Ler sempre faz bem. Existem diversos livros sobre liderança que podem ajudar alguém a se tornar um líder melhor na empresa, ensinando conceitos como inteligência emocional, motivação e eficácia para despertar o potencial dos gestores.
No artigo de hoje vamos indicar 7 livros sobre liderança para te ajudar a ser um líder melhor, ou então a se preparar para assumir essa posição na sua empresa.
Livros sobre Liderança
A literatura é uma fonte de riquezas e inspiração para a vida real. Ler ajuda a conhecer novas perspectivas e a refletir sobre situações que, na correria do dia a dia, poderiam passar batidas. E este hábito pode influenciar nossa visão de mundo, relacionamentos e até a forma com que encaramos o nosso trabalho e nossas posturas profissionais.
Por isso a literatura é tão valorizada pelos grandes empreendedores e líderes em geral, ajudando-os a serem melhores naquilo que fazem. E ler pode fazer o mesmo por você! Desperte seu potencial com esses livros sobre liderança:
1- O Gestor Eficaz - Peter F. Drucker
Um dos maiores nomes da administração, o austríaco Peter Drucker foi analista financeiro, economista, jornalista, escritor, conferencista, professor e visionário do ramo, produzindo diversas obras literárias marcantes sobre gestão.
No livro clássico O Gestor Eficaz, de 1966, o autor defende que a eficácia é algo que pode ser aprendido pelas pessoas. Para ele, três princípios são essenciais para formar este tal líder eficiente: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisões corretas.
Apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, ainda sim diversos ensinamentos e ideias de Drucker ressoam nas empresas e líderes que enfrentam as dificuldades atuais. Este livro é um clássico obrigatório para quem é gestor ou irá assumir essa responsabilidade.
2- Inteligência Emocional - Daniel Goleman
Considerado o pai do assunto, o psicólogo americano Daniel Goleman escreveu sobre cérebro e ciências do comportamento para o New York Times durante doze anos e, em 1995, publicou o livro Inteligência Emocional.
A obra discorre sobre as emoções e habilidades comportamentais, mostrando como elas influenciam nossas vidas e trabalho, listando cinco habilidades-chave para a inteligência emocional.
Um líder - como alguém que deve lidar com pressões, estresses e ser responsável pelo desempenho de outras pessoas - precisa desenvolver o seu lado emocional e comportamental para ser eficiente. Caso contrário, não saberá extrair o melhor de seus colaboradores e, pior, poderá contribuir para o aumento da rotatividade.
3- Motivação 3.0 ou Drive — A Surpreendente Verdade sobre aquilo que nos Motiva - Daniel Pink
A motivação é o tema central do livro do escritor best seller Daniel Pink. O autor discorre sobre o que motiva as pessoas no trabalho, criando algumas teorias: não são as recompensas externas que estimulam os profissionais, sim a própria natureza humana de criar algo novo, se aprimorar e melhorar o mundo. Outra ideia que ele trás é que existem três elementos que formam essa qualidade - a autonomia, maestria e sentido.
Pink mostra a divergência entre o que a ciência diz a respeito da motivação e o que as empresas praticam na sua gestão de pessoas. Um tema imprescindível para os líderes, que precisam saber motivar sua equipe para reter os talentos e despertar o potencial de seus colaboradores.
4 - Good to Great — Empresas feitas para Vencer - Jim Collins
O subtítulo em português de uma das edições resume bem o conteúdo do livro: “Por que algumas empresas alcançam a excelência… e outras não”. A obra é baseada em 5 anos de pesquisa do autor, comparando os negócios que deram certo e aqueles que não vingaram, mostrando que a excelência não é fruto da circunstância e sim resultado de uma escolha consciente e de disciplina.
Essas duas qualidades são importantes para os líderes desenvolverem, além da capacidade de saber lidar com o sucesso e fracasso da sua equipe. Por isso é uma boa ideia que os gestores leiam este livro.
5 - O Obstáculo é o Caminho - Ryan Holiday
As dificuldades são boas oportunidades para o sucesso, segundo o livro do do executivo e consultor de marketing americano, Ryan Holiday. A obra é dividida em três partes - percepção, ação e vontade - onde o autor traz lições a respeito desses elementos que podem ser controlados pelas pessoas.
Todo o empreendedor e todo líder vai passar por diversos problemas em sua trajetória e, saber transformá-los ao seu favor é fundamental para alcançar o sucesso.
6- Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar - Sheryl Sandberg
A maioria dos cargos de liderança nas grandes empresas mundiais é comandada por homens. Sheryl Sandberg é uma das exceções: ela é chefe de operações do Facebook e já foi vice-presidente de vendas e operações do Google e até chefe de gabinete do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos durante o governo Clinton.
Nesse livro, a autora investiga os motivos que levam as mulheres a não alcançar os postos mais altos nas empresas, trazendo algumas soluções para lidar com esse problema. Além disso, pensando em uma perspectiva individual, ela oferece conselhos para que elas também consigam ocupar este espaço.
A obra é fundamental para líderes que querem entender como as questões de gênero podem afetar o mundo do trabalho e o de seus colaboradores, além de incentivar as mulheres que querem ser chefes a lutarem por seus objetivos.
7- Primeiro os Colaboradores, Depois os Clientes — Virando a Gestão de Cabeça para Baixo - Vineet Nayar
Narrado em primeira pessoa, a obra traz a história de como uma empresa de tecnologia da informação indiana, a HCL, saiu da decadência ao adotar um novo conceito de gestão que coloca o colaborador no centro: justamente por ser o responsável por gerar valor aos clientes.
Na obra, o diretor-presidente da HCL, Vineet Nayar, aborda diversas questões no livro, como gestão de pessoas, valor, transparência e clima organizacional, mostrando como essa inversão na pirâmide de prioridades da empresa (colocando os colaboradores no topo) trouxe sucesso para a sua organização.
Nos dias atuais em que a tendência do mundo corporativo é valorizar os talentos internos, esse livro mostra claramente aos líderes e futuros chefes a importância de uma boa gestão de pessoas.
E aí, gostou das nossas dicas e está pronto para ser um líder melhor? Compartilhe este artigo nas redes sociais e dissemine a literatura e a cultura da boa liderança por aí!