Gente e Gestão é um setor implementado no ambiente corporativo para ser responsável pelos Recursos Humanos da empresa. Ele cuida de todo capital humano, em seus diversos aspectos: recrutamento, admissão, avaliação de desempenho, departamento pessoal e mais.
Aos olhos da empresa, as pessoas são o recurso mais valioso, isso porque cada uma apresenta um conjunto de habilidades e competências únicas que quando somadas impulsionam o sucesso da corporação. Da mesma maneira que esses profissionais trazem benefícios, eles também exigem muito dos líderes.
O que você vai ver neste artigo:
Nesse contexto, o setor “Gente e Gestão” surge como uma solução para gerir as pessoas da melhor maneira possível e, assim, garantir que os resultados buscados pela empresa sejam atingidos.
Para que entenda todas as características presentes nesse setor, compilamos neste artigo uma série de informações pertinentes.
O que é o setor de Gente e Gestão?
Para compreender o que é o setor de Gente e Gestão, primeiro é preciso relembrar o conceito da gestão de recursos humanos. A responsabilidade dessa área sempre se dividiu em diversas tarefas, mas no passado o objetivo principal era avaliar o trabalho necessário para inserir as pessoas certas nas posições corretas e capacitar os profissionais para alcançar o nível de desempenho necessário.
Conforme o tempo, o RH deixou de realizar tarefas genéricas e se transformou em um setor mais estratégico, segmentando suas ações em Departamento Pessoal - focado nos processos burocráticos - e no âmbito de Gente e Gestão - voltado para o acompanhamento e desenvolvimento de pessoas.
É possível dizer que o GG (Gente e Gestão) faz parte do RH, porém desempenha atividades focadas em melhorar a qualidade de vida dos profissionais. Enquanto o setor de Recursos Humanos de hoje tem como objetivo aliar de forma estratégica as necessidades da organização ao potencial do capital humano, o de GG atua na identificação das necessidades da empresa com relação aos profissionais.
A partir disso, a área desenvolve práticas capacitivas, engajadoras e de identificação de pessoas certas para as posições certas, o que influencia na atração e retenção de talentos, bem como na redução do turnover.
Logo, os dois setores se complementam e garantem que os profissionais sejam qualificados e estejam satisfeitos, o que influencia significativamente nos resultados da empresa.
Quais as principais atribuições do setor de Gente e Gestão?
O setor de Gente e Gestão tem como principal atribuição garantir que todo o processo estratégico seja realizado. É de sua responsabilidade analisar e manter o desempenho de cada processo da equipe, auxiliando para que ele seja executado da melhor forma possível e até criando planos para funcionários com baixo desempenho, para ajudá-los em sua performance.
Por que adotar a área de Gente e Gestão?
São várias as vantagens de adotar a área de GG em uma empresa, mas todas levam ao diferencial competitivo, isso porque com uma gestão de pessoas menos genérica, a organização se torna mais personalizada.
Além disso, o setor de Gente e Gestão também influencia na motivação e no engajamento dos colaboradores, impactando na atração de novos talentos e na retenção e redução do turnover.
A seguir, você vai conferir outros benefícios de implementar esse departamento em sua empresa.
Desenvolvimento de talentos
Ao ter uma área dedicada aos interesses dos colaboradores, a empresa passa a ter mais clareza quanto às necessidades dos profissionais, inclusive quanto aos treinamentos e desenvolvimentos que precisam ser implementados a fim de aperfeiçoá-los e torná-los profissionais de alta performance.
Além disso, o GG ainda consegue descobrir novas aptidões e habilidades e corrigir as falhas dos colaboradores.
Contratação mais eficiente
O processo de recrutamento e seleção de talentos busca encontrar um profissional com habilidades e competências requisitadas pela empresa, para que ele possa somar aos demais e trazer os resultados esperados.
No contexto “Gente e Gestão”, essa prática vai muito além de publicar as oportunidades em aberto e desenvolver e aplicar os testes seletivos. Existe todo um planejamento que revela o que se espera daquele profissional.
Para isso, os colaboradores responsáveis descrevem os cargos de forma precisa, anunciam as vagas nos canais que possam atingir os candidatos certos, além disso, investem em ferramentas que ajudam a viabilizar as melhores escolhas de contratação.
Ao fazer uma contratação efetiva, toda empresa é impactada de forma positiva, os índices de rotatividade melhoram, o clima organizacional também é afetado, as equipes ficam menos sobrecarregadas e assim por diante.
Motivação das equipes
A desmotivação é a principal causa de diversos problemas que o RH e o setor de Gente e Gestão enfrentam diariamente com os colaboradores, e preocupa constantemente os líderes e gestores do negócio.
A falta de engajamento e de produtividade reflete nos resultados da organização e é percebida por clientes, fornecedores e as demais pessoas que, de alguma maneira, se relacionam com a empresa.
Diante desse desafio, utilizar as ferramentas do setor de Gestão de Gente como estratégia para manter as equipes sempre motivadas e produtivas, pode ser uma solução para evitar que essas problemáticas estejam presentes.
Isso porque o segredo para dispor de colaboradores motivados não se resume a oferecer um bom salário. Questões como valorização e o bem-estar são cada vez mais desejadas pelos profissionais.
As novas gerações têm abdicado de propostas salariais altas para dar lugar a oportunidades de trabalho que estejam compatíveis com seus propósitos e interesses.
Nesse cenário, o setor de Gente e Gestão trabalha para identificar as demandas dos colaboradores que estão na instituição e estudar tendências que vêm sendo valorizadas por talentos em potencial.
A ideia é dispor de uma postura cada vez mais humana e estratégica, com ações que aproximem empresa e colaboradores, para que as pessoas que ali trabalham se sintam motivadas e valorizadas e, assim, entreguem bons resultados.
Você sabia que a gamificação pode te ajudar nesse processo de gestão de profissionais? Confira o artigo: Gamificação no RH: a tendência que veio para ficar, e veja como dar os primeiros passos para que a área de Gente e Gestão seja colocada em prática.
O GG (Gente e Gestão) faz parte do RH, porém desempenha atividades focadas em melhorar a qualidade de vida dos profissionais. Enquanto o setor de Recursos Humanos de hoje tem como objetivo aliar de forma estratégica as necessidades da organização ao potencial do capital humano, o de GG atua na identificação das necessidades da empresa com relação aos profissionais.
- Desenvolvimento de talentos;
- Contratação mais eficiente;
- Motivação das equipes.