Adotar metodologias ágeis de aprendizagem pode ser uma ótima ideia para melhorar os resultados dessa estratégia. Reduzir desperdícios, aumentar o desempenho e otimizar processos são alguns dos benefícios alcançados na empresa por meio das ferramentas certas.
Impulsione o desempenho das equipes da sua organização: saiba mais sobre as metodologias ágeis de aprendizagem!
O que você vai ver neste artigo:
O que são as Metodologias Ágeis de Aprendizagem?
Otimizar processos e projetos é uma estratégia que faz toda a diferença em uma empresa: com essa postura é possível reduzir desperdícios (tempo, esforços e financeiros), aumentar resultados e aproveitar melhor os talentos e recursos da organização em ações mais certeiras. Se os benefícios já podem ser vistos ao aplicar essa proposta em tarefas menores, imagine quando adotada em escala maior na companhia e de forma sistemática.
No entanto, nem todas as empresas e profissionais conhecem ou sabem como adotar metodologias específicas com esse objetivo, tendo problemas durante os processos de melhoria dentro dos setores e nas suas atividades. Em vez de eficiência, nesse caso se tem confusão e gastos desnecessários por todo lado.
Por isso, é importante pesquisar e aprender mais sobre os métodos e ferramentas disponíveis de otimização de processos e projetos para aproveitá-los corretamente e conseguir colher seus benefícios nos negócios. Somente assim é possível entender como aplicá-los na realidade da companhia com todas as suas vantagens e ter melhores resultados em cada ação.
Nesse sentido, pensar em metodologias ágeis de aprendizagem pode ser o caminho para fazer a aplicação dessas estratégias da melhor maneira e impulsionar o desempenho das equipes da empresa.
Em resumo, essa estratégia reúne as práticas da empresa para melhorar a execução dos projetos. Coletar, organizar e comunicar essas informações pode fazer toda a diferença para aumentar os resultados das ações realizadas nos departamentos.
Geralmente esse conceito está ligado à proposta de desenvolver ciclos menores nos projetos, permitindo maior agilidade nas atividades e entregas. Isso significa ter maior controle sobre as tarefas, possibilitando a identificação rápida de pontos de melhoria e lacunas em todo o processo.
Apesar de sua importância, muitos ainda não sabem como explorar as metodologias ágeis de aprendizagem em uma organização.
Exemplos de Metodologias Ágeis
Com todas essas vantagens e possibilidades, é importante entender como funciona a mentalidade que baseia a estratégia para aproveitá-la melhor e gerar mais benefícios para a empresa.
A Metodologia Ágil surgiu de um manifesto publicado em 2001 por um grupo de desenvolvedores que estavam insatisfeitos com a forma com que os projetos eram conduzidos tradicionalmente. O movimento desejava atender à necessidade do mercado de valorizar o relacionamento com as pessoas e de realizar entregas que tivessem maior valor para os clientes.
Apesar de nascer no segmento da tecnologia, logo o conceito se espalhou por outras áreas e veio ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo. O Método Ágil trouxe uma abordagem mais flexível, dinâmica e produtiva para a gestão de projetos, focando em dois pilares: entregas rápidas e maior interação com o cliente.
Dessa forma, em vez de se concentrar em operações e questões que não trazem impactos positivos diretos para a empresa, os esforços e estratégias são voltados a dois pontos cruciais para oferecer melhores produtos, serviços e atendimento aos compradores.
Mas, só se chega a esse ponto quando os processos e atividades internas funcionam de forma otimizada, reduzindo os diversos desperdícios que ocorrem no meio do caminho (e que acabam arrastando ou até travando tarefas e decisões) e aumentando a produtividade e qualidade. No fim, ao se atentar a estes pontos, a entrega ao cliente se torna mais rápida e com maior valor.
Por isso, é essencial investir em ferramentas que ajudem a otimizar os processos e projetos para adotar a mentalidade ágil na empresa e, assim, alcançar os benefícios dessa estratégia.
Alguns métodos são mais simples de serem adotados, enquanto outros trazem metodologias mais completas para os projetos e organização. Por isso, conhecer suas particularidades é a melhor forma de saber qual solução está mais alinhada às necessidades e realidade da companhia.
Algumas ferramentas mais conhecidas e adotadas são:
Kanban
A Metodologia Kanban é simples, mas pode trazer diversos impactos positivos no dia a dia do setor e empresa. Ela ajuda a controlar o fluxo de trabalho dos profissionais e equipes, oferecendo um método de fácil utilização e visualização das demandas.
Basicamente essa ferramenta funciona da seguinte forma — desenha-se um quadro (em papel ou software) com três colunas para cada etapa em que as tarefas do projeto se encontram:
- Para fazer;
- Em andamento;
- Concluído.
Em sua simplicidade, usar o Kanban significa facilitar a comunicação entre a equipe sobre o progresso das demandas e melhorar a organização das tarefas. Em vez de retrabalhos e confusão, todos terão maior controle e praticidade no cotidiano — tudo com uma ferramenta intuitiva e acessível.
Metas SMART
Para ter resultados expressivos é importante definir objetivos concretos. Caso contrário, a empresa pode gastar tempo, recursos e esforços em ações que não trarão impactos positivos de verdade: ter metas assertivas é o primeiro passo para guiar as estratégias e ações das equipes ao alvo certo.
Por esse motivo foi desenvolvida as Metas SMART, um método para ajudar na elaboração de objetivos para nortear a empresa. Essa ferramenta tem cinco pilares, que formam a sigla:
- S — Specific / Específico
- M — Measurable / Mensurável
- A — Attainable / Alcançável
- R — Relevant / Relevante
- T — Time Based / Temporal
Cada um desses elementos traz critérios para definir o que seria uma boa meta para o negócio e suas equipes, permitindo assim com que os objetivos sejam traçados de forma eficiente e que resultados concretos sejam alcançados.
Metodologia Lean
Também conhecido como método enxuto, essa é uma das estratégias mais ensinadas na área de administração e isso não é à toa: a Metodologia Lean é uma ferramenta completa e que pode ser aplicada em todos os níveis de uma organização.
De forma resumida, esse conceito acredita que tudo que não é estritamente necessário para realizar determinado trabalho é excesso — e pode ser eliminado. Processos, gestão, administrativo… onde tiver algo classificado como desperdício, ele será cortado e as operações serão otimizadas.
Além disso, essa ferramenta pode contribuir com a definição de prioridades, reorganização dos processos internos e na solução de problemas — o que por sua vez resulta em uma entrega melhor ao cliente.
Nessa proposta o aprimoramento é feito de forma contínua, garantindo com que melhores desempenhos sejam sempre alcançados. Saiba mais sobre a Metodologia Lean e otimize os processos da sua empresa!