A liderança protagonista é aquela que procura respostas para os problemas que encontra ao longo do dia a dia empresarial. Ou seja, ela vai muito além do que analisar o desempenho dos colaboradores ou participar de reuniões e eventos.
Nesse cenário, o líder tem como função promover engajamento da equipe nos processos de uma organização, gerando nas pessoas que trabalham na empresa o senso de pertencimento Além disso, ele precisa lidar com os obstáculos que surgem na rotina empresarial.
O que você vai ver neste artigo:
Apesar de parecer prático, esse papel exige diversas habilidades e competências, além, é claro, de uma visão sistêmica para lidar com a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo, sendo importante explorar melhor esse tema.
Tem interesse em entender o que é, sua importância e como a liderança protagonista impacta em uma organização? Te convidamos a explorar esse universo através deste artigo, pois com ele você obterá essas e outras respostas sobre o assunto.
O que é liderança protagonista?
Antes de se aprofundar no conceito de liderança protagonista, é importante entender o que é ser líder nos dias atuais. Pois com o tempo o conhecimento sobre esse assunto se expandiu, com isso a definição desse conceito também.
Ser líder atualmente é ser uma figura que vai provocar mudanças no ambiente que está inserido, no caso, no âmbito corporativo. Essas transformações devem influenciar tanto a própria realidade como a de outros indivíduos, além de impactar no pessoal e profissional da pessoa.
Por isso, de forma resumida, o ato de liderar significa saber quem você é, o que quer alcançar e quais movimentos deve fazer atingir seus objetivos. Logo, um bom líder é aquele que se preocupa em desenvolver métodos para melhorar seus resultados, motivar e inspirar as pessoas ao seu redor.
Agora o protagonismo é a prática de assumir as responsabilidades do dia a dia e resolver todas as problemáticas que surgirem, pois entende que todos esses feitos vão permitir chegar ao lugar onde objetiva.
Ao unir esses dois conceitos, chegamos à explicação do que é uma liderança protagonista. Uma figura que está conectado ao seu time e contribui de forma ativa para que os problemas sejam sanados.
Características de um líder protagonista
A principal característica de um líder protagonista é que ele entende que tem diversas responsabilidades e mesmo vulnerável assume suas decisões e seus erros. Além disso, ele apresenta:
- otimismo;
- autenticidade;
- determinação;
- empatia;
- inovação;
- entusiasmo;
- motivação.
A importância da liderança protagonista
Nunca antes dispor de uma liderança protagonista foi tão essencial como nos dias de hoje, pois ela é responsável em transformar líderes comuns em pessoas mais comprometidas com as operações da empresa e com as práticas que ele, juntamente com seus liderados, precisam realizar para atingir os melhores resultados e trazer diferentes soluções.
Além disso, investir no protagonismo na empresa torna os profissionais prontos para atuarem em novas funções e enfrentarem novos desafios vão influenciar especificamente em 8 elementos da organização:
- aumento da produtividade;
- engajamento dos profissionais;
- diminuição da taxa de turnover;
- desenvolvimento de líderes de alta performance;
- maiores resultados;
- líderes e liderados mais comprometidos e dispostos a assumirem mais responsabilidades;
- maior agilidade nas tomadas de decisões;
- difusão de conhecimento.
Como incentivar a liderança protagonista na empresa?
A liderança protagonista pode ser incentivada com treinamentos e desenvolvimentos que trabalhem mudanças de atitude, isso porque o protagonismo tem mais a ver com um estado do que com uma característica que se adquire. Portanto, o trabalho da empresa é incentivar esse sentimento e dar liberdade aos gestores para praticarem essa condição de líder protagonista.
Logo, a organização precisa ajudar o profissional a identificar e ter consciência sobre seu papel na empresa e como suas ações influenciam diretamente nos resultados que os liderados apresentam. Para isso, ela pode:
Criar um ambiente que desenvolva as pessoas
Desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua na empresa significa apoiar e incentivar a aquisição de novas competências e habilidades e abrir espaço para que elas sejam utilizadas no ambiente de trabalho.
Como a liderança protagonista está diretamente relacionada a essa oportunidade, então criar um ambiente que desenvolva as pessoas é fundamental para que o protagonismo esteja presente.
Então dispor de programas de educação nas modalidades on-line e presencial é uma alternativa que possibilita o desenvolvimento desse estado, pois essas ações dão oportunidade ao colaborador para que cresçam como pessoas e profissionais a, através do conhecimento adquirido, apliquem na empresa.
Defina metas motivadoras
Com metas e desafios há maior comprometimento por parte dos colaboradores, que ficam mais motivados e focados em encontrar uma estratégia para alcançar os objetivos da corporação. Essa atitude os faz ser mais protagonistas e, ainda, estimula uma competição saudável na empresa.
Essa prática não só estimula o protagonismo nos gestores, mas em toda a organização. Portanto, toda a empresa ganha com isso. Mas é importante que a instituição faça a sua parte, reconhecendo e recompensando os resultados atingidos e, ainda, orientando os profissionais, principalmente aqueles que não estejam apresentando boa performance.
Entregue feedbacks constantemente
Todos os colaboradores precisam de feedbacks, pois é através deles que a empresa consegue alinhar a expectativa com a realidade e, com isso, melhorar os resultados. Isso é essencial principalmente no processo de desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Encoraje a comunicação
A comunicação é um recurso fundamental para alinhar objetivos, descobrir detalhes sobre o que precisa ser feito e entender as expectativas da empresa e dos liderados, por isso deve ser considerada uma ferramenta essencial na construção da liderança protagonista nas empresas.
Conheça os profissionais
Ao conhecer os profissionais sua empresa consegue identificar possíveis líderes protagonistas que já trabalham na corporação, mas ainda não foram reconhecidos e a partir disso promover oportunidades para que eles se desenvolvam ainda mais.
Essa característica só é perceptível quando os profissionais estão em contato com outros colegas e comprometidos com suas obrigações, por isso que, como já foi dito, a empresa precisa promover oportunidades para que os colaboradores sejam ativos no ambiente de trabalho.
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Perguntas Frequentes:
Ela é responsável em transformar líderes comuns em pessoas mais comprometidas com as operações da empresa e com as práticas que ele, juntamente com seus liderados, precisam realizar para atingir os melhores resultados e trazer diferentes soluções.