O marketing conversacional, ou marketing de conversação, é uma estratégia que pode melhorar a experiência de compra e aumentar a conversão e o engajamento dos clientes. Essa metodologia não é apenas um bate papo bacana com o público, mas sim um método eficiente e que aproveita a tecnologia para otimizar o atendimento.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra o que é e os motivos de se investir em marketing conversacional na sua empresa!
O que é Marketing Conversacional?
Conquistar o cliente é uma tarefa difícil e custosa. Diversas estratégias são implementadas até a compra ser fechada: pesquisa de público-alvo e mercado; desenvolvimento de produtos e serviços; planejamento de marketing; campanha de vendas; treinamento da equipe…
Imagine colocar todo esse trabalho a perder por um detalhe — na hora de comprar, o cliente tem uma experiência desagradável ou pouco intuitiva e, no fim, deixa para lá a compra. Essa situação pode ocorrer por conta de um problema grave, como um atendimento péssimo, ou até mesmo por falta de um cuidado maior nessa etapa.
E é nessas horas que o marketing conversacional surge: uma estratégia para oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada. Por meio da conversa, o atendimento se torna mais amigável e engajador ao cliente, resolvendo suas dúvidas, antecipando suas necessidades e provendo um contato positivo para todos os lados.
Não é a toa que o método também é chamado de marketing de conversação, pois foca nesse momento delicado no relacionamento do cliente com a empresa, que pode fechar o negócio ou prejudicar a imagem da marca.
No entanto, essa metodologia não é apenas um bate papo simpático com as pessoas: existe toda uma proposta para tornar essa atividade mais engajadora e eficiente, convertendo mais vendas para a empresa.
Benefícios do Marketing Conversacional
Milhares de empresas estão adotando o marketing conversacional em suas ações para melhorar o atendimento com o público, seja de forma micro — com a aplicação de uma ferramenta tecnológica — ou em uma estratégia mais complexa.
De qualquer forma, aproveitar a metodologia do marketing conversacional pode ajudar um negócio de diversas maneiras:
Melhorar a experiência do cliente
O foco do marketing de conversação é aprimorar a experiência de compra. A verdade é que, atualmente, os clientes estão mais exigentes, não somente com a qualidade do produto e serviço ofertados como também com o atendimento da empresa. Não dá para ignorar essa questão: as pessoas preferem ser atendidas prontamente, de forma personalizada e com soluções para resolver seu problema, dor ou desejo — exatamente o que o marketing conversacional se propõe a fazer.
Ou seja, em vez do cliente se frustrar com a demora, dificuldade de contato ou de usabilidade, confusões e outros problemas nessa dinâmica, toda experiência de atendimento se dá de forma mais amigável e ao seu favor, fortalecendo o relacionamento da empresa com esse comprador.
Redução do ciclo de venda
Todas as barreiras que um cliente enfrenta — além de inibir a compra, estimulando comportamentos como o abandono de carrinho — acabam aumentando o ciclo de venda, ou seja, o processo da pessoa ter contato com a marca até efetuar a aquisição do produto ou serviço.
Isso significa que a empresa deve se esforçar (e gastar) ainda mais para que o negócio seja fechado. Quanto menor o ciclo de venda, melhor para a organização e para o cliente, que não precisará passar por várias etapas até conseguir sanar sua necessidade, desejo ou dor.
Além disso, no marketing de conversação usa-se ferramentas tecnológicas que podem agilizar o atendimento e centralizar as informações do cliente, tudo para otimizar todo processo de compra e venda e, assim, reduzir esse ciclo.
Aumento do engajamento do cliente
No fim de tudo, o maior ganho com o marketing conversacional é fortalecer o engajamento dos clientes ao ponto de fidelizá-los. Ao não só receber um produto ou serviço bom, mas também um atendimento de excelência, os compradores não terão problemas em retornar a marca, sabendo que serão bem tratados.
Pensar em toda experiência de compra — da criação ao atendimento — é fundamental para fidelizar clientes e aumentar as vendas e espaço da empresa no mercado. E a estratégia pode ajudar nessa dinâmica, ainda mais no dia a dia.
Como funciona o Marketing de Conversação?
Existem alguns elementos que tornam o marketing conversacional o que ele é, não apenas uma vaga ideia de se aprimorar a experiência do cliente. Eles são praticamente os pilares da estratégia, dando suporte a todas as ações seguintes.
O primeiro é o uso da tecnologia. As ferramentas digitais dão apoio para que o processo de atendimento seja mais ágil, acessível e organizado. Nesse sentido, dois recursos são bastante utilizados:
- Inteligência artificial: para coletar informações importantes dos clientes, estruturá-las e analisá-las para seu melhor uso;
- Chatbots: que oferecem um primeiro contato com o público, fazendo a triagem dos atendimentos, respondendo dúvidas e realizando orientações em geral, sem a necessidade de controle humano.
Em vez de informações desencontradas e perdidas, a pessoa ser atendida apenas no horário comercial ou depender somente do número atual de funcionários para realizar toda a operação, essas duas ferramentas ajudam a agilizar o atendimento e a otimizar todo o processo.
Outros recursos também podem ser considerados nesse conceito, como sites, blogs, e-commerce, entre outros — todos produzidos e aplicando estratégias para oferecer a melhor experiência ao público.
Além do contato com o cliente, tecnologias como essas também podem estar presentes nas ações de endomarketing, beneficiando o relacionamento com o público interno. Esse tipo de automação tem muito a contribuir para uma empresa, inclusive para melhorar a produtividade.
Outro pilar do marketing de conversação é a personalização. Qualquer indivíduo se sente especial quando percebe que é tratado de forma única, por alguém que considera seus desejos, expectativas, dores, necessidades e perfil pessoal. Esse cuidado é uma ótima maneira de engajar os clientes, mostrando atenção com sua individualidade.
É completamente diferente receber uma mensagem geral e uma com o seu nome e um conteúdo de algo que te interessa, não é? Essa é a lógica por trás dessa ação, que se torna ainda mais possível de ser realizada, mesmo com grupos numerosos de clientes, graças à tecnologia.
Percebe como a tecnologia é um fator-chave para o funcionamento dessa estratégia? Isso porque as ferramentas abriram uma série de possibilidades para as empresas e pessoas, facilitando o trabalho e otimizando processos.
Mas isso é só o começo. Descubra como a produtividade e tecnologia formam uma parceria estratégica e necessária e dê um UP nos negócios!
Perguntas Frequentes:
Uma estratégia para oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada. Por meio da conversa, o atendimento se torna mais amigável e engajador ao cliente, resolvendo suas dúvidas, antecipando suas necessidades e provendo um contato positivo para todos os lados.
- Melhorar a experiência do cliente
- Redução do ciclo de venda
- Aumento do engajamento do cliente