Controlar o lead time da empresa é algo fundamental para otimizar processos e realizar uma ótima entrega ao cliente. Porém, muitas organizações acabam negligenciando essa métrica, deixando de aproveitar diversas oportunidades que acompanhá-la iria gerar para o negócio.
O que você vai ver neste artigo:
Melhore o lead time e, consequentemente, os resultados da sua corporação! Saiba mais sobre essa ferramenta e como usá-la em seu favor.
O que é o Lead Time?
Uma empresa é feita de processos e muito trabalho. Na prática, ela é como uma máquina: todas as engrenagens, pequenas e grandes, precisam funcionar corretamente para que o todo cumpra o seu papel. Às vezes, um pequeno detalhe faz toda a diferença — para o bem e para o mal.
E é nesse sentido que as companhias adotam formas de controle e acompanhamento de alguns processos e etapas importantes para o seu funcionamento, garantindo que tudo flua corretamente. Uma dessas ferramentas é o lead time — que é bastante conhecido e difundido para empresas de todos os portes e segmentos de mercado.
Basicamente, lead time é o tempo que leva do cliente realizar o pedido (na loja online, aplicativo, telefone e outros meios) até a entrega do produto no endereço combinado. Ou seja, compreende o longo processo que passa pelas áreas de vendas, produção, estoque, despacho e transporte da mercadoria.
Sendo assim, essa ferramenta avalia as lacunas e oportunidades nessa trajetória, que reúne operações complexas, mas fundamentais para a satisfação e engajamento do cliente e o bom funcionamento da companhia. Afinal, pequenos problemas internos podem gerar grandes impactos negativos para a organização depois.
Por ser algo complexo, é possível analisar o lead time sob duas óticas:
- A visão do cliente: que compreende o momento em que ele fez o pedido até a chegada do produto no endereço combinado;
- A visão da empresa: que engloba todo o processo — o recebimento do pedido, a produção e manufatura (quando é o caso), a localização no estoque, a preparação, o envio, acompanhamento e a entrega em si.
A companhia tem que se preocupar com esses dois âmbitos, garantindo com que os processos internos fluam com qualidade e agilidade para que o cliente receba seu pedido o mais rápido possível — e sem perder o valor da mercadoria nessa trajetória.
Ou seja, é uma operação bastante delicada que, sem cuidado, pode levar mais tempo do que o desejado e gastar mais recursos do que o previsto. Por isso, é importante ter mecanismos de acompanhamento e controle para melhorar o lead time de uma companhia. Mais do que isso, alcançar esse objetivo pode gerar diversos benefícios para a empresa.
Importância do Lead Time
Apesar de parecer um conceito simples, trabalhar com o lead time é algo que pode fazer toda a diferença em diversas questões e até no desempenho do negócio. Afinal, essa ferramenta compreende um caminho fundamental do funcionamento da companhia.
Assim, o lead time é importante em vários aspectos:
Melhora da satisfação dos clientes
Ninguém gosta de esperar tanto tempo para chegar um produto, ainda mais quando se precisa dele com urgência, certo? Existem empresas que até colocam um prazo de entrega maior do que podem realizar apenas para dar a impressão ao público de que são mais eficientes e cumprem mais do que prometeram — surpreendendo as expectativas dos consumidores.
Quanto mais rápida a entrega, mais o comprador ficará feliz E essa questão é tão importante que não é raro ver em algumas avaliações de produtos na internet que os clientes apenas comentaram se o serviço foi rápido ou não (ou se o item chegou danificado), em vez de citarem outros aspectos como qualidade e satisfação geral com a mercadoria.
Sendo assim, investir em logística — inclusive na inversa — é algo fundamental para as empresas, especialmente para as lojas online. A demora na entrega pode arruinar toda a experiência do consumidor.
Otimização de processos
Se esforçar em agilizar operações já é uma forma de otimizar os processos de uma empresa. O que era realizado em uma hora, pode acabar virando 45 minutos ou até meia hora. Imagine o impacto que isso teria na organização: mais mercadorias sendo produzidas no mesmo período ou mais pessoas sendo atendidas, além do remanejamento da mão-de-obra dos colaboradores para que seja aproveitada mais estrategicamente.
Mas, os ganhos não vêm apenas da velocidade. Tornar as entregas mais rápidas, por exemplo, força a empresa a ter um melhor controle de estoque e de logística, consequentemente reduzindo os desperdícios e problemas nessa área, como encalhamento, vencimento ou falta de mercadorias.
Agora, imagine essa lógica em diversos departamentos da companhia: nas vendas; no atendimento ao cliente; marketing; financeiro; estratégico; gestão de pessoas… quantos benefícios iriam gerar melhores resultados para a empresa como um todo?
Redução de desperdícios
Nesse sentido, diminuir o lead time também ajuda a reduzir os desperdícios da organização. Eles podem ser financeiros — como comprar mais matéria-prima do que se deveria, deixar itens estragarem no estoque, ter contas de energia e água altas, entre outros — de tempo e esforços.
Quando determinada tarefa é mal executada, muitas vezes é preciso realizar o chamado retrabalho — que é um claro desperdício, em todos os ângulos. Por isso, se preocupar com a otimização dos processos é uma ótima forma de se evitar essas situações negativas: e pensar em reduzir o lead time contribui para esse caminho.
Ou seja, avaliar e aprimorar essa questão ajuda a empresa a identificar gargalos e falhas em seus processos, facilitando a tarefa de aprimorar e melhorar os resultados deles.
A Importância do Acompanhamento das Métricas
O lead time é uma forma de controle importante para avaliar o desempenho de uma empresa. O cálculo dessa métrica engloba desde o tempo para adquirir as matérias-primas e mão-de-obra, passando pelo processo de produção, até o produto pronto chegar ao cliente.
No entanto, para o bom funcionamento de uma organização, existem diversas outras ferramentas e medições que precisam ser feitas e acompanhadas constantemente. Assim, é possível identificar lacunas, falhas e oportunidades de negócio em diversos pontos da companhia, aprimorando ou aproveitando-os para impulsioná-la como um todo.
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Perguntas Frequentes:
Lead time é o tempo que leva do cliente realizar o pedido (na loja online, aplicativo, telefone e outros meios) até a entrega do produto no endereço combinado. Ou seja, compreende o longo processo que passa pelas áreas de vendas, produção, estoque, despacho e transporte da mercadoria.
- Melhora da satisfação dos clientes;
- Otimização de processos;
- Redução de desperdícios.