Há muito tempo o RH deixou de ser um setor burocrático e passou a ser parte estratégica de uma empresa. Depois que novas tecnologias surgiram e atividades repetitivas ficaram sob responsabilidade de softwares, o RH assumiu novas funções.
O que você vai ver neste artigo:
As funções de captar, treinar, aperfeiçoar, gerenciar e manter os melhores talentos nas organizações vêm passando por grandes mudanças, principalmente por causa das novas tecnologias.
Por isso, é importante buscar a inovação no RH, para que o setor deixe de ser operacional e se torne cada vez mais estratégico dentro das empresas. Quer saber como inovar no RH para aumentar a eficiência do setor? Então confira essas dicas que separamos para você!
Afinal, o que é um RH inovador?
Ter um RH inovador significa estabelecer um alcance maior entre metas e boas relações. O RH é o coração da sua empresa, desse setor sairão os demais colaboradores da sua corporação. Então ele precisa ter uma visão estratégica que concilie as necessidades da empresa sendo o mais humano possível. Aquele que sabe fazer isso é considerado inovador.
A valorização de funcionários e clientes é uma forma de inovar, cuidar de quem trabalha na empresa é uma inovação estrutural e vai além da utilização de tecnologia, pois acaba se tornando uma mudança até cultural que irá trazer benefícios para um todo.
Basta olhar para o seu concorrente, quais são os atributos positivos e negativos que ele possui, e o que você pode fazer para inovar o seu setor de Recursos Humanos para que alcance todos os demais da sua empresa.
Uma vez que o RH adote essas estratégias inovadoras, o restante da sua equipe, bem como diretores, líderes, e demais irão também corresponder a essas inovações.
É vantajoso investir em inovação para o RH?
As vantagens são muitas quando se investe em inovação de RH, pois é o setor responsável por valorizar e cuidar dos profissionais, é ele quem aperfeiçoa e acompanha o desenvolvimento de cada um dentro da empresa.
O RH vai além de recrutar e desligar colaboradores, é sobre adotar práticas de melhoria pessoal e profissional, seja trabalho presencial, remoto ou híbrido.
Diferenças entre o RH tradicional e o RH inovador
Você deve lembrar de um sistema RH muito antigo que era basicamente, contratar, assinar folha de pagamento e demissão, focando apenas nas execuções de tarefas sem resultado, entrosamento e cuidado com o funcionário. Pois bem, essa é a diferença entre um Recursos Humanos tradicional e o inovador.
A mudança foi necessária pois é de grande importância garantir conexão entre profissionais e a empresa. Pois muitos perceberam que o crescimento depende do quanto se investe em talentos de pessoas. Puderam obter um time que caminha lado a lado, funcionários entregando muito mais resultados, sem mencionar na saúde profissional e crescimento positivo em números e desempenho.
O que devo considerar para transformar o setor de Recursos Humanos?
Você deve considerar em primeiro lugar qual é o objetivo por trás da mudança, e assim, conseguirá agilizar procedimentos da empresa e aumentar o engajamento da equipe com atividades e programas muito eficazes que antes seu setor não possuía. Por exemplo, desvincule sistemas burocráticos ou uma interação fechada entre RH e funcionário.
Transformar o setor de Recursos Humanos é uma tarefa que exige influenciar diretamente o fluxo de trabalho com mudanças comportamentais e ferramentas estratégicas para que se estabeleça um lugar melhor e harmonioso de se trabalhar.
Use a tecnologia a favor do RH (Onboarding tecnológico)
A internet modificou de forma definitiva nossas relações sociais. Ela trouxe mais agilidade e eficiência para os processos ao encurtar distâncias e diminuir custos em várias áreas dentro das organizações.
Atualmente, por exemplo, os setores de Recursos Humanos possuem softwares com várias funcionalidades, desde ferramentas para recrutamento e seleção – que têm ajudado na captação de novos talentos, inclusive por meio das mídias sociais –, até softwares avançados de mapeamento de perfil comportamental.
Isso faz com que os profissionais de RH tenham outra dinâmica de trabalho e uma visão mais elaborada dos profissionais da companhia. Além disso, o uso das tecnologias torna mais eficiente a análise de dados, fundamental para que o RH seja mais estratégico dentro das empresas, ao analisar taxas de turnover, análise de desempenho por setor e individual, promoção, área com maior custo de folha, entre outros recursos.
O processo de onboarding são ações para integrar um novo colaborador (a) a uma organização. É um conjunto de diversas boas-vindas desde o momento da chegada até algumas semanas após a contratação. O intuito principal é acolher o novo profissional, e ajudar no período difícil de adaptação.
Mas, esse processo vai além de somente mostrar todo o espaço físico da empresa e onde será o seu local de trabalho, é possível adaptar a parte inicial com canais de comunicação como por exemplo os casos remotos e outros sistemas digitais para que o funcionário(a) entenda como é o dia a dia da área, entre outras formas de interações dinâmicas.
Um bom exemplo para isso é o kit-boas-vindas, quando se trabalha remotamente, às vezes, o profissional poderá precisar de monitor, telefone, internet boa, cadeira, entre outros acessórios e se tratando de tecnologia, um ambiente que possa conter respostas para possíveis questionamentos, alertas, dicas, lembretes. E principalmente a interação com os colegas e demais grupos de trabalho, outros setores, líderes, uma apresentação e recepção que possa deixar o novo integrante à vontade.
Algumas dicas para o processo de onboarding juntamente com o uso da tecnologia podem ser:
- Não deixe o novo contratado(a) sozinho – essa etapa é importante que outra pessoa acompanhe para orientação e dúvidas;
- Feedback online do processo – saber e perguntar como está a experiência do novo colaborador é importante para o RH da sua empresa;
- Não repassar todas as informações no primeiro dia – tudo é muito novo e com isso, as descobertas e assimilação também, dê espaço para seu novo funcionário absorver o que precisa com calma para compreensão e não sair sobrecarregado de informações;
- Não esperar resultados imediatos – os resultados virão com a adaptação após uma boa ambientação, tenha calma;
- Monitoramento – é possível fazer um mapeamento do perfil comportamental e monitorar o desempenho de cada um.
Ofereça programas de bem-estar
O RH possui um papel imprescindível no incentivo ao bem-estar no trabalho. Ele é capaz de promover diversas campanhas dentro da empresa, inclusive a respeito da saúde mental, física e financeira de todo o time corporativo. Esses são os três pilares para criar o programa de bem-estar.
Para isso, é preciso ofertar a empresa alguns passos para elaboração desse programa, como:
- Mobilização: Que pode ocorrer por meio de pesquisas, comunicados;
- Identificação: O que é preciso para melhorar os 3 pilares;
- Definir o responsável: Incluir juntamente com o setor de gestão de pessoas a promoção e divulgação;
- Priorizar: Dicas de como promover o bem-estar de acordo com as necessidades de cada funcionário;
- Planejar: De acordo com o perfil de cada empresa, é preciso estratégia para cuidar da mente, corpo e financeiro;
- Execução: Ajuda psicológica, atividades físicas, academia, educação financeira
- Avaliação: Feedback e resultados de curto, médio e longo prazo;
- Rendimento: São as melhorias que dependerão dos resultados avaliativos e uma implementação do programa de forma frequente no ambiente de trabalho para manter a qualidade.
Invista em capacitação para os colaboradores
Contratar profissionais que se encaixem na cultura e valores da organização já é um bom começo. No entanto, é necessário pensar em soluções para fazer os novos colaboradores evoluírem.
Você deve incentivá-los a melhorar sempre, e, para isso, a organização deve subsidiar meios para que eles continuem a adquirir mais conhecimento e estejam alinhados com a posição que ocupam.
Isso porque, em mercados cada vez mais competitivos, é preciso oferecer diferenciais para manter a posição do negócio frente à concorrência. Por isso, treinamentos, universidade corporativa, palestras, reuniões, trilhas de carreira, e todos os tipos de novidades que podem aperfeiçoar o desempenho dos profissionais deverão sempre ser levados em consideração pelo RH, e o recurso da gamificação é ideal para ajudar nesse processo.
Confira, a seguir, o que é gamificação e como esse recurso pode ajudar na inovação no RH!
Implemente uma estratégia de gamificação
A gamificação é uma estratégia capaz de gerar motivação por meio de reconhecimento e colaboração entre seus participantes, estimulando de forma lúdica o engajamento com o negócio da empresa.
Entre os benefícios da gamificação, podemos citar o incentivo ao usuário para realizar o treinamento e participar de uma competição saudável por conhecimento.
Além disso, o processo de gamificação transmite o conteúdo de maneira interativa e divertida, permitindo ao usuário ser inserido dentro de um storytelling, o que torna mais interessante a absorção das informações que estão sendo transmitidas.
A gamificação também faz uso de diferentes mecânicas para apresentar uma mesma informação, ao mesmo tempo que oferta prêmios para os mais engajados com o treinamento, sendo mais um estímulo interessante a ser abordado.
É possível também acompanhar a performance do usuário, e, dessa forma, entendemos em quais conteúdos eles possuem mais dificuldade. Finalmente, é importante ter em mente que um RH inovador deve ser útil para as pessoas, e também precisa compartilhar e manter um bom fluxo de comunicação para incentivar o comprometimento de todos em busca de novas soluções, com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva no mercado.
Flexibilidade (trabalho remoto)
O trabalho remoto veio para facilitar a demanda, mas para isso, é preciso cuidar com o excesso de horas e pressão em tempos em que tudo é e tem que ser imediato. Afinal de contas, trabalhar remotamente não é o mesmo que estar disponível 24h por dia. Por isso, a flexibilidade.
Para isso, é preciso entender que cada pessoa possui sua rotina em casa, ela terá que cumprir a carga horária de trabalho, porém, tenha um pouco de paciência se caso a mensagem que você enviou não seja respondida imediatamente.
Crie ferramentas que otimizem o trabalho e estratégias organizadas, principalmente quando o assunto é reunião úteis e não imprevisíveis.
É preciso um equilíbrio e comprometimento entre focar nas atividades e atender notificações
Organização e diálogo constante com a equipe, como preenchimento de agendas, levar a sério e documentar as informações garantindo que seja repassado para o setor para evitar atrasos ou descumprimento das funções
E também, saber quando é preciso desconectar-se do trabalho, deixar os pensamentos e realizações de tarefas apenas para o horário definido para essas exigências. Assim como durante a jornada, estabelecer pausas para alimentação, exercícios que priorizem a saúde do corpo e mente.
Fica essa responsabilidade para os setores de RH e gestão pessoal cuidar e acompanhar o desenvolvimento dos funcionários remotamente.
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