Marketing de Afiliados é uma estratégia usada para ampliar as vendas de uma empresa, seja no meio digital ou offline, contando com parceiros para aumentar o alcance de um produto, serviço e da marca.
O que você vai ver neste artigo:
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Descubra o que é e como aplicar o Marketing de Afiliados na sua empresa e aproveite essa estratégia para alavancar as vendas!
A Importância do Digital nas Vendas
O Marketing Digital abriu as portas para diversas estratégias de vendas no ambiente online: métodos como inbound marketing, marketing de conteúdo, Ads, mídia paga, local, SEO, entre tantas outras, permitiram com que as empresas explorassem meios variados de se alcançar o público e conquistar novos clientes.
E não adianta fugir — as vendas online vêm crescendo a cada ano e ignorar esse ambiente pode ser fatal para determinados negócios. As pessoas estão se acostumando a procurar produtos e serviços nas plataformas, redes sociais e buscadores em geral, até mesmo de forma não ativa, onde são impactadas por anúncios e conteúdos ligados às marcas e acabam adquirindo soluções que não conheciam anteriormente.
Ignorar essas possibilidades significa perder vendas, alcance e competitividade no mercado, dando de bandeja espaço para a concorrência se conectar com o público-alvo e aumentar seu lucro.
Porém, com tantas estratégias de marketing digital disponíveis, a empresa pode estudar e escolher uma que mais se encaixe em sua realidade e necessidades. Não é preciso investir em métodos mirabolantes ou que fujam completamente do que é possível para a organização, mas sim trabalhar com ferramentas que façam sentido ao seu público-alvo e atual capacidade.
E, de tantas possibilidades, o Marketing de Afiliados traz uma oportunidade interessante de ampliar as vendas ao contar com parcerias estratégicas.
O que é o Marketing de Afiliados?
Basicamente, o Marketing de Afiliados é uma estratégia em que a empresa negocia com pessoas físicas e jurídicas para fortalecerem a divulgação de um produto, serviço ou da marca. É realizado um acordo em que esses parceiros recebem uma comissão por seu trabalho, que pode ser em cima de vendas individuais ou por determinada quantia.
Apesar de ser forte no marketing digital, muitas corporações já aplicam a lógica dessa estratégia no comércio tradicional. Várias empresas fazem parcerias com outras pessoas jurídicas para alavancar o alcance e vendas uma das outras, unindo-se para ganhar mais mercado.
No meio online, costuma-se contar com pessoas — inclusive que não são grandes influenciadores digitais, ou seja, não são acompanhadas por um número astronômico de seguidores, mas os que lhe seguem são bastante engajados — para participar dessa estratégia.
A Amazon é um exemplo do uso dessa estratégia no online: qualquer pessoa pode se inscrever para se tornar um afiliado e receber um link especial. Esse parceiro divulga o link para seus conhecidos e todas as compras realizadas por meio dele contabilizam para ganhar uma comissão em cima das vendas.
Dessa forma, o afiliado ajuda a promover o e-commerce e seus produtos, ganhando uma porcentagem significativa por seus esforços. Quanto mais ele vende para a empresa, mais ele ganha.
Porém, existem ainda mais vantagens em realizar esse tipo de parceria para a empresa que aplica o conceito em suas estratégias de marketing e vendas.
Benefícios do Marketing de Afiliados
A ideia por trás dessa estratégia é bastante simples. No entanto, esse modelo pode gerar resultados significativos nas vendas, além de outras vantagens para a empresa. Algumas delas são:
Demanda poucos investimentos
Por sua dinâmica, o Marketing de Afiliados é uma estratégia que não exige grandes investimentos para funcionar, ainda mais quando comparado a outras metodologias. Basta ter os produtos, serviços, uma campanha de vendas bem planejada e uma quantia relevante de parceiros para correr atrás dos clientes.
Isso significa que é possível reduzir ou não se preocupar tanto com algumas questões costumeiras, como contratar novos vendedores, por exemplo. No entanto, uma dica que pode fazer a diferença para a campanha é oferecer algum tipo de preparação para os afiliados, garantindo que comuniquem da forma correta as soluções — evitando informações equivocadas que possam induzir o consumidor ao erro ou certas condutas que acabem impactando negativamente a imagem da marca.
Aumento do alcance da empresa
No fim das contas, o Marketing de Afiliados funciona como o tradicional boca-a-boca. Uma pessoa conhece o produto e serviço e indica aos seus contatos — sejam 3 pessoas ou milhares — usando sua credibilidade e imagem para incentivar a compra.
Isso ajuda a ampliar o alcance da empresa para novos públicos, tanto para efetivar a venda ou apenas para criar maior reconhecimento da marca. Tudo isso permite com que o negócio se fortaleça no mercado ao construir uma imagem positiva e para aumentar o seu lucro.
Como aplicar o Marketing de Afiliados na empresa?
Existem algumas orientações fundamentais para montar uma ação com afiliados de sucesso:
1- Definir a campanha
Um dos primeiros passos é definir o objetivo da campanha e suas ofertas: quais produtos ou serviços podem ser explorados pelo programa de afiliados? Ou então como fortalecer a imagem da marca por meio dessa dinâmica? Quanto tempo durará a ação? Como será pago e calculado a comissão dos parceiros?
Também deve-se estabelecer a meta de vendas e alcance da campanha, definindo os indicadores usados para avaliar o desempenho da ação e para identificar lacunas e oportunidades nela. Assim, é possível fortalecer as estratégias para que gerem resultados cada vez melhores.
2- Definir o programa de afiliados
Quem poderá participar dessa campanha — todos que se interessarem (como a Amazon faz) ou apenas alguns parceiros selecionados (sejam pessoas físicas ou jurídicas)? Essa ação será online, offline ou mista? Esses afiliados devem passar por algum tipo de treinamento ou orientação?
São várias as questões importantes que precisam ser resolvidas para desenvolver uma campanha eficiente: por isso é fundamental se dedicar a montar um planejamento detalhado para se alcançar os resultados desejados.
3- Organizar a ação
Não adianta definir toda a campanha, mas se esquecer de, por exemplo, preparar o estoque para o aumento das vendas ou treinar os vendedores para atender o boom no fluxo de clientes. Caso contrário, imagine se não tiver produto para todos ou o atendimento for demorado — a ação pode acabar se tornando um tiro no pé para o negócio.
Também é importante pontuar que apenas adotar uma estratégia isolada pode não gerar os benefícios desejados na empresa. É preciso aliar forças para se alcançar um impacto maior nas vendas e lucro, usando todas as ferramentas disponíveis e possíveis em favor dos negócios.
Existem vários outros métodos que podem fortalecer suas campanhas: conheça o Inbound Sales e aumente as vendas da sua empresa!
Perguntas Frequentes:
O Marketing de Afiliados é uma estratégia em que a empresa negocia com pessoas físicas e jurídicas para fortalecerem a divulgação de um produto, serviço ou da marca.
- Demanda poucos investimentos;
- Aumento do alcance da empresa.
1- Definir a campanha;
2- Definir o programa de afiliados;
3- Organizar a ação.