.
Se você busca atrair os melhores candidatos, ou as gerações mais novas, é importante considerar o perfil deles, e a gamificação vem de encontro com as principais tendências atuais de tecnologia e consumo.
Melhora a marca empregadora
Investir em um novo processo de seleção chama atenção de todos os stakeholders, aumentando, assim, a interatividade com a empresa. Isso é importante para quem deseja atrair os melhores talentos do mercado, para reter os profissionais já contratados e gerar reputação positiva.
Exemplos de empresas que usam gamificação em seus processos
Veja algumas empresas que apostaram no processo de gamificação para contratar seus novos colaboradores.
Governo do Reino Unido
A primeira etapa do processo seletivo criado pela agência britânica de inteligência e segurança do Reino Unido era composto por uma mensagem criptografada disponibilizada no site CanYouCrackIt.co.uk.
Os interessados em participar tiveram que decifrar a mensagem por trás das informações compartilhadas no código para então avançarem no processo.
Google é bastante conhecido pelos seus processos de recrutamento e seleção inovadores, logo não podiam deixar de implementar a tendência dos últimos tempos: a gamificação.
A empresa já é adepta a esse modelo há mais de uma década, através do programa Google Code Jam, que atrai diferentes programadores para competir entre si.
O vencedor, além de ser contratado na empresa mais conhecida do mundo, também leva para casa um prêmio em dinheiro de cerca de US $50 mil.
O processo de seleção é tão famoso que já foi inspiração de um filme, que no Brasil é conhecido como Os Estagiários.
Como utilizar a gamificação em processos seletivos
Primeiramente é preciso avaliar quais características e habilidades deverão ser avaliadas no processo seletivo para as vagas da empresa. O que a dinâmica deverá revelar sobre o candidato? Que sabe trabalhar em equipe? Sabe solucionar problemas e ser resiliente?
Tem capacidade de raciocínio lógico? Essas são apenas algumas questões que a gamificação pode trazer à tona do comportamento dos profissionais entrevistados. Após isso é necessário encontrar uma empresa confiável e especializada para desenvolver o processo de gamificação. Esse fornecedor irá considerar as suas expectativas, a cultura da empresa e o objetivo da ação, criando uma solução que seja lúdica, mas principalmente eficiente.
Sempre é importante realizar testes com a plataforma, verificando se ela está adequada e quais mecanismos poderão ser aprimorados. Além do recrutamento, uma dica é adotar a gamificação em outros processos da empresa.
O novo funcionário poderá se beneficiar de realizar o onboarding de forma mais dinâmica, se atualizar profissionalmente e desenvolver novas habilidades pessoais em um treinamento corporativo engajador, saber das novidades da organização com uma comunicação interna inovadora e, inclusive, estar mais motivado a cumprir suas tarefas cotidianas.
Tudo isso graças a essa estratégia. Quer saber como a gamificação pode beneficiar a sua empresa? Venha tirar todas as suas dúvidas e converse conosco!
Perguntas Frequentes:
A gamificação em processos seletivos é adotada como estratégia para dinamizar todas as etapas. Através dela, a empresa consegue testar conhecimentos, e mensurar competências técnicas e comportamentais para filtrar os melhores talentos, aqueles que mais se encaixam na cultura organizacional.
- Processo seletivo mais dinâmico;
- Economia de tempo;
- Triagem mais eficaz;
- Atenta às tendências;
- Melhora a marca empregadora.