Criar um mapa de stakeholders pode ser uma ótima forma de traçar um plano para atingir os objetivos estratégicos de um negócio e fortalecer os relacionamentos que a empresa tem, tanto com o público interno quanto externo.
O que você vai ver neste artigo:
Neste artigo será explicada a importância de se criar um mapa de stakeholders para uma organização, além de mostrar dicas para usar essa ferramenta e consolidar os laços com diferentes grupos valiosos para a empresa.
O que são os Stakeholders?
Nenhum negócio vive no vácuo: uma série de grupos são fundamentais para o bom funcionamento e sucesso de uma empresa, cada um com suas características e demandas; cada um influenciando e sendo influenciado por ela. O que seria de sua organização sem os clientes? Acionistas? Fornecedores? Mídia?
Existem várias ferramentas que podem ser usadas para fortalecer o relacionamento da empresa com o seu público, seja para aumentar o engajamento dos colaboradores ou melhorar a imagem da marca com a sociedade.
E um desses métodos, também utilizado para ajudar a alcançar os objetivos estratégicos, é o mapeamento de stakeholders.
Mas, antes de explicar como funciona essa ferramenta, é preciso entender o que é este termo em inglês e sua importância para os negócios: stakeholders são todas as pessoas que estão envolvidas, de alguma forma, com a empresa.
Algumas pessoas confundem esse termo em inglês com o de shareholders, que na verdade se resume apenas aos acionistas. O grupo de stakeholders engloba uma grande quantidade de públicos, sejam internos ou externos à empresa. Dentre eles estão:
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Parceiros;
- Acionistas;
- Clientes;
- Comunidade;
- Sociedade;
- Governo;
- Instituições reguladoras;
- Sindicatos;
- Organizações não governamentais (ONGs);
- Mídia;
- Meio;
- Concorrentes;
- Entre outros.
Todos estes grupos, de uma maneira ou outra, têm influência sobre o negócio e são impactados por ele, seja de forma direta ou indireta. Sem eles, é impossível que a empresa funcione ou sobreviva no mercado.
Por isso, é fundamental adotar estratégias para saber lidar melhor com esse público e cada grupo em específico, entregando-lhes valor. Mas isso só será possível ao se fazer um mapeamento dos stakeholders.
O que é o Mapa de Stakeholders e para quê serve?
Ela é um relatório e representação visual sobre todos os públicos envolvidos com a empresa, seja de forma direta ou indireta. Essa ferramenta ajuda a identificar os grupos e entender como eles influenciam e são influenciados pela organização.
Isso significa descobrir como fortalecer o relacionamento da marca com esses variados atores — de clientes, a colaboradores e os órgãos governamentais e comunidade — desenvolvendo estratégias para melhorar a conexão com diferentes públicos.
É possível definir quais são os interesses de cada grupo e estabelecer metas para a empresa aumentar o engajamento deles com a marca. Desta forma, o mapa de stakeholders também pode contribuir para alcançar os objetivos estratégicos do negócio.
Um exemplo: ao se estudar os stakeholders dos funcionários, entendendo sua importância para a organização e como ela também os influencia, é possível pensar em estratégias como o treinamento corporativo para melhorar seu desempenho e engajamento.
Mas, sem ter uma análise profunda e organizada, dificilmente a empresa e seus colaboradores conseguirão planejar e executar as ações mais efetivas para impactar os variados grupos envolvidos. Para evitar problemas e otimizar o processo é que existe o mapa de stakeholders.
Como é feito o Mapeamento dos Stakeholders?
Existem alguns passos que podem ajudar na realização do mapa de stakeholders. É preciso ter em mãos materiais para fazer pesquisa, para o desenvolvimento de relatórios e representações visuais, facilitando o processo e o entendimento de todos os responsáveis pelo projeto.
1- Identifique todos os stakeholders
O primeiro passo sempre é conhecer com quem se vai trabalhar: faça uma lista de todos os públicos que são influenciados e influenciam sua empresa, seja de forma direta ou indireta, dentro ou fora da organização. Considere todos os públicos citados anteriormente e os demais que encontrar nessa busca, criando categorias para os grupos.
2- Analise os interesses dos stakeholders
Tendo já definidos os grupos — clientes, acionistas, colaboradores, comunidade, entre outros — é o momento de investigar quais são os interesses e expectativas que eles têm da organização.
Cada público tem suas necessidades e anseios em relação à empresa, que são diferentes uns dos outros: seus clientes esperam produtos, serviços e atendimento de qualidade, por exemplo; enquanto seus funcionários e os órgãos governamentais têm necessidades diferentes e específicas.
Essa análise detalhada irá ajudar a identificar as oportunidades que a empresa tem para fortalecer o relacionamento com cada grupo, engajando-os com a marca.
3- Separar os grupos em grandes categorias
Após essa pesquisa, é importante criar categorias para segmentar cada público. Algumas empresas gostam de dividir os seus stakeholders em grupos, como internos X externos; estratégicos X necessários; primários X secundários — essa separação depende dos critérios que serão usados para fazer o mapeamento desses atores e do seu grau de influência na organização.
4- Definir as ações
Não adianta ter todo o conhecimento do mundo na palma da mão, mas não gerar impactos na prática. Após identificar os stakeholders e suas necessidades, é preciso definir quais ações e estratégias serão tomadas para engajar os diferentes públicos.
Pense nos departamentos que são responsáveis por cada segmento. Ofereça esses dados para que tenham competência para desenhar ações e metas eficientes a fim de impactar as pessoas e melhorar sua relação com a organização.
5- Elaborar o mapeamento de stakeholders
Todas essas informações podem ser disponibilizadas em relatórios, planilhas e outros formatos a serem apresentados aos setores estratégicos da empresa, para que realizem ações de engajamento com os públicos que lhe dizem a respeito.
Existem vários exemplos de mapas de stakeholders prontos disponíveis na internet, trazendo informações detalhadas sobre como cada grupo é visto pela organização. Dessa forma, se tem guias práticos para a produção do relatório, usando os dados e necessidades particulares da empresa.
Stakeholders: a importância de fortalecer os talentos internos
Um dos grupos de stakeholders que têm bastante influência sobre a empresa são os funcionários. Eles são responsáveis por produzir, executar, planejar, além de realizar o atendimento, cobrindo todos os setores de um negócio e impactando o seu relacionamento com os outros stakeholders.
É preciso investir nesse grupo de forma especial, oferecendo treinamentos corporativos para capacitar aqueles que já estão na organização e contratar os melhores profissionais para as equipes.
Fortaleça os talentos internos e melhore os resultados da empresa: descubra o que é e como implantar uma gestão de pessoas por competências!
Perguntas Frequentes
Stakeholders são todas as pessoas que estão envolvidas, de alguma forma, com a empresa.
Ela é um relatório e representação visual sobre todos os públicos envolvidos com a empresa, seja de forma direta ou indireta. Essa ferramenta ajuda a identificar os grupos e entender como eles influenciam e são influenciados pela organização.
1- Identifique todos os stakeholders;
2- Analise os interesses dos stakeholders;
3- Separar os grupos em grandes categorias;
4- Definir as ações;
5- Elaborar o mapeamento de stakeholders.