A liderança 4.0 surge como solução para o mercado atual que requer líderes experts em estratégias, mas também o mais humanos possível
Liderança 4.0 é um modelo de gestão que busca conduzir a equipe liderada no ritmo do novo mercado. Além de lidar com as mudanças operacionais e estratégicas desse novo tempo, esse líder procura estreitar o relacionamento com seus liderados, sendo colaborativo, flexível e tendo senso de propósito.
Nos últimos anos foi possível ver o surgimento de novas metodologias, tecnologias e formatos de negócio. A liderança 4.0 é um exemplo disso. Com as mudanças de mercado e, como consequência, das organizações, os profissionais precisam constantemente aprender novas competências e habilidades para suprir com as expectativas atuais.
O que você vai ver neste artigo:
Gestores e líderes fazem parte desse combo de profissionais que precisam se aperfeiçoar para alcançar melhores resultados no século XXI. E A liderança 4.0 vem para mostrar quais características são inerentes no novo tempo. Ou seja, até essa posição clássica passou por transformações por conta das inovações tecnológicas, surgindo o conceito de liderança 4.0.
Descubra, neste artigo, o que é e como funciona esse modelo de liderança que é voltado para uma relação inovadora e humanizada entre o líder e seus colaboradores!
A força de uma boa liderança
Todos nós temos um exemplo positivo de liderança: seja de casos famosos, antigos ou recentes, como Jesus Cristo, Joana D’arc, Martin Luther King a Nelson Mandela, ou então de histórias pessoais, como um líder comunitário, um familiar, professor e até gestor.
Esse papel, tão antigo, é central em qualquer grupo. Não é à toa que existam diversos livros específicos discorrendo sobre o assunto, inspirando as pessoas a tornarem-se bons líderes — ainda mais dentro das empresas.
Em uma organização o gestor tem o poder de motivar, inspirar e tirar o melhor de cada um dos seus funcionários. Ele ajuda a resolver conflitos, organizar os trabalhos, definir as estratégias do setor e engajar todos a atingirem os objetivos desejados.
Mas, só porque esse papel é tão antigo quanto a humanidade, não significa que ele não passe por transformações à medida em que a sociedade também muda. Assim como os avanços tecnológicos impactaram diversas áreas, da forma com que nos relacionamentos a consumimos, eles influenciaram inclusive as relações de trabalho.
Até mesmo uma posição tradicional também passa por transformações, como o de um líder, permitindo o surgimento de termos como liderança 4.0.
O que é a liderança 4.0?
A tecnologia transformou a realidade das empresas: novos modelos de negócios foram criados; oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços surgiram; diversos processos foram otimizados; canais inovadores de comunicação passaram a ser adotados; dados se tornaram elementos fundamentais nas estratégias, entre tantas outras alterações na condução das atividades internas.
Tudo isso exigiu que a mentalidade de empreendedores, colaboradores e gestores também se transformasse, aprendendo a identificar as novas possibilidades, entender as mudanças e adotar o que havia de melhor em seu cotidiano. Nesse sentido surgiu o termo liderança 4.0, que incorpora as mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos e um estilo mais próximo e humanizado de gestão.
Existem vários termos atuais que empregam o “4.0” — como empresas, RH, entre outras —, referindo-se a chamada Quarta Revolução Tecnológica: em resumo, a junção entre as inovações e o mundo da forma com que o conhecemos.
Liderança 4.0 X liderança tradicional
Uma liderança 4.0 entende que o mundo mudou, devido às tecnologias, mas que as relações humanas ainda são importantes. Sabe lidar com a agilidade de informações e alta competitividade do mercado, sem deixar de valorizar as pessoas que estão ao seu redor.
Todo líder precisa desenvolver determinadas competências gerenciais para realizar sua função da melhor forma. No caso desse modelo 4.0, habilidades como empatia, flexibilidade, inteligência emocional e engajamento são fundamentais.
Esse é um estilo de liderança mais próximo aos colaboradores, incentivando o compartilhamento e comunicação entre os envolvidos. Em vez do modelo vertical de gestão, neste os funcionários têm mais autonomia para resolver seus desafios e espaço para conversar com o gestor.
Outra mudança desse conceito em relação a uma forma mais tradicional de liderança é a valorização da transparência: um líder que é aberto com seus colaboradores, não escondendo informações importantes. Isso ajuda a aumentar a confiança dos liderados em seu gestor, o que irá impactar positivamente na dinâmica interna.
Quais as características de um líder 4.0?
Até então você já entendeu porque é necessário dispor de uma boa liderança no ambiente corporativo, como ela pode afetar nos resultados de seus colaboradores e da empresa. Também viu que existem vários modelos de gestão, e dentre os novos que surgiram nos últimos anos está o líder 4.0. Além disso, pôde identificar os aspectos que diferenciam esse modelo com o tradicional.
Agora que tem uma boa base sobre o assunto, é necessário ir para a próxima etapa e se aprofundar ainda mais. É importante entender quais as características que este líder possui.
O mercado está em constante evolução, isso quer dizer que a todo momento surge nova necessidade de aperfeiçoamento. Mas existem aquelas soft skills chaves que toda liderança 4.0 deve possuir. E são essas que você vai conferir aqui e agora: as 7 características elementares para este profissional.
Tem senso de propósito
O profissional com senso de propósito sabe quais são seus objetivos e quais caminhos deve percorrer para atingi-los, portanto, tende a ser mais envolvido com suas responsabilidades. Em outras palavras, dispor de senso de propósito é ter clareza sobre o legado que busca deixar na empresa e, consequentemente, na sociedade.
A motivação profissional de um líder 4.0 quase sempre está relacionada ao desenvolvimento de seus liderados, para que todos engajem no mesmo objetivo e alcancem com o máximo de eficiência e eficácia as metas estabelecidas pela empresa.
É empático e flexível
A capacidade de ser empático está relacionada a três elementos: cognitivo, afetivo e emocional. O componente cognitivo diz respeito à aptidão de entender sobre as pessoas. O componente afetivo refere-se à prática de compartilhar sua empatia e compreender os seus sentimentos e dos outros. O componente das emoções se trata da habilidade de se colocar no lugar do outro e dar respostas empáticas.
É intraempreendedor
O termo intraempreendedorismo é utilizado para se referir àquele profissional que empreende no seu trabalho CLT e usa suas habilidades, competências e aptidões para criar novos processos, ferramentas e metodologias, ou seja, para trazer inovação para o ambiente.
No caso do líder 4.0, a competência do intraempreendedorismo é bastante presente porque ele apresenta características que o tornam assim. Ele dispõe de alta capacidade de resolver problemas e de criar ideias, por exemplo.
Esse sujeito também promove crescimento e aumento da competitividade saudável, aquela que contribui para o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Ainda se destaca por ajudar com a inovação do setor em que trabalha, e, claro, da organização como um todo.
Tem perfil colaborativo
Esse profissional entende que para dispor de agilidade, produtividade e foco, ele precisa ter uma equipe de alta performance, que esteja ciente dos projetos e objetivos da empresa, e que seja capaz de tomar decisões sem necessariamente o envolver nesse processo.
O líder 4.0 que é parte responsável para que sua equipe seja assim. Ele sabe que ao assumir a gestão, é preciso trabalhar essas características em cada colaborador, de modo que elas sejam construídas e aperfeiçoadas. Ser colaborativo, portanto, é outro elemento essencial nesse modelo de liderança.
É importante lembrar que uma equipe autônoma não tira do gestor a responsabilidade de tomar decisões, estar disponível e dar suporte para seus colaboradores. Ele ainda continua sendo tal figura, mas os demais profissionais também devem assumir tal compromisso.
Dispõe de habilidades socioemocionais
Habilidades socioemocionais também são chamadas de soft skills e são as competências mais buscadas no mercado de trabalho atual, que necessita de profissionais que se adaptem em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.
O líder 4.0 especificamente precisa dispor das habilidades de:
- Criatividade;
- Inteligência emocional;
- Empatia;
- Resolução de problemas;
- Persuasão.
Dizer que este profissional deve dispor dessas habilidades não necessariamente significa que se um gestor não tem alguma delas, então ele não se adéqua a este papel. É importante lembrar que nenhum líder está totalmente pronto.
Essa deve ser uma característica de qualquer líder: buscar por conhecimento e aperfeiçoamento profissional de maneira constante. Um gestor, principalmente, um 4.0, não pode achar que as áreas que domina e as habilidades que possui são suficientes.
Pelo contrário, ele precisa buscar por um próximo nível sempre. É o que o mundo corporativo chama de educação contínua, uma prática que impacta nele e também em sua equipe.
Oferece feedbacks
Ter uma postura de feedbacks constantes também contribui para aproximar o líder de seus funcionários, em uma conversa honesta, mas motivadora, para que eles melhorem seu desempenho na empresa.
Essa proximidade com a equipe exige que o líder 4.0 saiba lidar com as diferenças entre cada colaborador e a resolver eventuais e naturais conflitos que irão surgir. Assim, diversos problemas serão evitados e o clima organizacional será mais saudável para todos — o que também influencia na produtividade e qualidade do trabalho.
Possui perfil inovador
Um líder 4.0 também deve estar atento às inovações tecnológicas e às mudanças no mercado, sabendo trazê-las para sua equipe, aproveitando assim o melhor das soluções em sua realidade, ao mesmo tempo em que prepara os colaboradores para desfrutá-las.
Por isso é importante que este profissional tenha facilidade e agilidade em aprender novos assuntos, além de responder às mudanças que podem ocorrer de uma hora a outra em uma sociedade e mercado que exigem rapidez.
Esse profissional também deve se preocupar com os resultados e inovação em seu departamento, guiando os funcionários para atingir os objetivos e melhorar o desempenho do negócio.
Desta forma, uma liderança 4.0 alia o melhor das mudanças tecnológicas com a sensibilidade à natureza humana, motivando os colaboradores e mantendo seu setor e empresa altamente competitivos.
Quais são as vantagens da Liderança 4.0?
Veja as principais vantagens da liderança 4.0.
Melhor produtividade
Como já comentado anteriormente por aqui, o profissional 4.0 se importa muito com os resultados que ele e seus liderados entregam. Métricas de rendimento estão sempre no seu radar. Por ser uma questão que ele cuida muito, é possível notar uma grande melhora na produtividade na equipe que é liderada por ele.
Cultura de feedbacks
Por ser um aspecto bastante presente na característica do líder 4.0, o feedback passa a ser melhor implementado na empresa. Sua maneira de dar feedback abre espaço para que os colaboradores se posicionem e compartilhem tanto aspectos de melhoria como pontos positivos da empresa ou dele mesmo.
Inclusão
A liderança 4.0 se destaca por incluir seus funcionários. Além de ser um modelo de gestão que traz mais autonomia para todos os profissionais, ele também valoriza o multiculturalismo, pois entende que pessoas de diferentes áreas, culturas, gêneros que torna a empresa única e pode contribuir com uma maior visão sobre o mercado em que a empresa está inserida.
Melhor engajamento entre equipes
Todos os aspectos que são melhorados na implementação da liderança 4.0 impactam o engajamento entre as equipes. Elas se comunicam melhor e, consequentemente, trabalham melhor.
Cultura de inovação
Inovação é a palavra-chave que resume uma liderança 4.0. Por estar sempre focado nas mudanças de mercado, esse profissional acompanha inovação em todos os âmbitos: de ferramentas, processos e tecnologia.
Ele também instiga os demais profissionais da equipe a estarem abertos para receber o novo, principalmente quando ele vem para otimizar processos e facilitar a rotina de trabalho, de modo que o foco do colaborador esteja voltado para o que realmente importa, estratégias e cumprimento de metas.
Como formar um líder 4.0?
Contar com uma boa liderança tradicional não é algo tão fácil assim: imagine desenvolver esse estilo inovador! No entanto, é possível preparar as lideranças atuais ou aqueles que irão assumir as responsabilidades desta posição para esta realidade 4.0.
Existem várias formas de fazer esse trabalho:
- Investir em atividades de autoconhecimento, para que o profissional descubra seus pontos fortes e aqueles que podem ser aprimorados. Isso ajuda os líderes a tornarem-se cada vez melhores em suas funções e no relacionamento com os colaboradores. Por mais que seja uma tarefa individual, o RH pode incentivar esse trabalho, até mesmo por meio de sessões de coaching.
- Realizar um treinamento técnico para que o líder se atualize nos últimos avanços tecnológicos e novidades do mercado e setor em que atua. Desta forma saberá quais soluções e ideias serão positivas para sua equipe, preparando seus colaboradores para adotá-las e modernizar o departamento;
- Programa de treinamento, pois, além dos conhecimentos técnicos nas inovações, é importante que um líder 4.0 tenha competências sociais fundamentais, como uma boa comunicação, empatia e resiliência. Talvez a liderança não possua todas as habilidades necessárias, mas é possível despertá-las por meio de uma ação específica para esta posição e com o objetivo de trabalhar essas qualidades.
Esse último item é fundamental para capacitar qualquer gestor a lidar com seus colaboradores e extrair o melhor de cada profissional. Quer saber como adotar essa estratégia? Conheça 6 dicas para desenvolver um programa de liderança eficiente!
Perguntas Frequentes:
Liderança 4.0 é um modelo de gestão que busca conduzir a equipe liderada no ritmo do novo mercado. Além de lidar com as mudanças operacionais e estratégicas desse novo tempo, esse líder procura estreitar o relacionamento com seus liderados, sendo colaborativo, flexível e tendo senso de propósito.
- Melhor produtividade;
- Cultura de feedbacks;
- Inclusão;
- Melhor engajamento entre equipes;
- Cultura de inovação.