Indicadores de treinamento são a solução para o setor de RH identificar a eficácia do programa de capacitação
Os indicadores de treinamento são ferramentas essenciais para medir a eficiência da educação corporativa. Sem eles, o RH pode ter problemas para analisar se as ações estão dando os resultados desejados e até ter dificuldades para justificar os investimentos feitos na área.
O mercado tem se mostrado cada vez mais volátil, com isso os colaboradores encaram o desafio de desenvolver e aperfeiçoar competências a fim de acompanhar essas mudanças. Como é benéfico para a empresa que seus profissionais estejam antenados às novidades e dominem o que há de mais novo, esse desafio é abraçado por ela, que desenvolve treinamentos e desenvolvimento com esse objetivo.
O que você vai ver neste artigo:
O processo de criar um programa de treinamento e desenvolvimento envolve muitas etapas, inclusive a de métricas, que vai comprovar ou não se as ações promovidas pela empresa estão de fato gerando resultados, ou seja, se a educação corporativa da sua empresa está sendo eficaz no que ela se propõe a fazer.
A ideia das métricas é que sua empresa não corra o risco de investir continuamente em uma ação sem resultados. Conheça através deste artigo 8 indicadores de treinamento que você precisa ficar de olho.
Afinal, o que são indicadores de treinamentos?
Indicadores de treinamento são métricas que evidenciam a qualidade dos treinamentos realizados no ambiente corporativo. Resumidamente, eles buscam avaliar a eficácia das ações educacionais.
Os indicadores podem ser adotados pré, durante e após a capacitação porque são mais benéficos ainda quando acompanham a evolução dos profissionais ao longo da realização de treinamentos. Ao fazer isso, a empresa tem acesso a diversos dados para comparação e melhor interpretação das informações.
Ao escolher os melhores indicadores de treinamento, o RH consegue fazer um gerenciamento mais estratégico, considerando quais práticas resultarão em bons resultados. Sem contar que passa a ser mais fácil mostrar os resultados do trabalho, revelando a importância dos treinamentos em todos os contextos.
Segundo uma pesquisa feita publicada pelo Panorama de Treinamentos no Brasil 2019/2020, realizada pela ABTD - Associação Brasileira de Treinamentos de Desenvolvimento e Integração Escola de Negócios, cerca de 68% das empresas utilizam indicadores de reação, já 7% delas medem os resultados.
Nesta pesquisa também foi evidenciado que os indicadores mais adotados pelo RH para avaliar a eficácia de treinamento e desenvolvimento são: indicadores de negócio, vendas, produtividade, clima organizacional, melhoria de processos, satisfação do cliente, entre outros.
São muitos os indicadores que podem ser adotados por uma empresa, e não existe um padrão de escolha a ser seguido, ou aqueles que são obrigatórios. É preciso avaliar o perfil da instituição, levando em consideração seus colaboradores e objetivos com os treinamentos.
Treinamento corporativo e a importância da avaliação
Investir na gestão de pessoas é fundamental para qualquer empresa, especialmente em tempos tão competitivos como os atuais. Não importa o mercado ou o tamanho da organização, ter colaboradores bem capacitados, habilidosos profissional e pessoalmente, motivados e engajados na equipe é uma grande vantagem competitiva, que pode fazer a diferença entre o negócio que terá sucesso e o que não terá.
Mas não adianta realizar uma ação qualquer e esperar que ela traga resultados incríveis à sua empresa. É preciso seguir algumas etapas para montar um programa de treinamento verdadeiramente eficiente, que solucione os problemas específicos da gestão de pessoas, aprimore a qualidade do trabalho dos colaboradores e sua produtividade e, desta forma, aumente o desempenho da organização.
Assim como o primeiro passo, o planejamento, é fundamental para montar um treinamento eficaz, o último deles - a avaliação - é igualmente importante. Porém, nem todas as empresas dão o devido valor a esta etapa.
Não fazer a avaliação do treinamento e seus resultados pode acarretar diversos prejuízos à educação empresarial. Primeiro, não é possível saber se o treinamento está sendo realmente efetivo ou então quais pontos dele precisam ser aprimorados e quais estão dando certo. Isso possibilita com que a empresa esteja desperdiçando dinheiro, esforços e tempo em uma estratégia que não está trazendo os resultados desejados.
Além disso, não fazer o acompanhamento dos resultados dificulta o trabalho do RH em justificar o investimento feito nas ações de educação corporativa, o que pode ocasionar um corte de recursos para a área.
Ter controle sobre os treinamentos, o desempenho dos colaboradores neles e os resultados alcançados ajuda o RH a fortalecer sua importância estratégica na empresa e a contribuir para o seu sucesso.
Para isso acontecer, é fundamental conhecer quais são os indicadores de treinamento e seu papel nesse processo.
Quais as vantagens de investir em indicadores de treinamento?
Ao adotar indicadores de treinamento e desenvolvimento com objetivo de entender os resultados dessas ações no negócio, a gestão e o RH se beneficiam com uma análise mais exata, e apresenta vários resultados positivos.
- Informações mais precisas;
- Todo planejamento voltado para a educação corporativa se torna mais estratégico;
- Passa a direcionar o investimento de forma mais certeira;
- Consegue criar um plano de carreira para seus colaboradores;
- Identifica quais metodologias de aprendizagem seus colaboradores são mais adeptos;
- Mensuração do retorno;
- Clareza acerca do desenvolvimento dos profissionais e de seu desempenho;
- Material concreto para justificar e viabilizar ações futuras;
- Otimização dos resultados para a empresa.
8 indicadores de treinamento para o seu RH
Não basta fazer o acompanhamento dos resultados e performance dos treinamentos corporativos, é preciso saber o que medir nesse processo para não acabar perdendo tempo e esforços em metrificar algo que não tenha realmente utilidade para a empresa.
Para te ajudar, trouxemos 10 indicadores de treinamento que podem ser importantes para o RH. Verificando esta lista, pense quais destes itens fazem sentido na realidade dos treinamentos adotados na sua empresa e implemente-os nos programas de educação corporativa.
1- Taxa de Adesão
Nem todos que são chamados aos treinamentos realmente participam das ações. Seja nas atividades presenciais ou assistindo as vídeo aulas, sempre há aqueles que “fogem” das capacitações.
A taxa de adesão calcula quantos colaboradores realmente participaram das atividades e quais evadiram o treinamento. É preciso contabilizar a presença dos funcionários e usar outras formas de controle (como visualizações dos vídeos, dados na plataforma gamificada, etc.) para ter acesso a esses números.
Basta calcular: dos 60 funcionários, 30 participaram do treinamento, a taxa de adesão foi de 50%.
No entanto, é bom lembrar: só porque os funcionários estão presentes nos treinamentos, não significa que estão realmente aprendendo o que está sendo ensinado.
2- Taxa de Abandono
Além da presença, é preciso saber quantos colaboradores desistiram no meio do caminho - especialmente em treinamentos mais longos. Essa métrica ajuda a saber se há problemas em questões como conteúdo e metodologia.
Quando o conteúdo trabalhado nas ações não atinge as expectativas dos colaboradores ou abordam temas que já dominam, é natural que percam a vontade de participar das atividades e desistam.
A mesma coisa acontece quando a metodologia adotada torna a experiência maçante e pouco engajadora. Por isso é importante escolher métodos inovadores de treinamento de equipes para aumentar a motivação nos estudos.
3- Reação dos Colaboradores
Buscar o feedback dos funcionários em relação aos treinamentos também é uma ótima métrica para se usar. O RH deve tentar descobrir se os conteúdos estão de acordo com as necessidades dos colaboradores, se a metodologia está adequada, se os testes são fáceis ou difíceis demais, entre outras questões pertinentes.
Claro, nem todos se sentirão à vontade para participar cara a cara dessa pesquisa. Por isso uma ideia interessante é realizar questionários anônimos para que os colabores respondam sinceramente e, desta forma, seja possível avaliar sua percepção com maior acerto.
4- Média de Aprendizado
Assim como a maior parte das ações educacionais, há sempre um questionário ao final do curso ou aula/tema específico para avaliar se o conteúdo foi assimilado com sucesso.
Fazer a média desses resultados ajuda a saber se, de forma geral, os colaboradores estão realmente aprendendo ou então se o treinamento vai precisar de melhorias. É possível aplicar uma prova antes e depois das aulas para medir o impacto dessa ação na aprendizagem.
5- Aproveitamento Individual
Enquanto o indicador de treinamento anterior considerava mais o aspecto geral, este avalia a aprendizagem individual de cada colaborador. Ter essa noção é importante para saber quais profissionais estão com dificuldades e precisarão de reforço nos treinamentos para alcançar o seu potencial.
6- Comportamento
Também analisando pelo parâmetro individual, é possível analisar se os treinamentos estão impactando o comportamento dos colaboradores - que é o objetivo de algumas metodologias.
Como saber se estão trabalhando melhor em equipe, se o engajamento com a empresa aumentou, se os líderes estão mais capacitados para lidar com essa responsabilidade… são várias as questões relevantes para se pesquisar nesta métrica.
7- Custo per Capita
Uma informação útil para o RH é saber quanto está sendo gasto com a aprendizagem de cada funcionário. Para fazer este cálculo é importante descobrir qual o custo total dos treinamentos (material, metodologia, conta de luz, tempo dos colaboradores, etc) e dividir esse valor entre o número de participantes.
8- Retorno do Investimento
Outro dado importante, especialmente para a empresa, é saber se os gastos com treinamento estão realmente trazendo resultados. Por isso é fundamental conhecer a ferramenta do ROI (Return Over Investment) até para justificar os investimentos com educação corporativa e mostrar como essa estratégia é importante para a organização.
Como mensurar a eficácia desses indicadores?
Os KPIs (Key Performance Indicators) de treinamento e desenvolvimento são responsáveis por evidenciar se o resultado buscado com alguma ação educacional realizada de fato foi atingido. Mas ele só tem a capacidade de gerar essa e demais informações quando escolhido corretamente, caso contrário se transforma em números e informações irrelevantes.
Algumas empresas adotam o método SMART como uma maneira de identificar quais indicadores de treinamento e desenvolvimento são mais relevantes para o contexto dela. Através dele é possível identificar quais métricas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Após identificar os melhores indicadores ainda há a tarefa prática, de fazer a mensuração de fato, e isso também vai depender do indicador escolhido, porque cada um tem uma forma diferente. Alguns são quantitativos, e, portanto, contam com uma forma matemática específica para, outros são qualitativos.
Digamos, por exemplo, que sua empresa queira avaliar a taxa de retenção de pessoal, em outras palavras, a média de profissionais que realmente finalizaram o treinamento, que participaram do começo ao fim. Para dispor desta resposta, é preciso fazer o seguinte cálculo:
Taxa de retenção (%) = (número de pessoas que finalizaram o curso / total de inscritos) x 100.
Agora se o objetivo é avaliar a reação dos colaboradores, o que eles estão achando dos programas de treinamento e desenvolvimento que estão sendo aplicados na empresa, é preciso adotar um questionário, que não necessariamente trará uma resposta quantitativa.
A parte de escolher e saber como mensurar a eficácia de um programa de treinamento e desenvolvimento é uma dentre várias. Se você quer entender o passo a passo da criação de um treinamento, a gente tem outro artigo sobre este assunto. Confira: Veja como elaborar um programa de treinamento em 5 passos.
Perguntas Frequentes:
Os indicadores de treinamento são ferramentas essenciais para medir a eficiência da educação corporativa. Sem eles, o RH pode ter problemas para analisar se as ações estão dando os resultados desejados e até ter dificuldades para justificar os investimentos feitos na área.
- Informações mais precisas;
- Todo planejamento voltado para a educação corporativa se torna mais estratégico;
- Passa a direcionar o investimento de forma mais certeira;
- Consegue criar um plano de carreira para seus colaboradores;
- Identifica quais metodologias de aprendizagem seus colaboradores são mais adeptos;
- Mensuração do retorno;
- Clareza acerca do desenvolvimento dos profissionais e de seu desempenho;
- Material concreto para justificar e viabilizar ações futuras;
- Otimização dos resultados para a empresa.