Emplacar no Marketing Viral é uma cobiça de milhares de empresas: afinal, alcançar um público imenso em questão de pouco tempo é o desejo de quase todas as marcas. Mas, ao contrário do que parece, esse sucesso não ocorre do dia para noite — ao menos não para as organizações.
O que você vai ver neste artigo:
Quer viralizar sua empresa nas redes sociais? Confira 7 técnicas de marketing viral para impulsionar seu negócio — sem queimar sua imagem com o público!
Internet e Memes: um espaço também para as empresas
A popularização da internet transformou a vida de bilhões de pessoas: o que seria do nosso dia a dia sem as redes sociais? Sem ser capaz de acessar notícias quase em tempo real e uma infinidade de informações variadas em questão de segundos? Foi nessa explosão de estímulos que surgiu o conteúdo viral — aquele que se espalha rapidamente para uma imensa quantidade de usuários.
De vídeos de bebês e animais a produções elaboradas, memes surgem todos os dias e são enviados de contato a contato (entre amigos, familiares, colegas de trabalho, desconhecidos e assim por diante) até alcançarem um público imaginável. Muitos ficam famosos com a exposição — para o bem ou para o mal — e acabam recebendo oportunidades que não teriam sem esse acontecimento.
E, claro, diversas empresas perceberam que esse fenômeno também é uma oportunidade de negócio, incorporando essa ideia na sua lista de outras estratégias de comunicação e vendas, como o marketing digital, inbound sales e marketing, entre outras.
Mas, antes de investir nesse conceito, é preciso entender quais são as especificidades e definir o que é e o que não é marketing viral para saber usar essa onda a favor da empresa e não contra ela.
O que é Marketing Viral?
O Marketing Viral é uma estratégia que aproveita a tendência natural das pessoas de compartilhar conteúdos que acham interessantes, engraçados ou relevantes em geral com suas redes de contatos para divulgar um produto, serviço ou a própria marca.
Ou seja, em resumo é criar conteúdos com grande apelo popular e que despertem o engajamento das pessoas, impulsionando a imagem — e consequentemente as vendas — da empresa. Esse trabalho pode ser feito tanto com vídeo, imagens, áudios, infográficos, gamificação e outras formas de comunicação que são possíveis graças à internet.
Essas mensagens podem tanto trazer histórias fictícias ou reais como memes ou outros conteúdos, associando-os aos produtos, serviços, marca ou a temas de interesse da organização.
No entanto, é importante ressaltar que marketing viral não é produzir um vídeo ou uma edição de imagem aleatória e esperar que exploda nas redes sociais: essa ferramenta demanda planejamento e estratégia para não dar problemas depois.
Muitos negócios investem em marketing viral esperando resultados do dia para noite ou sem qualquer tática por trás e perdem tempo, dinheiro e esforços à toa. Ou, pior, acabam prejudicando sua imagem ao passar mensagens equivocadas ou ignorar a importância da comunicação online e o poder das redes sociais.
Por isso, é fundamental investir em estratégia e planejamento antes de criar qualquer conteúdo e jogá-lo nas redes sociais.
7 Técnicas para Impulsionar seu Negócio com o Marketing Viral
Criar conteúdos virais não é algo simples ou fácil — caso contrário, quase todas as empresas emplacariam conteúdos todos os dias nas redes sociais. No entanto, existem algumas dicas e técnicas que podem ajudar a dar uma direção correta para se alcançar esse tão sonhado objetivo:
1- Conhecer o público-alvo
O primeiro passo de qualquer estratégia é sempre pesquisar e conhecer a fundo o perfil do público-alvo da ação: qual sua idade; gênero; condição socioeconômica; gostos; desejos; dores; expectativas; comportamentos e outras questões que influenciam sua rotina.
Não adianta preparar um conteúdo todo elaborado, mas ele usar imagens e referências que não são do gosto dos clientes que a empresa deseja alcançar. Conhecer o público é primordial para montar uma campanha de comunicação e marketing certeira.
Essa questão perpassa desde o uso de imagens e o tom da linguagem aos canais utilizados e outras variáveis. Geralmente o público e os conteúdos que eles esperam variam entre as redes sociais: basta comparar o Facebook e Tik Tok para entender melhor essa situação.
2- Apostar em temas importantes
Muitos conteúdos viralizam por lidarem com temas que são importantes para o público-alvo. Um exemplo é a campanha #LikeaGirl (#TipoMenina, em português), da empresa Always: foram feitos vídeos e outras ações para discutir como os estereótipos negativos impactam a vida das mulheres, sua clientela.
Tocando em questões pertinentes e sensíveis, foi possível disseminar a marca por meio da emoção e da identificação do seu público-alvo. Por isso, é fundamental entender o que move o coração e os valores dos clientes para criar conteúdos engajadores e que acabam viralizando.
3- Despertar emoções
A emoção tem um grande papel nas decisões e comportamentos humanos. É comum as pessoas compartilharem conteúdos que despertam sentimentos como alegria, tristeza, raiva, nostalgia ou comoção.
Usar esses estímulos é uma ótima ideia para criar mensagens e realizar campanhas de marketing. No entanto, é preciso ter uma certa dose de sensibilidade para não pesar a mão ou cometer equívocos que irão prejudicar a imagem da marca.
4- Apostar no humor
As pessoas várias vezes recorrem às redes sociais para descansar e dar umas boas risadas. Não é à toa que tantos memes, personalidades e empresas crescem na internet ao abordarem suas mensagens com humor.
Nesse caso também é preciso ter cuidado para não acabar ofendendo o público-alvo, dosando e refletindo sobre como usar o humor de forma positiva e não negativa.
5- Apostar no inusitado
Ainda se lembra da propaganda dos Pôneis Malditos? Foi surpreendente ver uma marca de carros brincando com estereótipos e referências da época: sua imagem grudou na cabeça de milhares assim como a música do comercial.
Investir no inusitado é surpreender o público. Mas, também é importante pensar em como fazer isso de forma positiva.
6- Apostar na parceria
Algo que pode ajudar a impulsionar os conteúdos é realizar parcerias com influencers, pessoas que viralizaram em materiais próprios e famosos em geral.
Um exemplo: ao ver a popularidade na internet da Gretchen com seus fãs brasileiros, a cantora Katy Perry a convidou para uma versão do clipe de uma música, encantando o público e gerando buzz para o lançamento de Swish, Swish.
Entretanto, não é preciso trazer grandes nomes: aproveitar uma pessoa com credibilidade e fama em um nicho interessante ao público-alvo, mesmo que não tenha números astronômicos, já é uma ótima ação de marketing.
7- Entender que é sobre o conteúdo, não sobre o produto/serviço/marca
Um erro que muitas empresas cometem ao lidar com marketing viral e outras estratégias — como branded content — é pensar mais em como divulgar e engrandecer o produto, serviço e marca e se esquecer que, acima de tudo, o conteúdo é parte mais importante da ação.
Essas estratégias não têm a mesma abordagem de uma propaganda: o conteúdo é o carro-chefe e todo o resto é consequência de uma boa criação.
Mas, pensar em marketing viral é apenas uma das várias estratégias que a organização pode implementar no meio virtual. Quer saber mais sobre se posicionar nesse ambiente? Conheça a importância da comunicação digital nas empresas!
Perguntas Frequentes:
O Marketing Viral é uma estratégia que aproveita a tendência natural das pessoas de compartilhar conteúdos que acham interessantes, engraçados ou relevantes em geral com suas redes de contatos para divulgar um produto, serviço ou a própria marca.
1- Conhecer o público-alvo
2- Apostar em temas importantes
3- Despertar emoções
4- Apostar no humor
5- Apostar no inusitado
6- Apostar na parceria
7- Entender que é sobre o conteúdo, não sobre o produto/serviço/marca