Crescimento é algo que todo empreendedor deseja para a sua empresa e esta condição pode ser alcançada com investimentos em estratégias de growth hacking, poderosa solução que ajuda as empresas crescerem. Conheça mais sobre essa ferramenta nos tópicos a seguir:
O que você vai ver neste artigo:
O que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma estratégia que visa o crescimento dos negócios de modo acelerado e significativo, partindo da identificação dos pontos críticos e a solução desses aspectos.
Após detectar pontos que necessitam de melhorias, são realizados experimentos com potencial para solucioná-los.
Para isso, as equipes de trabalho elaboram hipóteses e verificam sua pertinência, desenvolvem testes e assim podem descobrir novas oportunidades de crescimento para o negócio de forma simples e inteligente.
Inclusive, por conta dessas características, o termo growth hacking é conceituado pelos estudiosos como Marketing Orientado a Experimentos.
Para o processo de identificação e melhoria, os pontos considerados críticos podem ser avaliados por meio de KPI’s (Key Performance Indicator), em português Indicador-chave de Performance.
Isso porque esses indicadores servem para avaliar se as ações propostas para a empresa estão ajudando na conquista dos objetivos propostos no planejamento. Este indicador permite, por exemplo, medir o sucesso de leads, tráfego, vendas, entre outros fatores.
Um bom growth hacker precisa ter um perfil ágil, criativo, explorador e analítico, pois estas qualidades permitem propor novas ideias para o crescimento do negócio.
Conhecimento técnico e de marketing é imprescindível para conseguir entender bem a respeito dos processos, metodologia dos experimentos, análise de dados, tecnologia e comportamento do consumidor.
Já o uso de estratégias como o Inbound Marketing pode ajudar na implementação de soluções para o crescimento e a implementação/expansão dos conceitos e processos usados dentro do próprio negócio.
Afinal, oferecer conteúdos úteis e de altíssima qualidade para o público é uma maneira de atrair mais leads para o funil de vendas e melhorar o marketing do negócio, mas também contribui para o conhecimento de melhorias no público interno e externo, atraindo os olhares do mercado e dos consumidores.
Fases do Growth Hacking
Este conceito de marketing é composto de processos que precisam ser seguidos para que as soluções encontradas sejam mais efetivas e todas as otimizações ganhem propósitos claros.
- Product-Market Fit
Desenvolver produtos que o público deseja é a premissa do sucesso. Sendo assim, é importante ter o alinhamento entre mercado e produto.
Basicamente, o Product-Market Fit é a criação entre o produto almejado e a capacidade de satisfazer a necessidade.
Nesta fase, é possível detectar falhas e fracassos de muitos produtos, otimizando os processos ou alterando os materiais envolvidos, bem como reavaliar o interesse/necessidade do público para tal oferta.
- Growth Hacks
Essa é a etapa em que o time desenvolve os experimentos e hipóteses. A segunda fase é aquela em que os profissionais conseguem detectar mudanças que são baratas e geram resultados rápidos para a solução/produto.
Os growth hacks podem encontrar as vulnerabilidades e, ao analisá-las, pensar em oportunidades que ajudem no crescimento do negócio.
- Escalas e viralização
O Growth Hacking é uma estratégia para o crescimento dos negócios que usa o mínimo de recursos.
Deste modo, o ideal é que os próprios consumidores propaguem os produtos ou serviços e ainda recebam alguma vantagem por isso.
Esta é considerada a fase mais difícil, já que não é toda solução que consegue viralizar, porém este processo de sucesso depende muito do boca a boca do público e de boas campanhas.
No processo de experimentação, por exemplo, jogos que oferecem mais vidas conforme o jogador convida os amigos para jogarem é uma oportunidade de escalar o produto e atrair o público.
Após conquistar alguns usuários, é necessário realizar as escalas necessárias com qualidade, Aqui, é possível entender melhor o público e seu comportamento, promovendo a automatização de ações.
- Otimização e retenção
Reter os clientes conquistados é importante para consolidar a base. Análises, feedbacks e as métricas dos KPI’s permitem entender se os consumidores estão ou não usando os produtos e o que precisa ser melhorado para trazer o resultado esperado.
Assim, caso alguma funcionalidade, ou o produto, não esteja sendo usado da forma esperada, é possível identificar o porquê isso acontece, entre outros fatores.
O processo necessita a otimização de tempo para ocorrer uma melhora contínua e a experiência do cliente deve ser considerada, sendo sempre a melhor possível.
Quais são as principais estratégias de Growth Hacking?
As estratégias utilizadas podem variar conforme o tipo de negócio, ou seja, são pensadas de formas diferentes para as empresas e o segmento de atuação, visto que o público também será diferente.
Entretanto, há algumas práticas que costumam funcionar em diversos segmentos e geram bons resultados. São elas:
- Marketing de Conteúdo;
- Testes A/B;
- Marketing de referência;
- Princípio de escassez;
- SEO (Search Engine Optimization), otimização nos motores de busca.
Uma estratégia muito utilizada no mundo dos negócios é a de mídia paga.
Esta opção permite aumentar o tráfego nas redes sociais, utilizar links patrocinados para aparecer nos buscadores de pesquisas e assim melhorar a popularidade do negócio.
As plataformas mais utilizadas são: Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads, entre outras, conforme a presença do usuário que se deseja atingir.
Vantagens do Growth Hacking
Os investimentos nesta estratégia para o negócio proporciona diversas vantagens para um empreendimento, sendo que os seguintes ganhos se destacam:
- Ações mais focadas;
- Redução de gastos desnecessários;
- Minimiza custo de fidelização e retenção;
- Permite identificar oportunidades;
- Desenvolve uma cultura interna de melhoria contínua.
Portanto, com diversos benefícios para a empresa, apostar na implementação das estratégias de Growth Hacking é o modo de conseguir excelentes oportunidades para o negócio, melhorando os produtos e serviços ofertados e, consequentemente, tendo mais lucros, clientes e credibilidade no segmento de atuação.
O Growth Hacking é uma estratégia que visa o crescimento dos negócios de modo acelerado e significativo, partindo da identificação dos pontos críticos e a solução desses aspectos.
As estratégias utilizadas podem variar conforme o tipo de negócio, ou seja, são pensadas de formas diferentes para as empresas e o segmento de atuação, visto que o público também será diferente.