A postura profissional não é algo que deve preocupar apenas os trabalhadores — as empresas têm que se atentar aos comportamentos dos seus funcionários para criarem um ambiente saudável, produtivo e positivo em suas equipes, além de manterem uma imagem de credibilidade no mercado.
O que você vai ver neste artigo:
Descubra nesse artigo o que é postura profissional e como ela impacta o desempenho e imagem de um negócio!
O que é a Postura Profissional
Nenhum trabalhador se destaca apenas por suas competências técnicas: mesmo o mais habilidoso e experiente indivíduo pode ter problemas na carreira se seus comportamentos não condizem com o desejável para sua função, equipe e empresa, ou seja, se ele não tiver postura profissional.
Esse conceito pode parecer um pouco abstrato em um primeiro momento: na prática, o que é postura profissional? Ela nada mais é do que o comportamento e as ações dos trabalhadores vistas como adequadas para o seu serviço, compreendendo desde questões éticas às responsabilidades que o indivíduo tenha em sua função.
Um profissional pode ser excelente na execução de suas obrigações técnicas, mas ter problemas de relacionamento com os colegas, lideranças e até clientes — quais seriam os impactos dessa limitação em sua postura? E quais seriam os seus efeitos na dinâmica da equipe ou na satisfação do público? Esse é apenas um exemplo de como um único comportamento pode afetar tanto o trabalho do próprio profissional quanto o negócio em que ele atua.
Sendo assim, muitos comportamentos podem ser analisados nessa questão: é importante verificar se o funcionário trabalha com ética, responsabilidade, sabe se comunicar e respeitar os outros, é dedicado, pontual, proativo… todas as atitudes positivas (e negativas) são abarcadas nesta avaliação, comparando-as com os que são desejadas para a função, equipe e negócio.
Nesse sentido, a maioria dos trabalhadores se preocupa com sua postura profissional para serem contratados e se manterem no emprego. No entanto, não são apenas eles que devem se preocupar com essa situação — as empresas têm muito a ganhar quando seus funcionários têm comportamentos adequados e alinhados à cultura organizacional.
Importância da postura profissional na empresa
Uma organização depende dos seus colaboradores para funcionar e ter sucesso: são eles que movimentam as áreas estratégicas e braçais que envolvem um negócio no seu dia a dia. Porém, mais do que competências técnicas, é importante que as empresas levem em conta a postura profissional dos seus funcionários nessa dinâmica — e isso por diversos motivos:
Produtividade e qualidade
Os comportamentos de um profissional influenciam no seu trabalho cotidiano. Um funcionário que não é pontual, organizado, responsável ou então que tem vários problemas de relacionamento com seus colegas dificilmente irá ser tão produtivo e eficiente quanto poderia ser se não apresentasse atitudes negativas como estas.
Já um colaborador com uma postura profissional adequada tem mais chances de realizar um serviço de qualidade, gerando melhores resultados para sua equipe e companhia.
Clima interno
Profissionais com uma postura positiva são boas influências em seus departamentos. Em vez de gerar atritos desnecessários, eles sabem trabalhar em equipe, se comunicar com empatia e eficiência, formar relacionamentos de confiança e respeito mútuo, trocar informações e ideias, além de apresentar outros comportamentos benéficos para o time inteiro.
Esse tipo de atitude, ainda mais se emulado por todos do grupo ou pela maioria, ajuda a criar e manter um clima organizacional saudável, propício para a produtividade, qualidade e bem-estar da equipe.
Imagem da empresa
Os funcionários são muitas vezes a vitrine de um negócio, ainda mais quando se tem lojas físicas ou atendimento remoto. Um cliente que tenha problemas no contato com os colaboradores — como falta de compromisso e de proatividade, desrespeito, grosseria, entre outros — vai associar esse comportamento negativo à identidade da organização. Dependendo da situação, ele pode deixar de comprar da marca, além de influenciar seus conhecidos a também evitá-la.
Em casos extremos, a postura negativa de um profissional (especialmente do alto escalão) pode gerar grandes crises na imagem da empresa, impactando na sua credibilidade e vendas.
Sendo assim, a postura profissional é uma questão fundamental para a produtividade, qualidade e credibilidade de uma organização. É possível considerar essa questão desde os processos de recrutamento inteligente e seleção, valorizando os candidatos que tenham comportamentos e características que a empresa deseja para seu quadro de funcionários. No entanto, também é importante trabalhar com os atuais colaboradores para alinhar sua postura com aquela que é desejada para a função, departamento e empresa.
Como deve ser a postura de um profissional?
Todo colaborador sabe a importância de ter e manter a postura no ambiente de trabalho. Porém, esse termo, muito utilizado no contexto corporativo, é um tanto genérico. Afinal, você sabe exatamente o que isso significa?
Saiba, portanto, que manter a postura profissional implica em:
- Ser pontual;
- Vestir roupas apropriadas para o ambiente de trabalho;
- Ter inteligência emocional;
- Tratar bem os colegas;
- Valorizar opiniões divergentes;
- Evitar envolver-se em conflitos; e
- Respeitar a política da empresa.
Essas são algumas das características por trás do termo 'postura profissional'. Lembrando: elas devem ser inerentes a todos, para o bem-estar e funcionamento efetivo da empresa.
O que fazer para melhorar a postura no trabalho?
Melhorar a postura no trabalho envolve desenvolver atributos bem-vistos e requisitados pelas empresas, tais como ser pontual, ter inteligência emocional, entre outros.
Além desses aspectos, a comunicação também é uma competência comum entre os profissionais com boa postura, que vai desde a expressão de ideias claras até a habilidade de se comunicar efetivamente com todas as pessoas na organização - dos profissionais da limpeza até a diretoria.
Dicas para melhorar a postura profissional do colaborador
Os funcionários têm um papel primordial em manter e melhorar sua postura profissional. No entanto, as empresas podem e devem corrigir comportamentos inadequados e incentivar o desenvolvimento de atitudes positivas em suas equipes.
Nesse sentido, algumas ações são válidas para ajudar os colaboradores a aprimorarem sua postura na vida profissional:
Promover feedbacks
Uma pessoa só pode melhorar os comportamentos quando ela tem noção de que eles são negativos. Em alguns casos, alguém pode passar um bom período de tempo sem entender como suas atitudes não estão alinhadas com o perfil de suas funções, equipe e empresa.
Aì está a importância do feedback para o crescimento profissional: é essencial que as lideranças e RH tenham o costume de oferecê-los para os profissionais da organização, ajudando-os a identificar seus pontos fortes e fracos no trabalho para que eles possam investir em seu aprimoramento contínuo.
Para isso, também é preciso fazer um acompanhamento do desempenho e atitudes de cada funcionário, avaliando suas condutas e os impactos delas na dinâmica interna.
Recompensar os bons comportamentos
Todas as pessoas gostam quando seus esforços são recompensados. Oferecer reforços positivos é uma ótima maneira de estimular a postura profissional na equipe — e geralmente isso é feito ao dar uma espécie de incentivo para os funcionários que tenham atitudes boas ou que estejam respondendo bem ao processo de aprimoramento.
É possível oferecer recompensas como elogios, reconhecimentos, brindes, compensações financeiras ou de benefícios extras para os colaboradores que se destaquem na equipe ou estejam se esforçando para ter uma postura profissional mais alinhada às expectativas da empresa.
Treinamento
A companhia também pode atuar de forma mais direta na mudança de comportamentos dos colaboradores ao oferecer treinamentos específicos para essa questão. As ações educativas podem ajudar os profissionais a desenvolverem as habilidades fundamentais para seu trabalho e para a dinâmica interna.
No entanto, antes de mais nada, deve-se definir quais são essas competências que se quer trabalhar nos colaboradores e quais são fundamentais para suas funções. Assim, as ações são direcionadas às necessidades dos profissionais e da empresa, sendo mais assertivas do que as atividades feitas para questões gerais.
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