Marketing social é uma estratégia em que a empresa associa sua imagem à causas e valores relevantes para a sociedade, ganhando assim credibilidade e simpatia do público. No entanto, nem todas as companhias sabem como aproveitar essa ferramenta.
O que você vai ver neste artigo:
Mais do que fazer um bom negócio, atualmente os clientes cobram uma postura ativa das organizações em favor da sociedade em geral. Por isso, aquelas que ignoram essa demanda podem se prejudicar aos olhos do público — e perder oportunidades e vendas.
Descubra neste artigo o que é o marketing social e por que investir nessa estratégia!
O que é Marketing Social?
Quem não conhece o trabalho da Globo com o Criança Esperança e do SBT com o Teleton? Ou nunca ouviu falar da campanha dos Correios no Natal, em que qualquer pessoa no país pode realizar um pedido de uma criança? Todos esses exemplos são marcos da união de organizações com projetos com impacto positivo na sociedade.
Assim como esses casos indicam, basicamente o marketing social é uma estratégia em que a empresa associa sua imagem à causas sociais e que promovam o bem-estar de um grupo ou da coletividade, construindo assim uma identidade positiva diante do público.
Adotando diversas estratégias, essas companhias usam seu poder (econômico e de notoriedade) para promover organizações e iniciativas que promovam ações benéficas na sociedade. Dessa forma, constroem uma imagem favorável aos olhos do público, como benfeitoras da própria comunidade.
Em geral, as empresas buscam se associar as mais diferentes causas sociais, como:
- Respeito a comunidade LGBTQIAP+;
- Respeito à pessoas negras e indígenas / em favor da luta antirracista;
- Respeito e inclusão de pessoas com deficiência / acessibilidade;
- Cuidado com crianças e adolescentes;
- Cuidado com idosos;
- Cuidado com animais de estimação;
- Meio ambiente em geral / sustentabilidade;
- Incentivo à cultura;
- Incentivo ao esporte;
- Incentivos à expressões religiosas;
- Incentivo à expressões populares;
- Ressocialização de pessoas privadas de liberdade;
- Acolhida a imigrantes;
- Além de outros valores, como família, ética, entre outros.
Investir em formas diferenciadas de marketing é uma ótima forma de se alcançar e conquistar outros públicos, que pouco são influenciados pelas estratégias tradicionais de propaganda. Em vez de “empurrar” um produto ou serviço, esse tipo de divulgação apresenta a empresa como uma força positiva na sociedade, confiável e preocupada com o bem-estar da população.
Há organizações que são especialistas nesse tipo de marketing, como as de terceiro setor e entidades sociais, que atuam diretamente com causas pertinentes à sociedade em geral e precisam dessa ferramenta até para continuar a existir e impactar sua realidade.
No entanto, qualquer negócio pode se beneficiar com a adoção do marketing social.
Qual a Importância do Marketing Social?
A sociedade se transformou nas últimas décadas de forma profunda. Novas tecnologias, comportamentos, visões de mundo, prioridades… tantas esferas foram se alterando com o passar do tempo e esse movimento veio influenciando a relação das pessoas umas com as outras e, inclusive, com as empresas.
Certos assuntos ganharam força nos debates e nos valores coletivos — como diversidade, sustentabilidade e ética — e passaram a ser esperados (e cobrados) das organizações em geral, o que por sua vez veio transformando também a relação das companhias com a própria sociedade.
Para se destacar e consolidar sua imagem no mercado para um grande público, não basta que um negócio tenha os melhores produtos e serviços ou encante seus clientes: ela precisa cumprir um papel positivo em suas comunidades e na sociedade em geral.
Assim, ignorar esse movimento natural da sociedade significa deixar passar oportunidades importantes e perder espaço no mercado. Significa deixar de construir um relacionamento sólido e de confiança com o público, o que, no fim das contas, contribui para melhorar as vendas e fidelização dos clientes.
No início, investir no marketing social pode parecer algo complicado. Mas, em maior ou menor grau, qualquer negócio é capaz de aplicar essa estratégia.
Como implementar o Marketing Social?
Muitas variáveis podem entrar nessa dinâmica — como o orçamento da empresa, causa apoiada, parceiros, entre outras. No entanto, de forma geral, alguns cuidados fazem toda a diferença para adotar essa estratégia com eficiência:
Escolher a causa com cuidado
É importante que a causa social abraçada pela empresa tenha a ver com seus valores e cultura organizacional, até para não haver conflito de interesses. Dificilmente se veria um açougue apoiando iniciativas veganas, por exemplo.
Também é preciso avaliar quais seriam as causas sociais e os posicionamentos mais aceitos pelo público-alvo do negócio e seus atuais clientes, evitando atritos e constrangimentos desnecessários.
Apoiar de/com verdade
Não é difícil descobrir quando uma empresa diz apoiar uma causa social, mas suas ações não sustentam esse valor. Ainda mais em tempos de redes sociais, uma mensagem contestando seu posicionamento pode viralizar muito rápido e gerar danos à imagem da marca.
Por isso, ao investir em uma causa, é fundamental levar a sério o que ela significa e orientar toda empresa a condizer com sua pauta. Caso contrário, irá cair em contradição e perder credibilidade aos olhos do público. Uma empresa que diz valorizar o meio ambiente não pode investir em outras que estão envolvidas em ações de desmatamento, por exemplo.
Investir em pesquisa, planejamento e parcerias
Não dá para fazer um marketing social eficiente e de impacto sem ter qualquer planejamento e cuidado. É preciso ter objetivos, metas, cronogramas, indicadores, contratos e outros controles para guiar as ações para o caminho certo, impactando positivamente a sociedade e o imaginário dos clientes.
Também é importante pesquisar formas de se concretizar todo esse planejamento em ações práticas. Conhecer ONGs e iniciativas de credibilidade nas áreas relacionadas à causa social escolhida, descobrindo como a empresa pode somar às suas atividades, é fundamental nesse processo.
Algumas empresas aproveitam as leis de incentivo — à cultura, esporte, em apoio a crianças, adolescentes e idosos — para associar sua imagem a iniciativas positivas. Esse mecanismo legal permite com que doem uma parte de seu Imposto de Renda para organizações sociais, ações e eventos e recebam contrapartidas dos responsáveis em troca.
Esse retorno pode vir como divulgação da marca e do patrocínio, cursos e atividades especiais para os colaboradores e público interno da empresa, entre tantas outras possibilidades acordadas entre as partes.
Desta forma, a companhia apoia iniciativas de impacto social e consegue divulgação e outras contrapartidas especiais — isso sem ter gastos adicionais.
Existem diversas formas de se implementar o marketing social. Mas, para isso, é preciso olhar tanto ao seu redor quanto para dentro de si: descubra como utilizar indicadores de responsabilidade social nas empresas e fortaleça sua imagem no mercado e no coração das pessoas!