Confira as maiores referências de leitura sobre o universo da liderança e gestão, e aprenda a formar equipes de alta performance, agregando valor à sua empresa.
A crescente competitividade empresarial vem tornando cada dia mais relevante a formação de equipes de alta performance por parte de seus líderes, que são peça fundamental para se alcançar os objetivos organizacionais.
Dessa forma, líderes e equipes caminham juntos em prol de metas e ideias que possam ser compartilhadas e desenvolvidas por todos os envolvidos nesse contexto.
O líder é visto como um construtor e avaliador de desempenho, capaz de criar equipes sinérgicas, eficazes e comprometidas com o propósito comum da empresa.
Por sua vez, uma equipe é a soma e contribuição de todos os integrantes incluídos nas decisões do grupo, os quais seguem um processo que os permitem planejar, comunicar-se, administrar conflitos, solucionar problemas em uma atmosfera de incentivo e garantir a qualidade de seu trabalho.
Percebe-se, portanto, a grande importância das pessoas e do resultado que elas geram, quando trabalham juntas.
O que você vai ver neste artigo:
Corroborando com isto, Steve Jobs foi notavelmente preciso em dizer que “coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”.
Nesse sentido, a fim de promover uma melhor compreensão acerca da construção de equipes de alto desempenho, indicaremos a seguir 4 livros da literatura brasileira e mundial que abordam especificamente o tema em questão.
Boa leitura!
1. Este Barco Também é Seu – D. Michael Abrashoff
O capitão-de-mar-e-guerra D. Michael Abrashoff foi colocado no comando do USS Benfold, um navio de primeira linha composto por uma tripulação com baixo desempenho, que não respondia a uma liderança fria e precisava ter uma nova abordagem de gestão para alcançar a excelência.
Foi pensando nisso que Abrashoff aprimorou suas habilidades de liderança e construiu uma equipe de pessoas confiantes, transformando o USS Benfold em uma unidade naval de alta produção. Sua história e lições deram origem ao best-seller “Este Barco Também é Seu”, um dos principais livros sobre liderança.
O autor revela em sua obra inúmeras ações gerenciais voltadas não só para o âmbito militar, mas também a todas as áreas de negócios, de modo a esclarecer como a liderança e a influência são primordiais para o êxito da missão e transformação de cada pessoa que compõe a equipe de liderados.
Isto posto, o capitão mostrou que uma liderança inovadora é capaz de mudar completamente o curso de uma organização, e você também pode fortalecer sua equipe de alta performance, implementando as estratégias de Abrashoff!
2. Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni
“Os 5 Desafios das Equipes”, escrito por Patrick Lencioni, se tornou a fonte mais definitiva do mundo sobre informações práticas para a construção de equipes de alta performance, vendendo mais de três milhões de cópias e permanecendo constantemente na lista de best-sellers internacionais.
O autor possui uma vasta experiência profissional que refletiu no grande sucesso de seu livro, isso porque é o fundador do Table Group, uma empresa que oferece consultoria de gerenciamento, além de ter sido eleito “um dos palestrantes mais buscados dos Estados Unidos” pelo Wall Street Journal.
Nesta obra, são fornecidas as causas básicas dos desafios enfrentados pelos mais diversos tipos de equipes e as chaves para superá-las, definidas por: Falta de Confiança; Medo de Conflitos; Falta de Comprometimento; Evitar Responsabilizar os Outros; e Falta de Atenção aos Resultados.
Assim, os ensinamentos extraídos dessa leitura vão lhe ajudar a orientar o seu time a assumir responsabilidades, ter mais confiança e comprometimento, conflitar ideias e priorizar os resultados coletivos, de forma que a sua equipe seja funcional e coesa.
3. The Making of a Manager – Julie Zhuo
Recém nomeado a gerente de um time, o que você precisa saber para transformar o trabalho em equipe em valor, liderar com confiança em situações novas e inesperadas, e aprimorar o processo de construção da sua equipe? A resposta se encontra no best-seller do Wall Street Journal, “The Making of a Manager”.
O livro trata-se de um guia moderno com percepções transformadoras que esclarecem aos seus leitores as habilidades necessárias para se tornar um gestor de pessoas, como dar (e receber) bons feedbacks, quais passos seguir para nutrir a cultura da equipe e alcançar o desenvolvimento pessoal como líder.
A célebre autora Julie Zhuo, reconhecida como uma das principais executivas de design de produto do Vale do Silício, que lidera equipes por trás de alguns dos serviços móveis mais populares do mundo, ensina a dominar o propósito, as pessoas e o processo para ser um grande gestor desde o início da carreira.
Inspiradora, motivacional e emocionante, essa leitura é altamente recomendável para quem trabalha em um ambiente dinâmico e de ritmo acelerado, e deseja ajudar seu pessoal e a empresa a vencer!
4. Transformando Suor em Ouro – Bernardinho
A busca pela excelência deve estar em superar nossos limites, e não o sucesso por si só. Esta é a premissa do best-seller brasileiro “Transformando Suor em Ouro”, que além de ser uma autobiografia de Bernardinho, ex-jogador e treinador de voleibol, ensina metodologias eficazes de trabalho em equipe e liderança.
O autor fornece bons conceitos para o autodesenvolvimento e relata em seu livro toda a sua carreira profissional, traçando paralelos com a gestão corporativa direcionada à construção de equipes de excelência, seja no âmbito esportivo ou corporativo.
Essas, por sua vez, são guiadas pela Roda da Excelência, fundamentada em seis grupos que levam ao alcance da meta estipulada, dos quais podemos citar: trabalho em equipe; liderança; motivação; perseverança e superação; comprometimento e cumplicidade; disciplina e hábitos positivos de trabalho.
Concluímos que essa leitura é imprescindível para você que está começando em posições de liderança e deseja transformar a prática em perfeição, norteando o seu time ao sucesso, com foco em excelência e obstinação.
A importância do trabalho em equipe!
O trabalho em equipe é uma ferramenta estratégica de suma importância para a evolução dos negócios e, mais do que isso, é uma habilidade essencial para o mercado de trabalho.
Segundo levantamento realizado pelo PageGroup, organização líder de recrutamento no mundo, o trabalho em equipe é a habilidade comportamental mais valorizada pelos líderes de grandes empresas da América Latina.
Nessa perspectiva, fomentar o trabalho em equipe é o que fará os conhecimentos, as ideias e experiências se juntarem equalizadamente, possibilitando que o grupo fique de fato mais forte, preparado e competitivo.
Por isso, esperamos que, a partir das leituras indicadas neste artigo, você possa desenvolver em sua equipe pessoas que colocarão sua melhor performance à disposição da empresa.
Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!
O trabalho em equipe é uma ferramenta estratégica de suma importância para a evolução dos negócios e, mais do que isso, é uma habilidade essencial para o mercado de trabalho.