As habilidades interpessoais são fundamentais para uma boa dinâmica interna na empresa. Profissionais que têm dificuldade de se relacionar com os seus colegas podem acabar desmotivados e não tão produtivos como antes, enquanto os problemas nessa área também afetam negativamente o serviço do grupo inteiro.
Todo mundo quer se sentir bem no trabalho e pertencente à equipe: por isso é importante desenvolver as competências sociais para se aproximar dos outros e fazer parte do grupo, tornando-se um membro valioso para a empresa.
Nesse artigo vamos explicar a importância das habilidades interpessoais no trabalho, trazer 3 ideias de avaliações para descobrir quais são suas competências e dicas para desenvolvê-las!
A Importância das Habilidades Interpessoais
Ninguém é uma ilha. Por mais talentoso que seja, todo profissional precisa contar com a contribuição dos colegas, gestores e outros públicos internos para desempenhar suas funções com qualidade e produtividade, sem ser prejudicado até por questões que fogem do seu controle.
Enquanto as aptidões técnicas nunca deixarão de ser importantes, as competências sociais têm um papel fundamental para o bom funcionamento de qualquer grupo e empresa. As habilidades interpessoais ajudam os profissionais a se conectarem com seus colegas, construindo um relacionamento saudável que vai impactar no clima organizacional.
Esse ambiente agradável, por sua vez, contribui para o aumento da motivação, produtividade e engajamento no trabalho, reduzindo também os índices negativos como a rotatividade de pessoal — que gera prejuízos intelectuais, produtivos e financeiros.
Além disso, essa relação positiva entre os funcionários pode estimular a troca de conhecimentos e desenvolvimento de inovações na organização. Assim, tanto a empresa quanto os colaboradores ganham quando há um relacionamento saudável entre a equipe.
E, para isso, é importante que os profissionais descubram e desenvolvam habilidades interpessoais — como empatia, boa comunicação, educação e inteligência emocional —, melhorando assim seu comportamento com os colegas e mudando a dinâmica da equipe.
3 Passos para Descobrir as Habilidades Interpessoais
Apesar de ser algo subjetivo, existem algumas dicas para um profissional identificar suas habilidades interpessoais e as que seriam importantes de serem desenvolvidas, melhorando assim seu relacionamento com os colegas e lideranças da organização.
1- Autoavaliação
Por mais que possamos contar com a opinião de terceiros, é melhor sempre começar com a própria reflexão. Somente nós mesmos podemos avaliar com ótica privilegiada nossos comportamentos e relacionamentos.
Um instrumento que pode ajudar nesse processo de conhecimento é a autoavaliação de desempenho, porém aplicada com foco nas habilidades interpessoais. É preciso estar aberto e com sinceridade ao analisar suas qualidades e pontos que precisam ser corrigidos e melhorados.
Você consegue se colocar no lugar dos outros, tendo empatia? Consegue ser paciente? Sabe se comunicar bem? Controlar seus impulsos e não deixar os sentimentos negativos prejudicarem seu trabalho? Todas e mais questões devem ser ponderadas nessa etapa, buscando identificar suas próprias habilidades e aqueles que te ajudariam a melhorar seus relacionamentos na empresa.
2- Avaliação de terceiros
Por mais honestos que sejamos, uma autocrítica não consegue enxergar todas as qualidades e pontos que precisam ser aprimorados sem qualquer apontamento de fora. Nossa visão pode ser diferente da interpretação dos outros e nenhum relacionamento é construído apenas por uma das partes.
Imagine que você tenha um determinado comportamento ou piada que acha engraçado e a usa como uma forma de descontrair o ambiente, porém um ou mais colegas, na verdade, se sentem desconfortáveis ou até ofendidos com o comentário ou postura. Somente ao falar com essas pessoas é possível entender como essas ações são vistas de forma negativa e prejudicam o relacionamento interno.
Assim é importante também buscar a avaliação dos colegas e líderes para te ajudar a ter um cenário mais completo sobre suas habilidades intrapessoais, tanto sobre suas qualidades quanto os pontos que precisam ser melhorados. Uma conversa amigável e franca, ou outras modalidades de avaliação de desempenho, podem contribuir para esse passo.
3- Observação
Além dessas avaliações diretas, uma boa ideia para identificar habilidades interpessoais é observar sua equipe e o comportamento de cada colega e liderança. Quais competências sociais eles possuem e que colaboram para um clima interno saudável? Paciência, comunicação aberta, empatia?
Mas quais atitudes deles tornam o clima mais pesado e geram comentários negativos? Excesso de críticas, falta de sensibilidade com os outros ou de comprometimento com a equipe?
Essa observação pode contribuir para um crescimento individual, refletindo suas suas habilidades e aprendendo com as falhas e acertos dos outros para melhorar o próprio comportamento.
Como Aprimorar as Habilidades Interpessoais?
Ao seguir essas ideias é possível descobrir suas competências sociais. Mas, o que fazer depois disso? É o momento de usar esses conhecimentos para aproveitar as qualidades e melhorar os comportamentos inadequados!
Existem algumas estratégias que podem ser usadas para desenvolver suas habilidades interpessoais e tornar o seu relacionamento com os colegas e gestores mais saudável.
A primeira pode partir do próprio profissional: você pode usar os conhecimentos das avaliações explicadas no tópico anterior para entender quais comportamentos mudar e estimular as atitudes positivas, como exercitar a escuta e empatia aos outros, buscar se aproximar e conversar mais com a equipe e líder, observar a dinâmica do grupo, entre outras ações.
Outra ideia é contar com um serviço de coaching, ajudando a trabalhar as questões profissionais e pessoais para melhorar sua relação e desempenho na empresa. Assim você tem uma opinião de fora para identificar questões que, por si só, não conseguiu enxergar.
Além disso, outra estratégia que traz resultados concretos é investir em treinamento. Essa ferramenta pode contribuir tanto para melhorar as competências técnicas como a desenvolver habilidades sociais importantes para os relacionamentos no trabalho.
Caso sua empresa ainda não adote a educação corporativa, saiba por que o treinamento é um investimento importante, não um custo e sugira esta estratégia para o seu RH.
Legal, não? Mas, além das habilidades interpessoais, existem outras aptidões que serão fundamentais nos próximos anos, especialmente com a automação de diversos processos na empresa e o uso de tecnologias nas mais variadas operações.
Descubra quais são com o artigo 7 Competências do futuro que valem para todos e garanta seu espaço no mercado!